terça-feira, 12 de maio de 2015

PADRE GODINHO, PREGADOR NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA SANTA DE 1960, NA HISTÓRICA SÃO JOÃO DEL-REI


Por Francisco José dos Santos Braga


Dedico este artigo ao Maestro Aluízio José Viegas, digno representante da música sacra e das tradições são-joanenses, pesquisador e musicólogo emérito, que muitas e muitas vezes tem respondido paciente e prontamente a minhas perguntas.



Pe. Antônio de Oliveira Godinho 
(✯ Carmo da Cachoeira, 1920 ✣ São Paulo, 1992)




I.  INTRODUÇÃO 



Quando iniciei a série de publicações sobre Padre Godinho no Blog do Braga, o pesquisador e musicólogo Aluízio José Viegas chamou minha atenção para a participação do ilustre reverendo na Semana Santa de São João del-Rei, em 1960. Contou-me que Pe. Godinho privava da amizade sincera do Pe. Almir de Rezende Aquino, pároco da então Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Viegas trouxe a meu conhecimento que a Casa Paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar possuía aquela relíquia e prontificou-se a deixar-me fotografar esse material de inestimável valor para o Blog do Braga e os seus leitores.

Lembrei-me vagamente de Padre Godinho ter conversado comigo sobre essa sua visita à minha terra natal na condição de orador sacro, mas não me recordava do ano em que tal se dera nem imaginava que ainda se preservasse o registro histórico do evento. 



II.  PADRE GODINHO NO PROGRAMA DA SEMANA SANTA DE 1960



Reproduzirei aqui a festividade com a respectiva participação de Pe. Godinho:
PROGRAMA
– DAS –
EMOCIONANTES FESTIVIDADES
– DA –
SEMANA 
SANTA
QUE HÁ DOIS SÉCULOS A
IRMANDADE DO SS. SACRAMENTO 
VEM REALIZANDO COM O MAIOR
BRILHANTISMO, CONSTITUINDO-SE
EM TRADIÇÃO ENCANTADORA
PARA A CATÓLICA
SÃO JOÃO DEL-REI
1960

"Livros de Tombo" - Caixa 19, Livro 03 de 1958 a 1960 (onde se encontra o Programa abaixo)


1) Na Quinta-feira Santa, 14 de abril de 1960:
P. 6: "LAVA-PÉS
Às 20 horas, realizar-se-á a tocante cerimônia do LAVA-PÉS, havendo em seguida sermão sobre a Instituição da Eucaristia e o grande Mandamento da Caridade, pelo brilhante orador Rev. Pe. Dr. Antonio de Oliveira Godinho."



2) Na Sexta-Feira Santa, 15 de abril de 1960:
P. 8: "DESCENDIMENTO DA CRUZ
Às 20 horas — Terá início na grande Praça das Mercês (escadaria) a tocante cerimônia do DESCENDIMENTO DA CRUZ, pregando o emocionante sermão o Revmo. Pe. Dr. Antônio de Oliveira Godinho, seguindo-se a PROCISSÃO DO ENTÊRRO que percorrerá as principais ruas, recolhendo-se à Matriz do Pilar." (grifo nosso)


3) No Domingo da Ressurreição, 17 de abril de 1960:
P. 12: "COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Às 19 horas, haverá o atraente ato da COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA, encerrando-se as tradicionais festas da Semana Santa com solene Te Deum Laudamus e sermão pelo Revmo. Pe. Dr. Antônio de Oliveira Godinho." (grifo nosso)


Não há dúvida de que Pe. Godinho colaborou ativamente para todas as cerimônias que exigiam a participação coletiva de todos os sacerdotes. Aqui cabe lembrar o nome de todos eles e de cada um em particular, por terem, individualmente e a seu modo, contribuído para abrilhantar e engrandecer as "piedosas e solenes tradições de nossa terra".
P. 14: "Tomarão parte nestas solenidades os Revmos. Sacerdotes:
Cônego Almir de Rezende Aquino
Pe. Sebastião Raimundo de Paiva
Pe. Juvenal Guimarães
Pe. Osvaldo Lustosa
Pe. Antônio Rocha
Pe. Lourival Salvo Rios
Pe. Luiz de Mattos
Pe. Frei Concórdio van Bavel O.F.M.
Pe. Dr. Benedito Mário Calasans
Pe. Dr. Antônio de Oliveira Godinho
Clérigos Salesianos
CAPITULANTE: 
Revmo. Cônego Almir de Rezende Aquino
MESTRE DE CERIMÔNIAS:
Revmo. Pe. Osvaldo Lustosa
REGENTES:
Revmo. Pe. Antônio Rocha e
Revmo. Pe. Sebastião Raimundo de Paiva" (grifo nosso)



A seguir, são reproduzidas aqui todas as páginas do programa das festividades da Semana Santa de São João del-Rei para o ano de 1960, particularmente interessantes para os saudosistas, estudiosos e historiadores atentos ao formato do ato litúrgico antes do Concílio Vaticano II e, localmente, antes das alterações introduzidas pelo Maestro José Maria Neves na Parte Musical da Orquestra Ribeiro Bastos, que excluiu participação de autores estrangeiros e repertório que não fosse sacro ou adequado à liturgia do dia. Refiro-me aqui principalmente ao repertório musical da Quinta e Sexta-feira Santas, bem como ao do Domingo da Ressurreição).














O autor (esq.) e o Maestro Aluízio José Viegas nas dependências da Casa Paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, de São João del-Rei, em 02/02/2015


III.  AGRADECIMENTOS


No dia 2 de fevereiro do ano corrente, dirigi-me à Casa Paroquial da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, acompanhado de minha esposa Rute Pardini, que é quem enriquece meus textos com imagens maravilhosas obtidas de diversas fontes.

Aproveito a oportunidade para reiterar aqui meus sinceros agradecimentos ao amigo Aluízio José Viegas por ter disponibilizado essa rara passagem de Padre Godinho por São João del-Rei, numa das festividades que mais toca o público católico nas suas manifestações de fé e caridade cristãs.

9 comentários:

André Guilherme Dornelles Dangelo (arquiteto, pesquisador, escritor e conferencista) disse...

Abs e mais uma vez parabéns pela pesquisa sobre a memória da cidade.

att

Andre Dangelo

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Uma preciosidade, caro amigo Braga. São dignas de encômios suas pesquisas históricas, envolvendo São João Del-Rei. Deus o guarde e abençoe juntamente com a Rute. Abraço do Fernando Teixeira

Dr. Lúcio Flávio Baioneta (conferencista e proprietário da Análise Comercial Ltda) disse...

Meu prezado amigo, FJSBRAGA,
achei sua pesquisa sobre o Pe. Godinho uma marca registrada:- documentos, precisão cartográfica e dados relevantes. Gostei muito.
Parabéns.
Abs do Lucio Flávio

Eduardo Oliveira (ex-salesiano e animador sociocultural) disse...

Que riqueza imensurável.
Que trabalho fantástico você tem feito durante esses anos.
Parabéns!
Edu Oliveira

Amaro Alves disse...

Amigo Braga
E eu estava bem ali pertinho do Padre Godinho. Recém chegado do Rio de Janeiro, do alto de meus imberbes 17 anos, para começar a carreira da Aviação, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena. Foi Semana Santa de frio precoce no Campo das Vertentes. Mais uma novidade a nos assustar no primeiro voo fora do alcance da família. Teria pedido a bênção do Padre Godinho se soubesse dele tão perto.
Fraterno abraço

Prof. José Luiz Celeste (professor universitário, ex-professor da EAESP-Fundação Getúlio Vargas, tradutor e pesquisador) disse...

Olá Francisco:
Sabe que tenho um livro de Moral, em Latim, edição da Universidade Gregoriana, que tem a assinatura do Pe Godinho. Comprei num sebo. A assinatura sobreleva a data dos anos 30, ou 40 do séc. XX. O livro está todo estudado, com pequenas anotações a lápis, muito leves. Vê-se o cuidado para não danificar o livro. A mesma assinatura só se enxerga atualmente com lupa. Fica patente que estudou na Gregoriana. A ubicação é .... Roma.
Que homem culto e virtuoso ! Um padre secular, creio que foi deputado. Uma vez pertencendo ao clero diocesano, não podendo contar com o apoio de uma congregação religiosa onde se recolher, ainda assim honrando seus votos, cumprindo sua obrigações de missa, e leitura diária do breviário.
Enfim, um exemplo de vida.
abçs
Celeste

Benjamin Batista (escritor, cantor, presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...

Padre Godinho conquistou minha admiração. Parabéns! Nosso sonho de conhecer SJDR foi apenas adiado. Abraço.

Rosalvo Pinto (professor, pesquisador, escritor, ex-Consultor do Senado Federal e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezado Braga:

Gostei muito de ler esta sua pesquisa referente à recuperação histórico-religiosa da Semana Santa de SJdR. Em 1960 eu estava “enclausurado” no seminário (“aspirantado”) salesiano de SJdR, fazendo o segundo ano do curso de filosofia (exigência para a formação dos sacerdotes) e do curso de Anglo-germânicas da FDB. Eu estava presente entre os citados “clérigos salesianos” e com certeza terei apreciado um ou mais sermões do padre Godinho. Lembro-me de todos os padres citados, à exceção do padre Luiz Mattos e do frei Concórdio Bavel. Entre os comentaristas está o Eduardo Oliveira, colega e amigo meu nas lides da vida salesiana.

Parabéns pelo seu trabalho, que cumpre o que prescreve o “scripta manent” do seu blog.

Rosalvo Pinto

Profª Elza de Moraes Fernandes Costa (terapeuta holística, pianista e gerente do Portal Concertino) disse...

Prezado Braga,
Parabéns pelo artigo! Excelente trabalho de pesquisa.
Um abraço,
Elza