Por Francisco José dos Santos Braga
Ilmo. Sr. Paulo Roberto Souza Lima, DD. Presidente do IHG de São João del-Rei,
Ilma. Sra. Zélia Maria Leão Terrell, DD. Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei,
Exmo. Sr. José Antônio do Pacu, Exmo. Prefeito de Tiradentes-MG e sócio correspondente deste IHG diplomado nesta data,
Prezados confrades, amigos e amigas,
Estamos aqui reunidos nesta Assembleia Ordinária nº 542, de 9 de dezembro de 2018, a última deste ano, ocasião propícia para fazermos um breve retrospecto das atividades do IHG durante o ano que finda.
Preliminarmente, agradeço à Diretoria do IHG a escolha de meu nome para fazer a breve síntese das principais atividades desenvolvidas e decisões tomadas no primeiro ano da gestão "União". Não tenho aqui a pretensão de cobrir todo o leque de decisões tomadas durante o período, mas apenas registrar as que me pareceram simbólicas para o novo tempo do IHG, neste primeiro ano da referida gestão.
Antes, porém, gostaria de falar algumas palavras sobre a data de ontem (8 de dezembro) tanto no calendário católico quanto na história são-joanense.
Fez ontem 164 anos que o Papa Pio IX, pela “Bula Innefabilis Deus” de 8/12/1854, definiu solenemente como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
Na história do povo português, costuma-se atribuir a D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431), Condestável do Reino e considerado o maior estrategista, comandante e gênio militar português, a devoção à N. Sra. da Conceição, que teria respondido às suas preces em Valverde, Atoleiros e Aljubarrota. Por essa razão, mandou construir a Igreja de N. Sra. da Conceição de Vila Viçosa, e encomendou na Inglaterra a imagem da santa para a sagração do templo. Em 1423 entrou na Ordem do Carmo e com o nome de Irmão Nuno de Santa Maria permaneceu no convento até a sua morte em 1431. Em 23/01/1918 foi beatificado pelo Papa Bento XV, mas o seu processo de canonização foi interrompido por razões políticas. É que Salazar queria transformar a canonização do Beato Nuno em pompa nunca vista, mas Pio XII se recusou, profundamente incomodado com o significado altamente político que se pretendia dar ao fato religioso. Por isso, sua canonização foi postergada até 26/04/2009, quando Bento XVI o proclamou Santo Nuno de Santa Maria, O. Carm..
Outro elemento a trazer alguma luz sobre a nossa devoção de católicos brasileiros à N. Sra. da Conceição deve-se a importante juramento enunciado por D. João IV por provisão de 25/03/1646:
"estando ora junto em Cortes os três Estados do reino”, proclamou solenemente “tomar por padroeira de nossos Reinos e Senhorios a Santissima Virgem Nossa Senhora da Comseição... confessare deffender May de Deus foi concebida sem pecado original”.
Por esta proclamação a Virgem Imaculada era constituída e declarada, por todos os poderes da Nação, Senhora e Rainha de Portugal, a verdadeira soberana do país. Lato sensu, por essa provisão, Nossa Senhora da Conceição foi constituída Padroeira e Rainha de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa.
Este mesmo rei mandou cunhar, em 1649, moedas de ouro e de prata conhecidas por "Conceição", em cujo reverso constava a imagem de N. Sra. da Conceição, sobre o globo e a meia-lua com a legenda TUTELARIS REGNI.
Desde 1654 até 1910, na Universidade de Coimbra, foi adotada por todo graduado a fórmula do juramento de D. João IV em honra à N. Sra. da Conceição. Durante quase três séculos, estava subentendido que o cumprimento de tal juramento era condição para se obter qualquer grau universitário. ¹
Deixando Portugal e voltando a São João del-Rei, pode-se constatar que, numa feliz coincidência, o Arraial adquiriu foro de Vila no dia 8 de dezembro de 1713, quando a Igreja solenemente comemora a Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
Consta que foi Júlia Maria da Caridade, uma das três Ilhoas responsáveis pelos principais troncos familiares no sul de Minas Gerais, a responsável pelas obras da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco (atual distrito de Carrancas).
Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco |
Outra grande devota foi Nhá Chica, que, por 30 anos, se dedicou à construção de uma capela, que ela dizia ser um pedido de "Sinhá" (Nossa Senhora). Graças a doações e à herança de seu irmão Teotônio, conseguiu erguer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje Santuário de Baependi.
Nossa Senhora da Conceição é patrona da Ordem Franciscana. Sua solenidade ontem foi realizada com grande pompa na Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, precedida de solene novenário.
Duas artísticas e belíssimas imagens de Nossa Senhora da Conceição são veneradas nesse templo. Na sacristia, em oratório, a imagem menor que, segundo a tradição, pertenceu à capela da fazenda do Mestre de Campo Ambrósio Caldeira Brant.
Duas artísticas e belíssimas imagens de Nossa Senhora da Conceição são veneradas nesse templo. Na sacristia, em oratório, a imagem menor que, segundo a tradição, pertenceu à capela da fazenda do Mestre de Campo Ambrósio Caldeira Brant.
A outra imagem, no trono da capela-mor, impressiona pelo tamanho, riqueza de escultura e policromia, é atribuída ao escultor conhecido como Mestre do Cajuru.
O livro Et Caetera ², de Antônio Gaio Sobrinho, tem um capítulo intitulado “Três Momentos da História de São João del-Rei” (p. 65-73), dedicado a 3 pontos de inflexão da curva da história são-joanense que compreensivelmente alteraram a sua direção. São eles:
1) Fundação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pirar do Rio das Mortes, ocorrida em 1705
2) Elevação do citado Arraial a Vila de São João del-Rei, em 8 de dezembro de 1713
3) Elevação da citada Vila a Cidade de São João del-Rei, em 6 de março de 1838.
Interessa-nos tratar do segundo momento histórico, que foi a elevação do Arraial a Vila. Então com o nome de São João del-Rei foi o Arraial elevado a Vila no dia 8 de dezembro de 1713, ou seja, no segundo momento histórico da criação do Município de São João del-Rei. Trata-se de uma feliz coincidência, porque nesta data a Igreja solenemente comemora a Imaculada Conceição da Virgem Maria, sendo a sua imagem venerada em todos os templos são-joanenses, especialmente na Igreja de São Francisco de Assis. Portanto, todo dia 8 de dezembro é motivo de júbilo devido à dupla comemoração do Dia da Cidade e da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Dessa forma, ontem comemoramos o 305º aniversário de nossa cidade, com muito orgulho, e o 164º aniversário do dogma da imaculada concepção da Virgem Maria, com devoção.
É sob a proteção e com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição que, a seguir, se apresentará um retrospecto das realizações da Diretoria do IHG de São João del-Rei que se destacaram neste primeiro ano de trabalho da gestão autodenominada “União” em sintonia com a plataforma de políticas e propostas de ação apresentadas pela mesma Diretoria para a gestão 2018/2020, com ampla divulgação desde a sua posse em 04/02/2018, porquanto quase tudo foi publicado no site do Instituto.
TEMA GERAL
Retomada do prestígio e do esplendor dos primórdios do IHG e da sua inserção no concerto das outras entidades da mesma espécie, visando intercâmbio e troca de experiências. Constata-se uma aproximação maior com Academias: inicialmente com nossa coirmã Academia são-joanense, e com outras Academias, como AILE (Itaúna), ABL (Barbacena), Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG (Belo Horizonte), e com Institutos, como IHGMG, IHG de Pompéu, IHG de Tiradentes, IHG de São Tiago, IHG de Prados, etc.
Foi eleito o sócio-fundador Adão Tiago Lara (dos 20 fundadores, o único ainda vivo), ficando definido que, em todas as solenidades e reuniões ordinárias do IHG durante 2018, fosse enaltecida a sua figura, como insigne pedagogo e escritor de livros sobre educação.
Foi referendado o acerto da decisão do presidente Fábio Nelson Guimarães ao indicar a seus confrades, nos primórdios do IHG, a figura do historiador Basílio de Magalhães como Patrono Maior do nosso IHG, principalmente após memorável preleção em sua defesa, feita pelo confrade José Passos de Carvalho.
TEMAS ESPECÍFICOS
O IHG, sendo entidade de utilidade pública, legal e regular, tem desenvolvido parcerias com instituições e pessoas dispostas a realizar eventos/projetos significativos em temáticas de interesse do nosso Sodalício. Na 435ª reunião do CMPPC-Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei fomos indicados para firmar convênio com a SMC/SJDR-Secretaria Municipal de Cultura de São João del-Rei para publicar dois livros: Revista dos 300 anos de SJDR e Partituras compostas por Abgar Campos Tirado, com recursos do FUMPAC-Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. Para isso, solicitamos à SMC/SJDR seja repassado ao IHG o Termo de Colaboração ou de Fomento, em decorrência da indicação do CMPPC para o IHG promover a publicação dos livros acima referidos.
Um terceiro e quarto livro estão na pauta para aprovação pelo CMPPC. Quanto ao terceiro livro, recebemos e vamos apresentar para apreciação e aprovação do CMPPC um projeto de livro denominado provisoriamente como “Estórias por trás da História”, em parceria, já que será escrito por equipe de jornalistas sob a coordenação do IHG, e estímulo da SMC/SJDR. A ideia é documentar relatos e narrativas apresentadas por diferentes participantes nas várias edições do Projeto “Café com Prosa – Roda de Conversas”/2018 e acompanhar e indicar a temática para realização de até 8 edições do evento em 2019. O livro será encaminhado à Comissão Editorial para apreciação e está programado para ser lançado em dezembro/2019.
Quanto ao projeto do quarto livro, formamos um grupo de trabalho com o confrade Evandro Coelho para estudo e encaminhamento de proposta de publicação de livro ou revista sobre elementos históricos e turísticos da cidade de SJDR, incluindo índice descritivo da denominação de ruas de SJDR, a ser submetido à análise da Comissão Editorial do IHG-SJDR e apresentado ao CMPPC para captação de recursos do FUMPAC e lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020, em comemoração ao cinquentenário desse Sodalício.
Como gestor da publicação dos livros em parceria com a SMC/SJDR, informamos que participamos da 436ª reunião ordinária do CMPPC para esclarecer e assegurar sobre a situação legal e regular do IHG-SJDR, baseado em portfólio para justificar sua indicação, na reunião 435ª do mesmo CMPPC.
Já que falamos do Projeto “Café com Prosa-Roda de Conversas”/2018, achamos conveniente resumir brevemente suas cinco edições:
1º Café com Prosa (15/03/2018): tema “Educação Comunitária e Educação Patrimonial”
2º Café com Prosa (19/04/2018): tema “Músicos e Músicas de raiz em São João del-Rei”
3º Café com Prosa (22/06/2018): tema “Festas Populares e Religiosidade: Festas Juninas na rua Santa Teresa”
4º Café com Prosa (23/08/2018): tema “Literatura que o são-joanense costuma ler”
5º Café com Prosa (27/09/2018): tema “Histórias, Música e Poesia para saudar a chegada da Primavera”
6º Café com Prosa: tema: “Festas Populares e Religiosidade – Homenagem dos Congados a N. S. do Rosário”, previsto para outubro, deixou de ser implementado porque, em função do período eleitoral, foram dificultadas as articulações e o evento infelizmente não aconteceu. Não obstante, em compensação o IHG participou oficialmente de vários eventos da 12ª edição do FELIT, visando prestar uma digna homenagem a Luiz Ruffato, o autor homenageado em 2018.
Além disso, continuamos a envidar esforços para construir e implementar um Projeto de Estudos em “Educação Patrimonial” a ser oferecido diretamente pelo IHG em 2019 para públicos variados, como professores da Rede Municipal; os moradores da Rua Santa Tereza e adjacências; em parceria, para os Guias de Turismo de SJDR e talvez, em parceria com a UFSJ, para os alunos nela matriculados, tendo em vista os atos de vandalismo praticados por estudantes universitários contra a Igreja de Nossa Senhora do Carmo ³ e pichação do Coreto Tenente João Cavalcante, imediatamente após a entrega do prédio pela Prefeitura Municipal à comunidade completamente reformado e pintado. Já foi enviado ofício à Secretaria Municipal de Educação encaminhando projeto que versa sobre “Educação Patrimonial”, decorrente do diálogo estabelecido no 1º Café com Prosa, e sugerindo a inclusão do tema na proposta curricular do Ensino Fundamental.
Continuamos nossa reinscrição junto ao Estado, no CAGEC-Cadastro Geral de Convenentes e ao Governo Federal, junto do FNDD-Fundo Nacional de Direitos Difusos/MJ.
Enviamos ofício ao Gerente Geral da Caixa Econômica Federal propondo parceria e solicitando apoio para dois de nossos projetos estratégicos (1. Concurso anual de monografias universitárias sobre temáticas sociais e econômicas relacionadas a SJDR e aberto a instituições universitária do Estado de Minas; 2. Programa de estágios acadêmicos remunerados em áreas de interesse do IHG, em parceria com a UFSJ).
Queríamos finalmente sugerir seja conferida uma Moção de Louvor e Agradecimento ao confrade José do Carmo dos Santos pela cessão da sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos para nossas assembleias durante o tempo da reforma na “Casa mais Antiga”, o que o confrade fez com a maior fidalguia e espírito de corpo.
É o que tinha a dizer. Muito obrigado!
NOTAS EXPLICATIVAS
¹ Cf. GOMES, José Aníbal Marinho: Nossa Senhora da Conceição Padroeira e Rainha de Portugal e de todos os Povos de Língua Portuguesa, publicado em 8/12/2013 no Blog Risco Contínuo
² SOBRINHO, Antônio Gaio: ET CAETERA, São João del-Rei: UFSJ, 208 p.
³ LIMA, Rogério Medeiros Garcia de: VANDALISMO, Gazeta de São João del-Rei, Ano XXI, edição de 27 de outubro de 2018
3 comentários:
Tive o prazer de discursar nesta data de encerramento do ano de 2018 na sede do IHG de São João del-Rei, reconhecendo e divulgando as principais atividades desenvolvidas e as decisões tomadas no primeiro ano da gestão "União", liderada pelo sociólogo Paulo Roberto Souza Lima.
Além disso, tive a oportunidade de salientar certas coincidências entre a história de Portugal e tradições religiosas são-joanenses, tão ricas de significados e, ao mesmo tempo, tão presentes na vida do nosso povo, apesar do materialismo e da globalização campeando soltos neste País.
https://bragamusician.blogspot.com/2018/12/discurso-comemorativo-do-primeiro-ano.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Secretário de Relações Institucionais do IHG-SJDR
Prezado confrade Francisco Braga, receba meus cumprimentos mais efusivos pela bela e sensata oração que proferiu no encerramento dos nossos trabalhos de 2.018. Seu texto livre e escorreito , que será anexado a ata da assembleia como documento oficial do nosso Sodalício e sua sensibilidade para se ater às questões mais significativas das situações e eventos promovidos nos mostrou facetas inusitadas em nossos trabalhos e nos bons resultados que já obtivemos nesse primeiro ano da nossa gestão. Obrigado pelas contribuições como Secretário de Relações Institucionais do IHG-SJDR.
Prezado confrade e mestre!
Ouví-lo, nada mais é do que assistir uma aula. Sua fala foi brilhante enalteceu os laços entre a nossa história e as estórias. O encerramento de nossas atividades em 2018 é o verdadeiro céu com a totalidade das estrelas.
Parabéns e sucesso sempre!
Postar um comentário