terça-feira, 23 de novembro de 2021

ASSEMBLEIA MAGNA DA ABROL-ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS-MG LESTE, EM BARBACENA


Por Francisco José dos Santos Braga 
 
Convite para 1ª Assembleia Magna presencial da ABROL-Academia Rotária de Letras - MG Leste, em Barbacena

 

 

I. INTRODUÇÃO 

 
A 1º de outubro de 2021, fui surpreendido com convite oral de Prof. José Cimino para nosso Duo Rute Pardini & Francisco Braga participar de apresentação musical em homenagem a Antônio Carlos Gomes, na qualidade de Presidente da ABROLAcademia Brasileira Rotária de LetrasMG Leste, durante a Assembleia Magna da ABROLMG Leste, programada para realizar-se em 20/11/2021 em Barbacena. A surpresa se deve a meu conhecimento prévio de Prof. José Cimino como fundador do TÚNISTeatro Universitário Sanjoanense e um dos responsáveis pelo seu sucesso estrondoso na década de 60 e professor universitário da Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João del-Rei e, mais tarde, como escritor, poeta e filósofo e, neste último caso, como Presidente da AMEFAcademia Mantiqueira de Estudos Filosóficos. Sem dúvida, tratava-se de grandiosa coroação para a sua vida de estudo e de dedicação à área educacional e também era um importante marco para o Rotary Club a criação da citada Academia de Letras, especialmente como filial de uma ABROL de abrangência nacional, quiçá internacional. 
De imediato, agradeci ao Presidente Cimino a gentileza do convite e passamos a analisar detalhes quanto ao repertório a apresentar durante a reunião solene e presencial do dia 20 de novembro de 2021. A novidade, segundo o Presidente Cimino, seria o retorno às reuniões presenciais, já que todas as reuniões que serão tratadas no próximo item tinham sido realizadas em sala virtual, não presencial por motivo da pandemia do corona vírus Plataforma Zoom para o Rotary Club de Barbacena. 
 
 
II. UM POUCO DE HISTÓRIA DA CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA ABROLMG LESTE 
 
 
Comunicava-me, então, o Prof. José Cimino, que em 1º de junho de 2021 fora empossado presidente da ABROLMG Leste. Com base em informações contidas na Revista VEGA ¹, nº 1, a sua posse se dera em atendimento à convocação do Presidente da ABROL NACIONAL, Geraldo Leite, e devido ao fato de ter sido indicado e designado pelo Governador Fauzi Haddad desde 23 de outubro de 2020 para elaborar o Estatuto da futura ABROLMG Leste. Ele já era membro da Arcádia desde 3 de março de 2021 data da criação e fundação da ABROLSeção Minas Gerais Leste , quando os confrades foram designados para ocupar as cadeiras da Arcádia. Coube a José Cimino a cadeira nº 16, patroneada por Aloysio João Fellet. A referida reunião de 3 de março de 2021 teve ainda as seguintes missões: 
a) discutir e aprovar o Estatuto da nova Arcádia 
b) proceder à eleição da Diretoria 
c) indicar e aprovar os membros do Conselho Consultivo 
d) dar posse aos membros eleitos e designar, para cada um deles, as cadeiras acadêmicas com os respectivos patronos 
e) definir a sede da entidade. 
Cabe ainda salientar que aos 27 de abril de 2021, atendendo a convocação do Presidente José Cimino, houve uma reunião virtual, para que, em caráter preparatório, pudessem ser examinados todos os itens necessários à realização da Assembleia solene de instalação da ABROLMG Leste, agendada para o dia 1º de junho de 2021, conforme já visto. Nesta data, assim que foi declarado empossado José Cimino Presidente da ABROLMG Leste, ele prestou seu juramento e, em seguida, solicitou ao Secretário Nacional da ABROL NACIONAL que fizesse a apresentação dos Acadêmicos Fundadores e seus respectivos Patronos, ao mesmo tempo que, individualmente, os diplomas eram exibidos em tela de vídeo. Coube ao Presidente José Cimino declará-los empossados e convidar a confreira Ângela Maria Silva Rezende para fazer o juramento em nome dos mesmos. Coube ainda ao Presidente José Cimino apresentar e nomear os membros do Conselho Diretor, a saber: 
Presidente - José Cimino 
Vice-Presidente - Fauzi Haddad 
Diretora Secretária - Áurea Luiza Campos de Vasconcelos Grossi 
2ª Diretora Secretária - Lourdes Inácia Batista 
Diretora Tesoureira - Grácia Maria Araújo Gomes 
2º Diretor Tesoureiro - Dirceu Rocha Pereira 
Diretor de Eventos - Edson Carlo Brandão Silva 
2ª Diretora de Eventos - Tânia Werneck Pfaltzgraff Pereira 
Diretor de Protocolo - Paulo Cesar Barroso Araújo 
2º Diretor de Protocolo - José Marteleto Neto 
Conselho Consultivo - Adriano Ferreira das Neves, Aluizio Alberto da Cruz Quintão e Alberto Aluisio Pacheco de Andrade. 
Deu-se continuidade com a leitura do Termo de Nomeação dos mesmos. 
Portanto, voltando ao convite do Presidente José Cimino em 01/10/2021, o Duo Rute Pardini & Francisco Braga estava sendo convidado para abrilhantar a reunião solene e presencial do dia 20 de novembro de 2021, participando de seu Momento Cultural
 
ABROL-MG Leste: Revista VEGA, Ano I, nº 1, nov. 2021, 84 p. / Crédito para quase todos as imagens deste post: site Cidadã de Muriaé Link: https://cidadademuriae.com/noticia/1093911/abrol-mg-leste-recebe-academicos-em-barbacena-e-lanca-revista-vega

 
 
III. ASSEMBLEIA MAGNA DE 20/11/2021 
 
 
A Academia Brasileira Rotária de Letras MG Leste (Abrol-MG Leste) realizou no Salão Ouro do Hotel Master Plaza a Assembleia Magna para entronação de dois novos acadêmicos à entidade e confirmação do título de Acadêmico Honorário ao governador do Rotary Distrito 4521 Ano 2021-2022 Antonio Carlos Jacob. 
A solenidade foi presidida pelo Acadêmico fundador da entidade, Professor José Cimino, que chamou para compor a Mesa Diretora dos trabalhos a seu lado o governador Antônio Carlos Jacob; a governadora confreira e presidente de honra da ABROL-MG Leste, Cláudia Maria Lelo Scaglioni; o governador Duarte César Silveira Caldeira; o governador Dirceu Rocha Pereira; José Eduardo da Silva (presidente do Rotary Club de Barbacena); Raquel de Paula (presidente do Rotary Club de Barbacena Monte Mário), Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula e o professor Rodrigo Tostes Geofroy (presidente da Academia Barbacenense de Letras).
 
Composição da Mesa Diretora dos trabalhos

 
A Assembleia Solene de 20/11/2021 constou de duas partes: na primeira parte, denominada Solenidades Acadêmicas, houve especialmente as posses de dois novéis Acadêmicos: Antônio Carlos Jacob (Honorário) e Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula. Para apresentarem ambos os novéis Acadêmicos, que foram investidos da pelerine, do colar acadêmico e do diploma oficial, foram convidados respectivamente os confrades Luiz Carlos Heidenreich e Isaura Vargas de Oliveira. 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Durante a sessão de Solenidades Acadêmicas, ainda a confreira Áurea Campos de Vasconcelos fez uso da palavra, para render homenagem ao presidente José Cimino em nome do Rotary Club de Barbacena, elencando suas inúmeras realizações e contribuições para a elevação do grupo, entregando-lhe uma placa. A espontaneidade do gesto carinhoso da confreira e sua enorme gratidão foram muito apreciados por todos os presentes e levaram o Presidente Cimino às lágrimas. 
 
Placa em homenagem a Prof. José Cimino


Pausa para foto de todos os Acadêmicos

A sessão do Momento Cultural consistiu de duas homenagens, a saber: 
a) uma homenagem a Carlos Gomes, "o maior operista das Américas", em que o confrade Edson Brandão proferiu palestra sobre sua vida e obra. Como apêndice da palestra brilhantemente exposta, houve a performance musical a cargo do Duo Rute Pardini & Francisco Braga, para o qual estava programada a apresentação de duas peças: 
1) modinha "Quem sabe?" (1859-1860) 
2) canzonetta veneziana "Lisa, me vostu ben?" (1869) 
b) outra homenagem a João Cabral de Melo Neto, em que foi lido o currículo do grupo de teatro Lovioleiros por Cláudia Valle, também integrante do grupo; em seguida foi encenado o Funeral do Lavrador com excertos de Morte e Vida Severina e música de Chico Buarque de Holanda. A adaptação, montagem e direção esteve a cargo de Cláudia Valle. 
 
Lovioleiros: Funeral do Lavrador de Morte e Vida Severina

 
Cláudia Valle homenageada

Ainda constou do evento um jantar festivo no Salão do Rotary Club, que encerrou o evento com chave de ouro, durante o qual houve ainda o lançamento do nº 1 da Revista VEGA da ABROLMG Leste, totalmente ilustrada, "destinada a registrar, entre outros, a criação e instalação oficial da ABROLMG Leste, novo sodalício que nasceu como anseio do presidente do Rotary Club de Barbacena, Paulo Cézar Barroso de Araújo, e do Governador Fauzi Haddad". 
Cada Acadêmico recebeu exemplares da revista, com textos e reflexões dos acadêmicos da ABROLMG Leste, bem como o histórico de cada um dos acadêmicos e seus patronos. 
Na mesma ocasião foi lançado o livro do Prof. José Cimino, intitulado "Na Luz do Ser: Investigações de ontoantropologia". 
 
"Na Luz do Ser: Investigações de ontoantropologia", por Prof. José Cimino     

 

 
"As Aventuras de um Brasileiro nascido na Noruega", por Per Christian Braathen
 
III. CARLOS GOMES NO MOMENTO CULTURAL DE 20/11/2021 
 
 
De forma resumida, logo no início da palestra proferida pelo confrade Edson Brandão, o orador manifestou que sua palestra na íntegra abrangeria os 4 Atos da vida de Carlos Gomes, tendo sido reduzida para o 1º e o último Atos, por uma questão de tempo. 
 
Edson Brandão, Diretor de Eventos da ABROL-MG Leste e membro correspondente do IHG de São João del-Rei, profere palestra sobre vida e obra de Carlos Gomes, "o maior operista das Américas"

 
Em seguida, foi destacado o fato de a vida de Carlos Gomes ter sido marcada pela dor, ou, nas palavras do palestrante, "ter sua vida sido, ela própria, uma ópera": nascido em 11/07/1836 em Campinas-SP, sofreu o primeiro grande drama da sua ópera pessoal quando do assassinato (nunca esclarecido) de sua mãe aos seus oito anos de idade. Resumidamente, "Nhô Tonico", como era conhecido Gomes em família, desde o nascimento revelara pendores musicais; o seu primeiro desenvolvimento em Campinas se deu na Banda Musical de Campinas, fundada por seu pai; com o incentivo do pai e de seu irmão José Pedro de Sant'Ana Gomes foi crescendo em idade e conhecimento musical; aos 15 anos de idade já compunha valsas, quadrilhas e polcas; conheceu São Paulo, onde passou a realizar frequentemente concertos; a sua ida para a Capital Federal foi acompanhada de grande sucesso; aos 25 anos, em 04/09/1861, estreou A Noite do Castelo, ópera baseada na obra de Antônio Feliciano de Castilho. Pelo fato de ter constituído uma grande revelação e um êxito sem precedentes nos meios musicais do país, o interesse por sua música calou fundo no Imperador D. Pedro II e a confirmação dessa sua admiração pelo músico genial foi conceder ao campineiro uma bolsa de estudos musicais na Europa. Pensando também na sua amada Ambrosina, com quem namorava, moça da família Correia do Lago, Carlos Gomes escreveu a modinha "Quem sabe?", para letra de Bittencourt Sampaio, cujos versos ainda são cantados pela nossa geração. Devido à questão do tempo para a exposição de seu tema, Edson Brandão informou que restringiria sua palestra ao 1º Ato e ao último Ato da ópera que considerou ter sido a vida de Gomes. A sua destinação para a Itália tinha por objetivo a protagonização do compositor no projeto cultural do Segundo Reinado. 
Na Itália, a exaltação da figura de Gomes acabou por identificá-lo com um verdadeiro mito, um pop star, à guisa dos Beatles da época. "Todos falavam de sua vasta cabeleira, apelidaram-no de "testa di leone" (cabeça de leão), os restaurantes ofereciam pratos 'à Carlos Gomes' e uma taça de sorvetes 'Peri e Cecilia' com chocolate e creme lado a lado. Os humoristas diziam que quem então fazia música em Milão era um índio..." Há também a lenda, segundo a qual Verdi teria dito após assistir a Il Guarany: "Questo giovane comincia dove finisco io!" (Este jovem começa onde eu termino!) Era a consagração de Carlos Gomes em 1870 com Il Guarany. 
No ano seguinte, em dezembro, Gomes se casou com Adelina del Conte Péri, de família bolonhesa, que ele conhecera como professora de piano no Conservatório de Milão e com quem ele teve cinco filhos.
Diante do grande sucesso de público de Il Guarany (1870) e principalmente de Salvator Rosa (1874), Gomes entusiasmou-se com a aquisição da Villa Brasilia, uma villa paradisíaca em Maggianico de Lecco, próximo a Milão, na região dos Alpes, às margens do lago de Como, onde passou a residir. 
Sua vida começa a deteriorar-se em 1879 em decorrência de problemas financeiros e pessoais, quando ocorreu a morte prematura tanto do filho Mário quanto do sobrinho Paulino em 1883, filho de seu irmão Pedro Sant'Anna Gomes, que sofria de tuberculose e morreu em sua companhia, deixando-o arrasado.
Em 1885, a sua situação financeira se deteriorara em virtude de alguns fatores: além daquele investimento fracassado numa villa nos Alpes, o divórcio da esposa Adelina demandou extenso processo litigioso que minou definitivamente o espírito de Gomes. 
No último Ato da ópera da vida de Gomes, ele, identificado como produto do Império, não se atualizara quanto ao momento que vigorava no Brasil da última década do século XIX. 
Houvera grandes mudanças na arena política, podendo-se citar, principalmente, o golpe militar da proclamação da República, fato histórico que estancou o fluxo de recursos provenientes da Monarquia, com os quais Gomes contava para manter o luxo da Villa Brasilia e apoiar o projeto cultural do Segundo Reinado. Sem recursos, instalou-se em um modesto apartamento em Milão, com janelas para dentro da Galleria Vittorio Emanuele II. 
Sua imagem, ligada ao Imperador Dom Pedro II, deposto em 1889, levava agora o seu público brasileiro a considerá-lo um músico antiquado. 
Alquebrado e doente, padecendo de câncer na língua, prevendo seu triste fim, decide morrer em sua terra brasileira, mas só consegue o cargo de diretor do Conservatório de Música de Belém, assim mesmo com apoio político do governador Lauro Sodré. É que, após sua última estada em Belém, em 1895, e o grande sucesso de suas óperas encenadas no Theatro da Paz, Carlos Gomes foi convidado por Sodré a viver na cidade e assumir a direção do seu Conservatório de Música. 
O compositor então foi à cidade italiana de Milão para desfazer-se de seus pertences, retornando a Belém em abril de 1896, assumindo a direção do Conservatório até sua morte, em 16 de setembro do mesmo ano. 
 
Da esq. p/ dir.: Francisco Braga e Rute Pardini, Edson Brandão e José Cimino

 
 
IV. NOSSA PERFORMANCE MUSICAL 
 
 
Após a rica palestra do confrade Edson Brandão sobre Carlos Gomes, o Duo Rute Pardini & Francisco Braga, composto da soprano Rute Pardini e do músico e compositor Francisco Braga, foi convidado a se apresentar, tendo concordado com a dispensa da leitura de seus currículos artísticos em posse do Diretor de Eventos Edson Brandão, a fim de abreviar o Momento Cultural, diante do adiantado da hora. Conforme dito anteriormente, foram apresentadas as peças constantes do convite na seguinte sequência: 1) canzonetta veneziana "Lisa, me vostu ben?" (1869) 
2) modinha "Quem sabe?" (1859-1860) 
Antes da apresentação, teci alguns comentários sobre as peças. Sobre a canzonetta veneziana "Lisa, me vostu ben?", expliquei que a canzonetta estava muito próxima à tradição popular, com assuntos comuns à vida do homem do campo, tratando de assuntos de cunho pastoral ou de amor de pastoras. 
A soprano Pardini falou sobre os versos contidos na canção em sua tradução: "Sempre que Pedro pergunta se Lisa o quer bem, ela responde que sim. Mas é um sim que deixa dúvidas, que também parece não, e é assim só para ouvi-lo perguntar outra vez: Lisa, você me quer bem?" 
Achei importante acrescentar ainda que se tratava de uma história real de amor que levou ao casamento, em 1897, de duas personalidades altamente significativas do movimento nacional e nacionalista italiano: Piero Foscari (1865-1923) e a nobre Elisabetta Widmann Rezzonico (1878-1953): Piero e Lisa, da canção. 
Após a explicação da cantora, Braga continuou a explicar que a composição de Gomes foi dedicada a seu amigo Antonio Pavan (1823-1898), personalidade influente da vida intelectual de Veneza na época do risorgimento, do período anterior e posterior à recuperação do Vêneto pela Itália e pela retomada do antigo significado de sua vida cultural após a sua reintegração no reino nacional da Itália, tudo obtido através da reunificação italiana e das guerras travadas contra a Áustria. 
Quanto à mais famosa das modinhas de Carlos Gomes, "Quem sabe?", tão ao gosto do povo brasileiro, teve como inspiradora o primeiro amor do compositor, Ambrosina, irmã de seu grande amigo, pianista, compositor e editor de música, Emiliano Euquitiano Correa do Lago. 
Os versos são de Dr. Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, um sergipano acadêmico de Direito de São Paulo, que tocava violão e era figura obrigatória nos saraus literários da época. Triste, o texto expõe as dúvidas do amor: a distância da pessoa amada, a saudade, a dúvida sobre a permanência do amor.
Disse ainda que, quando se pensa nos versos de Bittencourt Sampaio nessa modinha, vem à memória o verso "Tão longe de mim distante", aliado à aluna campineira de Gomes aos 23 anos, o que explica a penetração dessa modinha no gosto do povo brasileiro, o que transpareceu na participação de todo o público presente acompanhando a soprano e secundando a sua exuberância vocal. 
Terminada a apresentação e diante do enorme sucesso e insistentes pedidos de bis, propusemo-nos a apresentar a peça de Josh Groban intitulada "Per Te", com versos em língua italiana e excelente arranjo para acompanhamento do piano. A música foi composta para a própria voz do compositor, infelizmente com algumas notas graves para o registro de uma soprano, mas a beleza da peça compensa um possível incômodo para a cantora. 
Em reconhecimento e gratidão pela nossa participação no Momento Cultural, a ABROL-MG Leste emitiu e nos conferiu dois Certificados, individualmente, que nos honrou sobremaneira, nos seguintes termos: 
CERTIFICADO 
A Academia Brasileira Rotária de Letras MG Leste confere o presente certificado à cantora lírica RUTE PARDINI em reconhecimento pela exímia interpretação da modinha "Quem sabe?" e da canzonetta veneziana "Lisa, me vostu ben?", ambas da autoria de Carlos Gomes, na Assembleia Magna da ABROLMG Leste, tendo dado, com sua voz de soprano incomparável, particular brilho ao evento. 
Barbacena, 20 de novembro de 2021 
Ass. José Cimino-Presidente 
Áurea Luiza C. Vasconcelos Grossi-Diretora Secretária 
 
Cantora Rute Pardini homenageada

 
 CERTIFICADO 
A Academia Brasileira Rotária de Letras MG Leste confere o presente certificado ao músico, escritor e poeta FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS BRAGA em reconhecimento pelo apoio e pelo impecável acompanhamento, ao piano, à cantora lírica Rute Pardini, na Assembleia Magna da ABROLMG Leste.
Barbacena, 20 de novembro de 2021 
Ass. José Cimino-Presidente 
Áurea Luiza C. Vasconcelos Grossi-Diretora Secretária 
 

 
Por oportuno, pedi licença para fazer a entrega de um exemplar do livro comemorativo do Cinquentenário da Academia de Letras de São João del-Rei (1971-2021) ao Presidente José Cimino, com dedicatória de sua Presidente Zélia Leão Terrell, a ser lançado em reunião no dia 28/11/2021, augurando-lhe os melhores votos de sucesso na sua gestão à frente da ABROLMG Leste. 
 
Duo Rute Pardini & Francisco Braga
 
Finalmente, o nosso Duo se vê na obrigação de revelar que contou com o apoio imprescindível do musicista barbacenense Miguel Arcanjo, que nos disponibilizou não só o seu instrumento de trabalho (piano digital de cauda), mas também o seu assessoramento durante a performance, permanecendo ao nosso lado até o término do recital. A este digno profissional e artista, na verdadeira acepção da palavra, nosso mais sincero agradecimento. 
 
 Pianistas Francisco Braga e Miguel Arcanjo e cantora Rute Pardini

 
 

V. NOTA  EXPLICATIVA

 

¹  Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira e a quinta estrela mais brilhante do céu noturno. Ela está separada do nosso sistema solar por 25 anos-luz, o que a torna uma das estrelas mais próximas do nosso Sol. 
 
Mitologia 
O festival de Tanabata tem origem numa lenda japonesa. Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar Altair conduzindo um boi, e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, se cumprisse a ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia: Orihime é representada pela estrela Vega, e Altair (o pastor), do lado oposto da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano.
 
No festival de Tanabata, as ruas do bairro da Liberdade e a praça da Liberdade em São Paulo são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel, onde as pessoas colocam seus pedidos. 
 
  

VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ABROL-MG Leste: Revista VEGA, Ano I, nº 1, nov. 2021, 84 p.
 
BISPO, Antonio Alexandre (Ed.): “O canto popular veneziano e o ressurgimento nacional italiano. A Canzonetta veneziana Lisa me vostu ben? de A. Carlos Gomes (1836-1896) dedicada a Antonio Pavan (1823-1898) no decanto do amor de Piero Foscari (1865-1923) e Elisabetta Widmann Rezzonico (1878-1953)“. Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 163/6 (2016:05). 
 
TANK, Niza de Castro: Minhas Pobres Canções: Antonio Carlos Gomes, 2006, 1ª edição, 449 p.  

14 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

É com alegria que registrei importantes fatos e fotos na recém-criada ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste, de Barbacena.
Nosso Duo Rute Pardini & Francisco Braga foi convidado para abrilhantar a Assembleia Magna da ABROL-MG Leste em 20/11/2021.
Tivemos a honra de nos apresentar perante uma plateia de umas 130 pessoas, muitas rotarianas, algumas de Barbacena, outras vindas de muito longe.
Nossa participação esteve restrita ao MOMENTO CULTURAL, quando literalmente mergulhamos nas ondas musicais de ANTÔNIO CARLOS GOMES, em duas peças de sua autoria: a canzonetta veneziana Lisa, me vostu ben? e a modinha Quem sabe?
Terminada a apresentação e diante do enorme sucesso e insistentes pedidos de bis, propusemo-nos a apresentar uma peça contemporânea de JOSH GROBAN intitulada Per Te, com versos em língua italiana e excelente arranjo para acompanhamento do piano.

Link: https://bragamusician.blogspot.com/2021/11/assembleia-magna-da-abrol-academia.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Unknown disse...

Parabéns, um belo registro para o acervo da ABROL

Lourdes Inácio Lima (proprietária do Centro Pedagógico Catavento, instituição privada de educação básica são-joanense) disse...

Francisco e Rute,
Imagino quão lindo foi esse momento.

Prof. José Cimino (fundador do TÚNIS-Teatro Universitário Sanjoanense, ex-professor universitário da FDB-SJDR, escritor, poeta, filósofo, presidente da AMEF-Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos e da ABROL-MG Leste, ambas em Barbacena) disse...

Muito obrigado. Belo registro!
Sou muito agradecido a vocês.
Deus lhes pague!
Fiquem com Deus.

Dr. José Afrânio Vilela (desembargador, palestrante no Judiciário brasileiro, confrade e colaborador do Programa "IHG-SJDR Virtual" do Instituto Histórico e Geográfico de SJDR) disse...

Parabéns!!!!!!
Excelente o evento, e seu conteúdo!

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga.

Cumprimentos a você e esposa pela brilhante contribuição artística, documental e emocional, ao aspecto cultural do evento .
Grato
Cupertino

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Parabéns, amigos.

Abraços de

Anderson

Paulo José de Oliveira (presidente da Academia Formiguense de Letras e do Clube Literário Marconi Montoli) disse...

Nobre Confrade amigo Francisco Braga, e estimada Rute Pardini, parabéns por mais essa maravilhosa apresentação, de vocês! Como sempre, vocês brilham!

Farei aqui na página da AFL uma publicação desse evento ao qual o nosso nobre afoleano se fez presente, de forma tão expressiva.

Nesse sentido, peço que me envie umas duas ou três FOTOS da apresentação e do recebimento dos diplomas. Pode ser?

–––––––––––––––––––––––––––

Gratidão, meu nobre amigo! Publicando aqui. O amigo tem watsapp e Facebook? Posso compartilhar.

Um abç,

Att.,



Paulo José de Oliveira
Presidente da Academia Formiguense de Letras - AFL

Paulo José de Oliveira (presidente da Academia Formiguense de Letras e do Clube Literário Marconi Montoli) disse...

Nobre Confrade amigo Francisco Braga, e estimada Rute Pardini, parabéns por mais essa maravilhosa apresentação, de vocês! Como sempre, vocês brilham!

Farei aqui na página da AFL uma publicação desse evento ao qual o nosso nobre afoleano se fez presente, de forma tão expressiva.

Nesse sentido, peço que me envie umas duas ou três FOTOS da apresentação e do recebimento dos diplomas. Pode ser?

Aylê-Salassié Filgueiras Quintão (nascido em Piraúba-MG, é jornalista e professor da UCB-Universidade Católica de Brasília, mestre em Comunicação e doutor em História Cultural pela UnB, onde foi professor. Graduou-se em Jornalismo, Política e História.) disse...

Braga,
Interessante, curioso e surpreendente. É grande a quantidade de pessoas envolvidas com as artes e a literatura por aí. A recuperação da memória de Carlos Gomes, não sei se oportuna, mas necessária - não tenho dúvidas. Foi uma das primeiras expressões da música do Brasil no exterior. Poucos conhecem ou cultivam sua obras por aqui, que foram apresentadas ( e aplaudidas) na Europa.
Parabéns aos acadêmicos e a você também que, parece, ter de enfrentar grandes desafios por aí .
Conheço, em S. J. del Rey, a família Lodi ; e, meu primo, Nery Contim, músico (pianista), foi professor na Universidade. Está aposentado. Mora em Juiz de Fora.
Estou lendo o poema do seu avô. É muito bonito!
Abraços

Aylê-Salassié

José Passos de Carvalho (historiador e genealogista de Formiga-MG e membro do IHG de São João del-Rei) disse...

Parabéns meu amigo e confrade.
Sucesso sempre.
PCarvalho

Edson Brandão (artista gráfico, membro da Academia Barbacenense de Letras, da ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Muita honra em receber o ilustre e talentoso casal.

Obrigado pela linda apresentação!

Maria Auxiliadora Muffato (poetisa são-joanense) disse...

Também conheci Prof. José Cimino, o Cimino, nas minhas antigas andanças pelo Colégio São João, Faculdade e Santuário. Debaixo de sua simplicidade, um tesouro!

Coluna do Borges (do www.folhadebarbacena.com.br) disse...

NOITE CULTURAL COM ARTE - Uma academia de letras é sempre o reflexo da cultura de uma sociedade. Sob esta premissa e com inspiração rotária nasceu a ABROL MG LESTE - Academia Brasileira Rotária de Letras - seção MG Leste. Com uma abrangência geográfica significativa, esta iniciativa veio para realizar os sonhos daqueles que, além de se dedicarem ao servir humanitário - lema dos Rotary Clubes - também apreciam valores culturais como a literatura e as artes em geral. Reunindo suas qualidades individuais, os acadêmicos se expressam em textos diversos, nos quais evidenciam suas ricas emoções canalizadas em direção ao belo. À frente, como presidente, o professor e intelectual José Cimino e generosos colaboradores, que, nos bastidores, entregam de “corpo e alma” ao meritório e árduo trabalho de mover a engrenagem, os chamados coadjuvantes, coadjuvantes de luxo.

Na noite do dia 20, no Salão Ouro do Master Plaza Hotel, aconteceu o evento de investidura de novos confrades, tendo como Mestre de Cerimônia o confrade Paulo Araújo. Tomaram posse; Antônio Carlos Jacob (Honorário) e como membros titulares: Duarte César Silveira Caldeira Fernandes e Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula. A elegante confreira Áurea Vasconcelos Grossi fez a saudação e o confrade Edson Brandão, com propriedade, falou do ilustre Carlos Gomes, imortalizado com a peça “Il Guarany”.

O requinte ficou por conta do pianista Francisco Braga e a cantora lírica, Rute Pardini Braga, que interpretaram: Lisa, me vostu ben?, canzonetta veneziana, e a modinha "Quem sabe?". E, para surpresa de todos o Grupo LOVIOLEIROS, oriundo do Plataforma Rotunda Espaço cultural Cia Elas Por Elas, tendo a confreira Tânia Werneck como apresentadora. Foi um belo espetáculo, digno de “grandes salas”, performance músico-teatral, da Obra “morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. Em seguida, na sede do Rotary, a inauguração da Sala da Abrol e um requintado jantar com supervisão de Eny Sad, em mesas distintas e a libertação das máscaras. Noite irretocável!
Colaborou: Áurea Vasconcelos Grossi

Fotos;
Duarte César , José Cimino e Dirceu Rocha Pereira
Grácia, Cimino e Claudia Lello Scaglioni
Fran