segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Colaboradora: PATRÍCIA FERREIRA DOS SANTOS SILVEIRA


Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2013). Pós-doutora em História Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É autora dos livros Poder e Palavra: discursos, contendas e direito de padroado em Mariana (1748-1764), e de Excomunhão e Economia da Salvação: as queixas, querelas e denúncias no tribunal eclesiástico de Minas Gerais no século XVII. É organizadora da coletânea Justiças, Direito e Bem Comum na administração dos Impérios Ibéricos de Antigo Regime. Publicou vários capítulos em coletâneas especializadas de História, e artigos acadêmicos no Brasil e em Portugal. É parecerista ad hoc de diversos periódicos acadêmicos de suas linhas de investigação, entre os quais: Revista Quaestio Iuris de História do Direito da Uerj, e Revista Locus de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. É vice-presidente da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, em Mariana, Minas Gerais.

4 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Estive presente à reunião comemorativa de 15/12/2018, a convite da atual Presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Profª HEBE MARIA RÔLA SANTOS, ocasião em que tomei conhecimento de diversas obras sociais e iniciativas de caráter coletivo em favor de Mariana, desenvolvidas pelo saudoso Dr. ROQUE CAMELLO, então presidente por 31 anos da referida Academia que colocou todo o seu tirocínio e habilidades políticas a serviço do engrandecimento da sua Casa de Cultura e do bem comum da comunidade marianense. Abro aqui um parêntese apenas para dizer que o homenageado não fazia jamais alarde de suas realizações. Foi encarregada de pronunciar o "panegírico" em honra a Dr. Roque Camello a Profª Dra. PATRÍCIA FERREIRA DOS SANTOS SILVEIRA, atual vice-presidente da Academia Marianense de Letras, que foi ouvida atentamente e em profundo silêncio pela seleta assembleia que acorreu à solenidade, movida pela admiração ao prócer marianense que estava sendo homenageado. A fala de Patrícia comoveu de tal maneira a assistência presente à comemoração - e a mim em particular - que achei apropriado convidá-la para colaboradora do Blog de São João del-Rei e assim compartilhar com meus leitores suas reflexões acertadas acerca do grande intelectual marianense e defensor irredutível da cultura mineira.

Sobre o discurso "Roque Camello: Tempo e Impacto de uma Trajetória Pública"
https://bragamusician.blogspot.com/2018/12/roque-camello-tempo-e-impacto-de-uma.html

Breve currículo da Profª Dra. Patrícia Ferreira dos Santos Silveira
https://bragamusician.blogspot.com/2018/12/colaboradora-patricia-ferreira-dos.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Professor Braga.
Um belíssimo e justo discurso para o Dr. Roque, figura que certamente faz muitíssima falta à Mariana e ao país.
Abraço,
Cupertino

Patrícia Ferreira dos Santos (escritora, mestre e doutora pela USP e pós-doutora pela UFMG em História Social e vice-presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras) disse...

Prezado Dr. Francisco Braga,

Muito bom dia.

Registro meu sentimento de gratidão pelas tuas palavras e pela enorme consideração configurada no teu convite para colaborar com o Blog de São João del Rei, assim como a subsequente publicação do meu texto "Roque Camello: tempo e impacto de uma trajetória pública".

Me alegra, sobretudo, ver no senhor, o mesmo sentimento de gratidão e admiração pela grande figura pública representada no Professor e eminente advogado Dr. Roque José de Oliveira Camello. Ele deixa, além das saudades, um modelo de gestão da cultura para todo o Estado de Minas Gerais como herança.

Envio os meus melhores cumprimentos ao senhor e à sua família, e reitero a minha gratidão pelo teu gesto e acolhida da minha manifestação.

Um grande abraço, e que possamos manter constante contato.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Ferreira dos Santos Silveira
Vice-Presidente da Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

O discurso da Profª Dra. Patrícia Ferreira dos Santos Silveira – “Roque Camêllo: Tempo e Impacto de uma Trajetória Pública” – é uma obra literária e memorialista que nos comoveu, dada a grande amizade que nos unia ao Dr. Roque, um saudoso amigo que sabia cativar as pessoas com a sua delicadeza de trato, sua postura sempre altiva, embora sendo uma pessoa muito simples, mas portadora de grande intelectualidade, brilhante em suas oratórias e altamente generoso com suas amizades.

Muitas vezes estivemos com ele e sua esposa Merania em Mariana e Ouro Preto, em uma época em que viajávamos com frequência para aquelas plagas mineiras, onde fizemos grandes amigos.

Como já lhe dissemos, Dr. Roque era Membro Correspondente de nossa Academia Valenciana de Letras. Esse título lhe foi outorgado em Mariana, pela Beth quando Presidente da AVL, por ocasião do “Encontro das três Academias”: Mineira de Letras, Marianense de Letras e a Valenciana de Letras, tendo a presença ilustre do Dr. Murilo Badaró (à época Pres. da AML); Dr. Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, então Prefeito de Ouro Preto e amigo nosso de longa data; Dr. Roque Camêllo, à época Prefeito de Mariana e Presidente da Academia Marianense de Letras, entre outras autoridades.

Agradecemos pela gentileza do envio deste discurso sobre o nosso saudoso amigo Dr. Roque, personalidade de grande valor intelectual e cultural, que deixou sua marca indelével, não só em Mariana, mas na cultura brasileira.

Abraços, meus e de Beth.

O amigo Mario.