Dedico este ensaio aos irmãos: saudoso amigo Davi Jorge de Souza, artista plástico, e Profª Laurinda Ferreira de Souza, mestra pela FGV-RJ em Psicologia da Educação, aposentada no INESP-Instituto Superior de Estudo e Pesquisa de Divinópolis (atual UEMG).
(Lydio) Bandeira de Mello: Tropeiro e sua Boiada - Crédito: Acervo de Davi Jorge de Souza |
“Por que se escrevem diários? Por que notadamente os escritores gostam de escrevê-los, dissipando o tempo que deveria ser consagrado a viver ou a produzir escritos públicos? Admite-se que o político e, de modo geral, o homem de ação se empenhem em manter registro continuado de fatos e conversações que possam justificá-los no futuro, se tiverem em conta o julgamento histórico. Neste caso, o diário valerá como documento de arquivo.
Mas o escritor não precisa justificar-se, a não ser pela obra. Ninguém o obriga à anotação íntima, a esse mirar-se no espelho do presente. Então, se escreve o diário, há de ser por força de motivação psicológica obscura, inerente à condição de escritor, alheia à noção de utilidade profissional.
Não pensei nisto, anos a fio, ao encher cadernos com anotações sobre o meu dia a dia, que jamais pretendi viessem a ter importância documental, como não têm. O impulso de escrever para mim mesmo, em caráter autoconfessional, ditou os feixes de palavras que fui acumulando e que um dia... destruí. Mas a própria destruição tem caprichos. Do conjunto sacrificado salvaram-se algumas páginas que hoje reúno em livro, depois de tê-las, na maior parte, colocado em minha coluna no Caderno B do Jornal do Brasil. Animou-me a ingênua presunção de que possam dar ao leitor um reflexo do tempo vivido de 1943 a 1977, menos por mim do que pelas pessoas em volta, fazendo lembrar coisas literárias e políticas daquele Brasil sacudido por ventos contrários.
Fui, talvez, observador no escritório.”
Achei interessante transcrever na íntegra o texto de Drummond que considero balizador do que vem a seguir. Vale a pena conferir a conclusão a que chegou Drummond, após manter seu diário de 1943 a 1977, com a constância de um acumulador maníaco, porém entendeu — parece — que não convinha públicá-lo nem confiá-lo íntegro aos pósteros. Não escrevia para nenhum(a) bisbilhoteiro(a), mas "para si mesmo, em caráter autoconfessional".
Capa do chamado Diário de guerra escrito por Rosa entre 1939 e 1941 / Crédito pela foto: Juarez Rodrigues |
“(...) Em agosto de 1939, data das primeiras anotações, ele não faz literatura. Sua escrita é prosaica, sem artifícios. Ainda assim, espalha pelo diário figuras de linguagem, observações e poemetos que, lidos hoje, são claramente “rosianos”. Seus flertes com a poesia são constantemente relacionados à exaltação da natureza. “A noite começa debaixo das árvores”, anota num canto, ao lado dos registros de um bombardeio e de recortes de anúncios de escritórios de advogados e de um hotel em Hamburgo.
Em outro ponto, põe no papel um poema que começa com a estrofe “As lagoas são armadilhas armadas para pegar a lua/ porque a lua não se reflete (não desce a) na mata, nem no chão (terra dura)”. Ao lado dos escritos mais pessoais, de invencionices subjetivas, ele acrescenta o sinal M%, que significaria, segundo especialistas na obra de Guimarães Rosa, “meu 100%”. O símbolo aparece, por exemplo, ao lado de um escrito intitulado A Ladeira: “A ladeira da vida inteira... Tudo é vaidade, tudo é besteira, só uma coisa é que é verdadeira: subindo a ladeira, sobe-se a ladeira da vida inteira... (...)”.
No Diário de guerra, GR é discreto, porém, nas referências a Aracy Moebius de Carvalho, filha de pai português e mãe alemã, funcionária do consulado brasileiro responsável pela Divisão de Passaportes, por quem logo GR se apaixonou, às vezes tratando-a carinhosamente por "Ara" no diário. Ambos vinham de casamentos desfeitos (ela com um filho, ele com esposa e duas filhas). Ela tinha se casado em 1930 com o alemão Johann Eduard Ludwig Tess, com quem teve o filho Eduardo Carvalho Tess. Após cinco anos de casados, Aracy se separou do marido através de um "desquite amigável" (no Brasil não havia legislação sobre o divórcio), e partiu com seu filho para a Alemanha, onde passou uma temporada na casa de uma tia...
Consta que Aracy tenha dado uma cópia do Diário de Hamburgo a Vilma (autora de Relembramentos - João Guimarães Rosa, meu pai, pela editora Nova Fronteira, 1983). Ao mesmo tempo, em maio de 1973, Aracy, através de seu advogado Raul Floriano, encaminhou para reprodução o Diário de guerra manuscrito a Henrique Sérgio Gregori, presidente da Xerox do Brasil. Em 02/07/1973, esse senhor, em papel timbrado da Xerox, enviou uma carta datilografada ao advogado de Aracy, em que confirmava a devolução, em 14 de junho daquele ano, dos cadernos originais de GR que lhe haviam sido entregues para reprodução. Gregori era casado com a artista plástica Ana Elisa, sobrinha de Henriqueta Lisboa. Eis, portanto, uma cópia da carta enviada a Raul Floriano, onde Gregori escreveu, em papel timbrado da Xerox do Brasil S.A.-Avenida Rodrigues Alves, 261, no Cais do Porto:
“Rio de Janeiro, 2 de julho de 1973,
Prezado Senhor,
Confirmando a devolução feita em 14 de junho passado, dos quatro cadernos existentes de Guimarães Rosa que V. Exª nos entregara para reprodução, temos o prazer de enviar, em anexo, 2 jogos de cópias reprográficas. Cada jogo completo compõe-se de 2 fascículos, uma vez que 2 cadernos foram consolidados num só volume.
De acordo com sua recomendação, retivemos conosco 4 cópias que terão o seguinte destino: uma para a poetisa Henriqueta Lisboa, uma para o jovem Thomas Gregori Neto, uma para a Biblioteca de Originais da Casa de Ruy Barbosa e uma para a Biblioteca do Copicentro.
Reiteramos, aqui, nossa alegria em colaborar para a preservação e divulgação de preciosos originais de Guimarães Rosa.
Prevalecemo-nos da oportunidade para apresentar minhas
Atenciosas saudações,
Henrique Sérgio Gregori *- Presidente
Cc p/ Henriqueta Lisboa** / Maximiano de Carvalho e Silva *** / Thomas Gregori Neto / Copicentro
Ilmo. Sr. Dr. Raul Floriano
Rua do Carmo, 6 - sls. 396/412
Em mãos”
Obs. Prezada D. Henriqueta, com o abraço do Sérgio." (saudação manuscrita e assinada com tinta azul em posição transversal no espaço ao final da carta)
Correspondência de Henrique Sérgio Gregori ao Dr. Raul Floriano, advogado de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, viúva de João Guimarães Rosa |
“(...) Entremeando as anotações, há pequenos desenhos toscos e, colados nas páginas, dezenas de recortes de jornais alemães. O conteúdo das anotações e das reportagens fornece indícios sobre a forma, a autoria, o período e o lugar em que o caderno foi feito. É um diário, escrito por um brasileiro que acompanha, na Alemanha, o começo da II Guerra Mundial.”
Prof. Reinaldo Martiniano Marques da Faculdade de Letras da UFMG relembra:
“Quando o material da Henriqueta chegou, em 1989, houve todo um trabalho para revitalizá-lo, dentro dos princípios arquivísticos. A existência do diário só foi indicada no final dos anos 1990.”
De fato, o trabalho só foi iniciado em 2001 com a digitação do texto. Georg Otte, professor de alemão, ficou responsável pela tradução das passagens escritas nessa língua, incluindo vários recortes de jornais alemães da época. Os professores Reinaldo Martiniano Marques e Eneida Maria de Souza ficaram de redigir as notas de rodapé. Esses três professores da UFMG trabalharam nos manuscritos de GR para a sua edição em livro. Desde 2001, essa equipe já tinha sido procurada pela Nova Fronteira com a proposta de publicação, já que desde 1984 vinha publicando a obra do escritor. Em 2005, próximo de sua conclusão, o projeto foi interrompido. Sua publicação (na época, em coedição da Nova Fronteira, então detentora da obra do escritor, com a Editora UFMG) foi vetada por Agnes (falecida em 2016) e Vilma (falecida em 2022), filhas do primeiro casamento de Rosa.
“O diário é fragmentário, heterogêneo. E, por essa variedade, ele tem importância histórica, cultural e literária”,
afirma Reinaldo Marques.
“O diário é de importância crucial para a compreensão da biografia e do processo de criação literária de Guimarães Rosa, além de ser muito esclarecedor sobre o cotidiano de um diplomata brasileiro na Alemanha, durante a II Guerra”,
afirma Eneida Maria de Souza apud [MACHADO, 2006]. Ainda, conforme essa professora, o Diário consiste em
“um texto que ultrapassa e metaforiza os acontecimentos, sem contudo recalcar o valor documental e o estatuto da experiência que aí se inscrevem. O procedimento criativo se sustenta por meio do ritmo ambivalente produzido pela proximidade e pela distância em relação ao fato.”
Embora seja do maior interesse para pesquisadores e linguistas, o conteúdo do Diário de guerra de GR continuará inacessível por mais alguns anos, infelizmente.
“Quando João Guimarães Rosa, numa anotação do dia 20 de março de 1940, comenta uma apresentação do Fausto com um breve “Heil Goethe!”, parodiando assim a saudação nazista “Heil Hitler!”, ele concentra em duas palavras todas as ambivalências e hesitações que marcam sua estada na Alemanha, quando exercia o cargo de cônsul adjunto no consulado brasileiro de Hamburgo.”
O comentário lapidar de Rosa é, sem dúvida, uma das pérolas do seu Diário de guerra, que contém anotações feitas de agosto de 1939 a janeiro de 1942 e cuja publicação está impedida até o presente momento por uma questão de direitos autorais. (...)”
“Tudo isso é verdade, mas não se esqueça de meus cavalos e de minhas vacas. As vacas e os cavalos são seres maravilhosos.”
De forma conclusiva, Otte finaliza seu estudo sobre o Diário de guerra com a seguinte aguda observação:
“Por mais incipientes que sejam, as encenações verbais do Diário, muitas vezes acompanhadas por desenhos, elas não demonstram a fuga da realidade de um escritor em início de carreira, mas em busca da potencialização estética dessa realidade mediante a linguagem. (...) À maneira dos recortes de jornal, que ganham uma importância própria ao entrarem na "coleção" de Rosa, as palavras são desligadas "de todas as suas funções primitivas", isto é, comunicativas, para serem reencenadas em outro contexto. O próprio Diário é o lugar dessa coleção, assim como todo diário de escritor, uma vez que sua função consiste em "desligar" as palavras do seu uso cotidiano.”
II. AGRADECIMENTO
11 comentários:
Prezad@,
É um prazer enviar-lhe meu ensaio sobre O DIÁRIO DE GUERRA DE GUIMARÃES ROSA, que, a um só tempo, representa ENIGMA E DESAFIO para os que se aventuram a decifrá-lo.
Mesmo distante da fonte primária do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, e portanto dos "cadernos" de Guimarães Rosa, tive o trabalho de fazer uma bela pesquisa e consulta a todas as obras mencionadas na Bibliografia, dignas de serem referendadas como ótimos espécimes da boa literatura sobre o Diário de guerra. Com esse material bem representativo, tento aqui fazer história e trazer alguma luz sobre o valioso conteúdo desses "cadernos" de Guimarães Rosa, que permanecem inéditos.
Link: https://bragamusician.blogspot.com/2023/12/o-diario-de-guerra-de-guimaraes-rosa.html 👈
Cordial abraço,
Francisco Braga
Muito a agradecer e a aprende. São lições que ficarão para a posteridade, sim... Mas que devem divulgadas imediatamente. Meus agradecimentos, com o reconhecimento, mais uma vez de que você, por rezado Braga é uma pessoa de rara sensibilidade e de comprovada estatura intelectual. Um expoente, enfim. (Geraldo Reis, da Academia Marianense de Letras. cadeira 23. Autor de PASTORAL DE MINAS (poesia) e DURANDO ENTRE VINDIMAS (poesia), que receberam, inéditos, Prêmio de Literatura Cidade de Belo Horizonte, gênero poesia, em 1971 e 1990, respectivamente.
Corrija, por favor... "e a aprender". Substitua esse "por rezado". Digitei "prezado", que é o certo. Outros erros, que você encontrar devem ser debitados à pressa em deixar o nosso registro. O melhor abraço poético de Geraldo Reis e do blog O Ser Sensível. Cumprimentos e honra ao mérito à sua esposa dedicada, Rute Pardini Braga. A ela nosso especial muito obrigado. (Geraldo Reis e Maria Lúcia Camelo).
Ele e a esposa Aracy salvaram a vida de muitos judeus e judias, emitindo vistos para saírem de Berlim.
Muito bem!
Abs.
Rogério
Caro confrade da distinta e querida Academia de Letras de São João del-Rei,
Cordiais saudações! Recebi com muita alegria seu ensaio sobre O DIÁRIO DE GUERRA DE GUIMARÃES ROSA, que, a um só tempo, representa ENIGMA E DESAFIO. Vou lê-lo com paciência e depois lhe darei retorno. Parece-me muito interessante, em princípio.
Parabéns. Abraço
Pe. Sílvio
Obrigado ! Muito interessante ! 👍👍
Caro Franscisco Braga,
Graças à gentileza de Danilo Gomes, amigo fraterno, leio seu substancioso ensaio sobre o “Diário da Guerra” de Guimarães Rosa. Gosto da literatura confessional: diários, cartas, memórias, porque nela se dá a conhecer o lado humano de quem a escreve, seja um autor da província ou um monumento como Guimarães Rosa… Pena que os detentores dos direitos autorais não se entendam quanto à publicação desses documentos, que só engrandecem as figuras do diplomata Rosa e de Dona Aracy, respeitosamente homenageada pelos judeus com o honroso título de “Justo entre as Nações”, pelo que fez na corajosa luta contra a barbárie nazista.
Abraço fraterno do leitor
Edmílson Caminha
SENHOR FRANCISCO,
Fiquei emocionada. Eu lhe agradeço por nos ter dedicado, a mim e a Davi Jorge ( In Memoriam ) seu Ensaio "O Diário de Guerra de Guimarães Rosa: Enigma e Desafio". Primeiro, e especialmente, pelo seu gesto de carinho, revelador de um universo musical como a "Lírica Espacial". Segundo, por tratar-se de um excelente trabalho referente a Guimarães Rosa. Mais uma vez, eu lhe sou grata.
Sr. Francisco José dos Santos Braga : meu livro está no prelo.
Veja capa: Irene Silva, a grande dama do teatro de Divinópolis.
Contracapa: Eu ( Laurinda ) encenando Guimarães Rosa.
Abraço afetuoso.
Caro professor Braga
Fascinante pesquisa sobre mais um caso de "literatura confessional" do nosso grande intelectual Guimarães Rosa. É de se notar o sentimento antinazista do escritor. Não se poderia mesmo esperar outra coisa de uma pessoa do quilate humano dele.
Grato pela oportunidade da leitura.
Saudações
Cupertino
Só agora li esse seu Blog. Que pesquisa!
Obrigada por dar oportunidade de aprender
Dou graças a Deus por-ter me descoberto. Como foi?
Chic demais. Parabéns 👏👏👏
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