segunda-feira, 13 de agosto de 2018

FUNDAÇÃO CEREM RECEBE ACERVO DE ILUSTRE COMPOSITOR SÃO-JOANENSE





A Fundação Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (FCEREM) recebeu do pianista e professor da UFJF, André Pires, o acervo de partituras que pertenceu a um dos mais importantes compositores são-joanenses, Presciliano Silva (1854-1910). 


Natural de São João del-Rei, nascido de família humilde da Rua Santa Tereza, ao lado da Igreja do Carmo, o compositor afro-descendente foi discípulo do célebre maestro Martiniano Ribeiro Bastos. Silva teve que vencer todas as dificuldades até se matricular muito jovem no Real Conservatório de Milão, onde estudou, compôs e publicou obras durante quatro anos.

O são-joanense presenciou na cidade milanesa todo o esplendor da ópera italiana, convivendo com compositores e músicos célebres. De volta ao Brasil, fixou-se em Campinas (SP), Cantagalo e Nova Friburgo (RJ), onde fundou e dirigiu escolas e grupos musicais.

Como compositor destacam-se suas peças de música sacra, como a Missa para Pequena Orquestra Opus 17, a produção para piano, bem como a música destinada a bandas de música. Além deste acervo a Fundação Cerem receberá do professor André o acervo de outro compositor, o irmão de Presciliano, Firmino Silva. Ambos os acervos estavam em poder do professor André, que pesquisou sua tese de doutoramento pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). A cerimônia de entrega do acervo aconteceu no dia 10 de agosto, sexta-feira, às 14h, na sede do Cerem (Rua da Cachaça, 24- Centro).



Em São João del-Rei, Presciliano Silva é principalmente admirado por sua composição para orquestra e coro, intitulada “O vos omnes”, executada durante a Solene Ação Litúrgica, na Sexta-feira Santa. Outra composição muito conhecida de Presciliano Silva é o hino Crux Fidelis, para 2 coros a 4 vozes, normalmente cantado na Sexta-feira Santa, quando da Adoração da Cruz. No YouTube há dois vídeos apresentando Crux Fidelis:
https://youtu.be/j3RHdCH6BzE (trecho do arranjo para coral de trombones)





O pianista André Pires resgatou e apresentou no YouTube uma fantasia de Presciliano Silva para piano intitulada “O Sonho do Futuro” op. 8.

Sobre a bolsa de estudos obtida por Presciliano Silva para cursar a Real Escola de Milão: Gustavo Pena na primeira página do periódico O Pharol, de 12/10/1890 (reproduzido por [GUERRA, 1968: 72]), comentando uma apresentação do músico são-joanense João da Matta no Teatro Novelli, de Juiz de Fora: “Há talvez 17 anos ouviu o escritor destas linhas este juízo a respeito do maestro mineiro pronunciado pelo imortal autor do ‘Guarany’: ‘Que esplêndido talento tão desaproveitado!... Se vocês querem, eu vou pedir ao Imperador que lhe conceda uma pensão para ir seguir o curso no conservatório de Milão.’

Observe que, se Pena escreveu isso em 1890, referindo-se a 17 anos antes, o fato se deu por volta de 1873. Não só com base no testemunho do jornalista Gustavo Pena, mas também o que se comenta em São João del-Rei é que João da Matta teria recusado a bolsa de estudos intermediada por Carlos Gomes para estudar na Itália por causa de seu casamento recente.



Seja como for, uns seis anos depois, outro são-joanense, desta vez Presciliano José da Silva (18/02/1854, São João del-Rei-1910, ?), igualmente negro, discípulo de Martiniano Ribeiro Bastos e músico talentoso, em todos esses aspectos semelhante a João da Matta, é quem, após ter estudado humanidades no Colégio Imperial no Rio de Janeiro, embarca em 19/04/1879 para a Itália, de posse de uma bolsa de estudos obtida junto ao imperador D. Pedro II, e matricula-se na Real Escola de Milão, onde se gradua.

Compositor são-joanense Presciliano José da Silva - 
Crédito: historiador Silvério Parada



Estando no exterior, compôs, dentre outras obras, uma Solene Encomendação para a Ordem Terceira do Carmo, assim como a Missa para Pequena Orquestra op. 17. (PIRES, 2011) 

De volta ao Brasil, desenvolveu atividades musicais em Cantagalo e Nova Friburgo-RJ e Campinas-SP. Observe que bem depois é que a família real esteve em São João del-Rei quando de sua passagem pela cidade para a inauguração da EFOM-Estrada de Ferro Oeste de Minas em abril de 1881, portanto quando Presciliano Silva já estava cursando a Real Escola de Milão.
Crédito: Conservatório Pe. José Maria Xavier
 
Crédito: Aluízio José Viegas (foto de casamento)

Certamente improvável, se não impossível, o que se conta: Presciliano Silva teria tentado, quando da vinda do Imperador D. Pedro II para a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas em São João João del-Rei, entregar-lhe uma composição, o Hino ao Imperador, porém foi impedido. A Princesa Isabel, que estaria observando a cena da janela, ordenou que o chamassem, e pedido para que tocasse piano. Nesta oportunidade, teria recebido indicação para que estudasse no Rio de Janeiro. 

Entretanto, apesar de emprestar certo charme à sua biografia, esta história certamente não é verdadeira: a data da visita de Dom Pedro II é posterior à sua ida à Europa (PIRES, 2011).



(Contribuições: Francisco José dos Santos Braga - ASCOM UFSJ - André Pires)





16 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Apresento-lhe uma matéria para a qual colaborei que traz informação sobre o acervo pertencente à família de Firmino Silva, irmão de Presciliano Silva, doado à Fundação CEREM da UFSJ pelo pianista André Pires. Aproveitando a oportunidade, é apresentado também um paralelo entre a vida musical de dois compositores negros, naturais de São João del-Rei: João Francisco da Matta (1832-1909) e Presciliano José da Silva (1854-1910), cujas vidas se entrecruzam no momento em que lhes é oferecida uma bolsa de estudos na Real Escola de Milão.
Cordial abraço,
Francisco Braga

Vamireh Chacon Albuquerque (professor universitário e autor de Os Partidos Brasileiros no Fim do Século XX) disse...

Parabéns a você também pelo seu incansável trabalho cultural.

Eric Tirado Viegas (escritor, tradutor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Obrigado!

Luiz Antônio dos Santos Braga (violinista) disse...

Matéria muito interessante! O André, pianista, deve ser o professor de piano de mamãe. Bonito gesto!

Jota Dangelo (diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural, cronista e escritor) disse...

Foi excelente conhecer mais detalhes da vida dos talentosos músicos são-joanenses.

Salomea Gandelman (autora do livro "36 Compositores Brasileiros-obras para piano (1950-1988)) disse...

Muito interessante! Obrigada. Salomea

João Pinto de Oliveira (presidente do Sicoob Credivertentes, membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico e membro efetivo da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Confrade Prof. Braga, bom dia. Reiterados cumprimentos por suas matérias/pesquisas sobre os compositores João Francisco da Matta e Presciliano José da Silva. Um trabalho que dignifica sobremaneira a nossa cultura e resgata a memória musical regional.

Maestro Jorge Antunes (compositor de música eletroacústica, possuidor de um catálogo instrumental vasto: obras sinfônicas, música de câmara e onze óperas) disse...

Oi, Braga:

Existe material de Presciliano José da Silva na Bibliothèque Nationale de France:

http://data.bnf.fr/14853914/presciliano_jose_da_silva/

abraço,
Jorge Antunes

Dra. Merania de Oliveira (jornalista e viúva do ex-presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo e fundadora do Instituto Roque Camêllo) disse...

Dr. Francisco,
Paz, saúde e alegria!
Que preciosidade são estas partituras. Parabéns ao professor André Pires pela iniciativa de doar à cidade de São João del Rei tão importante obra.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga, saudações!
Importantíssima a sua divulgação. Um "Sonho do Futuro", que virou belíssima e comovente realidade. Parabéns ao trabalho do prof. André e boa sorte ao da Fundação.
Muito grato
Cupertino

Pe. José Carlos Brandi Aleixo (membro do IHGDF, da ANE, da Academia Marianense de Letras e do IHGB) disse...

Prezado Sr. Francisco Braga,

Muito agradeço seu e-mail de 12 de agosto.

Felicitações pelo trabalho sobre os compositores João Francisco da Matta e Presciliano José da Silva.

Cordialmente,

Pe. Brandi Aleixo S.J..

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Muito bom conhecer um pouco da história de nossos compositores sanjoanenses. Maravilhosa peça executada pelo nosso querido amigo e grande pianista André Pires. Obrigado pela oportunidade.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradecemos por mais este importante contato, com notícias sobre a Fundação Cerem, que recebeu um precioso acervo de partituras do Compositor São-joanenese Presciliano Silva.

Apreciamos, sobremodo, a execução musical ao piano, de uma de suas músicas – “O sonho do futuro”, op.8 – através do virtuoso Pianista André Pires. Ficamos felizes em ouvir!

Imaginamos quantos compositores ainda estão para serem descobertos com obras tão importantes como esta: compositores brasileiros de séculos anteriores, que irão enriquecer ainda mais o acervo musical de nosso País.

Com o nosso abraço fraterno,

Os amigos Mario e Beth.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro disse...

Prezado Francisco,
Bom dia.
Obrigado pela postagem e por divulgar e ilustrar momentos importantes de nossa história e as pessoas que as fizeram.
Fraternal abraço.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro

KK Freitas disse...

Olá professor!
Sou uma pesquisadora da vida de Presciliano Silva, compositor fascinante, de história de vida igualmente fascinante. Convido a conhecer meu texto sobre Presciliano Silva, publicado no jornal "A Gazeta de São João del Rei" pelo link http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/2017/04/artigo-o-vos-omnes/
Parabéns pelo blog e pela postagem sobre Presciliano Silva.
Abraços