segunda-feira, 21 de julho de 2014

FREI JOEL POSTMA É AGRACIADO COM A MEDALHA "MÉRITO CABANGU"


Por Francisco José dos Santos Braga


                 ✶  20/07/1873, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont-MG  ✞  23 de julho de 1932 no Guarujá-SP

Em comemoração ao 141º aniversário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou em todo o País, na sexta-feira (18 de julho) ou na segunda-feira (21 de julho), a entrega da medalha "Mérito Santos-Dumont". A FAB explica que as condecorações são símbolos de distinção honorífica, representados por uma insígnia, entregue pelos chefes de governo e instituições a fim de agraciar pessoas físicas e jurídicas pela colaboração no engrandecimento da nação ou no estreitamento das relações entre os povos. Dessa forma, para a concessão, é realçado o mérito individual, premiando os bons serviços e estimulando ações em benefício da coletividade.

Consta da descrição da medalha "Mérito Santos-Dumont" que "personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a referida medalha, desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem considerados merecedores". A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada no dia 20 de julho, aniversário de Alberto Santos-Dumont. Caso essa data coincida com um sábado ou domingo, a solenidade é realizada na sexta-feira anterior. Foi o que ocorreu neste ano de 2014 na cidade de Santos Dumont, em que o dia 20 de julho caiu num domingo, justificando a antecipação da entrega das condecorações para sexta-feira, dia 18 de julho. Frei Joel Postma o.f.m. — cujo nome civil é Frederik Otto Postma — foi um dos 724 agraciados com a medalha em todo o País. A cerimônia na cidade de Santos Dumont foi na Fazenda Cabangu. 

Compositor Frei Joel e pianista Francisco Braga em Santos Dumont (18/07/2014)
A medalha "Mérito Cabangu" ¹, criada em 2 de abril de 2005, comemorativa do nascimento do inventor do avião, insere-se no contexto da medalha "Mérito Santos-Dumont", com a particularidade que os agraciados daquela são "pessoas que a nível nacional, estadual ou municipal, tenham contribuído para a preservação, divulgação e melhoria do Museu "Casa Natal de Santos Dumont."

"Medalha Mérito Cabangu Santos Dumont    
                            Patrono: Dr. Jorge Henrique Dumont Dodsworth,                                                                         sobrinho neto de Santos Dumont"

Desta forma, tive a honra de estar presente à entrega da medalha "Mérito Cabangu" a frei Joel Postma o.f.m. na manhã do dia 18 de julho de 2014, um merecido prêmio e incentivo ao meu homenageado para que empreenda outros voos no campo do ensino e da Música. Justa homenagem foi prestada a um gênio da Música, cujas qualidades já pontuei em outro trabalho neste próprio blog ² e que são finalmente reconhecidas: além de professor de inglês e latim no Seminário Seráfico Santo Antônio, foi o fundador do coral Trovadores da Mantiqueira há 48 anos atrás na cidade de Santos Dumont, tendo ao mesmo tempo sido um grande propulsor da música sacra no País. De 1984 a 1997, dentre seus muitos projetos desenvolvidos à frente do Setor Música Litúrgica da CNBB, merecem destaque o “Hinário Litúrgico”, obra em quatro volumes com amplo repertório de diversos compositores da Igreja Católica no Brasil, e o “Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical” (CELMU), destinado à formação de agentes pastorais da música litúrgica. Cabe destacar aqui as seguintes grandiosas obras sacras compostas por frei Joel Postma:
- Cantata "O Peregrino de Assis" (letra: frei Urbano Plentz o.f.m.)
- Cantata "Legenda de Santa Clara" (letra: Reginaldo Veloso)
- Cantata "Francisco, Jogral de Deus" (letra: frei Urbano Plentz o.f.m.)
- Cantata "Os Louvores do Irmão Francisco" (letra: frei Oton Júnior o.f.m.)
Além de cantatas, missas e composições esparsas para as mais diferentes ocasiões do ano litúrgico, frei Joel ainda compôs obras centradas em determinadas liturgias do Tempo Comum, cabendo mencionar as seguintes:
- Cantos Quaresmais
- Cânticos de Natal
- Salmos e Cânticos com melodias de Pe. Gelineau, s.j.
- O Canto do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas (letra: São Francisco de Assis)

Por todas essas razões, julgo merecida a homenagem prestada a frei Joel pela FAB, que não admitiu que, quanto a frei Joel Postma, seja repetido o verso de "Marília de Dirceu" (Parte 1 - Lira XIV), tantas vezes mencionado no caso de falta de reconhecimento durante a vida:
"As glórias, que vêm tarde, já vêm frias..."






























PARABÉNS,  FREI JOEL!  Pax et bonum!



¹  Cf. http://www.cabangu.com.br/wordpress/?p=1586&print=1

²  Cf. http://bragamusician.blogspot.com.br/2013/12/o-peregrino-de-assis-de-frei-joel.html

8 comentários:

Prof. Fernando Teixeira (escritor, Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Muito grato, caríssimo Braga, pelo envio do artigo. Frei Joel, mais que ninguém, merece homenagens pelo que faz pela música sacra entre nós. Nosso pai Francisco de Assis, há que interceder junto à Trindade e a Nossa Senhora dos Anjos, por seu apostolado e sua vida de serviço a Deus. Abraço do Fernando Teixeira

Prof. José Lourenço Parreira (violinista, professor, regente e escritor) disse...

Caro Braga, após ler o Estado de São Paulo com cinzentas notícias sobre o querido Brasil, recebo sua luminosa página sobre Frei Joel. Após apreciar o consolador conteúdo, a FAB reverenciando o tesouro de saber do querido Frei, e a forma do estilo que o tornou ainda mais brilhante, veio-me à mente, como que sussurrado pelo Divino Paráclito: "...e a Luz brilhou nas trevas!" Muito obrigado, meu amigo!
Lourenço

Prof. Ulisses Passarelli (folclorista, escritor, gerente do Blog Tradições Populares das Vertentes e Membro da Academia de São João del-Rei) disse...

Parabéns por mais esta conquista, sem dúvidas fruto de seu merecimento intelectual.
O trabalho dele merece mesmo reconhecimento.
Abç.fraterno, UP.

Frei Joel Postma o.f.m. (professor, compositor, organista e regente do corais Trovadores da Mantiqueira e Trovadores do Planalto) disse...

Caros Amigos Francisco e Rute, Muito obrigado, pela divulgação da Medalha de Cabangu. Somente me resta agradecer lhes, mais uma vez, pela sua importante e fraterna colaboração com a nossa caminhada musical,especialmente pelo seu acompanhamento indispensável, dos dois corais, os Trovadores da Mantiqueira e do Planalto, reforçando nossa mensagem de "Paz e Bem!" para tantas pessoas que nos ouviram, no decorrer de muitos anos. O nosso "Muito Obrigado!" e votos de felicidade duradoura!! Seu irmão, fr. Joel.

Benjamin Batista (músico, escritor e Presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...

Bela iniciativa. Merecida homenagem. Obrigado por enviar essas notícias. Vamos divulgar.

Carlos Fernando dos Santos Braga disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Fernando dos Santos Braga disse...

Caro irmão Francisco,
Muito importante sua divulgação do agraciamento de Frei Joel, pois nunca o saberíamos pela mídia comum. Não obstante Tomás A. Gonzaga, o Frei merece muito mais "Bonus vir qui serus tamen". Abraço, Fernando

Maria Ercely Coutinho disse...

Agradecendo o envio do texto alusivo ao Frei Joel Postma, por ocasião do recebimento da medalha "Mérito Cabangu", cumprimento-o pelo brilhante trabalho. Tal evento trouxe-me a lembrança feliz dos dias que lá passei, além de identificar-me com o motivo da justa homenagem: a música.
Atenciosamente,
Maria Ercely Coutinho