domingo, 9 de dezembro de 2018

DISCURSO COMEMORATIVO DO PRIMEIRO ANO DA GESTÃO "UNIÃO" NO IHG DE SÃO JOÃO DEL-REI


Por Francisco José dos Santos Braga
 

Ilmo. Sr. Paulo Roberto Souza Lima, DD. Presidente do IHG de São João del-Rei,
Ilma. Sra. Zélia Maria Leão Terrell, DD. Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei,
Exmo. Sr. José Antônio do Pacu, Exmo. Prefeito de Tiradentes-MG e sócio correspondente deste IHG diplomado nesta data,
Prezados confrades, amigos e amigas,

Estamos aqui reunidos nesta Assembleia Ordinária nº 542, de 9 de dezembro de 2018, a última deste ano, ocasião propícia para fazermos um breve retrospecto das atividades do IHG durante o ano que finda.

Preliminarmente, agradeço à Diretoria do IHG a escolha de meu nome para fazer a breve síntese das principais atividades desenvolvidas e decisões tomadas no primeiro ano da gestão "União". Não tenho aqui a pretensão de cobrir todo o leque de decisões tomadas durante o período, mas apenas registrar as que me pareceram simbólicas para o novo tempo do IHG, neste primeiro ano da referida gestão.

Antes, porém, gostaria de falar algumas palavras sobre a data de ontem (8 de dezembro) tanto no calendário católico quanto na história são-joanense.
Fez ontem 164 anos que o Papa Pio IX, pela “Bula Innefabilis Deus” de 8/12/1854, definiu solenemente como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
Na história do povo português, costuma-se atribuir a D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431), Condestável do Reino e considerado o maior estrategista, comandante e gênio militar português, a devoção à N. Sra. da Conceição, que teria respondido às suas preces em Valverde, Atoleiros e Aljubarrota. Por essa razão, mandou construir a Igreja de N. Sra. da Conceição de Vila Viçosa, e encomendou na Inglaterra a imagem da santa para a sagração do templo. Em 1423 entrou na Ordem do Carmo e com o nome de Irmão Nuno de Santa Maria permaneceu no convento até a sua morte em 1431. Em 23/01/1918 foi beatificado pelo Papa Bento XV, mas o seu processo de canonização foi interrompido por razões políticas. É que Salazar queria transformar a canonização do Beato Nuno em pompa nunca vista, mas Pio XII se recusou, profundamente incomodado com o significado altamente político que se pretendia dar ao fato religioso. Por isso, sua canonização foi postergada até 26/04/2009, quando Bento XVI o proclamou Santo Nuno de Santa Maria, O. Carm..
Outro elemento a trazer alguma luz sobre a nossa devoção de católicos brasileiros à N. Sra. da Conceição deve-se a importante juramento enunciado por D. João IV por provisão de 25/03/1646:  
"estando ora junto em Cortes os três Estados do reino”, proclamou solenementetomar por padroeira de nossos Reinos e Senhorios a Santissima Virgem Nossa Senhora da Comseição... confessare deffender May de Deus foi concebida sem pecado original”.
 
Por esta proclamação a Virgem Imaculada era constituída e declarada, por todos os poderes da Nação, Senhora e Rainha de Portugal, a verdadeira soberana do país. Lato sensu, por essa provisão, Nossa Senhora da Conceição foi constituída Padroeira e Rainha de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa.
Este mesmo rei mandou cunhar, em 1649, moedas de ouro e de prata conhecidas por "Conceição", em cujo reverso constava a imagem de N. Sra. da Conceição, sobre o globo e a meia-lua com a legenda TUTELARIS REGNI.
Desde 1654 até 1910, na Universidade de Coimbra, foi adotada por todo graduado a fórmula do juramento de D. João IV em honra à N. Sra. da Conceição. Durante quase três séculos, estava subentendido que o cumprimento de tal juramento era condição para se obter qualquer grau universitário. ¹

Deixando Portugal e voltando a São João del-Rei, pode-se constatar que, numa feliz coincidência, o Arraial adquiriu foro de Vila no dia 8 de dezembro de 1713, quando a Igreja solenemente comemora a Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
Consta que foi Júlia Maria da Caridade, uma das três Ilhoas responsáveis pelos principais troncos familiares no sul de Minas Gerais, a responsável pelas obras da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco (atual distrito de Carrancas).

Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco
Outra grande devota foi Nhá Chica, que, por 30 anos, se dedicou à construção de uma capela, que ela dizia ser um pedido de "Sinhá" (Nossa Senhora). Graças a doações e à herança de seu irmão Teotônio, conseguiu erguer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje Santuário de Baependi.
Nossa Senhora da Conceição é patrona da Ordem Franciscana. Sua solenidade ontem foi realizada com grande pompa na Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, precedida de solene novenário. 

Novena da Imaculada Conceição de Maria Santíssima a cargo do Coro e Orquestra Ribeiro Bastos com as seguintes obras dos autores: Pe. José Maria Xavier: Domine ad adjuvandum, Veni Sancte Spiritus e hino Conceptio tua Dei Genitrix; Carlos dos Passos Andrade: jaculatória Virgem Imaculada; e Francisco Manuel da Silva: antífona Tota pulchra es Maria

Duas artísticas e belíssimas imagens de Nossa Senhora da Conceição são veneradas nesse templo. Na sacristia, em oratório, a imagem menor que, segundo a tradição, pertenceu à capela da fazenda do Mestre de Campo Ambrósio Caldeira Brant.
A outra imagem, no trono da capela-mor, impressiona pelo tamanho, riqueza de escultura e policromia, é atribuída ao escultor conhecido como Mestre do Cajuru.

O livro Et Caetera ², de Antônio Gaio Sobrinho, tem um capítulo intitulado “Três Momentos da História de São João del-Rei” (p. 65-73), dedicado a 3 pontos de inflexão da curva da história são-joanense que compreensivelmente alteraram a sua direção. São eles:
1) Fundação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pirar do Rio das Mortes, ocorrida em 1705
2) Elevação do citado Arraial a Vila de São João del-Rei, em 8 de dezembro de 1713
3) Elevação da citada Vila a Cidade de São João del-Rei, em 6 de março de 1838.

Interessa-nos tratar do segundo momento histórico, que foi a elevação do Arraial a Vila. Então com o nome de São João del-Rei foi o Arraial elevado a Vila no dia 8 de dezembro de 1713, ou seja, no segundo momento histórico da criação do Município de São João del-Rei. Trata-se de uma feliz coincidência, porque nesta data a Igreja solenemente comemora a Imaculada Conceição da Virgem Maria, sendo a sua imagem venerada em todos os templos são-joanenses, especialmente na Igreja de São Francisco de Assis. Portanto, todo dia 8 de dezembro é motivo de júbilo devido à dupla comemoração do Dia da Cidade e da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Dessa forma, ontem comemoramos o 305º aniversário de nossa cidade, com muito orgulho, e o 164º aniversário do dogma da imaculada concepção da Virgem Maria, com devoção.

É sob a proteção e com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição que, a seguir, se apresentará um retrospecto das realizações da Diretoria do IHG de São João del-Rei que se destacaram neste primeiro ano de trabalho da gestão autodenominada “União” em sintonia com a plataforma de políticas e propostas de ação apresentadas pela mesma Diretoria para a gestão 2018/2020, com ampla divulgação desde a sua posse em 04/02/2018, porquanto quase tudo foi publicado no site do Instituto.


TEMA GERAL

Retomada do prestígio e do esplendor dos primórdios do IHG e da sua inserção no concerto das outras entidades da mesma espécie, visando intercâmbio e troca de experiências. Constata-se uma aproximação maior com Academias: inicialmente com nossa coirmã Academia são-joanense, e com outras Academias, como AILE (Itaúna), ABL (Barbacena), Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG (Belo Horizonte), e com Institutos, como IHGMG, IHG de Pompéu, IHG de Tiradentes, IHG de São Tiago, IHG de Prados, etc.

Foi eleito o sócio-fundador Adão Tiago Lara (dos 20 fundadores, o único ainda vivo), ficando definido que, em todas as solenidades e reuniões ordinárias do IHG durante 2018, fosse enaltecida a sua figura, como insigne pedagogo e escritor de livros sobre educação.

Foi referendado o acerto da decisão do presidente Fábio Nelson Guimarães ao indicar a seus confrades, nos primórdios do IHG, a figura do historiador Basílio de Magalhães como Patrono Maior do nosso IHG, principalmente após memorável preleção em sua defesa, feita pelo confrade José Passos de Carvalho.

TEMAS ESPECÍFICOS

O IHG, sendo entidade de utilidade pública, legal e regular, tem desenvolvido parcerias com instituições e pessoas dispostas a realizar eventos/projetos significativos em temáticas de interesse do nosso Sodalício. Na 435ª reunião do CMPPC-Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei fomos indicados para firmar convênio com a SMC/SJDR-Secretaria Municipal de Cultura de São João del-Rei para publicar dois livros: Revista dos 300 anos de SJDR e Partituras compostas por Abgar Campos Tirado, com recursos do FUMPAC-Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. Para isso, solicitamos à SMC/SJDR seja repassado ao IHG o Termo de Colaboração ou de Fomento, em decorrência da indicação do CMPPC para o IHG promover a publicação dos livros acima referidos.
Um terceiro e quarto livro estão na pauta para aprovação pelo CMPPC. Quanto ao terceiro livro, recebemos e vamos apresentar para apreciação e aprovação do CMPPC um projeto de livro denominado provisoriamente como “Estórias por trás da História”, em parceria, já que será escrito por equipe de jornalistas sob a coordenação do IHG, e estímulo da SMC/SJDR. A ideia é documentar relatos e narrativas apresentadas por diferentes participantes nas várias edições do Projeto “Café com Prosa – Roda de Conversas”/2018 e acompanhar e indicar a temática para realização de até 8 edições do evento em 2019. O livro será encaminhado à Comissão Editorial para apreciação e está programado para ser lançado em dezembro/2019.
Quanto ao projeto do quarto livro, formamos um grupo de trabalho com o confrade Evandro Coelho para estudo e encaminhamento de proposta de publicação de livro ou revista sobre elementos históricos e turísticos da cidade de SJDR, incluindo índice descritivo da denominação de ruas de SJDR, a ser submetido à análise da Comissão Editorial do IHG-SJDR e apresentado ao CMPPC para captação de recursos do FUMPAC e lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020, em comemoração ao cinquentenário desse Sodalício.
Como gestor da publicação dos livros em parceria com a SMC/SJDR, informamos que participamos da 436ª reunião ordinária do CMPPC para esclarecer e assegurar sobre a situação legal e regular do IHG-SJDR, baseado em portfólio para justificar sua indicação, na reunião 435ª do mesmo CMPPC.

Já que falamos do Projeto “Café com Prosa-Roda de Conversas”/2018, achamos conveniente resumir brevemente suas cinco edições:
1º Café com Prosa (15/03/2018): tema “Educação Comunitária e Educação Patrimonial”
2º Café com Prosa (19/04/2018): tema “Músicos e Músicas de raiz em São João del-Rei”
3º Café com Prosa (22/06/2018): tema “Festas Populares e Religiosidade: Festas Juninas na rua Santa Teresa”
4º Café com Prosa (23/08/2018): tema “Literatura que o são-joanense costuma ler”
5º Café com Prosa (27/09/2018): tema “Histórias, Música e Poesia para saudar a chegada da Primavera”
6º Café com Prosa: tema: “Festas Populares e Religiosidade – Homenagem dos Congados a N. S. do Rosário”, previsto para outubro, deixou de ser implementado porque, em função do período eleitoral, foram dificultadas as articulações e o evento infelizmente não aconteceu. Não obstante, em compensação o IHG participou oficialmente de vários eventos da 12ª edição do FELIT, visando prestar uma digna homenagem a Luiz Ruffato, o autor homenageado em 2018.

Além disso, continuamos a envidar esforços para construir e implementar um Projeto de Estudos em “Educação Patrimonial” a ser oferecido diretamente pelo IHG em 2019 para públicos variados, como professores da Rede Municipal; os moradores da Rua Santa Tereza e adjacências; em parceria, para os Guias de Turismo de SJDR e talvez, em parceria com a UFSJ, para os alunos nela matriculados, tendo em vista os atos de vandalismo praticados por estudantes universitários contra a Igreja de Nossa Senhora do Carmo ³ e pichação do Coreto Tenente João Cavalcante, imediatamente após a entrega do prédio pela Prefeitura Municipal à comunidade completamente reformado e pintado. Já foi enviado ofício à Secretaria Municipal de Educação encaminhando projeto que versa sobre “Educação Patrimonial”, decorrente do diálogo estabelecido no 1º Café com Prosa, e sugerindo a inclusão do tema na proposta curricular do Ensino Fundamental.

Continuamos nossa reinscrição junto ao Estado, no CAGEC-Cadastro Geral de Convenentes e ao Governo Federal, junto do FNDD-Fundo Nacional de Direitos Difusos/MJ.

Enviamos ofício ao Gerente Geral da Caixa Econômica Federal propondo parceria e solicitando apoio para dois de nossos projetos estratégicos (1. Concurso anual de monografias universitárias sobre temáticas sociais e econômicas relacionadas a SJDR e aberto a instituições universitária do Estado de Minas; 2. Programa de estágios acadêmicos remunerados em áreas de interesse do IHG, em parceria com a UFSJ).

Queríamos finalmente sugerir seja conferida uma Moção de Louvor e Agradecimento ao confrade José do Carmo dos Santos pela cessão da sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos para nossas assembleias durante o tempo da reforma na “Casa mais Antiga”, o que o confrade fez com a maior fidalguia e espírito de corpo.

É o que tinha a dizer. Muito obrigado!


NOTAS EXPLICATIVAS


¹  Cf. GOMES, José Aníbal Marinho: Nossa Senhora da Conceição Padroeira e Rainha de Portugal e de todos os Povos de Língua Portuguesa, publicado em 8/12/2013 no Blog Risco Contínuo

² SOBRINHO, Antônio Gaio: ET CAETERA, São João del-Rei: UFSJ, 208 p.

³ LIMA, Rogério Medeiros Garcia de: VANDALISMO, Gazeta de São João del-Rei, Ano XXI, edição de 27 de outubro de 2018

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tive o prazer de discursar nesta data de encerramento do ano de 2018 na sede do IHG de São João del-Rei, reconhecendo e divulgando as principais atividades desenvolvidas e as decisões tomadas no primeiro ano da gestão "União", liderada pelo sociólogo Paulo Roberto Souza Lima.
Além disso, tive a oportunidade de salientar certas coincidências entre a história de Portugal e tradições religiosas são-joanenses, tão ricas de significados e, ao mesmo tempo, tão presentes na vida do nosso povo, apesar do materialismo e da globalização campeando soltos neste País.

https://bragamusician.blogspot.com/2018/12/discurso-comemorativo-do-primeiro-ano.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Secretário de Relações Institucionais do IHG-SJDR

Paulo Sousa Lima disse...

Prezado confrade Francisco Braga, receba meus cumprimentos mais efusivos pela bela e sensata oração que proferiu no encerramento dos nossos trabalhos de 2.018. Seu texto livre e escorreito , que será anexado a ata da assembleia como documento oficial do nosso Sodalício e sua sensibilidade para se ater às questões mais significativas das situações e eventos promovidos nos mostrou facetas inusitadas em nossos trabalhos e nos bons resultados que já obtivemos nesse primeiro ano da nossa gestão. Obrigado pelas contribuições como Secretário de Relações Institucionais do IHG-SJDR.

José Passos de Carvalho (genealogista, escritor, membro correspondente do IHGMG, membro da Academia de Letras "João Guimarães Rosa" da PMMG e sócio efetivo do IHG de São João del-Rei) disse...

Prezado confrade e mestre!
Ouví-lo, nada mais é do que assistir uma aula. Sua fala foi brilhante enalteceu os laços entre a nossa história e as estórias. O encerramento de nossas atividades em 2018 é o verdadeiro céu com a totalidade das estrelas.
Parabéns e sucesso sempre!