quarta-feira, 29 de julho de 2020

SACERDOTE REPROVOU FIEL PORQUE USAVA MÁSCARA DENTRO DA IGREJA



Por Francisco José dos Santos Braga
Responsável pela tradução de trechos do trabalho diretamente do original grego
Templo da Santa Paraskeví em Milochóri, Eordéa

Viralizou nas redes sociais gregas um incidente sem precedentes, em que figuram como protagonistas o monge Inácio e uma senhora de 74 anos que não teve seu nome revelado. Devo informar ao leitor que na data de hoje (29/07/2020) e de acordo com os dados oficiais divulgados pelo governo grego, “nas últimas 24 horas não foram registradas novas mortes. Consequentemente, o número de mortes por complicações por coronavírus na Grécia desde o início da pandemia permaneceu em 192.” E esse fantástico resultado tem sido obtido apesar do turismo liberado e da frequência livre e despreocupada nas praias gregas!

Em 19/07/2020, a igreja da Santa Paraskeví em Milochóri, Eordéa, estava comemorando a festa da santa padroeira. O sacerdote oficiante, monge Inácio, que celebrava a liturgia divina (ou missa), percebeu que certa senhora idosa usava uma máscara entre os fiéis que haviam chegado à igreja. Imediatamente interrompeu a liturgia dizendo: “Não quero carnaval dentro da minha igreja! Carnaval não é quem usa máscara?
E acrescentou: “É sagrado o espaço dentro da igreja, máscaras não são necessárias. Aqui mora Deus. Deus cura. A máscara é uma afronta ao espaço sagrado da igreja.
A pronta reação do monge Inácio foi dirigida a uma mulher de 74 anos a única dentro da igreja que usava uma máscara de proteção contra o coronavírus durante o ofício divino, na manhã do domingo, dia 19 de julho p.p.
Segundo as informações da kozanimedia.gr, que cobriu o incidente, a senhora recusou-se a sair, apesar de certa insistência do sacerdote, enquanto a atitude dos outros fiéis causou espécie, pois não houve reação dos fiéis às palavras pronunciadas pelo monge em questão.
A reação da filha da senhora foi imediata, com o seguinte post na sua conta pessoal no Facebook:
"Então, para esse “padre" que, com abundante grosseria e arrogância, chamou minha mãe de 74 anos de carnaval porque escolheu uma pessoa atenciosa e responsável por usar uma máscara no serviço litúrgico de hoje, alguém diga a ele que eu também lhe pago trabalhando duro e cumprindo regularmente minhas obrigações fiscais e ele está ali para compartilhar o amor de Deus com as nossas almas e vidas. E também diga a ele que a casa de Deus da qual ele expulsou minha mãe hoje é um lugar onde almas, mentes e personalidades como a dele não devem se aproximar... apenas vergonha e tristeza... Idade Média."
Em 27/07/2020, na kozanimedia.gr, a sra. Dímitra defendeu o monge postando o seguinte comentário: “(...) No templo de Deus, e com a sagrada comunhão é concedida a nós indignos a cura das almas e corpos. Seria mais correto esclarecer isso no nosso próprio íntimo e com a ajuda de nosso lado espiritual, e parar de "frequentar" lugares sagrados com má intenção, para provocar tentações nos irmãos, tanto pelo costume quanto pelo dia (da padroeira). O resto são simplesmente pretextos para os pecados. P.S. Pela mesma lógica, você não vai a Cristo de maiô ou bermuda, assim como não usaria um maiô para procurar emprego ou encontrar-se com uma autoridade. Mais uma vez, é óbvia a grande queda espiritual de todos nós, sem exceção. Arrependamo-nos, irmãos, e peçamos Sua misericórdia.
E o monge continua com seu raciocínio:
Este fato, que algumas pessoas descrevem com precisão, tem um começo. Este coincide com a ditadura global que alguns ao redor do mundo estão tentando impor através da OMS. Essa ditadura global terminará com a ditadura de uma só pessoa, o Anticristo. Como os governos não podem passar algumas coisas com a democracia, então, passam-nas com a ditadura.
O monge não hesita em sustentar que “alguns dos que atestaram morte por coronavírus na Grécia receberam dinheiro para tal.
O monge Inácio, que se diz estar agindo autonomamente da arquidiocese e das instruções que ela prescreveu para o coronavírus, se referiu severamente ao arcebispo, dizendo mais ou menos que este acredita no coronavírus porque não acredita em Deus.
O assunto esquentou com as declarações do arcebispo metropolitano daquela região, Theóclito:
Critico o que o sacerdote fez ali. Ele não fez bem”, declarou.
Apesar das reações provocadas, o monge Inácio permanece fiel a seus pontos de vista.
O Blog Katochiká.gr publicou uma mensagem intitulada "Meus cumprimentos ao Pai Basílio", com um vídeo que incluiu a íntegra das palavras do muito ilustre monge Basílio Voloudákis sobre o coronavírus; parece que a atitude do monge Inácio e suas colocações sobre o tema estão alinhadas com o pensamento crítico de Basílio. Eis a minha tradução do texto da referida mensagem: “ELE (Basílio Voloudákis) é um hierarca, com consciência PLENA, com um sistema de valores e consciência que não faz idiotas, um HOMEM com vigor e humanidade, um exemplo a imitar para o clero que diz bulhufas, mas também para cidadãos comuns que consentem em silenciar e obedecer aos comandos de um regime globalizado que pratica políticas de violação dos direitos fundamentais e forma uma tirania sem precedentes. MEUS CUMPRIMENTOS.

E a polêmica sobre a reação do monge continua despertando opiniões apaixonadas entre os usuários da Internet...

Links consultados: https://katohika.gr/katohika/ta-sevi-mou-ston-patera-vasileio/

https://www.ekklisiaonline.gr/nea/o-p-vasilios-voloudakis-gia-ton-koronio/

https://kozanimedia.gr/archives/505471#.Xx_5rh17mu4

https://ilarissa.gr/news/greece/ta-prota-logia-tou-ierea-gia-to-peristatiko-me-tin-pisti-ke-ti-maska-pagkosmia-diktatoria-tou-antichristou-o-koronoios

7 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O coronavírus pode não ter conseguido contaminar ainda toda a sociedade brasileira, mas conseguiu dividi-la com sucessivos conflitos, em parte por causa das medidas de isolamento social prolongado pela ação de governadores e prefeitos, por decisão da Suprema Corte brasileira.
No caso da Grécia, o registro de casos, contaminações e óbitos é muito reduzido em relação ao Brasil, o que permitiu a abertura do turismo e das praias para alegria dos turistas de todo o mundo.
A crônica que produzi com material exclusivamente grego (que lá é inevitável haver algum conflito também), é de natureza completamente diferente daquilo que enfrentamos aqui.
O que se lerá aqui não é ficção: o enredo e sua repercussão nas redes sociais são retirados da vida real e podem ser comprovados nos links consultados.

https://bragamusician.blogspot.com/2020/07/sacerdote-reprovou-fiel-porque-usava.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Eudóxia de Barros (insigne pianista, concertista e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Muito bom !
Obrigada pelo envio, cordial braço,
Eudóxia.

Paulo Roberto de Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente eleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2018-2020) disse...

É´confrade, lá como cá, conflitos há!
Abraços fraternos,
Paulo Sousa Lima

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
Um registro que tem o sabor do pitoresco e que, de certa forma, revela um pouco do clima de paranóia reacionária e fundamentalismo religioso que se manifesta aqui e ali pelo mundo, em pleno século XXI.
Obrigado pela oportunidade de leitura.
Cupertino

Pe. Dr. Zdzislaw Malczewski SChr (escritor e redator da Revista Polonicus, revista de reflexão Brasil-Polônia) disse...

Estimado Sr. Francisco,

Grato pelo fato da Grecia!
Admiro a ousadia do monge.,... imagine um padre fazer aqui?
Um grande abraco viurtual - pe. Zdzislaw

Bernardo Diniz (professor da rede de ensino fundamental do Governo do Distrito Federal) disse...

Muito bom, mas penso que Jesus quando curou os leprosos não mencionou nenhuma ideologia, simplesmente aceitou-o do jeito que ele estava.
Sei que não somos Jesus, mas somos convidados a sermos semelhantes a ele, principalmente um religioso que deveria dar exemplo de humildade e compreensão.

Boa noite,
Abraços a vc e Rute.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Que fato curioso! O caso da máscara no interior da Igreja rendeu depoimentos interessantes, com depoimentos conflitantes, que acabaram por chegar ao Bispo.

Agradecemos pelo envio!

Os amigos Mario e Beth.