sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Duo Rute Pardini & Francisco Braga - INVOCAÇÃO EM DEFESA DA PÁTRIA


Por Rute Pardini e Francisco Braga

 
Este texto é dedicado ao técnico de som, gravação e imagem, o são-joanense Beto Rodrigues (in memoriam), técnico fonográfico e musical responsável pela edição do material  no YouTube, verdadeira obra de arte visual e sonora. 

 

I. INVOCAÇÃO EM DEFESA DA PÁTRIA, W439 

Estilo: "Canto Cívico-Religioso"
Poesia: Manuel Bandeira
Música: Heitor Villa-Lobos

Oh natureza, do meu Brasil,
Mãe altiva de uma raça livre
Tua existência será eterna,
E teus filhos velam tua grandeza (2x)

Oh meu Brasil!
És a Canaã,
És o paraíso para o estrangeiro.

Amigos, clarins da aurora,
Cantai vibrantes
A glória do nosso Brasil.

Oh divino onipotente!
Permiti que a nossa terra
Viva em paz alegremente,
Preservai o horror da guerra.

Zelai pelas campinas,
Céus e mares do Brasil,
Tão amados de seus filhos.

Que estes sejam como irmãos,
Sempre unidos, sempre amigos.
Inspirai-lhes o sagrado,
Santo amor da liberdade,
Concedei a essa pátria querida,
Prosperidade e fartura

Oh divino onipotente!
Permiti que a nossa terra
Viva em paz, alegremente,
Preservai o horror da guerra.

Clarins da aurora!
Cantai vibrantes
A glória do nosso Brasil!



II. COMENTÁRIOS 

Esta canção patriótica para solista, coro misto e orquestra é baseada em letra de Manuel Bandeira e música de Villa-Lobos, que a nomeou “canto cívico-religioso”, e é dedicada a Violeta Coelho Netto de Freitas. Também existe a versão desta obra para coro feminino a cappela a quatro vozes.
Sua estreia foi em 28/10/1943 no Teatro Municipal no Rio de Janeiro, sob a regência de Villa-Lobos.

[COLARUSSO, 2017] escreveu: “(...) Durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945) Villa-Lobos empreendeu o mais importante programa de educação musical que o Brasil já teve até hoje. Com forte apoio do governo estrutura um ambicioso programa de educação musical (Canto orfeônico), educação esta que passou a ser obrigatória. (...) Uma época de um patriotismo exacerbado de obras como Invocação à Defesa da Pátria (1943- texto de Manuel Bandeira) e a trilha sonora do filme O Descobrimento do Brasil, filme de Humberto Mauro de 1936, que levaram o compositor a ser criticado por seu comprometimento com o Estado Novo. Para Villa-Lobos este comprometimento não passava por qualquer viés ideológico e sim por uma oportunidade de ouro para divulgar e praticar a atividade musical. (...)”

Cf. COLARUSSO, Osvaldo: 130 anos de Villa-Lobos, o inventor do “som musical” brasileiro, Revista Prosa Verso e Arte

Ao ouvirmos essa peça, identificamos um Villa-Lobos (1887-1959) multíplice e inesgotável, sinfônico e vocal. É possível também vislumbrar as magnas proporções da figura de Villa-Lobos como educador musical, quando regia milhares de crianças e adolescentes nas concentrações do Dia da Pátria.

Na primeira parte onde o coro canta junto da grande orquestra (do começo até Prosperidade e fartura). Até aqui temos apenas a primeira parte, onde o coro canta acompanhado pela grande orquestra.

Em seguida, é o momento mais belo: o da oração feita pela solista, em Defesa da Pátria. Neste instante, plena de emoção, ela pede a Deus a Sua divina proteção a todos os brasileiros. Ó meu Deus Divino Onipotente, cuide de sua nação, que ora precisa de sua proteção! Amém.

____________________________________

A NOSSA GRAVAÇÃO

A nossa gravação consistiu de uma redução para piano e sopranos (I e II), que, no caso da voz, foi interpretada pela mesma cantora, Rute Pardini, acompanhada ao piano por seu esposo, Francisco Braga. A introdução orquestral de grandes efeitos foi eliminada, ficando reduzida a um único compasso quaternário no piano constituído pelo lá central do piano (lá 3, 440 Hz), prolongado pela adição de uma fermata. Os compassos seguintes já dão o start para as duas Sopranos I e II, a primeira solando e a segunda fazendo o contracanto.

A gravação não foi feita nos rígidos padrões que se requerem para a obtenção de um resultado que agrade aos mais refinados gostos. Ambos nos dirigimos ao piano num ímpeto e foi feita uma gravação no i-Phone com o piano e a solista (soprano I), sem qualquer preparo, isto é, à primeira vista. A segunda gravação foi realizada por Rute também no mesmo i-Phone cantando a parte da soprano II, com o apoio da gravação anteriormente obtida. Depois, um técnico de áudio são-joanense, Beto Rodrigues, no seu estúdio, fez a edição das duas gravações, aperfeiçoando a sonoridade com seus recursos de sonorização. Quanto a Rute, ela teve o cuidado especial de cantar os versos de maneira bem articulada, embora legato, como queria o compositor Villa-Lobos. Dessa forma, foi possível conseguir que se projetasse a maravilha da letra do poema de nosso tão conhecido, e ao mesmo tempo esquecido, Manuel Bandeira. 

Simples é que agora sentimos que seja o momento certo de promover nosso querido poeta recifense, nascido na cidade do Recife, Pernambuco, em 19 de abril de 1886, e que partiu desta vida em 12 de outubro de 1968. Então, eis a boa oportunidade de comemorarmos também aqui o jubileu de ouro de sua morte. 

Tivemos também a grande dádiva de Deus por ter Heitor Villa-Lobos musicado com tanta inspiração e respeito essa linda canção/oração de Manuel Bandeira.

Então fica aqui nosso carinho a todos vocês, nossos amigos, e nossa homenagem cívica à nossa Pátria Mãe, tão Gentil, que sempre nos abraça a todos sem distinção.

Consideramos que, embora seja uma composição para solista, coro e orquestra, é possível simplificar a sua estrutura para servir mais à prosódia musical e possibilitar sua maior divulgação como um hino cívico, em grupos escolares e em eventos comemorativos. Foi pensando nisso que nosso Duo fez a transposição da tonalidade original (sol menor) para uma quarta abaixo (ré menor), possibilitando não só uma melhor compreensão da linda letra do poema, mas também popularizando, de certa forma, uma partitura escrita originalmente para soprano solista (cantora lírica, operística) de elevada altura vocal, acompanhada por coro misto e grande orquestra. Foi assim que trabalhamos com a nova tonalidade mais confortável (em ré menor) para entoação do “canto cívico-religioso”. Em suma, a ideia que tivemos foi simplesmente adaptar uma canção/oração que foi composta originalmente para apresentação em palcos operísticos e torná-la acessível ao grande público, constituído de nós cidadãos comuns brasileiros, isto é, foi modificar o seu formato, possibilitando em última análise popularizá-lo. Acreditamos ser possível viralizarem matérias de cunho cultural/patriótico na Internet. Seriam então virais positivos, já que a web reconhecidamente é um campo fértil para proliferação de virais, selfies, memes e outras modalidades de breves expressões do pensamento.

Desta forma, foi possível juntar as duas partes, solo e contracanto, na mais bela forma de canção brasileira, legítima “preghiera” em sua defesa da Pátria! Amém! Nosso abraço a todos vocês,
Rute Pardini e Francisco Braga

23 comentários:

Rute Pardini Braga (cantora lírica) e Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Minha esposa e eu temos o prazer de enviar-lhe um post no Blog do Braga, que trata de um poema de Manuel Bandeira intitulado "Invocação em Defesa da Pátria", com arranjo do compositor Heitor Villa-Lobos para soprano solista, coro e grande orquestra, com ligeira elaboração de nossa parte que consistiu de redução da orquestra, para piano, bem como de toda a textura vocal, para 2 Sopranos (I e II).
Nossa participação no vídeo foi a produção de dois áudios gravados artesanalmente e edição em estúdio.
Temos, portanto, o prazer de compartilhar com você o resultado desse trabalho artístico feito com muito carinho e sensibilidade.

https://bragamusician.blogspot.com/2018/10/duo-rute-pardini-francisco-braga.html

Cordial abraço,
Rute Pardini e Francisco Braga

Celina Maria Braga Campos (graduada em Serviço Social e catequista) disse...

Lindo, Rute! Parabéns a vocês dois. Digna intercessão pelo nosso Brasil, nesta véspera de eleição. "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!"

Eudóxia de Barros (insigne pianista, concertista e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Parabéns pela iniciativa tão oportuna neste momento !
Abs.,
Eudóxia.

Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Bom dia.
Agradeço o envio.
Assisti e apreciei.
Parabéns.

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Muito obrigado, estimado Francisco.
Bom final de semana.
Abraço.
Diamantino Bártolo

Unknown disse...

O momento em que nós, brasileiros, recebemos uma mensagem desta, voltada ao patriotismo, não podia ser mais oportuno.
Parabéns ao casal amigo. Ficou maravilhoso. Paulo Milagre.

Sônia Márcia da Mata (corretora são-joanensem, proprietária da Paris Imóveis) disse...

👏👏👏👏👏👏
Parabéns! Ficou ótimo e como sempre sua voz e a do maridão no piano se completam com uma grande sinfonia harmoniosa e numa hora em que o Brasil 🇧🇷 precisa de ter patriotas que queiram um governante de peso para governar essa grande nação.

Alan Elias da Silva (ex-comandante do 38º BPM de São João del-Rei) disse...

Parabéns! Belíssimo!!! Muito bom! Tenha um ótimo dia, abençoado.

Roberto Oliveira de Carvalho (militar reformado da Aeronáutica e engenheiro) disse...

Parabéns a você e sua esposa.
E eu precisei viver 69 anos para encontrá-lo virtual e casualmente quando
pesquisava sobre a origem judaica de nossas "octavós ilhoas".
Muito bonito o trabalho de vocês.
Apesar da minha pequena cultura musical pude apreciar e gostar muito do que vi pelo vídeo.
Um abraço
Roberto Carvalho

Ruth do Nascimento Viegas (presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei) disse...

Parabéns e sucesso grande!
Ruth Viegas

Luiz Antônio dos Santos Braga (defensor ambiental, violinista, engenheiro e auditor fiscal da Receita Federal) disse...

Parabéns aos dois. Boa votação amanhã. Bolsonaro na cabeça.

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Grato pelo envio, amigo Braga. Cumprimentos à Rute. Fernando Teixera

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

Sensibilizado e honrado, vejo o amigo ostentando, com ufania, o amor pela Pátria Brasileira que, desde 1935, 1964, com sangue ou sem sangue, os comunistas querem escravizar! Vitória, Tu reinarás, ó CRUZ, Tu nos salvarás!

Jota Dangelo (diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural, cronista e escritor) disse...

Vamos adiante! Pela democracia! Pelo Brasil! Pela união! Dangelo

Pe. Sáulo José Alves (escritor, autor do livro STABAT MATER: Setenário das Dores de Maria Santíssima, Poema, Sermões e Reflexões e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezado confrade Francisco Braga e distinta Esposa Rute Pardini!
A mim me basta tão somente bradar: "que espetáculo!" e, consequentemente, prostrar-me diante de tão brilhante apresentação, que manifesta a cultura, a competência e a habilidade dos eminentes amigos.
Abraços!
Pe. Sáulo

Sérgio Oliveira de Vasconcellos-Corrêa (ex-aluno de Camargo Guarnieri, compositor paulistano, escritor, professor doutor em música e membro efetivo eleito da Academia Brasileira de Música) disse...

Parabéns. Joias como essa deveriam ser cantadas e conhecidas por todo brasileiro patriota, por todo aquele que traga no sangue, que embora vermelho, não deixa de transparecer o verde, amarelo, azul e branco da nossa bandeira. Bela interpretação, fiquei emocionado. Bravo!

Benedito Pedro Dorileo (advogado, político, professor, reitor da UMT, historiador e escritor, membro da Academia Mato-Grossense de Letras e presidente do IHG de Mato Grosso) disse...

Sensibilizados pela gentileza, cumprimentamos pela belíssima obra!! Viva o Brasil! Viva a nossa Bandeira, verde, amarela, azul e branca!

Maria Auxiliadora Muffato (poetisa são-joanense) disse...

Parabenizo o casal pelo magnífico trabalho em INVOCAÇÃO
EM DEFESA DA PÁTRIA. Neste momento de transição que nosso
Brasil atravessa, é consolador ouvir tal brado de louvor e amor
à terra, nosso solo natal.
Abraços de Maria Auxiliadora Muffato ("Gina")

João Bosco (Ten. Bosco) disse...

Parabéns. Música bela e tocante executada por dois grandes musicistas.

Blog do José Cláudio disse...

Parabéns mais uma vez. Vocês são fantásticos.

Blog do José Cláudio disse...

Parabéns mais uma vez. Vocês são fantásticos.

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

A MÚSICA LINDA FICOU MARAVILHOSA NA INTERPRETAÇÃO DE VOCÊ E RUTE. CARINHOSO ABRAÇO, AMIGOS.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

BRAVO!!!!