segunda-feira, 23 de agosto de 2010

2010 - ANO CHOPIN > > > Parte 10 > > > Recital da pianista PAULA DA MATTA na Embaixada do Brasil em Viena


Por Francisco José dos Santos Braga





Nesta Parte 10 da série de ensaios dedicados a 2010 - ANO CHOPIN, venho informar sobre mais um evento cultural de enorme repercussão em nosso País: o convite formulado pela Embaixada do Brasil em Viena, para que a pianista carioca Ana Paula da Matta Machado Avvad, cujo nome artístico é Paula da Matta, abrilhante a comemoração do Dia da Independência do Brasil na "Cidade da Música".

Venho de receber o convite solene da referida Embaixada, instando meu comparecimento ao recital da ilustre pianista carioca, verbis:
"A Embaixada do Brasil em Viena
tem o prazer de convidar para o recital de
Paula da Matta, Piano Clássico
Comemorando o Dia da Independência
Segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Às 19 horas
Residência do Embaixador
Prinz-Eugen-Strasse 26, A-1040 Viena
Os drinks serão servidos após o recital.
Devido a uma quantidade limitada de assentos, por favor confirme sua presença pelo telefone (01) 512.063117 e apresente este convite à entrada." (Minha Tradução)
A pianista Paula da Matta é minha homenageada nesta Parte 10 de “2010-Ano Chopin”, já que o Blog do Braga vem comemorando o 200º aniversário do nascimento de Fryderyk Franciszek Chopin, sendo ela detentora dos maiores méritos no campo da interpretação da música do grande compositor polonês para piano.
Inicialmente, gostaria de apresentar sucintamente o currículo invejável de minha biografada. Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com estágio de doutorando na Université de Paris IV-Sorbonne, bem como Bacharelado e Mestrado em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Performer Diploma em Piano pela Indiana University, na classe de Menahem Pressler (pianista do Trio Beaux Arts), e Especialização em piano na Hochschule für Musik Köln, com o pianista Pavel Gililov. A par dessa intensa atividade pianista, é difícil imaginar como Paula da Matta ainda encontra tempo para desenvolver intensa atividade musical, apresentando-se regularmente nas principais Salas de Concerto, Festivais e Séries de todo o País.
Seu CD ‘Chopin: Triunfo em Viena’ foi gravado na “Cidade da Música” em 1999, com a chancela da Sociedade Chopin de Viena e patrocínio da Bösendorfer e Conselho de Turismo Vienense, tendo recebido a crítica abalizada do jornalista austríaco Helmut Batliner, na qual ele diz: “A artista despertou, logo de início, grande interesse e não tardou em convencer pela sensibilidade e identificação com a música de Chopin. Pequenas fermatas indicam sua inspirada musicalidade e sua sonoridade demonstra uma grande compreensão harmônica das peças. Não é de se admirar que, com tamanha técnica, passagens rápidas soem como colares de pérolas. Ao tema ‘Chopin: Triunfo em Viena’, coube à Paula da Matta uma grande contribuição!” O referido CD teve a apresentação do pianista e musicólogo Paul Badura-Skoda que se refere à interpretação da pianista como “poética e impecável”, completando: “Um talento notável com uma expressão musical natural e uma bela sonoridade.”
Resta ainda informar que, mais tarde, o CD foi escolhido “presente oficial” do presidente da Federação Internacional de Sociedades Chopin, Theodor Kanitzer, no encontro que marcou em Paris, sob o patrocínio da Unesco, os 150 anos de morte do maior compositor polonês.
A respeito de seu CD ‘Paula da Matta Interpreta Franz Liszt’, o crítico Lauro Machado Coelho, do jornal O Estado de São Paulo diz que, “com a mesma naturalidade com que realiza as passagens mais virtuosísticas da Rapsódia Húngara nº 13 ou da primeira Valsa Mefisto, Paula da Matta sabe fazer cantarolar a melodia do Rêve d’ Amour ou do lírico Estudo de Concerto Un Sospiro. A afinidade que ela demonstra com a música de Liszt parece instintiva.”
A convite da Sociedade Internacional Chopin, Paula da Matta se apresentou em Viena na tradicional “Festsaal”, por cujo palco passaram Schubert e Strauss.
Cabe ainda salientar que ela também foi destaque na “Pro-Piano Recital Series”, de New York.
Inesquecível foi também sua atuação como diretora artística da Série “Clássicos na Serra” em Teresópolis, patrocinada pela Bradesco Seguros, no período de 2002 a 2006.
Digno de ser lembrado é o fato de ter sido, em janeiro de 2008, uma das organizadoras do colóquio Le Piano Brésilien, na Sorbonne, que teve recitais na Casa do Brasil.
Atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa junto ao Programa Nacional de Pós-Doutorado, da Capes, denominado “Presença do Piano em Salões Cariocas da Primeira República”, na UFRJ.
De propósito, deixei para o final desta matéria a apresentação do programa do recital que a insigne pianista Paula da Matta, a despeito da dificuldade técnica e interpretativa das peças escolhidas, executará com brilhantismo e presença incomuns com toda a certeza.

Programa de Recital

Fryderyk Chopin
Noturno em Dó sustenido menor (Opus póstumo)
Valsa em Mi menor (Opus póstumo)
Barcarolle em Fá sustenido maior Op. 60
Polonaise em Lá bemol maior Op. 53 (“Heróica”)
H. Villa-Lobos
das Bachianas Brasileiras nº 4:
Prelúdio
Miudinho
Franz Liszt
Consolação nº 3 em Ré bemol maior
Wagner - Liszt
Isoldens Liebestod
L. M. Gottschalk
Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro



* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

Nenhum comentário: