Dedico este panegírico à memória do confrade Frederico Ozanan Teixeira Santos.
Frederico Ozanan Teixeira Santos |
O convite para eu pertencer à egrégia Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes me foi enviado por seu presidente Dr. Roque José de Oliveira Camêllo em 16 de março de 2017 em papel timbrado do sodalício por e-mail, véspera do falecimento do seu signatário e seu presidente, cujo primeiro parágrafo transcrevo com saudade:
“Prezado Doutor Francisco,
Temos a honra de levar ao conhecimento de V. Sª que os Acadêmicos Dom Francisco Barroso Filho, Frederico Ozanan Santos e Roque Camêllo apresentaram seu nome para integrar o quadro efetivo da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, recebendo aprovação unânime da Diretoria Executiva. (...)”
O convite teve minha aquiescência imediata, confirmada no dia seguinte por e-mail, mas lamentavelmente minha resposta já chegou tarde, pois àquela hora – 9h 45min – possivelmente Dr. Roque já tivesse entregue seu espírito ao Criador.
Em seguida, em 22 de abril de 2019, honrou-me sobremodo o convite da presidente Profª Hebe Maria Rôla dos Santos para fazer parte da Casa de Alphonsus de Guimaraens Filho, endossando o convite de seu antecessor no cargo, com o seguinte teor:
“Considerando que o prof. Roque empenhou-se em trazê-lo para nossa Academia, em reunião a Diretoria decidiu sugerir-lhe o nome do referido ex-presidente, Roque Camêllo, para seu patrono. Ficaremos muito gratos pela sua presença nesta Casa.”
Relembro esses fatos apenas para destacar o nome de Frederico Ozanan Santos como membro integrante do trio que me indicou para participar da plêiade de imortais que exornam a douta Casa de Cultura Marianense.
É sob essa ótica que venho trazer, em triste despedida, meu pesar diante do falecimento do confrade imortal da Academia Marianense de Letras, Frederico Ozanan Teixeira Santos, a quem devo minha indicação para a tão honrosa posição na Academia Marianense de Letras.
Mesmo distante de Mariana, em viagem a São Paulo, recebi na manhã deste 29 de dezembro a triste notícia de seu passamento que me tocou profundamente.
Ozanan era filho do intelectual, jornalista, escritor e folclorista Waldemar de Moura Santos, o principal dos fundadores da Academia Marianense de Letras em 28/10/1962 e seu segundo presidente (de 1964 a 1986); além disso, seu pai foi autor dos livros In Memoriam (1947), Discursos e Conferências (1958), Sessenta Tempos (1961) e Lendas Marianenses (1967).
Seguindo a profícua trajetória de seu pai, Ozanan, natural de Mariana, advogado, funcionário do Banco do Brasil onde se aposentou, foi membro efetivo e Diretor Executivo e Cultural da Casa de Cultura–Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
Este é um momento de grande pesar para a comunidade acadêmica e cultural, pois Mariana perde não só um membro valoroso da cultura literária, mas também um cidadão que contribuiu de maneira significativa para o conhecimento, a história e a educação marianenses, atuando como editor de dois jornais impressos locais: Jornal de Mariana (de 1977 a 1981) e Folha de Mariana (1985 a 1990), onde manteve as colunas "De Olho na Cidade", "A Cidade Reclama" e "Coluna do Ozanan". Na edição eletrônica do Jornal de Mariana deu continuidade às referidas colunas de grande agrado popular.
Ozanan, além de sua atuação jornalística, deixou um legado na forma do seu Blog do OZANAN, constantemente enriquecido com matérias atuais sobre os assuntos políticos e problemas municipais, com denúncias corajosas e independência, com muita regularidade de março de 2008 até fins de 2019 e com menor frequência nos anos de 2020 e 2021, quando foi orientado a interromper a sua atualização por recomendação médica.
O seu amor à terra natal está estampado em praticamente todas as matérias postadas em seu Blog do Ozanan; a título de exemplo, cito a matéria intitulada "Mariana, Monumento Nacional - 70 Anos", texto extraído do livro “Breviário Histórico e Turístico da cidade de Mariana”, de autoria do grande historiador marianense Salomão de Vasconcelos e postado em 6 de julho de 2015 no Blog do OZANAN.
Por suas grandes qualidades como Acadêmico e muitos serviços prestados à comunidade marianense, fez-se merecedor da admiração geral de seus confrades e conterrâneos. A essa admiração geral, o homenageado sempre reagiu com a maior modéstia e simpatia.
Em solene despedida, meu pensamento se volta para a família e amigos de Frederico Ozanan Teixeira Santos neste momento de luto. Seu trabalho e contribuições continuarão a ser lembrados pela sociedade marianense em geral e pela comunidade acadêmica, em particular. Que o confrade Ozanan descanse em paz!
16 comentários:
Prezad@,
Através da NOTA DE PESAR, expedida pela Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Letras na manhã desta data, tomei conhecimento de que faleceu o confrade Acadêmico FREDERICO OZANAN TEIXEIRA SANTOS.
Por suas grandes qualidades como Acadêmico e muitos serviços prestados à comunidade marianense, fez-se merecedor da admiração geral de seus confrades e conterrâneos. A essa admiração geral, o homenageado sempre reagiu com a maior modéstia e simpatia.
Em sua memória e homenagem, compus um breve elogio fúnebre que – espero – defina bem o seu perfil de Acadêmico amigo e homem público honrado e admirado.
Link: https://bragamusician.blogspot.com/2023/12/adeus-ao-academico-frederico-ozanan.html 👈
Abraço cordial,
Francisco Braga
Sócio efetivo da AML-Academia Marianense de Letras
Patrono: Dr. Roque José de Oliveira Camêllo
Meus sentimentos aos familiares e amigos.
Triste notícia.
Meus sentimentos de enorme pesar aos familiares e amigos.
Rogério
Meus sentimentos, Francisco Braga.
Abraço fraterno,
Raquel Naveira
Bela homenagem, amigo.
“Entregou seu espírito ao Senhor”.
É o que todos deveriam saber: o nosso, espírito é de Deus e para Ele retorna. A alma e nossa; é o que somos.
Um abraço amigo.
Hilma
Braga, boa tarde. Embora não nos víssemos muito ultimamente, o Ozanan vem a ser um amigo de longa data, dos meus tempos e de minha juventude vivida em Mariana. Como personagem e como personalidade, o Ozanan há de ser lembrado. Pelo seu e-mail, só agora, tenho notícia desse passamento. Obrigado pelo “elogio fúnebre”.
Nobre querido e Confrade Braga, transmita aos familiares, nossos sentimentos, com votos de que o Criador fortaleça o coração de todos, pela passagem do Acad. Frederico.
No ensejo, desejo lhes abençoado, inspirado, próspero e feliz 2024!
Att.,
Pajo Poeta
Estimado amigo Braga
Uma triste notícia não só para a Academia Marianense de Letras, que perde um Confrade de grande expressão cultural mas, principalmente, para a sua família e amigos.
Caso seja possível, pedimos a você a gentileza de transmitir à Família o nosso sentimento de pesar.
Abraços, meus e de Beth.
Mario Cupello.
............................................................................
Em tempo: algumas vezes estivemos em reuniões na Academia Marianense de Letras, à época em que era presidente o nosso saudoso amigo, Dr. Roque Camêllo, que sempre nos recebeu com sua habitual amabilidade.
Certa vez, em visita à AML, levamos um expressivo grupo de Membros de nossa Academia Valenciana de Letras, quando a Beth era a Presidente e eu fazia parte da administração.
Temos quase certeza que na ocasião conversamos com o Sr. Frederico Ozanan, que nos tratou, a todos, com muita cordialidade e simpatia.
............................................................................
Dr. Francisco Braga,
paz, saúde e alegria!
A homenagem, que o senhor prestou a memória do Acadêmico FREDERICO OZANAN DOS SANTOS, foi merecida.
Como o senhor mesmo salientou em seu texto: “Ozanan, além de sua atuação jornalística, deixou um legado na forma do seu Blog do OZANAN, constantemente enriquecido com matérias atuais sobre os assuntos políticos e problemas municipais, com denúncias corajosas e independência, com muita regularidade...”.
Assim, viveu o jornalista Ozanan, um marianense inconformado com os desmazelos, com a corrupção na política e a falta de respeito e incompetência de tantos homens públicos!
Merania Oliveira
Ozanan foi meu vizinho
Na bela Rua Direita :
Deus lhe dê um bom cantinho
E justiça será feita …
Aos queridos amigos Dr Francisco Braga e Rute desejamos um Feliz e Próspero 2024 !
Hélio Petrus e família !
Grande e saudoso abraço no distinto casal amigo !
Parabéns! Homenagem justa ao Académico Ozanan Santos.
Dê uma olhada nesta publicação no Facebook https://www.facebook.com/share/EBVw49rcPg5aVoo7/?mibextid=WC7FNe
Na página do do Instituto Roque Camêllo e no meu perfil.
Parabéns!
Parabéns!
Caro professor Braga
Expressiva e justa homenagem ao acadêmico Frederico Ozanan que contribui tanto na perpetuação de sua Memória, quanto num alento de sua ausência neste plano da existência terrena.
Congratulações.
Cupertino
A cada Natal nossas lembranças são alimentadas pela alegria da vida regada por amizades eternas.
Feliz ANO NOVO.
Postar um comentário