domingo, 30 de setembro de 2018

RECITAL DE TROMPA E PIANO NO 1º CENTENÁRIO DA CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI


Por Francisco José dos Santos Braga




I.  INTRODUÇÃO


O presente post apresenta um concerto que demos o trompista Celso José Rodrigues Benedito e este pianista, no Teatro Municipal de São João del-Rei, no dia 10 de abril de 1993, às 17 horas. Além de ser uma homenagem pelo transcurso do 1º Centenário da construção do Teatro, o concerto visou prestar um tributo a quatro grandes mestres de música: D. Mariete Guedes, João de Souza Lima, Teófilo Inácio Rodrigues e Joaquim da Rocha. Todos os quatro já dormem na paz do Senhor, sendo pois mais uma razão para não nos entristecermos, antes termos a esperança de que um dia possamos revê-los na glória de Deus.

Teatro Municipal de São João del-Rei / Crédito pela foto: Ricardo Braga Campos


















II. UM POUCO DE HISTÓRIA DO CONCERTO




No início de 1993, o já famoso trompista Celso José Rodrigues Benedito me procurou com a sugestão de que, durante a Semana Santa, apresentássemos um concerto no Teatro Municipal de São João del-Rei, que estava completando 100 anos de profícua existência em prol da Música. Na ocasião, ele recebia orientações de trompa dos seguintes professores: no Brasil, Roberto Minczuk e, na Inglaterra, Daniel Havens. 

Pensei imediatamente em homenagear insignes mestres de música que tivemos na nossa caminhada e que participaram da nossa iniciação e desenvolvimento musical, conduzindo-nos com segurança na trilha dos grandes mestres. Propus homenagearmos dois mestres que me deram a chave da arte pianística: a minha primeira professora de piano, D. Mariete Guedes, moradora na rua Alfredo Luiz Ratton num bangalô (demolido mais tarde para a construção de um prédio de consultórios), a qual, no início da década de 60, ensinava piano a crianças interessadas na arte pianística, utilizando seu piano Werner no ensino e permitindo o treino técnico diário desses jovens pianistas; e João de Souza Lima (1898-1982), destacado pianista e compositor paulista, que se notabilizou como revisor de praticamente todo o repertório pianístico dos últimos 300 anos e formador de concertistas no Brasil e no exterior. Com Souza Lima, tive a oportunidade de burilar minha técnica pianística, no período de dois anos (1974-1976). Tivemos ainda a ideia de homenagearmos, além dos citados mestres do piano, dois outros professores consagrados da teoria musical. Nossa escolha recaiu sobre o regente da “Banda Teodoro de Faria” e meu professor, o Sr. Teófilo Inácio Rodrigues (1889-1973), carinhosamente conhecido por “sô Tiofo”, que ministrava lições gratuitas na sala de sua casa que funcionava também como local de ensaio da banda, na Rua Maestro Batista Lopes (carinhosamente chamada de “Rua das Flores”); Teófilo era pai de Rosa Flora, violista e cantora da Orquestra Lira Sanjoanense e mãe do solista Celso José. Sua instrução fundamentava-se na divisão musical, com base nos elementos fornecidos pela “Artinha” de Francisco Manuel da Silva e pelo “Método Completo para Divisão” de Paschoal Bona. Lembramo-nos também do nome do professor de Teoria e Harmonia Musical, Sr. Joaquim da Rocha (1908-1981), o “Rochinha”, emérito catedrático do Conservatório de Música Pe. José Maria Xavier, o qual tinha sido aluno de Frederico José do Nascimento na Universidade de Minas Gerais e adotava o conhecido “Método de Solfejo”, da autoria de seu professor e de José Raymundo da Silva. 

Confesso que devo à Profª Mariete Guedes, “Sô Tiófo” e Rochinha os conhecimentos musicais adquiridos ainda na flor da idade, com os quais compus minhas primeiras peças pianísticas (valsas, marchas, fantasias, etc.)



III. MINHA FALA ANTES DO CONCERTO

Minha fala antes do concerto

Tomei da palavra para falar a respeito do objetivo daquele Recital de Trompa e Piano:
“Nós temos o prazer de trazer à nossa terra natal uma apresentação de algumas peças, concerto que está se realizando em comemoração aos 100 anos da construção deste Teatro Municipal são-joanense, nesta tarde de Sábado de Aleluia de 1993. Os artistas desta tarde somos três: Celso José Rodrigues Benedito, trompista solo; eu, Francisco Braga, pianista acompanhador e solista; e Dimas Luiz do Carmo, cantor convidado para entoar o hino gregoriano “Creator Alme Siderum”, tema para o Dueto para Trompa e Piano de minha autoria. Curiosamente, todos os três nascemos na mesma rua, que por sinal leva o nome de um maestro (Maestro Batista Lopes). Essa rua tradicionalmente é palco de instrumentistas e praticamente em todas as casas há um ou mais instrumentistas. Então, praticamente durante todo o dia está se ouvindo alguma espécie de música.

Gostaria também de reconhecer aqui a colaboração de pessoas ilustres nas quais nós encontramos apoio. Um apoio cultural muito importante tivemos na pessoa do Dr. Agaciel da Silva Maia, Diretor Executivo do Centro Gráfico do Senado, que nos facilitou a impressão do programa-convite. Queremos agradecer também à administração deste Teatro, que não poupou esforços para ver este evento realizado, principalmente na pessoa do Sr. Geraldo José Ferreira, que administra esta casa de espetáculos, e Mário Luiz Silva, que até nos assuntos operacionais pôde ajudar.
Programa-convite do Recital de Trompa e Piano realizado no Teatro Municipal de São João del-Rei em 10/04/1993

2ª página do programa-convite













































Esta apresentação homenageia três grandes mestres de música são-joanenses. Queríamos destacar as saudosas figuras dos seguintes ilustres professores de música: D. Mariete Guedes, que foi uma grande professora de piano, incentivadora de muitos pianistas são-joanenses. Ela tudo fez para me ajudar no estudo pianístico e a ela eu devo muito do que sei. Na década de 60, ela morava num bangalô, na rua Alfredo Luiz Ratton, donde emanavam ondas sonoras do seu piano Werner o dia inteiro. 
3ª página do programa-convite























4ª página do programa-convite



O segundo homenageado é o Sr. Teófilo Inácio Rodrigues. Apresenta-se aqui nesta tarde um neto dele: Celso José Rodrigues Benedito, famoso trompista são-joanense. Sr. Teófilo era um professor severo e batia frequentemente nas mãos do aluno que por algum motivo se esquecesse de algum conceito musical. Apesar disso, nós, que fomos alunos dele, nos lembramos, com muita saudade e admiração, da figura do grande mestre “sô Tiófo”, que por sinal tocava todos os instrumentos da Banda Teodoro de Faria, da qual era regente. 

O último são-joanense homenageado é o professor Joaquim da Rocha, o “Rochinha”, que prodigalizou benemerências com a sua arte, transmitindo a todos nós todo o seu conhecimento sobre Teoria e Harmonia Musical no Conservatório de Música Pe. José Maria Xavier.

O nosso quarto mestre homenageado é o pianista João de Souza Lima, meu professor de piano de 1974 a 1976 e falecido há 11 anos atrás. Souza Lima foi um notável pianista e compositor paulistano, além de Maestro (regente da Orquestra Municipal de São Paulo, por 32 anos, fundador do Trio São Paulo, dele fazendo parte por 8 anos e fundador da Orquestra Sinfônica Estadual), tendo sido também fundador, com Villa-Lobos, da Academia Brasileira de Música. Souza Lima se notabilizou como revisor de praticamente todo o repertório pianístico dos últimos 300 anos e como formador de concertistas no Brasil e no exterior.

Então, este concerto desta tarde nada mais faz do que reconhecer que, nesta homenagem que prestamos a esses nossos grandes Mestres, que tudo que nos deram carregamos conosco. 

Informamos ainda que vamos ter que fazer uma pequena alteração na ordem sequencial de apresentação das peças do Programa, devido à dificuldade que representa para o solista de trompa ter que suportar duas grandes composições para trompa consecutivas (um concerto de Mozart seguido por uma sonata de Beethoven), na 1ª Parte do Programa; por isso, será deslocada a sonata de Beethoven, da 1ª para a 2ª Parte, sendo substituída por 2 outras peças que constavam da 2ª Parte (Moto Pérpetuo de Paganini e Rêveries de Glazunov).

Damos as boas vindas a todos aqueles que vieram à nossa terra para as festividades da Semana Santa e aos que aqui comparecem vindos de diversas localidades do País, bem como aos que atendem nosso convite e nos prestigiam com sua ilustre presença. 

Finalmente, desejamos a todos uma boa audição. Nosso muito obrigado ao distinto público!”

Flashes do concerto de 10/04/1993 (Crédito pelas fotos e captura de imagens de vídeo: Rute Pardini Braga)





12 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em 10 de abril de 1993, num Sábado de Aleluia, demos um concerto no Teatro Municipal de São João del-Rei, o trompista Celso José Rodrigues Benedito e eu.
Eu pensava que não se conservara nenhum registro daquele evento, mas recentemente fui surpreendido pelo aparecimento de um vídeo que registrou nossa atuação para hoje e para a posteridade.
O concerto tinha por objetivo prestar uma homenagem pelo transcurso do 1º Centenário da construção do referido Teatro, bem como prestar um tributo a quatro mestres de música, dos quais três eram são-joanenses.
É, portanto, com satisfação que trago ao leitor do Blog do Braga, em primeira mão, o que foi possível capturar do vídeo que foi produzido naquele dia do concerto.

http://bragamusician.blogspot.com/2018/09/recital-de-trompa-e-piano-no-1.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

Caríssimo Braga, eu me lembro de, há 5 anos, você me entregou, com seu entusiasmo peculiar, um belo Programa de um Recital de Trompa e Piano.
Ontem, em pesquisando documentos, no meio dos meus mais três mil livros, além de partituras, métodos para violino e viola, encontrei essa preciosidade.
Li-o, com calma, como deveria tê-lo feito, há anos; agora, porém, bebi cada palavra... A data do Programa é de 10 de abril de 1993.
Descobri que o grande professor Joaquim da Rocha, meu professor, foi, também, seu professor.
Eu gostava demais das aulas dele. Meu curso de Teoria Musical era de manhã, no entanto, eu voltava, à tarde, noutra turma, só por deliciar-me com suas aulas!
Foi no segundo ano do Curso. Interessante que, algumas moças da sociedade, minhas colegas se revoltaram contra ele, por ser sério e exigente!
Para contornar a situação, o Padilha, muito gentil, criou outra sala com as dissidentes e ele próprio foi seu professor.
Parabéns pelo Programa e pelo currículo!

Lourenço

Celso José Rodrigues Benedito (trompista e doutor em Música pela UFBA) disse...

Maravilha Francisquinho!
Bora organizar outro?!
Abs,
Celso

Rafael dos Santos Braga (pesquisador e bacharel em Filosofia pela UFSJ) disse...

Bons tempos ! Foi um concerto memorável ! Eu tinha em VHS !

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga,

Lemos com atenção o seu belíssimo discurso de intróito, sobre o Recital levado a efeito por ocasião do 1º Centenário do Teatro Municipal de SJDRei.

Deve ter sido um espetáculo de grande brilho e encantamento, não só pela execução musical de piano e trompa, mas pela presença de obras de grandes compositores, como Mozart, Beethoven, Paganini, Glazunov e, em especial, do ilustre amigo, compositor e pianista, Maestro Braga.

Vimos sua elogiável preocupação em homenagear seus antigos professores, nas pessoas da Profª Mariete Guedes, dos professores Teófilo Inácio Rodrigues e Joaquim da Rocha, aos quais você até hoje demonstra grande agradecimento.

Parabéns! Agradecemos pelo envio.

Abraços, dos amigos Mario e Beth.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador do TJMG, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

bravo!

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Obrigado, Francisco, pela remessa deste material. Adorei. Vou enviar para meus familiares e também para o Celsinho. Sei que ele vai gostar muito. Abraço.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga.
Ótimo em todos os sentidos poder recuperar esse documento, reeditando inclusive as sinceras homenagens à professora e aos professores.
Grato. Abraço.

Eudóxia de Barros (insigne pianista, concertista e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Muito obrigada pelo envio !

Tudo é história da nossa Música e da qual o Sr. participa com tanto brilho !!! Muito bom!

Cordialmente,

Eudóxia .

Eduardo Oliveira (professor e coordenador de reuniões salesianas) disse...

Bom dia, Francisco.

Se eu tiver um infarto fulminante você será culpado kkkk trazendo reminiscências ou mesmo atualidades na área da cultura, especialmente da música da tão querida São João.

Que continue tendo muito sucesso o que faz.
Forte abraço,
Edu

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Confrade Braga, toda paz e todo bem no Senhor da paz e do bem. Obrigado pelo envio da matéria que registra um aspecto de sua histórica e válida atividade intelectual. Abraço amigo do Fernando Teixeira

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente eleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2018-2020) disse...

Obrigado. Verei com prazer.
Paulo Roberto de Sousa Lima