segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS OUTORGA AO IHG-SÃO JOÃO DEL-REI O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO CULTURAL


Por Francisco José dos Santos Braga


No dia 30 de janeiro p.p., tive a subida honra de conhecer pessoalmente o DD. presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras, jornalista e escritor José Passos de Carvalho, ocasião em que também fui agraciado com o título de Acadêmico Correspondente em São João del-Rei daquela Casa de Cultura "Firmino Costa", se me fosse permitido dar um nome mais consentâneo à ALL.

Já tinha ouvido falar da atuação marcante da ALL na área de sua maior influência, especialmente nas cidades mineiras de Bom Sucesso, Formiga, Leopoldina, até Piumhi, etc., mas principalmente sabia de sua atividade profícua devido a seus estudos genealógicos, onde Lavras sobressai como terra natal do saudoso Ary Florenzano, que realizou pesquisas no arquivo paroquial da então Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei e noutras localidades, o qual, devido à reconhecida importância de seus trabalhos, mereceu ser guindado a patrono da cadeira nº 25 do Colégio Brasileiro de Genealogia, sediado no Rio de Janeiro. Além disso, eu atualizava sempre as notícias acerca da ALL pela Internet, depois que felizmente caiu em minhas mãos uma Antologia da Academia Lavrense de Letras, de 1993, quando a presidia o Sr. Sebastião Naves de Silveira, onde pude apreciar o legado intelectual de diversos Acadêmicos colaboradores através de seus poemas, numa edição com patrocínio cultural do Banco Real. Foi principalmente graças a tais vínculos intelectuais e sentimentais que me uniam desde sempre à terra de Ary Florenzano que aceitei o convite do seu atual presidente para integrar aquela egrégia Arcádia.

Quanto ao presidente José Passos de Carvalho, tomei conhecimento de sua atuação em São João del-Rei, na década de 70, como colaborador do Jornal do Poste, quando era seu diretor "Juanino" Lobosque, e como soldado no 11º Regimento de Infantaria, mais conhecido como Regimento Tiradentes. Comunicou-me ter residido com o Tenente Gentil Palhares, na rua Resende Costa, 336, lembrando-se ainda de um grande amigo do historiador, o Subtenente Benigno Parreira, a quem Gentil o encarregava diuturnamente de entregar correspondências na Associação dos Sargentos, local de ensaio da Banda. Recordou-se, com lágrimas nos olhos, do regente da Banda do "11" e do Orfeão da "Sinfônica", bem como do baixo da Orquestra Lira Sanjoanense.

Quando do meu comparecimento a Lavras, eu tinha sido encarregado pelo presidente da ABL-Academia Barbacenense de Letras, Prof. Mário Celso Rios, de representá-lo no evento, o qual fora convidado a comparecer mas, por compromissos assumidos anteriormente, viu-se obrigado a declinar do convite. Pediu-me então fazer a leitura de uma mensagem de congratulações pela feliz promoção da ALL de um evento tão grandioso, a qual acabou sendo lida pelo mestre de cerimônias. Escreveu o distinto presidente da ABL:

LAVRAS EM FESTA 
"Barbacena, 30 de janeiro de 2016.  
Prezados componentes da ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS (ALL),  
Nós, da ACADEMIA BARBACENENSE DE LETRAS, sentimo-nos honrados em saber que nesta data a ALL recepciona seus novos integrantes na secção dos Acadêmicos Efetivos e dos Correspondentes. Também ao promover a efetivação da Academia Juvenil de Letras e Artes de Lavras (AJLAL), empossando sua primeira diretoria, demonstra seu respeito para com a geração do porvir. Idem ao reconhecer o mérito de várias instituições, conferindo-lhes o Diploma de Honra ao Mérito Cultural Professor Firmino Costa. 
Que o sonho do mestre FIRMINO COSTA sirva de multiplicador para que os corações e mentes daqueles que acreditam na expressão das artes e da literatura em particular. E, assim fazendo, possam os referidos valorizar, reconhecer e incentivar os verdadeiros talentos, tendo LAVRAS como polo difusor. 
Parabéns e votos de sucesso!  
Atenciosamente, 
MÁRIO CELSO RIOS, presidente."
O presidente da ABL encarregou-me ainda de transmitir o seguinte complemento à sua linha de pensamento, onde explicita o seu credo de intelectual sério e comprometido: 
"É vital, por sermos minoria digo, os da área da cultura estreitarmos laços e darmos nosso recado como povo que ainda tem consciência de sermos brasileiros e de termos uma base luso-latina como legado maior que precisa ser conhecida por toda parte, por ser nossa herança para as gerações futuras. 
Gostaria ainda de manter contato com a ALL por ser um projeto que valoriza a Região do Campo das Vertentes. Aliás, Lavras é um dos vértices do triângulo composto por São João del-Rei e Barbacena, cidades-polo da já citada mesorregião. Pela História comum dos três sítios, sabe-se que tiveram o mesmo início, como bandeirantes vindos de Taubaté; rios como o Grande e o das Mortes e muito a ver ainda com o Ciclo do Ouro. Santana, Nossa Srª do Pilar e Nossa Srª da Piedade são referências iniciais de culto religioso nos três pontos focalizados, fora os fatos políticos, sociais e de relevância que têm contribuído para a constituição de nossa ideia de pátria e nação. 
Em resumo, se insistirmos em resgatar nossas raízes e fortalecermos nossa identidade, o melhor caminho é a interação, a ligação através de tudo o que possa nos aproximar e, em particular, nossa abertura ao novo e ao que possa nos unir e fazer com que tenhamos orgulho de quem somos, mesmo com nossos defeitos, mas também dando o devido lugar às nossas boas qualidades!" 

Além de ser empossado Acadêmico Correspondente da ALL e representar o presidente da ABL na reunião, incumbiu-me, na qualidade de Secretário de Relações Institucionais, o presidente do IHG de São João del-Rei, jornalista e escritor José Cláudio Henriques, de receber, em nome do Instituto Histórico de São João del-Rei, o Diploma de Honra ao Mérito Cultural "Professor Firmino Costa", tendo nosso IHG sido considerado entidade merecedora dessa dignidade por "fazer jus a essa honrosa distinção outorgada pela Academia Lavrense de Letras".




O autor recebendo o Diploma de Honra ao Mérito Cultural 
"Professor Firmino Costa" outorgado pela ALL ao IHG de São João del-Rei, ladeado pelo Major da PM Ageu Evangelista Ferreira, DD. Comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária e Trânsito baseada em Lavras

9 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...

No dia 30 de janeiro p.p., a sociedade lavrense foi convocada a comparecer ao Clube de Lavras para a cerimônia de posse da 12ª Turma de Neoacadêmicos da ALL-Academia Lavrense de Letras (efetivos e correspondentes), posse a membros da 1ª Diretoria da Academia Juvenil de Letras e Artes de Lavras e entrega do Diploma do Mérito Cultural "Professor Firmino Costa". Foi um evento que demandou grande organização e colaboração, sendo em todos os aspectos digno dos maiores elogios. O padrinho dos neoacadêmicos foi o Acadêmico Olavo Celso Romano, DD. Presidente da Academia Mineira de Letras e a madrinha deles foi a Acadêmica Ângela Faria de Paula Lima, ex-Presidente da ALL.
O presidente da Academia, jornalista José Passos de Carvalho, se desdobrou para que tudo saísse como planejado e o resultado não poderia ter sido melhor.

O presente post tem por objeto lançar alguma luz sobre algumas tarefas ou missões que, naquela noite de gala, demandaram a minha participação.

Passos de Carvalho disse...

Ilustre amigo e acadêmico Francisco Braga,

Acabo de ler sua matéria sobre sua chegada a Casa de Firmino Costa, cujo orgulho enaltece a todos os lavrenses pela acolhida que ora acontece, pois a sua participação como membro correspondente desta Arcádia sempre será um orgulho para todos nós.
Seus elogios ao nosso evento e à minha humilde pessoa nos fortalece e encoraja para a luta diária.
Receba meu fraterno abraço e minha leal admiração.

Passos de Carvalho, presidente da ALL.

Prof. Ulisses Passarelli (folclorista, escritor e dono do blog Tradições Populares das Vertentes) disse...

Pôxa! Que produção! Você está ativíssimo, não para, quanta energia! Admirável!!!
Grande abraço,
UP

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezado amigo Braga
Inicialmente as nossas melhores felicitações pelo recebimento do título de Membro Correspondente da Academia Lavrense de Letras.
De outra forma, consideramos mais do que merecida a honrosa homenagem que a ALL presta ao nosso IHG de SJDRei – ao qual temos a honra de pertencer como Membros Correspondentes – pelos relevantes trabalhos culturais que há anos vem desenvolvendo em prol da cultura mineira e nacional.
Agradecemos pelo envio destas auspiciosas notícias.
Pedimos ao ilustre amigo a gentileza de encaminhar as nossas sinceras felicitações ao Dr. José Cláudio Henriques, DD Presidente do IHG.
Abraços cordiais de,
Mario Pellegrini Cupello – Pres. do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto – ICVRP e Membro da AVL.
Elizabeth Santos Cupello – pela Academia Valenciana de Letras – Vice- Presidente do ICVRP.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (desembargador, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Muito bem!

Dr. Lúcio Flávio Baioneta (conferencista, proprietário da Análise Comercial Ltda em Belo Horizonte e colaborador do Blog de São João del-Rei) disse...

Meu prezado amigo, FJSBRAGA , parabéns por mais este merecidissimo título. Parabéns também a ALL pela feliz escolha. Parabéns aos lavrenses pela participação na linda festa.
Abraços e votos de muito sucesso do Lucio Flávio

José Cláudio Henriques (escritor, jornalista, redator de O Grande Matosinhos, membro da Academia de Letras e presidente do IHG de São João del-Rei) disse...

Amigos Mario e Elizabeht Cupello,
Agradecemos as felicitações a nós enviadas e estamos ao inteiro dispor na nossa casa sita a Rua Maria Tereza, 127 – Centro.
Na mencionada ocasião fomos mui bem representados pelo nosso Secretário de Relações Institucionais, Dr. Francisco Braga e esposa.
Desejamos votos de muito sucesso e brilhantismo ao nosso co-irmão ICVRP.

Atenciosamente.

José Cláudio Henriques – Presidente do IHG de São João del Rei.

Prof. Mário Celso Rios (escritor, conferencista e presidente da ABL-Academia Barbacenense de Letras) disse...

Prezado BRAGA,
Votos de saúde e alegria junto a RUTE e todos os que fazem parte de sua vida!
Agradeço sinceramente por sua delicadeza em nos honrar com a divulgação da existência desta ACADEMIA BARBACENENSE DE LETRAS em termos de seu ideário que é o da valorização das manifestações culturais a partir de um ponto determinado.
E quão importante é isso ser feito por pessoas como você que em gesto de humildade volta-se para suas origens e a partir de SJDR espalha muito de sua produção em diversos campos do conhecimento e com isso dá seu recado de ser pensante e em busca de humanização e mudanças!
Avante!
Mário Celso Rios

Cláudio Márcio Lopes (fotógrafo são-joanense e expositor) disse...

Parabéns, grande abraço Francisco
Abraços
Claudio Lopes