Por Francisco José dos Santos Braga
Tenho o prazer de comunicar que ontem, dia 18 de fevereiro, ocorreu a posse da atual Diretoria da Academia de Letras de São João del-Rei, sob a presidência de TEREZINHA DE JESUS DA SILVA ou "TERÊ SILVA", Acadêmica, ocupante da cadeira nº 9 cuja patrona é Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira. Verificou-se uma farta audiência com a presença de Acadêmicos, autoridades e convidados.
O evento foi coordenado pelo então presidente EVALDO BALBINO DA SILVA (Acadêmico, ocupante da cadeira nº 1, cujo patrono é Severiano Nunes Cardoso de Resende) e ocorreu no Plenário da Câmara Municipal são-joanense com a presença ilustre do Vereador PROFESSOR LEONARDO, que foi o responsável pela cessão da melhor dependência da Casa Edílica para a cerimônia acadêmica. Este e o Ten Cel Gustavo Tiyodi Nakashima, Comandante do 11º BIMth (o glorioso Regimento Tiradentes), foram os convidados de honra chamados para ocupar a Mesa dos trabalhos.
A Acadêmica Liliane Aparecida dos Santos Dutra (Acadêmica, ocupante da cadeira nº 21) desempenhou o papel de cerimonialista, exercido com muita correção e modéstia.
A animação artística ficou por conta da cantora lírica e convidada especial RUTE PARDINI, que cantou, acompanhada por todos os presentes, o Hino Nacional Brasileiro, no início da cerimônia, e, com todos os Acadêmicos, o Hino da Academia de Letras de São João del-Rei, logo após a posse de Terê Silva na presidência da Academia, sob o olhar atento do compositor (28/09/2018) e autor do poema: professor ABGAR CAMPOS TIRADO (Acadêmico, ocupante da cadeira 16), que estava presente.
Discursaram em nome da Diretoria que deixa, os confrades Evaldo Balbino da Silva (ex-presidente e Acadêmico) e Ana Maria de Oliveira Cintra (ex-vice-presidente, Acadêmica, ocupante da cadeira nº 12).
A posse de Terê Silva foi solene com entrega de diploma de posse; em seguida, Balbino passou às mãos da presidente Terê Silva uma comenda que tinha recebido em 16/02/2024 em nome de nossa Academia, quando do seu comparecimento à fundação da AMLHG-OCIM, Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira (Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira), ocasião em que se comemorou o 300º aniversário de Ouro Branco-MG (1724-2024).
Sobre Terê Silva, a nova presidente da Academia, inicialmente cabe informar que é a segunda mulher que ocupa a presidência da Casa de Cultura são-joanense, tendo sido a primeira: Zélia Maria Leão Terrell (Acadêmica, ocupante da cadeira nº 38), por duas gestões consecutivas.
Além disso, Terê Silva é escritora são-joanense que conta com vários livros publicados, com destaque para seu último livro "Mundo Feliz".
Estudou Letras/Literatura na UFSJ e exerceu cargo importante na Superintendência Regional de Ensino.
Foi secretária da Academia durante 3 gestões, antes de ser eleita presidente de nossa Arcádia para a gestão 2024-2026.
Vale ainda recordar que na gestão que se encerrou ontem presidida por Evaldo Balbino da Silva, Terê Silva foi peça-chave na atividade realizada no ano de 2023, que ficou conhecido por 3ª Intervenção Poética Nacional/Transvê Poesias, cujo objetivo é fomentar a leitura de poesias, que são previamente coladas em garrafas descartáveis e distribuídas aos interessados em diversas cidades brasileiras. Neste primeiro ano de participação da nossa Academia, incentivada por Terê Silva, foram distribuídas 200 poesias de autoria de poetas de diversas localidades do Brasil.
Por fim, o presidente da Mesa, Prof. Evaldo Balbino abriu a palavra a quem desejasse fazer uso, e o presidente da Academia Infanto-juvenil de Letras de São João del-Rei, sr. Gola, se apresentou para, através de poucas palavras eloquentes e emocionadas, pedir socorro à continuidade do apoio que tem recebido do presidente Evaldo Balbino, presenteando-o com um diploma de benemérito da entidade. Depois de revelar que tem trabalhado à frente da entidade por 9 anos, representando-a com a maior dedicação, pediu maiores cuidados para a criança artista que chega à entidade como um abrigo às intempéries da vida familiar.
E para finalizar, a todos os presentes, autoridades, Acadêmicos e convidados, foi oferecido um suculento café.
15 comentários:
Prezad@,
Tenho o prazer de enviar-lhe minha crônica do evento oficial de transmissão da presidência da Academia de Letras são-joanense, ocorrido em 18 de fevereiro p.p.
Com profícuos serviços prestados à comunidade são-joanense, a ALSJDR, sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, cumpre as finalidades culturais específicas, para as quais foi criada em 8 de dezembro de 1970 e instalada em 21 de janeiro de 1971.
Temos nova presidente em nossa Academia: Terezinha de Jesus da Silva, ou simplesmente Terê Silva, como é mais conhecida. Fazemos votos de pleno sucesso na sua gestão, com a união e a colaboração de todos os Acadêmicos para a consecução dos objetivos coletivos da nossa entidade cultural.
Link: https://bragamusician.blogspot.com/2024/02/nova-diretoria-na-academia-de-letras-de.html 👈
Cordial abraço,
Francisco Braga
obrigado!
Boa noite!
Parabéns ao confrade Braga pelo rico relato!
Muito obrigado pelo envio!
Excelente. Ficou muito bom. Parabéns ao Francisco.
Cordial abraço para vocês, meus queridos amigos.
Sinto-me agraciada pela crônica do Francisco.
Gratidão
Cumprimento-o e a Professora Telê Silva
com votos de profícuas realizações na venerável ALSJDR.
Eu por mim estarei no dia 14 de março em Goiânia para receber na Academia
Goiana de Letras um novo e esperançoso acadêmico.
Abraço Gilberto Mendonça Teles
Parabéns à nova Diretoria dessa prestigiosa Academia. Votos para que o novo mandato seja coroado de êxito. Abraços.
Parabéns à nova Diretoria da Academia. Vida longa e saudável para todos!
Aylê-Salassié F. Quintão
Confrade da Academia Ubaense de Letras
Parabéns a Confreira do IHG-SJDR Terê Silva, por mais essa brilhante e merecida conquista.
Prezado amigo, Francisco Braga,
Boa tarde!
Transmita à honrada Presidente Terezinha,
minhas sinceras homenagens e votos de profícuo período presidencial na querida Academia de Letras de São João del Rei.
Confesso, entristecido, minha longa ausência nas reuniões da referida casa de letras. Contudo,sua lealdade me faz rejubilar,ó Braga!
Saudades, abraço amigo,
João Carlos Ramos - ADL cadeira 15
Caro professor Braga
Feliz gestão à nova Diretoria dessa prestigiosa Academia.
Saudações!
Cupertino
Grato prelo envio e cumprimentos à Diretoria da Academia. Aproveito o ensejo para desejar-lhe alegrias e felicidades por seu natalício, ocorrido no dia 16, rogando a Deus, por Nossa Senhora e Mãe e São Francisco de Assis lhe cubram de graças.
Parabéns a todos
Tivesse eu oportunidade, teria comparecido.
Abrace a Terê por mim.
Hilma Ranauro
Parabéns!
Postar um comentário