domingo, 24 de julho de 2022

POSSE DO ARTISTA HÉLIO PETRUS E DO DR. ROGÉRIO FARIA TAVARES NA CASA DE CULTURA-ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES


Por Francisco José dos Santos Braga *

Da esq. p/ dir.: artista sacro e poeta Hélio Petrus e Dr. Rogério Faria Tavares

 
 
Minha esposa Rute Pardini e eu sentimo-nos honrados com o convite da presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, Profª Hebe Rôla, para comparecermos à posse do artista sacro e poeta Hélio Petrus como membro efetivo ocupante da Cadeira nº 40 patroneada por Erna Antunes e do Dr. Rogério Faria Tavares como membro correspondente em Belo Horizonte da Casa de Cultura marianense. A solenidade no Salão Nobre da Casa de Cultura marianense constaria de duas partes: na primeira, na sessão solene de posse, a presidente Profª Hebe Rôla daria posse aos dois neoacadêmicos e, na segunda, seria inaugurada a exposição intitulada "Hélio Petrus: Uma Estrela do Neobarroco" com encerramento previsto para 30 de agosto. Ambos os eventos integram as comemorações do 60º aniversário da Casa de Cultura marianense, fundada em 28/10/1962. 
 
Comemorações do 60º aniversário da Casa de Cultura marianense (1962-2022)

 
Assim, pudemos desfrutar três dias agradáveis da hospitaleira e bela cidade de Mariana, representativa, segundo Guimarães Rosa, de uma 
Minas geratriz, a do ouro, que evoca e informa, e que lhe tinge o nome; a primeira a povoar-se e a ter nacional e universal presença, surgida dos arraiais de acampar dos bandeirantes e dos arruados de fixação do reinol, em capitania e província que, de golpe, no Setecentos, se proveu de gente vinda em multidão de todas as regiões vivas do país (...).¹

Tivemos a grata satisfação de deixar o conforto de nossa residência em São João del-Rei para partilharmos com os dois confrades artista sacro e poeta Hélio Petrus e Dr. Rogério Faria Tavares do momento especial de seu ingresso na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, cujos nomes foram sufragados pelo voto unânime da atual Diretoria. 

A noite do dia 22 de julho estava fria e serena, quando chegamos à sede da Casa de Cultura marianense, situada na rua Frei Durão, 84, onde já se achavam reunidas umas quarenta pessoas gradas da comunidade marianense, entre acadêmicos e demais representantes de várias camadas sociais que compareciam à solenidade. Num relance de olhos, pudemos divisar alguns integrantes de diversos grupos que apoiavam a solenidade, a saber: o Movimento Renovador de Mariana, o Grupo Musical 'Uns e Outros', o coral Madrigal Mariana e a Academia Marianense Infantojuvenil, todos atuando para o bem da comunidade marianense em comunhão com a Academia. Também percebemos a presença ilustre de artistas plásticos da cidade, tais como Elias Layon, Edésio Souza e "Ladinho", que ali se encontravam para prestigiar a posse de seu colega, artista Hélio Petrus. Distinguimos também a presença de alguns vultos ilustres da Casa de Cultura marianense: de acadêmicos, membros da Diretoria, cabendo citar a presidente Hebe Rôla, o vice-presidente José Benedito Donadon-Leal, a tesoureira Andreia Donadon-Leal, o secretário Anício Chaves, bem como dos seguintes confrades acadêmicos: Júlio Vasconcelos, Moacir Maia, Rafael Arcanjo e Ângelo Oswaldo. 

Na abertura da sessão solene de posse, a chefe do cerimonial Andreia Donadon-Leal anunciou que seu esposo José Benedito Donadon-Leal interpretaria algumas peças de sua autoria com canto acompanhado de violão por ele mesmo, antes que começasse um espetáculo em praça pública próxima com som amplificado, o que poderia comprometer a audição do acadêmico violonista, caso não fosse antecipada. 

Após a animação musical, que foi muito ovacionada pela excelente performance, a presidente Hebe Rôla abriu a sessão solene e imediatamente passou a palavra à chefe do cerimonial Andreia Donadon-Leal.

A cerimonialista convidou para comporem a mesa dos trabalhos, os membros da Diretoria: o vice-presidente José Benedito Donadon-Leal, o secretário Anício Chaves; e as seguintes autoridades presentes: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (prefeito de Ouro Preto e membro da Academia Mineira de Letras), Márcio Sampaio (membro da Academia Mineira de Letras), bem como os dois oradores oficiais responsáveis pelas saudações aos recipiendários, acadêmicos José Anchieta da Silva e Andreia Donadon-Leal.  Em seguida, a chefe de cerimônia convidou este acadêmico para conduzir até a mesa dos trabalhos o neoacadêmico Dr. Rogério Faria Tavares e, igualmente, convidou o acadêmico Prof. Dr. Moacir Maia para conduzir o neoacadêmico artista sacro e poeta Hélio Petrus até a mesa dos trabalhos.

A cerimonialista iniciou sua fala fazendo um rápido histórico do prédio-sede da Casa de Cultura marianense datado do primeiro meado do século XVIII, nos seguintes termos: 

Segundo o historiador e acadêmico Rafael Arcanjo dos Santos, em 18 de julho de 1969, o então governador do estado de Minas Gerais, Israel Pinheiro da Silva, através do Decreto no 11.653, de 6 de fevereiro de 1969, desapropriava um imóvel colonial na cidade de Mariana, para servir de sede da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, a primeira sede de entidade em Minas Gerais a ser denominada Casa de Cultura. O sobrado onde funciona a Casa de Cultura de Mariana foi edificado em 1733, conforme descreve o termo de Mariana (UFOP, 1998, pág. 36), tendo pertencido ao mestre-de-campo, Rafael da Silva e Souza, que a vendeu à fazenda Real, para nela residir o primeiro intendente, Antônio Rodrigues de Macedo, nomeado em outubro de 1736. Dessa data até 1760, o prédio serviu simultaneamente de moradia do intendente e de “repartição arrecadadora dos produtos da capitação, do confisco e de escravos, arrematações em praça pública e tudo quanto entendia com o ouro destinado ao erário público”. Servia então de Casa de Intendência, Casa de Fundição de Ouro e de recebimento do quinto do ouro. Depois de 1760, voltou a edificação a ser propriedade particular, desta feita pertencente por quase um século à família Souza Novais. Em 1947, ainda de propriedade dos herdeiros do coronel Eleutério de Souza Novais, o prédio colonial foi vendido a Sílvio Ribeiro. Em fevereiro de 1969, o imóvel foi desapropriado pelo governo de Minas Gerais e cedido à Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.²

A seguir passou a palavra ao acadêmico José Anchieta da Silva para saudar o Dr. Rogério Faria Tavares, que, devido a uma duradoura experiência de trabalho conjunto, trouxe ao conhecimento do público presente a rica biografia do neoacadêmico correspondente de uma forma bem vivencial. Segundo Anchieta, seu homenageado é membro e presidente da Academia Mineira de Letras, onde ocupa a cadeira de número oito e onde exerce as funções de Reitor da Universidade Livre. É membro do Pen Clube do Brasil, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; sócio correspondente da Academia Carioca de Letras e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Entre seus livros, destacam-se: ‘A noite dos mascarados’ (novela policial, publicada em 1983); ‘Reflexões sobre o Direito e a Vida’ (organizador), ‘Contribuições para a história do Instituto dos Advogados de Minas Gerais’ e ‘Contribuições para a história do Instituto dos Advogados Brasileiros’. 

Dr. Rogério Faria Tavares profere seu discurso de posse
 

Em seguida, a palavra foi concedida a Dr. Rogério Faria Tavares, que fez brilhante discurso sobre a importante missão das Academias de Letras na transmissão e difusão de cultura e conhecimento num país deficitário de recursos como o brasileiro e o papel importante desempenhado pelo livro digital ou físico nesse processo. 

Depois, a acadêmica Andreia Donadon-Leal proferiu uma saudação coerente e brilhante sobre o artista sacro e poeta Hélio Petrus, numa constatação de pelo menos meio século de sua entrega à arte. Além disso, ela deu uma verdadeira aula magna sobre o estilo neobarroco de modo abrangente e compreensível.

O artista sacro e poeta Hélio Petrus profere seu discurso de posse
 

Em seu discurso de posse, Petrus se serviu de trovas compostas de rimas ricas para expressar sua gratidão pela honraria que lhe foi proporcionada pela Diretoria, ao permitir o seu ingresso no quadro de membros efetivos do sodalício. Quanto à sua produção artística, definiu o seu trabalho, considerado neobarroco pela crítica, como uma continuidade da obra de Athayde e de Aleijadinho, só que sem aquela densidade dramática e sofrida dos santos do barroco do século XVIII, buscando, dentro da natural evolução, torná-los mais alegres e joviais. A crítica denomina sua obra neobarroca pela leveza e suavidade das figuras. 

Das mãos da presidente Hebe Rôla, Dr. Rogério Faria Tavares recebeu o título de Membro Correspondente, pelos relevantes serviços prestados à literatura e à cultura mineira; ao mesmo tempo, o artista Hélio Petrus recebeu o título de Membro Efetivo da Casa de Cultura Marianense por seus mais de 50 anos de criação artística utilizando a madeira como matéria prima de seus anjos, virgens e madonas jovens e alegres e possibilitando que outros colaboradores participem da arte do entalhe, na sua missão de professor e descobridor de talentos; por tantas e particulares qualidades é conhecido como o mestre do entalhe de Mariana. Seu trabalho é reconhecido como neobarroco. Um São Francisco esculpido por ele foi presenteado ao papa Francisco e atualmente se encontra no Vaticano. 

A chefe de cerimônia anunciou o discurso da presidente Profª Hebe Rôla, que se congratulou com os novos acadêmicos desejando-lhes muito sucesso e contando com o seu concurso nas atividades desenvolvidas pela Academia. 

Encerrando o evento foram entregues aos dois neoacadêmicos seus respectivos diplomas e finalmente todos os acadêmicos e autoridades presentes à reunião posaram para uma foto como registro histórico do evento.

Pose para foto de todos os acadêmicos e autoridades presentes

 

Após a sessão solene no Salão Nobre, todos subiram às Galerias do primeiro andar para a inauguração de exposição da arte do entalhe do escultor sacro Hélio Petrus, intitulada 

HÉLIO PETRUS: UMA ESTRELA DO NEOBARROCO 

Em comemoração aos 60 anos da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, esta inaugura exposição de obras do escultor mineiro e acadêmico, “Hélio Petrus: uma estrela do Neobarroco”. A mostra reúne obras de escultura em talha e anjos entalhados em madeira de cedro, com acabamento em policromia, pátina e em madeira encerada, que retratam o estilo neobarroco de um dos artistas mais prestigiados do gênero no Brasil. Os trabalhos em policromia são ricamente realizados pelas artistas: Marcilene Lopes e Daniela Mesquita. 

Os temas expostos por Petrus na referida exposição são: Nossa Senhora da Conceição, São Francisco, Santo Antônio, São José, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santana Mestra e São Miguel Arcanjo. Entalha as seguintes representações: Cristo e a Samaritana, Assunção de Nossa Senhora, Coroação da Virgem e São Francisco. 



 

II. NOTAS  EXPLICATIVAS

 

¹  ROSA, João Guimarães: "Minas Gerais", in revista O Cruzeiro, edição de 25/08/1957.
 
² DONALDON-LEAL, J.B. & SANTOS, Rafael Arcanjo dos: Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes: uma história centenária (livro constante do BOX de Livros: Abra a História da Gaveta do Patrimônio Imaterial de Mariana, sob a coordenação geral de Andreia Donadon-Leal)
 

 
III. AGRADECIMENTO
 
 
Agradeço à minha amada esposa Rute Pardini Braga a formatação e edição de algumas fotos utilizadas neste artigo.

 
 
* Membro efetivo da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, ocupante da Cadeira nº 23 - Patrono: Roque José de Oliveira Camêllo e conselheiro honorário do Instituto Roque Camêllo

11 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Em 22 de julho de 2022, participei de um evento em Mariana-MG que faz parte das comemorações do 60º aniversário da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes (1962-2022), a saber: posse dos neoacadêmicos escultor e poeta HÉLIO PETRUS e Dr. ROGÉRIO FARIA TAVARES, respectivamente dignos mestres das Artes e das Letras, que em boa hora vieram engrandecer o sodalício marianense.
A Diretoria da Casa de Cultura marianense está de parabéns por ter trazido ao seu seio esses dois lídimos representantes da cultura e da melhor tradição mineira.
O meu trabalho consistiu em fazer um registro compactado do evento e não teve a pretensão de espelhar a riqueza e a totalidade dos importantes temas tratados nos discursos proferidos pelos ilustres palestrantes.

Link: https://bragamusician.blogspot.com/2022/07/posse-do-artista-helio-petrus-e-do-dr.html  👈

Cordial abraço,
Francisco Braga

Anônimo disse...

Muito obrigado pela presença do ilustre casal Dr. Francisco Braga e Rute Pardine ao evento de posse dos acadêmicos e pelo registro completo das cerimônias neste conceituado blog !

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dr. Rogério Faria Tavares (escritor e presidente da Academia Mineira de Letras) disse...

Estimado amigo
Francisco Braga:

Bom dia!
Muito obrigado pelo envio da sua mensagem e pela excelente reportagem que produziu sobre a sessão da Academia Marianense de Letras - no dia 22 de julho.
Foi um prazer estar com você e sua esposa na referida cerimônia, em Mariana.
Espero que tenhamos outras oportunidades de encontro.
Em Belo Horizonte ou em São João del-Rei.

Com o abraço melhor do

Rogério Faria Tavares

Welber Skaull (escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Bom dia confrade
Você está sempre prestigiando os acontecimentos literários.
Parabéns pela postura.
Abraços
Welber

Luiz Solano ("o Repórter do Planalto" e membro do IHG-DF e da Academia de Letras e Artes do Planalto) disse...

Um forte abraço, Confrade e Amigo. Luiz Solano.

José Benedito Donadon-Leal (poeta, ensaísta, escritor, autor de diversos livros e membro de diversas Academias no País, destacando-se como membro e vice-presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes disse...

Prezado Dr. Francisco Braga.
Boa tarde. Obrigado pela presença que nos honrou e alegrou. Foi um prazer conhecê-lo. Andreia encantou-se com sua esposa: com o projeto de florescer a cidade, trabalho de conscientização de crianças, no plantio de mudas de flores.
Parabéns pelo texto completo, que retratou com maestria o espírito fraterno da sessão solene de posse da Academia Marianense de Letras, destacando a beleza da exposição do acadêmico Hélio Petrus.
Cordialmente,
J.B.Donadon-Leal

Danilo Gomes (escritor, jornalista e cronista, membro das Academias Mineira de Letras e Brasiliense de Letras) disse...

Prezado amigo e confrade acadêmico mestre Francisco Braga, minhas saudações!
Cumprimento-o pela excelência de seu texto, muito oportuno, sobre as posses de Hélio Petrus e de Rogério Faria Tavares na Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes. Dois grandes nomes da cultura mineira e brasileira. Dois intelectuais de relevo, que enriquecem a nossa Casa, na minha natal e inesquecível Mariana. Parabéns!
Sua ida a Mariana, com sua esposa D. Rute Pardini Braga, foi um belo gesto. Li e guardarei seu belo e histórico artigo.
Abraço do Danilo Gomes.

Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes no Facebook disse...

A Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes divulga o excelente texto do acadêmico Dr. Francisco Braga, que escreveu sobre a solenidade de posse dos acadêmicos: Hélio Petrus e Rogério Faria Tavares.
Parabéns, caríssimo acadêmico!

Link: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3AvcW5rPp39XIJ%3Ahttps%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FAMarianense%20&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-d

Benjamin Batista (fundador de diversas Academias de Letras na Bahia, presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Ótimas notícias do mundo cultural de MG.

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Caro Francisco Braga,
Que beleza de relatório da solenidade ocorrida na Casa de Cultura de Mariana, quando da posse de Rogério Faria Tavares e Hélio Petrus.
Acontecimento enriquecido com a exposição de arte barroca de Hélio Petrus.
Parabéns a todos que valorizam a cultura mineira, tão importante para o cenário brasileiro e para o mundo.
Saudações literárias,
Raquel Naveira