sexta-feira, 22 de setembro de 2017

LÍRICA ESPACIAL, DE 2004 [4' 43''], por Francisco dos Santos Braga

Por Francisco dos Santos Braga

 

O encarte descritivo da Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira dedica as páginas 112-5 à peça "Lírica Espacial" (2004)  [4' 43''] CD 3, SPATIUM, faixa 7 de minha autoria, onde se lê:
Nessa obra foram utilizados sons virtuais de piano e de voz de soprano. A linguagem nos reporta à música de câmara instrumental, para canto e piano. A estruturação da obra faz uso dos sistemas atonal e microtonal: a oitava é dividida em 24 quartos de tom.
O sistema de composição adotado foi o de privilegiar a família de intervalos correspondentes aos números existentes na Série de Lucas.
O equipamento utilizado foi um sintetizador Roland D-800 do Estúdio de Música Eletroacústica do Departamento de Música da UnB.
  

A minha peça "Lírica Espacial" foi composta numa disciplina chamada Composição V, no segundo semestre de 2004, sob a orientação do Prof. Conrado Silva de Marco (⭐︎1940, Montevidéu ✞ 2014, São Paulo), do Departamento de Música da UnB, e foi selecionada pela Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica para fazer parte de um kit comemorativo em homenagem aos 50 anos da música eletroacústica no Brasil, composto de 5 CDs e de um valioso encarte descritivo dos compositores e suas peças com 223 páginas, em três línguas.

Na época da criação, tive o cuidado de fazer a seguinte anotação:  
Lírico tal era o seu nome original é uma peça em 3 movimentos para piano e soprano (virtuais). Para reforço da voz, usei, além do timbre "soprano", o "sprite vox". Para o piano usei o timbre "grand piano". No 1º e 3º movimentos, a voz ficou constituída dos dois timbres acima descritos, em uníssono. No movimento intermediário desdobrei cada timbre desses, de forma a permitir que canto e contra-canto se independessem, sem o acompanhamento do piano.
A peça é atonal e microtonal (24 quartos de tom correspondendo a uma oitava). 
Embora considere a exposição de Alois Haba a melhor que existe para microtonalidade, achei por bem não adotar uma notação (diferente da tradicional) da escala de quartos de tom, por exemplo a sugerida por esse autor, que utiliza a escala temperada de 24 graus por quartos de tom para fundamentar teoricamente o seu sistema de quartos de tom em seu "Novo Tratado de Harmonia" p. 166,  exemplos 2 e 3 na imagem abaixo, por causa da enorme complexidade da notação. Ei-la:
Notação da escala de quartos de tom sugerida por Alois Haba

[HABA, 1984, 167] informa que "se pode considerar os 12 novos semitons como uma escala cromática de 12 semitons transportada um quarto de tom acima. Deste ponto de vista, a escala de quartos de tom nos parece a interpenetração de uma escala semitonal normal e outra que seria sua própria transposição um quarto de tom acima."
Por simplicidade e comodidade de notação, portanto, fiz 2 oitavas da escala cromática tradicional corresponderem a 1 oitava da escala de quartos de tom sugerida por Haba. Adotei o esquema, que me pareceu mais simples, em que o intervalo Dó1-Dó3 correspondesse a 1 oitava justa (Dó1-Dó2) na notação tradicional. O interessante é que isso possibilitava que fossem representados os 24 quartos de tom (e não só 12 da escala cromática) em qualquer intervalo de oitava justa. De acordo com o esquema adotado, seria necessário fazer uma adaptação para os intervalos da escala diatônica conhecida. Portanto, seriam estes os intervalos da escala maior diatônica no novo esquema: 
Dó1-mi1 : 2ª M
Dó1-sol#1 : 3ª M
Dó1-sib1 : 4ª justa
Dó1-ré2 : 5ª justa
Dó1-fá#2 : 6ª M
Dó1-sib2 : 7ª M
Dó1-Dó3 : 8ª justa
e a escala maior diatônica crescente ficaria assim:
Dó1-mi1-so#1-sib1-ré2-fá#2-sib2-Dó3
A escala cromática crescente ficaria então com a seguinte configuração:
Dó1-ré1-mi1-fá#1-sol#1-sib1-Dó2-ré2-mi2-fá#2-sol#2-sib2 -Dó3.
Com esse artifício, também estava garantida, na notação, a representação dos quartos de tom entre cada um dos referidos semitons. A partir das informações acima citadas, os intervalos diatônicos e cromáticos ficam duplicados em sua extensão, por força das duas oitavas exigidas para acomodarem uma notação não-tradicional de intervalos expandidos, com a finalidade de atender o pré-requisito da comodidade da notação.
De acordo com o esquema adotado, o intervalo de 4ª aumentada (correspondente ao intervalo Dó1-Fá#1 na notação tradicional) corresponderia ao intervalo Dó1-Dó2 no novo esquema adotado; assim sendo, o intervalo Dó1-Dó3 (correspondente ao intervalo Dó1-Dó2 na notação tradicional) no esquema adotado conteria os 24 quartos de tom de uma escala cromática.  
Ao compor a peça, tive a preocupação de estruturar cada um de seus movimentos, considerando-os cada um uma seção, ou seja, "uma importante unidade estrutural percebida como o resultado de uma coincidência de uma quantidade relativamente grande de fenômenos estruturais". Assim, "Lírica Espacial" ficou constituída de três movimentos musicais que observam a sequência usual de movimentos rápido-lento-rápido, possibilitando o contraste desejado de temas abordados, a saber:
I. Geração de uma estrela (1'58'')
II. Baixa rotação estelar (59'')
III. Bailado sideral (1'46'') 

No vídeo disponibilizado antes deste texto, podem-se apreciar o áudio da partitura bem como o espectro gerado a partir das frequências sonoras utilizadas. 

A Wikipédia, no verbete Espectro (física) estabelece que 
"no âmbito da Física, um espectro é uma representação das amplitudes ou intensidades - o que geralmente traduz-se por energia (sonora) - dos componentes ondulatórios de um sistema quando discriminadas uma das outras em função de suas respectivas frequências (ou comprimentos de onda). Em um espectro as componentes ondulatórias (fases) distinguem-se fisicamente uma das outras não por suas naturezas mas pelas suas frequências. O exemplo típico é o espectro visível."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_(f%C3%ADsica)

Ao apreciar o vídeo supracitado, é importante reter o que [MENEZES, 2004, 19-21] ensina:
"Os movimentos relacionados ao fenômeno sonoro são denominados movimentos vibratórios e, uma vez detectados pelo osciloscópio (aparelho que teve suas origens num equipamento mecânico inventado em 1849 por Guillaume Wertheim), configuram um gráfico de forma de onda, em que se observam picos (ou cristas) e depressões (ou vales) da onda sonora correspondentes à projeção da amplitude resultante no eixo do tempo." 
Debatendo sobre "período e frequência", o autor esclarece que 
"Uma vibração é chamada de periódica caso o movimento se repita de forma quase exata após um certo intervalo de tempo T. Tal intervalo de tempo é denominado período ou ciclo da vibração. (...) As vibrações sonoras são discutidas mais em termos de frequência do que de período, uma vez que o conceito de frequência tem maior proximidade com o fenômeno musical. E, nesse contexto, é de grande utilidade a medição do tempo pela unidade do milissegundo (1/1000segundo, abreviado como ms)." 
Daí, definir "a frequência de um som (para a qual usa-se a abreviação f) é, por definição, o número de ciclos ou períodos da vibração que se completam dentro de um segundo".

A primeira audição coletiva de "Lírica Espacial" deu-se no Auditório do MUS-Departamento de Música em 28/06/2005.

A sua segunda audição coletiva teve lugar, quando, considerada peça de conclusão do curso, foi apresentada no Auditório do MUS, integrando o Concerto dos Estudantes de Composição da UnB, realizado no dia 27 de novembro de 2008, às 20 horas.

A terceira audição coletiva da peça aconteceu extraprograma no Sarau Musical Musimed, levado ao espaço da Livraria MusiMed na SCRS 505-W 3 Sul, Brasília, no dia 6 de dezembro de 2008, às 16 horas. "Lírica Espacial" finalizou o Sarau, cujo programa era constituído de composições do barroco italiano e um exemplar do romantismo brasileiro, preparados dentro da disciplina "Música de Câmara 2" ministrada pelo Prof. Ebenezer Maurílio Nogueira da Silva, conforme abaixo:

Sarau Musical Musimed
Apresenta
Fábio Benites - fagote
Francisco dos Santos Braga - piano

PROGRAMA
Antonio Vivaldi (1680-1743)           Concerto em Lá menor
                                                          Allegretto
                                                          Larghetto
                                                          Allegro
Benedetto Marcello (1868-1739)     Sonata em Mi menor
                                                          Adagio
                                                          Allegro
                                                          Largo
                                                          Allegretto
Hilda Reis                                         Valsa Seresta
                                                          Tempo Rubato
Francisco dos Santos Braga             Lírica Espacial 
                                                          (sons eletroacústicos)

Tive a oportunidade de apresentar "Lírica Espacial" em quarta audição coletiva e discorrer livremente sobre ela, finalizando uma apresentação do duo Rute Pardini-Francisco dos Santos Braga na galeria da Fundação Oscar Araripe no dia 11 de abril de 2009, em Tiradentes-MG, inaugurando seu novo programa "Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes", e para tal foram apresentadas as seguintes peças:
- Hino Nacional / Francisco Manuel da Silva
- Prelude to a kiss / Duke Ellington para piano solo
- Giusto Ciel, in tal periglio / Gioacchino Rossini
- Lua Branca / Chiquinha Gonzaga
- Carinhoso / Pixinguinha
- Largo da Sonata em mi menor / Benedetto Marcello (arr. para flauta e piano)
- Quem sabe / Carlos Gomes
- Em algum lugar / Cláudio Santoro
- Por toda minha vida / Tom Jobim
- Deh vieni, non tardar / Mozart
- Lírica Espacial / Francisco dos Santos Braga (sons eletrônicos)

Após o concerto, postei em 23/04/2009 um artigo intitulado "Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes" no Blog do Braga. Com relação à peça eletroacústica "Lírica Espacial", fiz os seguintes comentários:  
“(...) Finalmente, a última peça (Lírica Espacial) de minha autoria foi apresentada ao ar livre, nos jardins que cercam a Galeria, como se fosse som-ambiente, à luz de uma lua cheia esplendorosa em noite estrelada. Esta peça microtonal consta de 3 movimentos para piano e soprano virtuais, com duração de 4 min 43 seg. Foi composta em 2004: o programa utilizado na sua composição foi Logic Audio para MacIntosh conectado a um sintetizador JD-800 da Roland; a gravação foi editada, mixada e masterizada em ProTools pelo Estúdio Carbonos em São Paulo. A "Lírica Espacial" foi incluída na Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira (no CD nº 3, Spatium), organizada e produzida pela SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica. A referida Coletânea foi lançada em 2008, sob o patrocínio da Petrobrás.
A aceitação do público dessa minha obra eletroacústica me surpreendeu: após a sua audição, muitas pessoas se aproximaram de mim para ter mais informações sobre a sua criação, o que me deu enorme prazer a ponto de ter ficado à disposição dos presentes por mais de 30 minutos discorrendo sobre a sua estrutura. Expliquei-lhes, por exemplo, que as relações tonais não serviram à sua construção, já que não se tratava de uma peça tonal e que foi necessário encontrar outras relações, tendo a peça sido composta com a técnica da atonalidade. Outro fato curioso foi o seguinte: o sistema compositivo adotado foi o de privilegiar a família de intervalos não-convencionais correspondentes aos números existentes na "série de Lucas" e na rede congênere formada por eles — técnica que me foi ensinada pelo Professor Christopher Bochmann, da Inglaterra, num dos Cursos Internacionais de Verão da EMB-Escola de Música de Brasília. Disse-lhes ainda que ele costumava privilegiar determinados intervalos e acordes previamente escolhidos em suas composições com o objetivo de dar-lhes o caráter da contemporaneidade. Como muitos dos presentes já conheciam "O Código Da Vinci" e já tinham alguma noção da "série de Fibonacci", que foi usada por Dan Brown, nos capítulos 8 a 12 do livro, como uma "brincadeira numérica" para a solução de um de seus enigmas, não foi difícil sugerir à sua imaginação uma série parecida com a de Fibonacci (no caso, a série de Lucas) com o mesmo propósito de descrever os pontos traçados de uma espiral — a forma perfeita buscada pelos arquitetos e pintores de todos os tempos. Enquanto essas explicações lhes eram dadas, percebi que cada vez mais sua curiosidade era aguçada pela técnica compositiva utilizada na "Lírica Espacial", título sugerido pelo Maestro e Compositor Jorge Antunes que imediatamente acolhi. (...)”
   
Fonte: http://bragamusician.blogspot.com.br/2009/04/um-piano-ao-anoitecer-em-tiradentes.html
Em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aXR_hWwn9zU

O comentário acima me dá a oportunidade de discorrer um pouco sobre a estrutura de "Lírica Espacial". Antes de iniciar a composição da peça, hesitei entre usar a série (ou sequência ou sucessão) de Fibonacci ou outra menos conhecida, a de Lucas, formulada em passado recente. Os números constantes de qualquer série numa composição eventualmente podem ser empregados como intervalos musicais. 

A série de Fibonacci é muito mais antiga, eis que apareceu pela primeira vez no livro Liber Abaci (datado de 1202) de Leonardo de Pisa, conhecido por Fibonacci. Na sua criação, considerou o crescimento de uma população idealizada de coelhos. A sequência numérica de Fibonacci apresenta-se da seguinte forma:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1.597, 2.584, 4.181, 6.765...
Como se vê, é uma sequência de números inteiros, começando normalmente por 0 e 1, na qual cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. A sequência de Fibonacci pode ser facilmente percebida na espiral de conchas, na do Nautilus e na formada pela folha de uma bromélia, além de descrever perfeitamente a reprodução das abelhas.
Desde a Antiguidade, ou seja, muito antes de Fibonacci formular matematicamente a sua série de números, a "proporção áurea", "divina proporção" ou "seção divina" foi utilizada na arquitetura. Consta que Fídias a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618, conhecido por "número de ouro". Por isso, o número de ouro (1,618) também é conhecido como razão de Fídias, em homenagem ao escultor grego, representado pela letra PHI (\phi). Também essa letra está presente no início do apelido "Fibonacci".
Em geometria, o retângulo de ouro é aquele cujo resultado da divisão de sua base por sua altura seja 1,618. 
Espiral em retângulos de ouro que surgem da "divisão em média e extrema razão", de Euclides
A aplicação desse segmento áureo nas artes em geral, inclusive na música, pressupõe que 1 1,618 = 0,618 1, ou seja, que haja duas proporções, sendo 0,618 a segunda — a mais usada em música. Quando se tem uma peça musical, ou um movimento de uma sinfonia, por exemplo, e se observa por volta de 62% dos compassos um clímax, considera-se que a peça ou o movimento foi estruturado pelo artista (pintor ou compositor) pensando no segmento áureo.
Na pintura renascentista, Botticelli, Giotto e Leonardo da Vinci exploraram a perfeição da beleza em quadros com base nesta constante. Também no "Davi" de Michelangelo o seu umbigo está a 61,8% de sua altura.
Entre os músicos, pode-se citar Beethoven, Debussy e Béla Bartók, dentre os que mais utilizaram essa relação de proporcionalidade constantemente em sua obra. Também eu, em minha "Lírica Espacial", explorei esse conceito.

Por sua vez, a série de François Édouard Lucas (1842-1891) pode ser considerada uma sequência numérica parecida com a de Fibonacci. Ei-la:
1, 3, 4, 7, 11, 18, 29, 47, 76, 123...
Ou seja, cada número é a soma dos dois imediatamente anteriores. 

Além dos números constantes da série de Lucas, devo confessar que, no novo esquema adotado, também fiz uso de duas categorias de intervalos: os não convencionais, geralmente intervalos ímpares, além dos intervalos dissonantes convencionais extraídos da escala diatônica, todos pares conforme a imagem abaixo (2ª m, 2ª M, 4ª aum, 7ª m, 7ª M, 9ª m, 9ª M, etc.), ambos com plena utilização na música contemporânea.
De acordo com o esquema adotado, acima discutido, criei uma tabela para analisar os intervalos já mencionados que elegi privilegiar, a saber: 
Tabela dos intervalos dos 32 microtons que me permitiu escolher os menos convencionais
Conforme informei acima, o sistema compositivo adotado entendeu privilegiar não só a família de intervalos não-convencionais correspondentes aos números existentes na "série de Lucas", mas também os existentes na rede congênere formada por eles. Assim sendo, resta ainda mostrar um exemplo da "família ou rede de intervalos" que o sistema compositivo privilegiou independente de o número escolhido para o intervalo já ter sido utilizado pela série de Lucas ou ser pertencente à família de intervalos não-convencionais. Na rede, cada um dos números é o resultado da soma de outros dois aos quais se liga, e assim sucessivamente.

Exemplo de rede ou família de intervalos, dos quais selecionei os menos convencionais


A seguir, apresento a partitura para "Lírica Espacial" (ou com o nome original de "Lírico"), exemplificando o esquema de notação adotado. Eis a sua Introdução:
1ª Seção:
I + II =  Partitura para "Grand Piano" e S = Soprano (na 1ª pág.)
 
2ª Seção:
Partitura do S = Soprano na 1ª pág. (a continuar na próxima imagem)

Conclusão da parte do Soprano (na 2ª pág.)


Finalmente, gostaria ainda de postar dois registros na imprensa são-joanense quando do lançamento de "Lírica Espacial" na região mineira do Campo das Vertentes. A primeira matéria foi denominada "Música Eletroacústica", na coluna Em Voga do periódico são-joanense Jornal de Minas, publicado por Nêudon Bosco Barbosa. Ali se lê:
Enriquecem o conteúdo da recém-lançada "Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira", da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, dois são-joanenses: o maestro José Maria Neves (1943-2002) e o dr. Francisco José dos Santos Braga. José Maria Neves estudou Música na Sorbonne e presidiu a Academia Brasileira de Música. Francisco Braga, atualmente radicado na capital federal, é ex-aluno do Grupo Escolar João dos Santos, Colégio Santo Antônio e Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier; casado com a cantora lírica Rute Pardini, Braga é estudioso de música (pela Escola de Música de Brasília e Departamento de Música da Universidade de Brasília) e integra instituições no País e no exterior, como Membro ou Sócio Correspondente... A coletânea cobre, em cinco CDs, registros de 50 anos da referida música, e, no caso de Francisco Braga, traz a peça "Lírica Espacial" que está contida no vol. 3 do lançamento. Estes importantes registros, apresentados em luxuosa caixa e com encarte em três línguas, confirmam a tradição musical de São João del-Rei em âmbito nacional e internacional.
Fonte: Jornal de Minas, São João del-Rei, edição nº 104, de 16 a 23/07/2009, coluna Em Voga

A segunda matéria apareceu no Blog Tencões e Terentenas, do são-joanense Emílio da Costa, com o título "Do barroco ao eletroacústico: mais música em São João del-Rei", publicado em 31 de julho de 2012
“Você acha que é possível um são-joanense apaixonado por composições sacras mineiras dos séculos XVIII e XIX executadas principalmente na Semana Santa e nas muitas novenas das igrejas barrocas de São João del-Rei ser também amante da música eletroacústica? Pois lhe digo que sim e que isto não é adultério. E digo até o nome dele: Francisco José dos Santos Braga.
Além de se destacar como estudioso, concertista e compositor deste estilo de música contemporânea, Braga deu grande contribuição para o crescimento do número de corais em nosso País. Foram dele o projeto e os esforços para acriação do Coral do Senado Federal, em Brasília, do qual fez parte, na fase inicial, como pianista. Este é mais um exemplo de que a musicalidade de São João del-Rei sempre atravessa as ondas minerais da Serra do Lenheiro e semeia claves de sol e notas musicais nos mais diversos e distantes pontos do território brasileiro.
Mas muito antes disso, nos idos de 1960, em São João del-Rei, nosso compositor integrou o coral dos Meninos Cantores do Ginásio Santo Antônio, que tinha no repertório clássicos de Bach, Schubert, Lasso, Mendoza y Cortes, entre outros grandes compositores eruditos e populares. A lembrança desse tempo é tão preciosa que Braga enumera de cor o nome completo de, pelo menos, vinte meninos que compunham o coral, assim como se recorda, respeitoso e agradecido, do frei Orlando Rabuske fundador, regente e mantenedor daquele coral infanto-juvenil.
Cultura, história, patrimônio. Estas são outras paixões da vida de Braga. Nos anos 90, muitas e grandiosas foram as ações que ele empreendeu para mostrar a cidadania são-joanense do herói Tiradentes, inclusive redigindo discursos parlamentares, depois publicados e difundidos para escolas, bibliotecas e acervos de instituições culturais. Recentemente, foi protagonista no processo de instituição do Dia da Liberdade e da Cidadania, festejado anualmente no dia 12 de novembro para comemorar o aniversário de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier. É participante ativo do projeto de criação do circuito religioso-cultural relativo a Nhá Chica e integra conselhos de representativas instituições culturais são-joanenses, nacionais e até de outros países.
Para felicidade de São João del-Rei, Francisco Braga voltou a residir na cidade. Assim, agora pode dedicar seu dia a dia a zelar, produzir, difundir e repercutir a cultura são-joanense. E enriquecer a todos, com sua conversa gentil e amiga, serena como o orvalho da manhã que em paz refresca campos e vertentes desta "terra querida e formosa de São João del-Rei.
 

Fonte: Blog Tencões e Terentenas.
Link:  https://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/07/do-barroco-ao-eletroacustico-mais.html


AGRADECIMENTO


Gostaria de registrar aqui meu agradecimento a algumas pessoas, que colaboraram com a organização e posterior divulgação da música:
- minha querida esposa Rute Pardini, que acompanhou a composição da peça, sempre incentivando a manter-me firme e ajudando-me a superar todas as dificuldades; neste post, ficou responsável pelas fotografias, formatando-as a meu pedido
- Esaú Reis, colega de curso na UnB, que muito contribuiu para a execução e divulgação da peça na forma de um CD de áudio
- Prof. Conrado Silva de Marco (in memoriam), orientador sempre atencioso e disponível para prestar esclarecimentos quanto à estrutura da peça
- Prof. Jorge Antunes, que em abril de 2017 completou 75 anos de permanente criatividade musical e em 2004 era presidente da SBME, tendo indicado minha composição para integrar a Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira
- meus sobrinhos Ricardo e Bruno Braga Campos que contribuíram para a obtenção de um CD de dados, bem como montagem e edição do vídeo
- Umberto Carezzato Sobrinho do Carbonos Estúdio de São Paulo, onde a gravação foi editada, mixada e masterizada, produzindo um CD de dados ProTools
- jornalistas Nêudon Bosco Barbosa e Emílio da Costa pela abordagem elegante, favorável e incentivadora, em seus respectivos órgãos de comunicação, incentivando-me e, com isso, ajudando-me a manter-me na estrada.


 


BIBLIOGRAFIA



HABA, Alois: NUEVO TRATADO DE ARMONIA DE LOS SISTEMAS DIATÓNICO, CROMÁTICO, DE CUARTOS, DE TERCIOS, DE SEXTOS Y DE DOCEAVOS DE TONO, Madrid: Real Musical S.A. Editores, 1984, 291 p.

MENEZES, Flo: A ACÚSTICA MUSICAL EM PALAVRAS E SONS, Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2004, 308 p.

15 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Apresento-lhe o presente artigo de minha autoria sobre uma peça eletroacústica que compus em 2004, a que dei o nome de "LÍRICA ESPACIAL" e que, selecionada pela SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, integrou a Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira, lançada em 2008, um kit comemorativo em homenagem aos 50 anos de eletroacústica no Brasil, composto de 5 CDs.
"LÍRICA ESPACIAL", em 3 movimentos, é uma peça atonal e microtonal, composta em 2004, quando eu cursava Composição no Departamento de Música da UnB-Universidade de Brasília.
No artigo é discutida, com especial ênfase, a forma como a peça eletroacústica foi estruturada e planejada.
Também apresento um registro histórico de suas apresentações coletivas.
Finalmente, abordo a repercussão que teve na mídia são-joanense a publicação de LÍRICA ESPACIAL em matérias jornalísticas de 2009 e 2012.

Jorge Antunes disse...

Parabéns. Riquíssimo texto que, além de esclarecer as entranhas da obra "Lírica Espacial", abre as portas dos mistérios mágicos proporcionados pelas séries de Fibonacci e de Lucas, para aqueles que pretendem entender a natureza e a beleza.

Francismar Queiroz disse...

Parabéns amigo.
Saudades.
Apareça.
Abraços.

Prof. Cupertino Santos (professor de história aposentado de uma escola municipal em Campinas) disse...

Caro professor Braga;
Também pelas referências da imprensa são joanense, aos poucos, vou conhecendo a dimensão de seu trabalho ao longo de sua vida e particularmente nesse momento, graças é claro à sua correspondência, e vou ficando cada vez mais admirado consigo.
Eu já havia tido um contato com a música "atonal", mas apenas na época de estudante, como conteúdo na disciplina de História Contemporânea e lhe confesso que, sem qualquer formação musical, nunca me interessei pelo tema. Particularmente, completamente habituado às formas tradicionais de música, nem ao menos desenvolvi uma sensibilidade para a sua audição.
Ouvindo a sua composição, a primeira lembrança que nos vem é a das trilhas sonoras adaptadas ao filmes de ficção científica que víamos quando criança, o que talvez justifique o título que lhe deu.
Agradeço-lhe porém pela nota e lhe parabenizo pela composição, salientando que, além disso, sua exposição da técnica de criação desperta muito o interesse de quem o lê. Realmente fascinante.
Abraços.

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Prezado confrade Braga, bom dia. Agradeço o envio da matéria.

Luiz Carlos Csekö (mestre em Música, Composição e Educação Musical, ministrando a Oficina de Linguagem Musical, no Conservatório Brasileiro de Música e na Funarte) disse...

prezado francisco, b dia e obrigado pelo artigo! parabéns! ft abç/csekö

José Maurício de Carvalho (professor universitário de Filosofia na UFSJ, coordenador de colóquios de Filosofia, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Obrigado Francisco, você tem muitos talentos. Abraços.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro Mestre, Compositor e Maestro Francisco!

Jamais duvidei de sua competência profissional. No entanto, devo dizer-lhe que fiquei vivamente impressionado com o seu talento e profundidade de conhecimentos musicais, indo buscar elementos técnicos como a “razão áurea” da geometria – tantas vezes utilizada na pintura clássica e até na Arquitetura – e a “família de intervalos não convencionais”, para inserir em seu trabalho os fundamentos de equilíbrio, musicalidade e proporção! Ainda mais: relatou isso de forma didática em seu artigo. Parabéns!

Para mim, foi novidade esta sua “escapada” das composições sacras mineiras, notadamente do século XVIII – onde o Ilustre amigo sempre revelou criatividade musical – para atingir o refinamento da música eletroacústica, demonstrando ainda mais o seu talento musical.

Meus sinceros parabéns!

Abraços.

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente) disse...

FORMA DIFICÍLIMA DE COMPOR, PORÉM COM UM RESULTADO DESLUMBRANTE. PARABÉNS!

Prof. Antônio Luiz de Campos Gurgel (escritor, consultor financeiro de empresas, conferencista e professor da EAESP-FGV) disse...

Muito grato meu prezado Francisco José.

Encaminho-lhe um abraço solidário e ilimitado.

Gurgel

Isabela Pulfer (diretora artística da Fundação Osesp) disse...

Caro Francisco,

Muito obrigada por compartilhar o seu texto comigo.

Abraços,

Isabela Pulfer
Fundação Osesp | Direção Artistica

Oscar Araripe (jornalista, escritor e pintor residente em Tiradentes) disse...

FUNDAÇÃO OSCAR ARARIPE RECEBE DOAÇÃO DE COLETÂNEA DE MÚSICA ELETROACÚSTICA
(O compositor Francisco Braga doa o kit eletroacústica ao Oscar Araripe)
Tivemos o prazer de receber o compositor Francisco dos Santos Braga e a cantora lírica Rute Pardini que nos presentearam com o kit de Música Eletroacústica Brasileira, A coletânea, com 5 Cds, reúne as peças mais representativas das últimas cinco décadas na modalidade, entre as quais Lírica Espacial, estreada nacionalmente na Fundação Oscar Araripe, por ocasião da inauguração da programação musical Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes. O kit editado pela Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica inclui composições de Reginaldo Carvalho, Jorge Antunes, Conrado Silva, José Maria Neves, Sérgio Freire, Fernando Iazzeta, Igor Lintz-Maués,Tim Recala, Livio Tragtemberg, Edson Zamprona, Luiz Eduardo Castelões, Paulo Chagas, Jonata Manzolli, José Augusto Mannis, Denise Garcia, Vanderlei Lucentini, Anselmo Guerra, Wilson Sukorski,Eduardo Reck Miranda, Guilherme Carvalho, Djalma Farias, Frederico Richter, Rodolfo Coelho de Souza, Bruno Ruviaro, Luis Roberto Pinheiro, Jorge Lisboa Antunes, Didier Guigue, Rodolfo Cesar, Rodrigo Cicchelli Velloso, Flo Menezes, Jocy de Oliveira, Eloy Fernando Fritsch e Francisco dos Santos Braga.
A Coletânea, editada por Jorge Antunes, traz ainda um texto crítico de Luis Roberto Pinheiro, foto de cada um dos compositores e capa de Hyeronimus Bosch.
A obra, de grande importância para o registro e divulgação da música eletroacústica, foi incorporada ao acervo da Fundação Oscar Araripe.
Oscar Araripe

Luzia Rachel dos Santos Braga (arquiteta, pintora, pianista e seguidora da antroposofia) disse...

"A Música é o pressentimento das coisas celestiais." (Beethoven)
PARABÉNS em especial ao meu irmão Francisco, grande músico! Eu e Luiz Braga o acompanhávamos em seus diários treinos na casa do Abgar Tirado ou ao Colégio Sto. Antônio, e ouvíamos a música soar belamente de suas mãos. Mais tarde, em nossa casa, no piano que Papai adquiriu (e que hoje, está aqui comigo: preenche minha vida, nesses dias intermináveis de isolamento). E assim, quis seguir o seu caminho. Minha gratidão!
Luzia Rachel

Celina Maria Braga Campos (bacharel em serviço social) disse...

Oi, Francisco!
Linda e merecida homenagem a da Luzia! Você realmente encantou a vida de muita gente com sua musicalidade, sua genialidade na composição e no magnífico dom de interpretar. Eu também fui uma beneficiada por estas graças que Deus lhe concedeu. E relembro com muita saudade, das madrugadas que vinha da casa da Vó para tocar suas composições. Imagino que muitas de suas composições foram ali inspiradas.
Da minha cama, eu ouvia enlevada e saboreava toda aquela melodia angelical.
Embora atrasada também o cumprimento e lhe agradeço por tanta alegria que sua música me trouxe. Até mesmo, uma composição especialmente a mim dedicada que trago carinhosamente nos meus mais sagrados pertences. Sem falar na sua generosidade e atenção àqueles que precisam de sua ajuda, como é o caso do Frei Joel e muitos outros como bem sabe. Obrigada por tudo! Parabéns! Que seja sempre muito iluminado!
Bjs.
Celina Maria

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga.

Saudações!

Em 07/11/17 tive a satisfação de comentar seu artigo sobre a sua admirável "Lírica Espacial ". Relendo-o, ressaltou-me o fato de que é mesmo louvável sua incursão na área "eletroacústica" da criação musical, tendo em vista sua formação e seu trabalho como cultor da música clássica mineira.
Uma vez mais meus cumprimentos pelo seu talento e pela recepção positiva da obra.
Obrigado pela especial mensagem.
Cupertino