quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Apresentação

Francisco José dos Santos Braga nasceu em São João del-Rei, em 1949. Freqüentou o curso primário no Grupo Escolar João dos Santos, fundado em 1908, e o curso secundário no Colégio Santo Antônio, no prédio que hoje sedia a UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei. Ao mesmo tempo, fez os cursos de Solfejo, Ditado, Teoria Musical e Piano no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Graduou-se em Letras pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (atual UFSJ).

Em São Paulo, deu continuidade a seus estudos acadêmicos e musicais. Obteve o grau de Mestre em Administração pela EAESP-Fundação Getúlio Vargas, com a dissertação "Aspectos Operacionais e Análise do Desempenho de Três Fundos Mútuos - Estudo de Caso". Simultaneamente, prosseguiu seus estudos musicais com o Maestro Souza Lima (piano) e Sérgio O. de Vasconcellos Corrêa (composição).

De 2002 a 2006, participou dos Cursos Internacionais de Verão promovidos pela EMB-Escola de Música de Brasília, tendo como professores os compositores Oscar Edelstein (Argentina), Christopher Bochmann (Portugal) e Jorge Antunes e Gilberto Mendes (Brasil), além do professor de piano Sergei Dukachev (Rússia).

Desde seus tempos de Conservatório até o presente, Francisco tem-se apresentado em recitais como solista e co-repetidor em várias cidades brasileiras, tais como Brasília, São Paulo, Goiânia, Anápolis, Belo-Horizonte, São João del-Rei, Juiz de Fora, Santos Dumont e Divinópolis, entre outras.

Em 2008, já liberado de suas atividades profissionais, finalmente obteve o seu Bacharelado em Composição pela UnB-Universidade de Brasília. Durante o curso, duas de suas obras tiveram especial projeção: Tema com Variações para piano (executada em 14 de outubro de 2007 pelo Prof. Daniel Tarqüínio, como parte das comemorações da CBC-Capital Brasileira da Cultura-2007, no Teatro Municipal de São João del-Rei) e uma peça eletroacústica chamada Lírica Espacial. Esta peça microtonal consta de 3 movimentos para piano e soprano virtuais, com duração de 4 min 43 seg. Foi composta em 2004: o programa utilizado na sua composição foi Logic Audio para MacIntosh; a gravação foi editada, mixada e masterizada em ProTools. A "Lírica Espacial" foi incluída na Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira (no CD nº 3, Spatium), organizada e produzida pela SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica. A referida Coletânea foi lançada em 2008, sob o patrocínio da Petrobrás.

Entre suas principais atividades acadêmicas e profissionais, destacam-se as de ter sido professor da EAESP-Fundação Getúlio Vargas (1976-1980 e 1985-1986), Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (1983-1988), Fiscal de Tributos Federais (atual AFTN) (1980-1983), Secretário Adjunto da Fazenda do Estado de Rondônia (1987) e Consultor Legislativo do Senado Federal (1988-1998).

Orgulha-se de ter cooperado com o Ministro Hélio Beltrão na Modernização da Receita Federal (1980-1983) e com o Presidente José Sarney na Modernização do Senado Federal (1994-1996). No contexto dessa última, teve o privilégio de ser o redator do Ato nº 11 da Comissão Diretora do Senado Federal, que criou o Coral do Senado Federal, do qual é o idealizador e fundador.

Traduziu muitos livros nas áreas de Finanças e Contabilidade, merecendo destaque "Princípios de Administração Financeira", de Lawrence J. Gitman, cuja tradução à primeira edição fez para a Harper & Row do Brasil (1977). Além disso, é autor, em parceria com o Prof. Jacob Ancelevicz, dos livros "Contabilidade Básica - Um Estudo Programado" (1979) e "Contabilidade Básica - Exercícios" (1981).

Na seara historiográfica, escreveu em 1992 - ano em que se comemorava o bicentenário da morte do Alferes Joaquim José da Silva Xavier - dois artigos para a Revista de Cultura Vozes (constantes do Blog de São João del-Rei), o primeiro dos quais ("São João del-Rei: A Terra Natal de Tiradentes") deu origem a um discurso do Senador Alfredo Campos (PMDB-MG) em Plenário (11/03/1992) e a um opúsculo intitulado "Tiradentes, Cidadão Sanjoanense (uma contribuição ao restabelecimento da verdade histórica acerca do local de nascimento do Tiradentes)"; o segundo artigo, intitulado "Encontro em São João del-Rei discute cidadania desmemoriada e preservação do Patrimônio Histórico", trouxe em seu bojo a famosa "Carta de São João del-Rei" (1992), promulgada em sessão solene, no Salão Nobre da Prefeitura dessa cidade, na noite do dia 21 de abril. Esse último artigo  foi também publicado pelo Jornal de Brasília.

Na Gráfica do Senado Federal publicou o livro "Manual de Orientação aos Prefeitos (Fontes de recursos para financiamento de projetos)" (1993), em co-autoria com o Senador Ney Suassuna, distribuído aos Municípios de todo o País, e o livro "Guia Administrativo (Orientação para convênios)" (1994), em co-autoria com o Senador Onofre Quinan, amplamente distribuído aos Municípios goianos.

Além disso, para o Jornal de Brasília e o Correio Braziliense escreveu artigos que abordam desde temas genealógicos e musicais, até propostas de modernização do Legislativo e do Estado brasileiro.

Convidado pela AVL-Academia Valenciana de Letras a participar com um artigo para o Livro Comemorativo dos 60 Anos de sua Criação, contribuiu com um ensaio denominado "Gênio Mozart, por Norbert Elias", que veio a lume em 2009, disponibilizado em dezembro de 2009 no Blog do Braga (vide abaixo).

Seus ensaios e artigos são hospedados por vários portais institucionais. Também é colaborador ativo de importantes sites dedicados a temas culturais, cabendo mencionar os seguintes:
- www.saojoaodelreitransparente.com.br
- www.csdp.salesianos.br
- www.concertino.com.br

Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do patrimônio histórico nacional.

Participa, como Membro, de várias instituições no País e no exterior, cabendo destacar as seguintes:

- Académie Internationale de Lutèce, Paris, França
- Familia Sancti Hieronymi, Clearwater, Flórida, USA
- SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro)
- Colégio Brasileiro de Genealogia, Rio de Janeiro
- Academia de Letras de São João del-Rei
- Academia Valenciana de Letras (Valença-RJ)
- Academia Divinopolitana de Letras (Divinópolis-MG)
- Academia Taguatinguense de Letras (Taguatinga-DF)
- Academia Barbacenense de Letras (Barbacena-MG)
- Academia Formiguense de Letras (Formiga-MG)
- Academia Lavrense de Letras (Lavras-MG)
- Academia Divinopolitana de Letras (Divinópolis-MG)
- Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
- Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (Brasília-DF)
- Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG
- Instituto Cultural Visconde do Rio Preto (Valença-RJ)

Nomeado para o cargo de Secretário Especial de Relações Institucionais do IHG-São João del-Rei, por Ato de seu Presidente, em 4 de setembro de 2011.

Nomeado pelo Decreto Conjunto nº 001/2011, de 6 de setembro de 2011, dos Municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes para integrar o Conselho da Medalha "Comenda da Liberdade e Cidadania", na qualidade de Secretário.

Em 5 de fevereiro de 2012, empossado no cargo de Secretário da Diretoria do IHG-São João del-Rei, eleita para o biênio 2012-2014.

Comendador, tendo sido agraciado com as seguintes honrarias:
- Medalha do Primeiro Centenário do Nascimento de Bernardo Sayão, que me foi outorgada em solenidade realizada no Catetinho, recebida, com muito orgulho, das mãos de Léa Sayão, filha de Bernardo Sayão, em 14 de setembro de 2002
- Comenda da Liberdade e Cidadania em sua 1ª edição, nas ruínas da Fazenda do Pombal, em comemoração ao "Dia da Liberdade" (13/11/2011)
- Medalha de Mérito Cívico "Tomás Antônio Gonzaga", concedida pela OCIM-Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, na Casa dos Contos, em Ouro Preto (15/11/2011)
- Medalha comemorativa dos 30 Anos da Academia de Letras de Brasília, na sede da LBV, em Brasília (20/03/2012)
- Medalha "Frei Orlando - Patrono do SAREx (1913-2013)", concedida pelo CMO-Comando Militar do Oeste (dezembro de 2013)

Contato: fjsbraga@gmail.com

5 comentários:

Arun disse...

Ainda não deu pra ler... mas já cheguei... Braga! Até :)

Arun

Unknown disse...

Caro Braga,
aqui é o Luciano Fleming,não sei se vc se lembra de mim, mas fomos colegas por um semestre em Composição na Unb em 2003.
Lembro também que vc me comprou um volume que me sobrava dos 4 volumes integrantes do Traité de L'Orchestration de Koechlin.
Li que vc se graduou em Composição na Unb,parabéns! Em 2004 fui para o Rio e me graduei na UNIRIO( Musica Popular-Arranjo), mas voltei para Brasilia em 2009. Um grande abraço, bom saber de vc!
Vc tem facebook?Se não, fornecendo-me um e-mail , gostaria de lhe mostrar alguns vídeos de arranjos orquestrais meus, para shows com Jane Duboc e Gal Costa.No momento estou compondo uma peça orquestral, de conteúdo programático, que pretende descrever um hipotético encontro entre alguns copmpositores da primeira metade do século XX.
Um grande abraço a vc e sua esposa, bom saber de vc,tivemos uns bons papos na UnB,não? Parabéns também pelo blog!
Luciano Fleming
lucianofleming@hotmail.com

Myriam Ruth Nicolau disse...


Prezado Francisco,
Sou a Myriam Ruth Nicolau, conterrânea sua.
Te parabenizo pelo que você tem feito, por suas ideias, sua participação cultural, sua inteligência, seu dom musical, enfim, pelo grande homem que você é! Orgulho nosso!

Roberto O Carvalho disse...

Prezado Francisco,
Vi que você foi condecorado com a Medalha Frei Orlando.
Você, como historiador que é, pode nos contar sobre o significado dessa medalha?
Roberto Carvalho
carvalhoroc@gmail.com

Ricardo Barbosa e Bernadete Campello disse...

Caro Braga, apesar de não me lembrar de você, fomos contemporâneos no Ginásio Santo Antônio, pois estudei lá entre 1960 e 1963. Fui contemporâneo também dos irmãos Fábio e Sérgio Dornelles. Um de meus melhores amigos, apesar de não me lembrar de seu sobrenome, foi o Aloísio de Abaeté. Outro amigo com o qual convivi também foi o Ted Emile Cartianu. Me lembro muito também dos freis Jaime, Seráfico, Metello, Geraldo e Hilário. Grande abraço, Ricardo R. Barbosa