terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2010 - ANO CHOPIN > > > Parte 1 > > > COMEMORAÇÕES NA POLÔNIA E NO BRASIL


Por Francisco José dos Santos Braga




Na Polônia

As comemorações dos 200 anos do nascimento de Fryderyk Chopin constituem uma iniciativa da Unesco. A temporada de comemorações ao 200º aniversário do músico foi inaugurada em 7 janeiro com um concerto de gala no Teatro da Filarmônica de Varsóvia estrelado pelo pianista chinês Lang Lang, com 27 anos de idade. O Ano Chopin já tinha sido inaugurado na noite de primeiro de janeiro de 2010.
O ministro polaco da Cultura, Bogdan Zdrojewski, disse que haverá por todo o mundo 2000 iniciativas, 1200 das quais na Polônia.
Também Waldemar Dąbrowski, que já foi ministro da Cultura, declarou que as comemorações não têm como objetivo popularizar a música de Chopin, pois "esta não precisa de ser popularizada", mas destinam-se a "apresentar ao mundo a imagem da Polônia de hoje através da música de Chopin". "Será a maior campanha de promoção da Polônia de hoje, maior do que a organização do Euro 2012 de futebol que só dura algumas semanas", acrescentou em declarações à rádio polaca. Por todo o mundo estão previstas 2000 iniciativas comemorativas, incluindo concertos e recitais de música clássica, jazz, blues e rock, além de balés, exposições, espetáculos de teatro, filmes e desenhos animados.

Os momentos significativos das comemorações do Ano Chopin, na Polônia, serão em agosto, com o festival internacional "Chopin e a sua Europa". O XVI Concurso Internacional Chopin, de 2 a 23 de outubro, um acontecimento quinquenal com imenso prestígio, este ano será acompanhado de numerosos recitais e concertos excepcionais. O site www.chopin2010.pl contém informações pormenorizadas em diferentes línguas.

Fryderyk Franciszek Chopin (mais conhecido na grafia francesa Frédéric François Chopin) nasceu em Żelazowa Wola, um lugarejo próximo a Varsóvia em 1810. Depois de ter vivido na Polônia até aos 20 anos, Fryderyk Chopin deixou o país natal em novembro de 1830, antes da insurreição polaca contra a Rússia, instalando-se primeiro em Viena e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, em 17 de outubro de 1849.

Entre os destaques do Ano Chopin na Polônia está uma série de concertos entre 22 de fevereiro e 1º de março, as duas possíveis datas de nascimento do compositor. Dela participarão pianistas de renome, como Martha Argerich, Varrick Ohlsson e Krystian Zimerman.
"Fevereiro costumava ser considerado o mês [em que o músico nasceu], mas recentemente musicólogos descobriram que, em cartas a sua mãe, Chopin regularmente mencionava o 1º de março como data de seu aniversário", explica Alicja Knast, curadora do novo Museu Chopin, em Varsóvia. "Chopin era um gênio, portanto, por que não haveria de ter dois aniversários? Além disso, todo compositor precisa ter uma certa aura de mistério."

Entre suas obras mais populares, constam as mazurcas, baseadas no folclore polonês. Como explica a musicóloga Monika Strugala, coordenadora do projeto, as características nacionais da obra chopiniana estão associadas ao fato de, na época, a Polônia não constituir um Estado. No fim do século XVIII, seu território fora partilhado por Rússia, Áustria e Prússia, constituindo a cultura um meio de preservar o espírito nacional.
"Chopin deixou a Polônia sem saber que jamais retornaria. Ele era muito nostálgico, recordava os locais de sua infância, onde nascera e onde passara as férias. Dá para ouvir tudo isso em sua música."

Neste ano, a cidade de Brochów, na voivodia da Mazóvia, onde os pais de Fryderyk se casaram e ele foi batizado, promoverá inúmeros concertos, rememorando as apresentações do próprio Chopin na localidade.

Sanniki, também na voivodia da Mazóvia, é outra localidade que investiu para receber turistas de todo o mundo. Na propriedade do compositor, ele e seus amigos passaram um dia de verão em 1828. Assim, na ala esquerda da mansão foi instalado um centro dedicado à memória de Chopin. Um total de 17 milhões złotych foram investidos na comunidade para também comemorar o Ano Chopin.

Em Szafarnia, na voivodia de Kujawsko-Pomorskie, onde Fryderyk passou suas férias com seus amigos, o palácio da localidade abriga agora o Centro de Chopin, com uma sala de concertos e um pequeno museu.

Mas nada vai acontecer em Obrów, onde Chopin passou muitas das suas férias (talvez das mais interessantes de sua vida) e encontrou pela primeira vez a música rural, tendo aí coletado elementos para os temas que seriam utilizados em suas obras. Atualmente, a mansão onde ele ficava abriga a Prefeitura e o centro cultural do município. "Temos uma placa comemorativa de Chopin e uma sala de estar na mansão", desculpou-se Miroslaw Kusińska, secretário do centro.

Até pouco tempo atrás, os visitantes à capital polonesa tinham poucas chances de descobrir mais sobre o herói musical nacional, já que o museu que lhe é dedicado ficava comprimido no espaço de apenas três dependências. Porém em 1º de março de 2010 será inaugurado o novo museu multimídia.
Suas exposições deverão incorporar tanto elementos visuais como auditivos, incluindo panoramas sonoros e uma narrativa em áudio baseada nas cartas de Fryderyk Chopin.
"Traçando uma ponte entre o passado e o presente, queremos que o público vivencie Chopin. Uma das atrações será o mural externo, uma atividade de "street art", na qual se criará um enorme espaço onde queremos apoiar todo tipo de criatividade dos jovens", revela Knast. E acrescenta: é mais provável que os jovens participem quando recebem a chance de ser criativos.

Enquanto isso, em um dos principais estúdios cinematográficos da Polônia, na cidade de Łódź, uma equipe internacional roda um filme de animação em 3D baseado na música de Fryderyk Chopin. Máquina Voadora é uma co-produção da britânica BreakThru Films (dos realizadores do ganhador de Oscar "Pedro e o Lobo") e do estúdio polonês Se-Ma-For.

A trilha sonora é executada pelo pianista Lang Lang, o qual comenta sobre a sua participação: "Cinema de animação e música sempre estão estreitamente conectados, não há um contexto mais apropriado para reunir os dois.Foi um enorme prazer para mim compartilhar a música de Chopin com todo o mundo, ao fazer este filme".

No Brasil

Curitiba é a segunda cidade no mundo a iniciar as comemorações dos 200 anos de nascimento do compositor e pianista polaco Fryderyk Chopin, justamente ela, que é considerada a segunda maior concentração da etnia polaca fora da Polônia.
No recital do dia 11 de janeiro, o pianista Jan Krzysztof Broja apresentou os 24 Prelúdios de Chopin na Capela Santa Maria.

Jan Krzysztof Broja nasceu em Varsóvia em 1972 e é um vencedor de competições internacionais, em Vilno, Hanau, (1989), New Brunswick (1991), Bucareste (1995) e Pasadena (2002). Estudou música em Frankfurt, Hannover e Varsóvia, e logo após seu sucesso em Vilno, em 1999, fez sua estréia internacional, no Grande Salão do Conservatório Tchaikovsky, de Moscou. As temporadas seguintes o levaram às salas de concerto da Europa Oriental, Rússia, Ucrânia, Lituânia, Polônia e Iugoslávia. Sua participação na Filarmônica de Varsóvia, na temporada de 2003, foi aclamada pela crítica como uma das performances mais virtuosísticas e, desde então, tem sido um convidado frequente na Filarmônica Nacional Polaca de Varsóvia. Outras participações notáveis incluem festivais em Ravello, Bratislava e Festival de Música do Kremlin, em Moscou. Em 2005, ele foi membro do júri no Festival Internacional de Piano (XXI Festival), em Bucaramanga, Colômbia. Broja goza de uma agenda lotada como solista na Polônia e no estrangeiro, realizando, ocasionalmente, duo com Andrzej Bauer, um dos violoncelistas mais importante da Europa. Colaborou como consultor musical da produção da Academia de Roman Polanski, no premiado filme "O Pianista".
Seu CD gravado é dedicado à música de Karol Szymanowski, em que é o solista da parte do piano : Sinfonias nº 1 e 4, Concert Overture e Estudos(4) para Piano, com a Orquestra Filarmônica de Varsóvia, sob a regência de Antoni Wit.

Outras Comemorações Brasil-Polônia

Além do 2010-Ano Chopin, Brasil e Polônia comemoram 90 anos do estabelecimento de suas relações diplomáticas e também a primeira representação diplomática da Polônia independente aberta no exterior (Consulado Geral da Polônia em Curitiba).
A abertura do 2010-Ano Chopin em Curitiba é uma iniciativa do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, em parceira com o ICAC- Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Blogs consultados:
http://iarochinski.blogspot.com
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5136702,00.html



* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

Nenhum comentário: