Por Francisco José dos Santos Braga
É com muita alegria que hoje, dia 28/06/2025, a partir das 10 h, estive participando do 14º FELIT-FESTIVAL DE LITERATURA DE SÃO JOÃO DEL-REI, expondo, na entrada da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida (com 198 anos de existência [1827-2025], a primeira biblioteca de Minas Gerais], meu livro NO REINO DA MÚSICA, que acaba de ser editado pela Editora Gulliver de Divinópolis-MG, com 509 páginas.
Tenho o prazer de reproduzir neste Blog do Braga a Apresentação que fiz na minha obra para esclarecer o meu propósito ao produzir esse livro, a partir de textos dos meus blogs, devidamente atualizados, revistos e ampliados para facilitar o trabalho de pesquisadores de ciências sociais, musicólogos, melômanos e interessados no tema musical.
O que dizer a respeito deste livro intitulado “No Reino da Música”?
É obra de um melômano, amante da música, ou de um historiador? Possivelmente de ambos, tendo em vista a formação do seu autor que, desde seus 13 anos, se viu envolvido e completamente apaixonado pela música. Este livro é fruto de alguém que busca, um buscador, que se propõe a rastrear, investigar e identificar os feitos, fenômenos e proezas de natureza musical cujas manifestações se verificaram ao longo de séculos na história da música.
A mitologia atribui a Euterpe, uma das nove musas, a invenção da música, da poesia lírica e da flauta dupla que proporcionava duplo prazer musical àqueles que a ouviam.
Seriam os músicos seres inspirados pela musa Euterpe, ou, por outro lado, dominados por humano anseio de glória e fama? Quase sempre, nem uma coisa nem outra. Se formos verificar o dia-a-dia desses compositores e instrumentistas ilustres, veremos que eles se destacam mais por sua transpiração (luta diária disciplinada) do que por sua inspiração. O aprendizado e a prática de instrumentos e a sua orquestração consomem-lhes todo o tempo, sacrificando a serviço da Arte o seu bem-estar e o de seus mais próximos.
A Natureza é pródiga e presenteia cada geração com músicos especialmente dotados que maravilham os seus contemporâneos com sua habilidade incomum para a música.
Quase toda a tradição musical está permeada também pelo mito de Orfeu. Acreditava-se que esse personagem era capaz de encantar ao som de sua lira todos os seres vivos e até inanimados como as pedras. Como um arquétipo do cantor inspirado, é uma das figuras mais significativas na recepção da mitologia clássica na cultura ocidental, retratada ou mencionada em inúmeras formas de arte e cultura popular, incluindo poesia, cinema, ópera, música e pintura. O poeta Píndaro o chama “pai das canções”, identificando sua descendência do rei trácio Eagro e da musa Calíope.
Todos os compositores, artistas e instrumentistas que aparecem neste livro são propostos para atender uma metodologia chamada de “análise fenomenológica musical”, uma expressão que parece complicada, mas que é relativamente simples de explicar. Inicialmente cabe definir o que se entende por fenomenologia. Para Heidegger, trata-se de “um método de investigação... significa, antes de tudo, um conceito de método.” Para Merleau-Ponty, fenomenologia é o “estudo das essências”, sendo necessária a reflexão a fim de se poder observar as coisas da forma como elas se manifestam.
Ao trazer a fenomenologia como abordagem para um estudo musical, o foco está na escuta e na reflexão resultante. Mas não se trata de uma mera experiência de escuta, mas aquela em que se atente para os detalhes da obra musical, sendo esse ouvinte capaz de comentá-la, de identificar e discutir o que ouve, estando apto a compará-la com sua própria experiência, interligando também o processo do autor da obra com o seu olhar.
No seu livro O Ouvido Pensante, Murray Schafer (1991, 295), ao falar da música na escola, recomenda que o aprendizado musical leve os alunos a mentalizarem uma noção de Universo, sentindo-se parte dele. Segundo ele, “a música existe porque nos eleva, transportando-nos de um estado vegetativo para uma vida vibrante... a música existe para que possamos sentir o eco do Universo, vibrando através de nós.”
Foi pensando nisso que organizei o presente livro, através de seções, investigando e expondo sobre o compositor/instrumentista e, em geral, propondo um ou mais vídeos para escuta e fruição do material musical ao final de cada leitura.
Com esse propósito em mente, o presente livro cobre os seguintes tópicos:
1. Compositores, músicos e musicólogos são-joanenses
— “Eu sou João da Matta” (monografia apresentada ao IHG de São João del-Rei)
— Ilustres músicos e musicólogos são-joanenses
2. Classicismo: Mozart
— Gênio Mozart, segundo Norbert Elias
3. Romantismo
— Lied “Rei dos Elfos”, de Franz Schubert, composto sobre poema homônimo do poeta Johann Wolfgang von Goethe
— Alusão da “Ave Maria” de Franz Schubert (1825)
— Franz Liszt em Milão (1837-38)
— Dança Macabra-Paráfrase do “DIES IRÆ” de Franz Liszt (1859)
— “MOSCOU”, cantata de Tchaikovsky sobre libreto de Apollon Maykov
— Alexandre Levy, precursor no uso de motivos folclóricos e tradicionais na sua obra
4. Ópera brasileira
— Aos 125 anos da morte do maior operista das Américas
— Carlos Gomes em Milão (de 1864 a 1896)
— Odaléa/Côndor (1891): última ópera de Carlos Gomes
— O Sertão, grande ópera de Fernand Jouteux
5. Grandes intérpretes brasileiros
— Oriano de Almeida: uma vida dedicada a Chopin
— Tudo por uma vida dedicada ao bel canto: Niza de Castro Tank
— O legado do pianista brasileiro Roberto Szidon (1941-2011)
O autor
II. AGRADECIMENTO
À minha amada esposa Rute Pardini Braga pela formatação de todos os registros fotográficos utilizados neste trabalho.
À minha amada esposa Rute Pardini Braga pela formatação de todos os registros fotográficos utilizados neste trabalho.
III. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRAGA, Francisco J.S.: NO REINO DA MÚSICA, Divinópolis: Gulliver Editora Ltda., 1ª edição, 2025, 509 p.
30 comentários:
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Prezad@,
É com muita alegria que hoje, dia 28/06/2025, a partir das 10 h, estive participando do 14º FELIT-FESTIVAL DE LITERATURA DE SÃO JOÃO DEL-REI, expondo na entrada da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida (com 198 anos de existência [1827-2025], a primeira biblioteca de Minas Gerais], meu livro NO REINO DA MÚSICA, que acaba de ser editado pela Editora Gulliver de Divinópolis-MG, com 509 páginas.
Tenho o prazer de reproduzir neste Blog do Braga a Apresentação que fiz da minha obra para esclarecer o meu propósito ao produzir esse livro, a partir de textos dos meus blogs, devidamente atualizados, revistos e ampliados para facilitar o trabalho de pesquisadores de ciências sociais, musicólogos, melômanos e interessados no tema musical.
Link: https://bragamusician.blogspot.com/2025/06/apresentacao-do-meu-livro-no-reino-da.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Nilo da Silva Lima (natural de Ponte Nova, graduado em Letras pela FUNREI, mestre em Teoria da Literatura pela UFMG, autor de DICIONÁRIO DE ESCRITORES E POETAS SÃO-JOANENSES) disse...
Caro, Francisco, parabéns. Infelizmente não pude estar presente, mas me interesso pela aquisição de seu livro. Abraço. Nilo.
Alzira Agostini Haddad (criou e é gestora do Banco de Dados/Inventário sociocultural de São João del Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes: Rede Colaborativa pró-Agenda 2030; gestora sócio-cultural com experiência em técnicas de planejamento, projetos sócio-culturais, banco de dados e imagens, peças gráficas; criou e é gestora da Atitude Cultural com a realização de 800 ações entre projetos e pesquisa; gerente do portal www.saojoaodelreitransparente.com.br) disse...
Adorei estar neste momento tão especial do lançamento de seu livro "No Reino da Música" que é certamente uma obra riquíssima! Parabéns pelas pesquisas de sempre, Francisco!
Malaque e Anízio (amigos, residente em Sinop, município em Mato Grosso) disse...
Que Maravilha, Rute. Deus abençoe seu Francisco e você.
O Anízio está mandando os Parabéns para o seu Francisco
Fátima Braga Teixeira (ex-funcionária do Banco do Brasil) disse...
Que legal, Rute. Parabéns ao Francisco.
José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...
Boa noite! Sensibilizado, agradeço o Convite para mais uma realização erudita e cultural do nobre e querido Dr. Francisco Braga! Por estar em Campo Grande-MS, minha presença será em espírito. PARABÉNS!
Hélio Petrus (artista plástico e entalhador marianense, seguidor do estilo neobarroco) disse...
Grande abraço, queridos amigos!
Sucesso sempre.
Saudades de vcs!
Artur Cláudio da Costa Moreira (escritor, pesquisador, presidente do IHG de São João del-Rei) disse...
Parabéns, ao meu irmão/amigo Francisco. Estive presente na exposição.
José Paulo de Oliveira (presidente da AFL-Academia Formiguense de Letras e do CLMM-Clube Literário Marconi Montoli) disse...
Bom dia, minha nobre amiga!!! Publiquei aqui em nossas redes. Passe o nosso grande abraço ao nosso ilustre Confrade Braga, com nossos votos de pleno sucesso e alegrias no Festival e com a sua mais nova obra! Vamos ver uma forma de ele vir lançá-lo tb em nossa AFL. Um abç
José Cláudio Henriques (escritor, ex-presidente da Academia de Letras de São João del-Rei e do IHG-SJDR, ex-presidente da ASMAT-Associação dos Moradores e Amigos do Grande Matosinhos, autor do livro Bárbara Eliodora: muito mais que bela) disse...
Impossibilitado de comparecer, parabenizo o autor.
Laurinda Ferreira de Souza (pedagoga, mestre em Pedagogia da Educação pela FGV com a dissertação “A formação da identidade numa perspectiva educacional”, atriz de teatro, cronista e crítica teatral, articulista do jornal Agora de Divinópolis entre 2009 e 2013, escritora do livro Percursos Teatrais) disse...
MEUS AMIGOS RUTE E FRANCISCO
Parabéns pelo "Reino da Música". Estou feliz por vocês e com vocês. Gostaria muito de aí estar, participando desta alegria. Mas, no momento, estou impossibilitada. Muito obrigada pelo convite. Sucesso é o que lhes desejo. Fiquem com DEUS.
Sueli Pardini Correa (professora e irmã da cantora Rute Pardini) disse...
Parabéns, Francisco!
Que o Divino Espírito Santo te ilumine com muita inspiração e tenha um grande sucesso com seu livro!
Celina Maria Braga Campos (irmã graduada em Serviço Social) disse...
Oi, Rute. Boa noite para vcs!
Devem estar comemorando. Dei uma ligada para dar os meus parabéns ao Francisco por esse grande dia. Que ele tenha muitas alegrias e um grande retorno de prazer pelas palavras, ideias, - homenagens que ficarão eternizadas. Grande abraço para ele e para você!
Evaldo Balbino (romancista, cronista e poeta, licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela UFMG, onde é professor de Português no Centro Pedagógico, pesquisador e professor do Mestrado Profissional em Letras, ex-presidente da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...
Querida Rute, boa tarde!
Parabéns ao confrade Francisco!!!
Neste fim de semana não estou em Resende Costa/São João del-Rei.
Felipe (presidente da Orquestra Lira Sanjoanense, que neste ano comemora 250 anos de existência) disse...
Oi, Rute! Boa noite. Tudo bem.
Gostaria de marcar um dia com o Francisco para conversarmos sobre o João da Matta.
Maria do Carmo Lopes de Oliveira Braga (escritora, autora de Anita, uma Vida a Serviço do Amor) disse...
Agradecemos Fernando e eu o carinho para conosco. Gostamos imensamente de ter tido a oportunidade de participar deste tão importante lançamento do livro "No Reino da Música". Já estou começando a lê-lo.
Parabéns a vocês dois e uma abençoada tarde. Beijos!
Qdo puderem venham tomar um chá ou ☕️ café aqui conosco. Será muito bom. Boa tarde!
Suzana Vilela Pardini (modelista e estilista, irmã da cantora lírica Rute Pardini) disse...
Francisco, parabéns pela realizacao do livro!
Só as Almas Benditas têm o previlégio de expressar por escrito tantas idéias e anseios maravilhosos!
Deus o abençoe !
Patrícia Laudares (advogada, escritora e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...
Que maravilha, confrade querido! Seu sonho já está se concretizando! É apenas o início de uma linda jornada no Reino da Música! 🙏🏻👏🏻👏🏻🌷🌷💐💐💐
João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...
Parabéns, Maestro Francisco! Seus méritos,chegam ao infinito. Sucesso!
Aguardo com ansiedade meu próximo livro,pelo projeto DIVINOS LIVROS. Nele eu homenageio o grande maestro Francisco e sua ilustre esposa, cantora Rute Pardini, cujo talento se assemelha a um rouxinol! Parabéns ao casal!
Célio Cordeiro (escritor, autor de famílias de Carmo do Cajuru onde nasceu e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...
Parabéns, caro confrade Francisco Braga 🙏
Fabiano Guimarães Fulcaldi (graduado em Letras pela UFSJ, membro da Academia Divinopolitana de Letras, criador do projeto "Quotidianos") disse...
Parabéns, confrade Francisco! Muitas milhas com essa obra!
João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...
Obra estupenda!
Patrícia Laudares (advogada, escritora e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...
Que maravilha, querido confrade Francisco! Parabéns pela magnífica obra! Lindas fotos! 🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌷🌷🌷
Ernane Reis (professor de português, cronista, patrono do "Arraiá Literário" de Carmo do Cajuru, é membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...
Boa tarde, Academia. Francisco, quero seu livro.
Olavo Lopes de Oliveira Braga disse...
Parabéns pela bela composição literária.
Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008)) disse...
Parabéns pelo livro!
Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga
Sinceros parabéns pela obra de fôlego que certamente contribuirá muito com o tema e com a Memória Cultural de S.João del Rei.
Saudações !
Cupertino
Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, atual Terceiro Vice-Presidente TJMG, escritor e membro do IHG-MG e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei, bem como sócio correspondente da Academia Barbacenense de Letras) disse...
Grato.
Muito merecida a divulgação no festival literário!
Abs
Orlando Pardini Vilela (maquinista da antiga RFFSA) disse..
Parabéns pelo lançamento de seu livro. Que seja bem acolhido!
Postar um comentário