segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

TEMPO DO NATAL EM VIENA

Por Francisco José dos Santos Braga


Mozart afirmou: “Daria toda a minha obra pela glória de ter composto o ‘Prefácio’ da Missa Gregoriana.”
Corações ao alto! Nosso coração está em Deus!
No canto gregoriano, o prefácio é uma peça do ordinário.
O prefácio é cantado pelo celebrante, tornando-se uma peça bastante simples. No entanto, ela é colocada no momento mais solene da celebração, e recebe assim um tratamento muito mais ornamentado do que outras partes do celebrante. O dito de  Mozart não foi, certamente, em referência à tecnicidade da peça musical, mas à perfeita combinação entre a sua função litúrgica e sua forma, e talvez também à sua prestigiosa posição na liturgia.

Para o compositor francês Olivier Messiaen, não há como contestar a supremacia do canto gregoriano sobre outras formas musicais adotadas pela liturgia católica. Mesmo assim, o Concílio Vaticano 2º decidiu, nos anos 60, que a missa não ia mais ser cantada em latim. O resultado é o que se vê hoje nas igrejas: vozes desafinadas gritando, violões agredindo os ouvidos dos fiéis, hinos com letras rudimentares. Enfim, um inferno. Exatamente o oposto do canto gregoriano, "sólido como a terra e tranquilo como a esperança", na definição de Gounod.
Cd de áudio - Ilustração: Fra Angelico da Fiesole

A tradição do canto gregoriano é justamente a de conter os excessos. Há nela uma tentativa de reprimir a tendência natural da espécie em se afogar com o prazer dos sentidos. Claro, os pais da Igreja tinham horror à licenciosidade pagã, o que incluía a música feita com essa finalidade. Quando Messiaen fala que só existe uma música litúrgica, ele não só está se referindo ao canto gregoriano como catalisador da pureza universal, mas elegendo o cantochão como o meio mais rápido de a "alma chegar à Verdade", evitando as armadilhas emocionais. Daí o escândalo que provoca uma versão debochada como a do Enigma ¹, que "samplerizou" vozes de monges com a batida "house". 

A ignorância do Enigma é perdoável, mas o mesmo não se pode dizer de algumas gravações de cantos gregorianos que confirmam o medo daqueles que assistiram à decadência do gênero após a Reforma. Isto é, quando o ofício religioso degenerou em concerto. Felizmente não é o caso do segundo volume de canto gregoriano da Schola Cantorum da Hofburgkapelle de Viena, produzido agora pela PolyGram em Hanover. A precisão e o respeito à tradição pelo coral austríaco dirigido pelo jesuíta Hubert Dopf são as principais características dessa gravação, realizada em outubro de 1985 ²

O primeiro disco vinil trazia dez cantos do Graduale Romanum, que fixou, em 1974, o repertório oficial da liturgia católica. Incluía também uma missa completa para a festa da Imaculada Conceição. O segundo disco vinil, gravado dois anos depois, reúne quase toda a música (a exceção fica por conta do "Credo") cantada na terceira missa do Natal, tradicionalmente celebrada antes do meio-dia. Faz sentido, já que o formato corresponde a uma antologia, que pretende transmitir ao ouvinte exemplos da diversidade melódica  e não o simulacro de um ofício religioso. 

Como no primeiro disco, o segundo volume também traz cantos natalinos extraídos dos Próprios das missas. A gravação é primorosa e as vozes dos monges obedecem rigorosamente ao princípio básico de construção do canto gregoriano, que é deixar de lado tudo o que se diferencia. Essa "monótona" uniformização tem efeitos poderosos sobre os ouvintes. Santo Agostinho reconheceu que o canto gregoriano teve grande influência em sua conversão. Não há razões para duvidar. Cientistas já descobriram que a música pode alterar o metabolismo, chegando até mesmo a ter efeitos desastrosos sobre a pressão sanguínea. 

Os ouvidos também sofrem com outras gravações disponíveis no mercado. Em geral elas oferecem como "atrativos" corais mistos com acompanhamento de órgão, uma contradição absurda em se tratando de modais gregorianas, apresentadas em falsa embalagem harmonizada. O sentido da monodia  nunca é demais lembrar  converge para a auto-suficiência. A palavra deve estar em perfeita união com a melodia. São indivisíveis. 

Foi exatamente o que o protestantismo não entendeu, ao eleger o caminho oposto quando lançou o coral a quatro vozes. A polifonia vocal foi um golpe violento na tradição, uma deformação que até hoje os ortodoxos não aceitam e identificam como uma perigosa nostalgia dos ritos pagãos da Antiguidade. 

As gravações dos dois volumes de cantos gregorianos pela Schola Cantorum da Hofburgkapelle de Viena funcionam, assim, como peças de resistência às deformações que o cantochão sofreu através dos séculos. Qualquer dúvida pode ser tirada ouvindo os dois cantos da "Missa da Festa da Epifania" incluídos no disco. Eles podem converter até o mais ortodoxo dos roqueiros. 

Fonte: com base na Folha de S. Paulo, edição de 10/07/1991, p. 5-3. Ilustrada, remodelei o texto de 1991, ampliei os exemplos em epígrafe e introduzi as seções de Notas Explicativas e Bibliografia.

 
II. NOTAS EXPLICATIVAS pelo gerente do Blog
 

¹  Grupo de rock mexicano.

²  LISTA DE FAIXAS:

A1   Hymnus Ad Vesperas Tempore Nativitatis Domini   2:42
        In Nativitate Domini Ad Missam In Die:    
A2   Introitus: Puer Natus Est Nobis  2:52
A3   Kyrie V                                     1:47
A4   Gloria V                                    3:30
A5   Graduale: Viderunt Omnes         2:23
A6   Alleluia. Dies Sanctificatus         1:51
A7   Offertorium: Tui Sunt Caeli        1:38
A8   Sanctus V                                  1:22
A9   Agnus Dei V                               1:50
A10 Communio: Viderunt Omnes       2:28
        
   
A11 Hymnus Ad Laudes Matutinas Tempore Nativitatis Domini  3:51
        In Nativitate Domini Ad Missam In Vigilia:    
B1   Introitus: Hodie Scietis                2:03
B2   Graduale: Hodie Scietis               3:20
B3   Alleluia. Crastina Die                   1:29
B4   Offertorium: Tollite Portas           1:14
        
   
B5   Responsorium: O Magnum Mysterium          3:05
B6   Graduale Infra Octavam Nativitatis Domini  2:52
B7  Introitus Dominicae Secundae Post Nativitatem 3:30
        In Epiphania Domini:    
B8   Introitus: Ecce Advenit                  2:27
B9   Graduale: Omnes De Saba              2:29
        In Baptismate Domini:    
B10  Offertorium: Benedictus                1:52
        
   
B11 Antiphona Beatae Mariae Virginis    1:42

Glossário:
A1: Hino para as vésperas no Tempo do Natal do Senhor
A2 a A10: No Natal do Senhor para a missa no dia
A11: Hino para as laudes (6-9 h) no Tempo do Natal do Senhor
B1 a B7: No Natal do Senhor para  a missa na vigília
B8 e B9: Na epifania do Senhor
B10 e B11: No batismo do Senhor

Para que o leitor possa ouvir os cantos acima, o gerente do blog localizou no YouTube os seguintes vídeos correspondentes às faixas dos dois discos com canto gregoriano pela Schola Cantorum da Hofburgkapelle de Viena: 
A1 https://www.youtube.com/watch?v=8myQhXbidCE
A2 https://www.youtube.com/watch?v=iJvteu6R6Jo
A5https://www.youtube.com/watch?v=qsmjmh8Y8wY
A6 https://www.youtube.com/watch?v=xRsXH--NdD4
A7 https://www.youtube.com/watch?v=3-cEnhTmRyI
A8 https://www.youtube.com/watch?v=FmbLdeztN0I
A9 https://www.youtube.com/watch?v=3S4SQYLdm2g
A10 https://www.youtube.com/watch?v=BaDP2_3ycsQ                   https://www.youtube.com/watch?v=Tm90XCfM-lo
https://www.youtube.com/watch?v=qsmjmh8Y8wY
A11 https://www.youtube.com/watch?v=dFmA29UUxwk

B1 https://www.youtube.com/watch?v=iVb10kx8-Hs
B3 https://www.youtube.com/watch?v=zekIrQyedAM
B5 https://www.youtube.com/watch?v=dC8hpJ62iYA
B7 https://www.youtube.com/watch?v=dFmA29UUxwk
B8 https://www.youtube.com/watch?v=7hdTOXC9A-s
B9 https://www.youtube.com/watch?v=7Zir_5cvuJ8
B10 https://www.youtube.com/watch?v=ynuyECWiG1Q
B11 https://www.youtube.com/watch?v=4N-Y8i5zLHQ 


III. BIBLIOGRAFIA

 
ALETEIA: Quando realmente acaba o Período do Natal?, 2015
 
GAUDIUM PRESS: Canto Gregoriano: a música que brota da vida interior, 2025
 
WIKIPEDIA: verbete Prefácio (canto)

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga disse...

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de enviar-lhe algumas reflexões e audições de canto gregoriano de raiz para o Tempo do Natal, considerado aqui no sentido amplo, i.é., desde as vésperas no Tempo do Natal de Jesus até a Sua Epifania, ou até mesmo, até o Seu Batismo (conforme a bibliografia autorizada).
O texto versa sobre a gravação da Schola Cantorum da HofburgKapelle de Viena, dirigida pelo jesuíta Hubert Dopf em gravação de 40 anos atrás, documentada em dois discos vinil, posteriormente, transformados em um CD de áudio.

Link: https://bragamusician.blogspot.com/2025/12/tempo-do-natal-em-viena.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Francisco José dos Santos Braga disse...

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Canto gregoriano... que beleza, caro Francisco Braga!
Obrigada pelo envio.
E segue em anexo um poema.
Espero que goste.
Abraço fraterno,
Raquel Naveira

Francisco José dos Santos Braga disse...

Rute Pardini (cantora lírica e bacharel em Canto Lírico pela UnB) disse...

Muito lindo, meu querido.
Impressionante seu trabalho.
Obrigada. 🙏❤️