domingo, 19 de julho de 2015

"GRACIAS, GRECIA" NUESTRA HERENCIA


Por Francisco José dos Santos Braga


A REVERÊNCIA ESPANHOLA AO LEGADO GREGO EM PROL DO MUNDO


Esta é a Grécia através dos olhos de estrangeiros que encontram a oportunidade, ocasionada pela crise das instituições europeias, de divulgarem a sua mensagem... pelo legado que a Grécia deixou à história do planeta. 

É possível que alguns insultem a Grécia por causa da crise, contudo há também muitos que reconhecem sua contribuição à humanidade e queiram agradecer-lhe.


"OBRIGADOS, GRÉCIA"  NOSSA HERANÇA


Gregos: Um vídeo comovente que provoca cascata de lágrimas. Não pelo que somos e representamos, mas pelo que nunca conseguimos nos tornar. Por tudo isso que possuímos, mas nunca ganhamos.

Estrangeiros: Por todas as virtudes invejáveis que nos legaram, mas a serviço das quais nunca estivemos.

Gregos: Como é possível dispormos de tanta "riqueza", mas sermos tão pobres (como pessoas)?

O vídeo não é novo, mas talvez alguns deveriam vê-lo. Trata-se de um vídeo solidário à Grécia que foi criado por iniciativa de alunos e professores espanhóis da Universidade de Murcia. Dezenas de jovens, professores, catedráticos, mas também funcionários, lembram ao mundo o antigo legado grego: a riqueza linguística, os conceitos, a filosofia, a contribuição da Antiga Grécia à democracia, as Artes, a Cultura... e não só. E encontraram esta forma especial para prestarem um tributo à Grécia por tudo o que ofertou à humanidade até agora.


https://youtu.be/13RNeRtZ2TQ





7 comentários:

Tânia Tavares disse...

Agradeço por ter me enviado este vídeo. Bela homenagem à Grécia!! Um abraço cordial, Tânia Tavares

José Carlos Hernández Prieto (tradutor, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo; muito obrigado pelo e-mail. Somos herdeiros de toda essa herança, graças a Deus, à Grécia e a nós. A esse respeito, fico angustiado com o que sabemos a respeito das condições atuais da Grécia, das causas desse "fim de linha" e das impossíveis soluções, tendo em vista o quadro atual da Grécia. Indico a seguinte reportagem, para sua análise: http://internacional.elpais.com/internacional/2015/07/18/actualidad/1437228616_898359.html

Grande abraço

J. Carlos Hdez

Dauro Buzatti disse...

Caro Francisco,
Muito grato pelo envio de arquivos e em particular desse. Compartilho com você os mesmos sentimentos de solidariedade à Grécia, fonte da nossa riqueza democrática (atualmente deturpada), das Artes e da Cultura.

Com um forte abraço e os votos de uma ótima semana,
Dauro Buzatti

Dr. Alair Coêlho de Resende (advogado, autor do livro O Embuçado: Agente da Conjuração Mineira e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Querido confrade e amigo Francisco Braga,
Eu andava muito preocupado porque não sabia como entender o mundo e analisar a crítica situação da Grécia. Estava assustado, pois sempre achei que, se o berço da civilização ocidental sossobrar, o mundo vai junto. Eis que agora recebo seu rico e valente (para ser pioneiro como você há que ser bravo, valente) e vejo que minha preocupação não se dava graças a minha pequenez cultural. Você estava pensando como eu. Dei graças a Deus. O mundo ao negar ajuda à Grécia, a meu ver, pratica um ato próprio do capitalismo desalmado que olha o mundo como se fosse apenas objeto de lucro. Isto é agir como u'a mãe capitalista cruel que pariu um filho bastardo — o comunismo pagão — e que, como não podia deixar de ser, renega a própria mãe Grécia, como um bastardo impiedoso o faria. O mundo, a meu ver, devia se pôr de joelhos e estender a mão cheia de riquezas materiais à Grécia necessitada, em sinal de gratidão pelo que ela lhe deu, pelo que fez por nós.
Um abraço e parabéns pela coragem. Sua matéria é de altíssimo valor. E como consola! Acho que o mundo não está perdido, não. Seu ato prova isto.

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Como o universo da cultura grega marcou todo o mundo, a Grécia merece nossa solidariedade. Abraço do Fernando Teixeira

Benjamin Batista (escritor, cantor, presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...

Bela homenagem .Grécia sempre Grécia e grega. Abraço.

Prof. Cupertino Santos disse...

Gostei imensamente desse vídeo, Francisco Braga; pode parecer mentira, mas era exatamente assim a minha abordagem inicial quando introduzia meus alunos ao estudo da história de povos da antiguidade ou mesmo da época medieval; eu achava fundamental logo de início estabelecer uma identidade e um sentido que justificassem sua abordagem: "O que ... têm a ver conosco", era o mote. No caso do estudo do Brasil a preocupação era, antes de mais nada, apresentar da mesma forma as civilizações antigas que nos formaram, sendo que, no caso da Ocidental, começava, é claro, pelos gregos-latinos. Era uma das tarefas da prática do ensino de História que mais me agradava realizar. Ef̱charistó̱, Francisco!