quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Colaboradora: MARÍA NEGREPÓNTI-DELIVÁNIS


 

FORMAÇÃO  ACADÊMICA

Depois de estudar na Escola de Direito e Economia da Universidade Aristotélica de Thessalônica, onde se formou com louvor, MARÍA NEGREPÓNTI-DELIVÁNIS (nasc. junho 1933) foi admitida na correspondente Escola da Sorbonne com uma bolsa do governo francês. Lá ela recebeu dois diplomas superiores em Economia, bem como seu doutorado com honras e elogios. O presidente da banca que analisou sua tese de doutoramento foi o conhecido economista, professor e acadêmico Emile James, e sua tese foi publicada às custas do Centro Nacional de Pesquisa Francês (CNRS) e publicada em francês na série SEDES. Ela completou seus estudos de Economia na London School of Economics, enquanto conduzia pesquisas na University of Berkeley e no Instituto Universitário Europeu de Florença. É presidente da Fundação Dimitris & Maria Delivani. Além do grego nativo, ela é extremamente fluente em inglês e francês. 

DISTINÇÕES  HONORÍFICAS

· Bolsa da OTAN, Universidade de Berkeley, para escrever um estudo com o título: The Pressure on the Dollar, Sijthoff - Leyden, "Atlantic Series" (1964) 

· Primeira Reitora grega e foi eleita três vezes na Universidade Macedônia de Thessalônica (1974, 1984 e 1985) 

· Convidada pelo Departamento de Estado para uma visita oficial aos EUA (1979) 

· Primeiro Prêmio da Academia de Atenas por seu estudo "O desenvolvimento regional da Grécia na Comunidade Econômica Europeia" (1984) 

· Homenageada com cinco doutorados honorários, das Universidades de Demócrito (Trácia), Valahia (Romênia), Kainar (Almaty - Cazaquistão), Barnaoul - Altai na Sibéria russa e Annaba (Argélia). 

· Homenageada com quatro medalhas de ouro da Santa Metrópole de Thessalônica, por sua ação social (1985-88). 

· Selecionada como Jean Monnet Fellow, para pesquisa e ensino, no Instituto Universitário Europeu de Florença (1983-84). 

· Em 11.12.2006, em cerimônia solene, a Universidade Macedônia de Thessalônica a presenteou com dois volumes de estudos científicos escritos em sua homenagem. 

· Por decreto do Presidente da França Nicolas Sarcozy de 17 de julho de 2008, ela foi premiada com a Grande Medalha Francesa do Cavaleiro da Legião de Honra por sua cooperação científica com a França.

· Em 2010 foi eleita membro honorário da Academia de Ciências da Romênia.

· Foi convidada para palestras, cursos e pesquisas pelas Universidades de Washington, New York, Paris, Roma, Bonn, Marselha, Florença, Trieste, Sofia, Bratislava, Varsóvia, Cracóvia, Melbourne, Buenos Aires, Córdova, Rio de Janeiro, Coreia do Sul, Port-au-Prince, Yaoude, Almaty (Cazaquistão), Rijeka (Croácia), Fribourg (Suíça), Targoviste (Romênia) e Praga (República Tcheca). 

· Participou como palestrante, organizadora e presidente em inúmeras conferências internacionais na Grécia e em todo o mundo. 

PROJETOS DE PESQUISA, PUBLICAÇÕES E LIVROS

Seu trabalho publicado soma 53 livros, estudos, monografias e pesquisas e mais de 750 artigos científicos em grego, francês, inglês, espanhol, romeno e russo, e foi homenageada com primeiros prêmios, elogios e grandes quantidades de resenhas de livros e relatórios. Mais precisamente, seus 658 artigos em grego e 119 em línguas estrangeiras contribuíram ativamente para a formação da opinião pública sobre atuais questões econômicas na Grécia e ao redor do mundo.  Os milhares de estudantes e inúmeros doutores que ela ajudou a treinar e formar são membros de universidades gregas e estrangeiras, ou funcionários no setor privado e público.

Fonte: https://el.wikipedia.org/wiki/%CE%9C%CE%B1%CF%81%CE%AF%CE%B1_%CE%9D%CE%B5%CE%B3%CF%81%CE%B5%CF%80%CF%8C%CE%BD%CF%84%CE%B7-%CE%94%CE%B5%CE%BB%CE%B9%CE%B2%CE%AC%CE%BD%CE%B7

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

A presente publicação no Blog do Braga refere-se a uma tradução que fiz do francês para um discurso de estreia na Academia de Ciências da Romênia em 2010, proferido pela escritora, economista, professora, ex-reitora, palestrante e conferencista grega MARÍA NEGREPÓNTI-DELIVÁNIS. Anteriormente, há quase 3 anos atrás, da mesma autora traduzi do grego o instigante artigo "A corrente migratória para a Europa pode constituir a concretização de um plano tenebroso de 1922", publicado no Blog do Braga em 21/12/2017.
Sua prodigiosa produção intelectual, sempre trazendo novas luzes para os atuais temas econômicos que aborda, sua vasta erudição e sua fluência nas línguas francesa e inglesa, além do grego como idioma nativo, são fatores determinantes para sua grande projeção na Grécia e em todo o mundo.

Texto do discurso na Academia de Ciências da Romênia, em Bucareste: https://bragamusician.blogspot.com/2020/08/a-crise-de-endividamento-da-grecia-e-do.html

Breve biografia da autora: https://bragamusician.blogspot.com/2020/08/colaboradora-maria-negreponti-delivani.html

Cordial abraço,
Francisco Braga