sábado, 30 de janeiro de 2021

REFORMA POSSIBILITA ENCONTRAR CARTA DE 1941 ESCONDIDA NO TETO DE IGREJA COM CONSELHOS A GERAÇÕES FUTURAS

Por AG Vespa
Traduzido do holandês por Francisco José dos Santos Braga
 
Interior da Igreja de São Tiago em Antuérpia, Bélgica
 

Entrada da Igreja de São Tiago

A restauração total da Igreja de São Tiago estava em pleno andamento em 2019. Enquanto trabalhavam nos flancos do lado oeste do prédio, um pintor encontrou uma caixa de fósforos contendo uma carta. Ela estava escondida em um ornamento que conecta as pontas das abóbadas. 

 


21 de julho de 1941 
No ano de 1941, a pintura do teto da igreja foi possível com a instalação de um andaime rolante de 26 metros de altura, usado para atendimento às edificações da cidade. Quando esse teto for pintado novamente, não pertenceremos mais a esta terra; entretanto, devemos dizer aos nossos descendentes que não desfrutamos de nossas vidas. Já vivemos duas guerras, uma em 1914 e outra em 1940, e isso já diz tudo, né?! Estamos trabalhando aqui quase morrendo de fome: eles nos extorquem; ganhamos meros centavos por quase nenhuma comida. Queremos aconselhar as próximas gerações para quando vier outra guerra, tenham uma quantidade de alimentos em excesso em casa, como arroz, café, farinha, fumo, trigo, grãos, para vocês se manterem vivos! Aproveitem a vida ao máximo e, se necessário, tomem outra esposa. Os que são casados: cuidem de seu lar! Ciao, homens! 
Escrita em 21 de julho de 1941 pelos pintores dos edifícios John Janssen, Jul Gyselinck, Louis Chantraine e Jul Van Hemeldonck.  

Uma reconstrução 

De posse da carta, Werner Pottier, o autor de O Grande Livro de História da Antuérpia, a partir dos arquivos da cidade, reconstruiu a história dos quatro homens que deixaram a mensagem. Em 1940, Antuérpia queria comemorar o 300º aniversário de PETER PAUL RUBENS com eventos e exposições. No entanto, a Igreja de São Tiago, onde o famoso pintor está enterrado, precisava ser restaurada com urgência. A reforma da igreja começaria com a limpeza das paredes e colunas, mas estender o trabalho às abóbadas seria técnica e financeiramente ambicioso demais. A paróquia da igreja pede ajuda à prefeitura para isso. No entanto, os eventos da guerra paralisam as obras. Após um apelo do Padre De Keulenaer em 28 de maio de 1941, as coisas começam a andar novamente. O Departamento de Edifícios da Cidade envia uma equipe de três pintores, Jules Gijselinck, Jan Janssen, Louis Chantraine e um construtor de tetos, Jan Juliaan Van Hemeldonck. 

É 21 de julho de 1941. A atmosfera lá fora às vezes é tensa. É proibido celebrar o Feriado Nacional. Também não há festas para os homens na igreja de São Tiago, o trabalho continua. Mesmo assim, eles não vão deixar esse 21 de julho passar em branco e garantir que sejam lembrados quase 80 anos depois. Eles escrevem sua mensagem no verso de duas "fichas de apontamento de produção" em branco do Dienst der Stadsgebouwen, dobram as duas folhas cuidadosamente e as colocam em uma caixa de fósforos vazia.

 

 


A jóia fica desaparecida por muito tempo em um ornamento existente na abóbada do teto restaurado, onde foi descoberta recentemente. Quando eles escrevem sua mensagem, Antuérpia está ocupada há mais de um ano e o suprimento de alimentos está diminuindo. Os preços no mercado negro estão disparando. Muitas vezes é uma questão de escolher entre ter fome ou pagar muito por pouca comida. Portanto, é significativo que os quatro trabalhadores citem as duas guerras mundiais. Guerras que amarguram suas vidas. 

Compartilhada nas redes sociais em 20/10/2020 e no site da AG VESPA, uma empresa da Antuérpia de gestão imobiliária, a mensagem viralizou e muitos internautas desejaram que os parentes desses 4 homens tivessem sido localizados para que pudessem ler a carta. 

Teve ainda quem comentou: Quando todos estão reclamando de 2020, isso vem para colocar as coisas em perspectiva.

Fonte: https://www.agvespa.be/nieuws/80-jaar-oude-brief-luciferdoosje-gevonden-gewelf-van-sint-jacobskerk

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O presente post constitui uma curiosidade por tratar-se de um raro acontecimento.
Os responsáveis pela reforma da Igreja de São Tiago, da Antuérpia, deixaram em 1941, por cerca de 80 anos, uma carta para a posteridade.
Os responsáveis pela nova reforma em 2019 descobriram a carta dentro de um ornamento conectando as pontas das abóbadas.
A empresa responsável pela obra decidiu compartilhar conosco a descoberta.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/01/reforma-possibilita-encontrar-carta-de.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Geraldo Ananias Pinheiro (cearense de Geraldo Ananias Pinheiro (escritor, autor de 6 livros, com destaque para seu último livro "Difícil Regresso") disse...

Sensacional! Uma relíquia.

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute. De fato uma descoberta muito curiosa! A caixa de fósforos ficou bem guardada nas alturas da igreja! A vida operária era dura, como para muita gente ainda é! Nosso lema seja :"Guerra, nunca mais!!"
Grande abraço, fr. Joel.

Pedro Paulo Torga da Silva (participante e incentivador do Movimento dos Focolares no Brasil) disse...

Obrigado Francisco, adorei!! Toda época tem seus desafios...
Abração pra vc e Rute,
Pepê

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Bom dia
Estimado amigo Francisco.
Muito obrigado.
Bom final de semana.
Abraço.
Diamantino

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Obrigado, prezado confrade Francisco Braga, pelo envio desta notícia sobre essa preciosidade histórica que demonstra algumas regularidades da vida humana: uma, as guerras sempre prejudicam mais a população e menos os Estados; outra, a sobrevivência é um estado de vida quase permanente para partes importantes das comunidades e prevenir é sempre uma alternativa importante e, por fim, naquela época, como antes e agora, a classe trabalhadora é sempre explorada pelo sistema (econômico e de governo).
Abraços fraternos,
Paulo Sousa Lima

Maria Inez Masaro Alves (escritora, professora universitária aposentada e autora dos livros Sob a Proteção da Senhora do Rosário, Pulseira de Berloques e Raízes da Ramalhada) disse...

Bom dia Francisco! Muito interessante esse seu relato. Assim, de retalho em retalho vai se costurando a história e deixando o legado para as novas gerações. Muito bom! Um ótimo domingo para você e Rute.
abç

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
Fascinante essa relação dos Homens com o tempo e a ideia de nele transcender; quanto mais antiga qualquer coisa é, maior gravidade tem. Ótimo poder contar com sua tradução neste curioso episódio.
Grato. Cumprimentos.
Cupertino