segunda-feira, 22 de julho de 2019

QUARTA RÉCITA MUNDIAL DA ÓPERA "O SERTÃO" DE FERNAND JOUTEUX EM 30/05/1955



Por Francisco José dos Santos Braga

Efígie de Fernand Jouteux (1866-1956), por autor desconhecido, 
provavelmente desenhada em Paris no 2º período francês (entre 1921-1925)





I.  INTRODUÇÃO



Quando escrevi o artigo "Antônio Conselheiro na Ópera 'O SERTÃO'" ¹, as apresentações da ópera do compositor francês Fernand Jouteux consistiram de três em Belo Horizonte em 1954 e a última em Juiz de Fora, em 30 de maio de 1955. Transcrevo a seguir o parágrafo onde forneci as informações mais objetivas sobre essas apresentações: 
A estreia da ópera O Sertão deu-se finalmente em 29 de novembro de 1954, no Teatro Francisco Nunes, com renomados solistas, acompanhados pela Orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a direção de Hostílio Soares, com a participação de (também estreante) Luiz Aguiar. Foram realizadas mais três récitas da ópera em 1954, uma delas novamente no Teatro Francisco Nunes no dia seguinte à estreia, outra no Cine Teatro Brasil de Belo Horizonte e a última no Cine-Teatro Central de Juiz de Fora, em 30 de maio de 1955, sob a direção de Sebastião Vianna. Uma tentativa para a quinta récita dessa ópera em São João del-Rei foi feita em 1956, mas que acabou não sendo realizada.
Como se tratava de uma reprodução da Wikipedia, não convinha corrigir o texto. Na realidade o correto é dizer que, além da estreia em 29 de novembro de 1954, houve mais duas récitas em Belo Horizonte, ambas ainda em 1954. A quarta récita teve lugar no Cine Teatro Central de Juiz de Fora, no ano seguinte, em 30 de maio de 1955, sob a direção de Sebastião Vianna.

No presente artigo, trago o programa impresso, na forma de libreto, da última apresentação da ópera encenada em 30 de maio de 1955 no Cine Teatro Central de Juiz de Fora, com a participação de um coro de 50 vozes e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais com 45 músicos integrantes, fora os cantores solistas. A apresentação constituiu uma homenagem do Diretório Central dos Estudantes de Juiz de Fora e da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais ao povo juizdeforano pela passagem do 105º aniversário de sua Cidade.

Identifico, entre os cantores solistas, o nome de ilustre mezzo-soprano são-joanense, D. JUPIRA RAPOSO NETO, no papel de D. Chiquinha, mãe de Antônio Conselheiro.


II.  PROGRAMA DA APRESENTAÇÃO DA ÓPERA "O SERTÃO" DE FERNAND JOUTEUX - Grande Ópera brasileira em 4 anos sobre a "EPOPEIA DE CANUDOS"


Fig. 1


Fig. 2
Fig. 3

Fig. 4
Fig. 5
Fig. 6
Fig. 7
Fig. 8
Fig. 9
Fig. 10
Fig. 11
Fig. 12

Fig. 13
Fig. 14
Fig. 15
Fig. 16
Fig. 17
Fig. 18
Fig. 19
Fig. 20 
Identificação no acervo na F-Cerem: JOU.04.001


III. NOTAS  EXPLICATIVAS



À minha esposa Rute Pardini Braga pelas fotos que formatou e editou para os fins desta matéria.
À F-CEREM, na pessoa de Márcio Saldanha, Secretário do Programa de Pós-Graduação em Música da UFSJ, pela boa acolhida para a realização desta pesquisa no acervo francês do compositor Fernand Jouteux.






6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de enviar-lhe o programa impresso, na forma de libreto, da última apresentação da ópera "O SERTÃO" de Fernand Jouteux, encenada em 30 de maio de 1955 no Cine Teatro Central de Juiz de Fora, com a participação de um coro de 50 vozes e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais com 45 músicos integrantes, fora os cantores solistas.
Para fins de publicação, colhi todo esse material no acervo francês do compositor Fernand Jouteux que se encontra na Fundação Centro de Referência Musicológica "José Maria Neves", sediado em São João del-Rei.
Lembro ao leitor que, com o presente artigo, completo uma série de 8 artigos sobre a presença do discípulo predileto de Jules Massenet, dando ênfase à sua atuação no sudeste do Brasil.

https://bragamusician.blogspot.com/2019/07/quarta-recita-mundial-da-opera-o-sertao.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Andersen Viana (Maestro mineiro, compositor, arranjador e produtor musical, detentor de 29 premiações no Brasil e exterior) disse...

Francisco,

Que GRATA surpresa! Isto me deixa muito feliz. Um programa com meu pai Sebastião Vianna como maestro!!! Estou copiando para meus irmãos e para o André Brant (mestre André, o Dr. Celso BRANT seria seu parente? Em caso afirmativo teríamos já uma parceria BRANT/VIANA em curso...).

Meu pai Sebastião, me disse sobre o maestro Jouteux, aluno predileto de Massenet, e sobre as variadas escolas de composição contidas nesta Ópera. Fantástico isto.

Parabéns! Bravos, continue este primoroso trabalho que vc vem fazendo!

Saudações,

Andersen Viana

Prof. Dr. Paulo Castagna (docente do Instituto de Artes da UNESP, colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001 e membro do Conselho Consultiro da F-CEREM desde 2012) disse...

Caro Braga,

Parabéns por mais esta contribuição! Ainda que seja a última dessa longa série de 8 artigos, espero que ainda apareçam novidades sobre Jouteux e que os grupos musicais da região programem apresentações de suas peças, dando prosseguimento à revitalização da memória da presença desse compositor em Minas Gerais.

Abraço!

Paulo Castagna

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente eleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2018-2020) disse...

Prezado confrade Francisco Braga, bom dia. Parabéns por recuperar e divulgar a memória desse evento do mestre F. Jouteux. Ao ler o texto e ver as fotos, que me maravilharam como oportunidade artística, me perguntei: será que ainda seria possível realizar, 64 anos depois, o evento em SJDR? Afinal no ano que vem o IHG fará 50 anos de fundação e começaremos a pensar, a partir da nossa assembleia em agosto (04/08) uma agenda das comemorações para marcar a data. Que acha desse sonho meu?
Abraços fraternos para vc e a Rute.
Paulo Sousa Lima
PS: Está em análise a admissão do Maestro Paulo Miranda como nosso associado efetivo. Quem sabe isso possa ajudar?

CRC-Secult do Piauí disse...

Boa tarde, Francisco Braga

O setor agradece!

Att,
Coordenação de Registro e Conservação - CRC
Secretaria de Cultura do Piauí

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Bravo!