terça-feira, 13 de janeiro de 2009

BLOGS E FOUCAULT

Por Francisco José dos Santos Braga

O que está alguém a fazer no espaço-tempo de um blog?
Muitas são as razões que levam uma pessoa a se expor diante dos usuários da Internet, fazendo obviamente que os blogs possuam também lógicas próprias. O que vem a seguir só se aplica a blogs em que haja um discurso sobre o Eu, ou seja, em que o escritor está a exercitar o pensar sobre si mesmo.

Acho que Michel Foucault é um dos autores fundamentais para a reflexão de uma escrita de si, que ele por primeiro chamou "l' écriture de soi" e cujos traços identificou na cultura greco-romana dos séculos I e II D.C. A noção de uma escrita de si está ligada ao exercício ("áskesis") constante de um pensar sobre si mesmo. O que a escrita de si proporciona é um falar sobre o Eu, possibilita a constituição do Eu. O Eu nasce do falar e da escrita. A essa escrita, que é uma forma de constituição do Eu, Foucault a chama de "ethopoiética", para utilizar um qualificativo presente em Plutarco.

Duas são as formas que a escrita de si mesmo assume na cultura greco-romana.
A primeira era constituída pelos "hypomnêmata", que consistiam em notas que se tomavam por escrito, cadernos pessoais contendo citações, fragmentos de obras ou pensamentos que serviam de "ajuda-memória" para o dia-a-dia.

A outra modalidade de escrita de si consistia na correspondência. Sob a forma de "hypomnêmata" enviados a outrem, ou ainda quando o missivista se correspondia com alguém para auxiliá-lo, esta carta, em ambas as situações, constituía, para o escritor, uma maneira de se treinar.

"Escrever é então 'se mostrar', se fazer ver, fazer aparecer seu próprio rosto junto do outro. E, por isso, é preciso compreender que a carta é, ao mesmo tempo, um olhar que dirige ao destinatário (pela missiva que ele recebe, sente-se olhado) e uma maneira de se dar a seu olhar pelo que a gente diz de si mesmo." (Minha tradução de Foucault, 2001: 1244) Ou seja, trata-se de fazer coincidir o olhar do outro com aquele (olhar) que se volve para si próprio.

Neste ponto é possível constatar a necessidade de se possuir um estilo retórico característico, acompanhado de certa capacidade de persuasão por parte do escritor do blog, quer nos relatos auto-biográficos, quer nas entrevistas imaginárias com interlocutores também imaginários.

Mas por que me reporto a Foucault para falar sobre blog? Porque o blog parece ser uma combinação dessas duas formas de escrita "ethopoiética" (sob a forma de "hypomnêmata" ou de correspondência), exclusivamente nos casos em que há um discurso sobre o Eu, tornando possível uma articulação de elementos da escrita para o outro e da escrita para si mesmo.


FOUCAULT, Michel (2001), "L' Écriture de Soi", Dits et Écrits, 1954-1988, Volume II (1976-1988), Paris: Gallimard, pp. 1234-1249.


* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

Um comentário:

Marcelo Borba disse...

Ótimo artigo. Parabéns.