sábado, 14 de janeiro de 2023

CINEASTA REVELA A VERDADE SOBRE AS MENSAGENS SUBLIMINARES QUE AFETAM A VIDA DAS PESSOAS SEM SEU CONHECIMENTO


Por DYLAN CHARLES *
 
PROGRAMANDO A NAÇÃO (2011), documentário de longa metragem dirigido por Jeff Warrick

 
I. TEXTO TRADUZIDO DO INGLÊS E COMENTADO POR FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS BRAGA
 
Todos estamos sendo condicionados a pensar e acreditar em certas coisas sem nenhuma explicação racional por meio de mensagens subliminares em publicidade, música, cinema, televisão, propaganda política e operações psicológicas militares. 
 
Considerando a definição da palavra subliminar ‘existir ou funcionar abaixo do limiar da consciência’ é fácil subestimar o poder desta técnica de lavagem cerebral ¹ porque a maioria das pessoas não está consciente do que está acontecendo, embora esteja afetando suas vidas. A partir do momento que você percebe que a mensagem subliminar é real e começa a prestar atenção, fica muito mais fácil reconhecer que estamos, sim, todos sendo condicionados a se comportar de determinada forma, a querer certas coisas, a acreditar em ideias, sem poder explicar racionalmente o porquê. 
 
Abaixo está o link convidando o leitor para assistir a um pequeno vídeo no qual Jeff Warrick, o diretor de PROGRAMANDO A NAÇÃO (2011), é entrevistado e dá sua opinião sobre a verdade a respeito de mensagens subliminares. Warrick compartilha alguns exemplos de mensagens incorporadas em anúncios, que provavelmente não são vistas conscientemente, mas são admitidas no subconsciente. 
 
Link: https://www.youtube.com/watch?v=H51ZaDhjaBk 👈 (especialmente após 4:05)
 
Desde o final da década de 1950, o conteúdo subliminar tem sido transmitido por meio de todas as formas de mídia de massa. Os militares modernos foram até acusados ​​dessas práticas na Guerra ao Terror. O diretor, Jeff Warrick, conduz esta viagem pelo subconsciente, enquanto examina a história relatada, a pesquisa científica e os possíveis efeitos de tais técnicas na sociedade. Com filmagens impressionantes, entrevistas reveladoras, anedotas engraçadas e uma série de efeitos visuais, este filme de ritmo acelerado explora o suposto uso de mensagens subliminares em publicidade, música, cinema, televisão e propaganda política e militar. Ele aborda toda a história de supostas mensagens subliminares, desde imagens sexuais ocultas nos desenhos animados da Disney até mensagens satânicas na música rock. ²
 
Uma resposta comum a esse tipo de informação reveladora é o ceticismo e a descrença de que insinuações sexuais ou palavras aleatórias incorporadas em imagens ou filmes não afetarão a disposição de uma pessoa para comprar um produto. 
 
Embora seja uma suposição comum que o sexo vende porque, para a maioria das pessoas, está associado a sentimentos de prazer, excitação, diversão ou até mesmo amor, as mensagens subliminares são muito mais do que ajudar os anunciantes a vender mais produtos. Estas mensagens são concebidas para impactar o comportamento geral do consumidor e afetar os padrões de vida das pessoas, moldando a sociedade como um todo, criando e cativando consumidores cada vez mais receptivos. 
 
Quando bombardeada com mensagens subliminares, é provável que a mente desencadeie emoções, memórias ou sentimentos, sem o reconhecimento consciente da pessoa da razão por que ela se sente de determinada maneira. Uma pessoa pode não perceber conscientemente porque começa a se sentir mais atraída por certos comportamentos, estilos de vida ou produtos, mas é mais provável que sucumba à atração.  
“... anúncios subliminares são usados como uma técnica não apenas para aumentar as vendas, mas também para distrair os jovens e envolvê-los em tal tipo de comportamento que só é perigoso para o consumidor.” ³

As mensagens subliminares estão contribuindo para uma variedade de problemas econômicos, sociais e políticos atualmente presentes em nossa cultura, como hipercompetitividade, baixa autoestima, obesidade, consumo excessivo e dívidas? Existem muitos exemplos que apóiam essa ideia e demonstram que as mensagens subliminares, ao longo do tempo, podem ter um impacto poderoso

Tomemos, por exemplo, publicidade para mulheres. Se você olhar para qualquer variedade de anúncios direcionados a mulheres de 18 a 35 anos, a esmagadora maioria personificará que mulheres e meninas devem ser magras, usar muita maquiagem, pentear o cabelo de certas maneiras e, é claro, parecer muito sexy. Quase parece que o trabalho dos anunciantes é fazer com que as jovens se sintam mal consigo mesmas. Assista ao seguinte vídeo de mulheres na publicidade, clicando no link abaixo: 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=17j5QzF3kqE&t=71s  👈

Outros exemplos são filmes como a série Rambo da década de 1980 e o mais repisado Sniper Americano, que glorificam o auto-sacrifício militar irracional, a tortura e a violência. Eles romantizam a obediência à autoridade e a lealdade inquestionável a um governo belicista. Eis como Chris Hedges descreveu o segundo filme: 

American Sniper celebra os aspectos mais desprezíveis da sociedade dos EUA a cultura das armas, a adoração cega dos militares, a crença de que temos um direito inato como nação “cristã” de exterminar as “raças inferiores” da terra, uma hipermasculinidade grotesca que bane a compaixão e a pena, uma negação de fatos inconvenientes e verdades históricas e uma depreciação do pensamento crítico e da expressão artística”. 
Abaixo você vai assistir ao documentário completo de Jeff Warrick, PROGRAMANDO A NAÇÃO, que oferece uma história completa por trás da mensagem subliminar. No filme, Warrick examina se mensagens subliminares e outras técnicas subconscientes condicionaram o público dos Estados Unidos a se tornar uma das nações mais consumidoras do mundo, respondendo por cerca de 25% do uso dos recursos naturais do mundo, embora sua população represente menos de 5% da população global. 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=bygwXLyWTSQ  👈

 

* Dylan Charles é um treinador de autodomínio e auto-sabotagem, editor do Waking Times e apresentador do podcast Battered Souls. Sua jornada pessoal é profundamente inspirada pelas plantas medicinais xamânicas e pelas artes do Kung Fu, Qi Gong e Yoga. Após sete anos de ter-se estabelecido na Costa Rica, ele agora mora nas montanhas Blue Ridge, onde gosta de servir, treinar e passar tempo com a família. Ele escreveu centenas de artigos, alcançando e inspirando milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Link do texto em inglês: https://www.wakingtimes.com/filmmaker-reveals-the-truth-about-subliminal-messages/  👈

 

II. NOTAS EXPLICATIVAS

 

¹  Mensagens subliminares são palavras ou imagens ocultas que não são percebidas conscientemente, mas podem influenciar as atitudes e comportamentos de alguém. O uso de mensagens subliminares especialmente na publicidade é controverso há décadas.
 
²  Para traduzir o presente artigo, cotejei o texto inglês com uma tradução grega. Neste último caso, há um parágrafo adicional que não se encontra no original que utilizo em inglês. Faço essa ressalva, por fidelidade ao original que tenho em mãos. Como não consegui identificar o texto em inglês usado pelo tradutor grego, adotei e traduzi o parágrafo adicional em grego com a devida ressalva.
Para os interessados na língua grega, reproduzo o referido parágrafo e referencio a fonte da tradução:
 
Aπό τα τέλη της δεκαετίας του 1950 το υποσυνείδητο περιεχόμενο μεταδίδεται μέσω όλων των μορφών μέσων μαζικής ενημέρωσης. Ο σύγχρονος στρατός έχει κατηγορηθεί ακόμη και για αυτές τις πρακτικές στον Πόλεμο κατά της Τρομοκρατίας. Ο σκηνοθέτης, Jeff Warrick, οδηγεί αυτό το ταξίδι μέσα από το υποσυνείδητο, ενώ εξετάζει την αναφερόμενη ιστορία, την επιστημονική έρευνα και τις πιθανές επιπτώσεις τέτοιων τεχνικών στην κοινωνία. Με εντυπωσιακά πλάνα, αποκαλυπτικές συνεντεύξεις, χιουμοριστικά ανέκδοτα και μια σειρά από οπτικά εφέ, αυτή η γρήγορη ταινία εξερευνά την υποτιθέμενη χρήση υποσυνείδητων στη διαφήμιση, τη μουσική, τον κινηματογράφο, την πολιτική προπαγάνδα και τον στρατό. Λαμβάνει ολόκληρη την ιστορία των υποτιθέμενων υποσυνείδητων μηνυμάτων, από κρυφές σεξουαλικές εικόνες στα κινούμενα σχέδια της Disney και σατανικά μηνύματα στη ροκ μουσική. Παρακάτω παρακολουθήστε ολόκληρο το PROGRAMMING THE NATION, ένα μεγάλου μήκους ντοκιμαντέρ για την ιστορία των υποσυνείδητων μηνυμάτων στην Αμερική!

³  Cf. SOFI, S. & NIKA, F.A.: Impact Of Subliminal Messages In TV Advertisements on Customer Behaviour (A Case Study of Youth in Kashmir Province of J&K), artigo publicado no Journal of Business Management & Social Sciences Research (JBM&SSR), Volume 2, nº 12, December 2013.
Link: https://www.researchgate.net/publication/331638730_Impact_Of_Subliminal_Messages_In_TV_Advertisements_on_Customer_Behaviour_A_Case_Study_of_Youth_in_Kashmir_Province_of_JK
 
⁴  Tem havido uma longa controvérsia sobre o impacto de anúncios subliminares, ou seja, ainda não são definitivas as conclusões sobre se esses tipos de anúncios realmente afetam o componente emocional de um indivíduo, se afetam a parte cognitiva de um consumidor, através da qual ele/ela vai para uma compra compulsiva.
 
Embora haja muitos céticos quanto à eficácia dessa técnica de lavagem cerebral, têm sido feitos alguns registros historicamente verificados da utilização dessa técnica desde que começou a ser utilizada.

No final dos anos 1950, James Vicary alegou que tinha exibido as mensagens subliminares 'beba Coca-Cola' e 'coma pipoca' na tela durante os trailers do filme e que as vendas no quiosque aumentaram drasticamente como resultado.

Em 2006, um grupo de pesquisadores descobriu que o uso de mensagens subliminares afetava a marca de chá preferida dos participantes
mas apenas se eles já estivessem com sede. Os participantes do experimento foram expostos subliminarmente a "Lipton Ice" ou a uma palavra neutra. Mais tarde, eles foram questionados se prefeririam Lipton Ice ou água mineral se lhes oferecessem uma bebida naquele momento. Se os participantes não estivessem com sede, as mensagens subliminares não surtiam efeito algum. No entanto, se os participantes estavam com sede, aqueles que haviam sido expostos subliminarmente às palavras 'Lipton Ice' eram significativamente mais propensos a escolher aquela marca do que outros participantes com sede que foram expostos à palavra neutra. 

5 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
No presente artigo traduzido por mim do inglês/grego, o cineasta JEFF WARRICK, diretor do longa-metragem PROGRAMANDO A NAÇÃO (2011), participa de uma entrevista e contribui com o filme que ele dirigiu em 2011. Na entrevista, Warrick compartilha alguns exemplos de mensagens subliminares incorporadas em anúncios feitos em publicidade, música, cinema, televisão e propaganda política e militar.
Entre outras coisas, a controvérsia das táticas subliminares começou na década de 1950 e tem sido utilizada para aumentar as vendas e também para trazer mudanças no comportamento do consumidor. Acredita-se que mensagens subliminares também criem ansiedade e, como resultado, as pessoas tendam a diminuir sua ansiedade através do fumo, drogas e comendo demais.

Link: https://bragamusician.blogspot.com/2023/01/cineasta-revela-verdade-sobre-as.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga 

Interessante tema; curioso é que a sociologia européia do século XIX introduziu o conceito de "ideologia", mais tarde ampliado pelo de "cultura de massas", sendo que na América a psicologia passou a ser aplicada aos negócios e aos projetos de expansão "imperialista", gerando assim dois blocos de interpretação que se manifestaram exatamente a partir da Guerra Fria, nos anos 50. Apenas acrescento esse que me parece ser o contexto mais geral do problema. Aparentemente, a introdução de novos meios, por exemplo das "redes sociais", amplificou as ações e, pode-se dizer, com efeitos já bem expressivos. 
Grato pela indicação e parabéns pela publicação em português. 
Cumprimentos,
Cupertino 

Gustavo Dourado (escritor, poeta de cordel e presidente da Academia Taguatinguense de Letras) disse...

Gratidão, FJSBraga.
Saúde e paz. 
Tudo de bom.
Abraços. 

Fernando Paulo Baptista (poeta, formado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; professor e investigador do Instituto Piaget e coordenador das atividades do Centro de Investigação em Língua Portuguesa (CILP) disse...

A minha gratidão pela tão generosa partilha.

Forte Abraço.

F. Paulo Baptista

Viseu, 16.01.2023