terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA GREGA: "PRESERVEMO-LA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS"

Por Nikólaos G. Papaïoánnou
Traduzido do grego por Francisco José dos Santos Braga

 
09/02/2021: mensagem do reitor Nikólaos Papaïoánnou em comemoração do Dia Internacional da Língua Grega 

 

Valendo-se de um trecho do discurso de Giórgos Seféris ¹ em Estocolmo, após a cerimônia oficial em que a Academia Sueca lhe concedeu o Prêmio Nobel de Literatura em 10 de dezembro de 1963, o Reitor da Universidade Aristótelica de Salônica em sua mensagem pelo aniversário de hoje fala sobre a língua grega como meio de comunicação e expressão, portadora de valores e cultura e elemento-chave da identidade nacional. 

Nosso torrão é pequeno, mas a sua tradição é enorme e o que a caracteriza é que nos foi entregue sem interrupção. A língua grega nunca parou de ser falada. Acolheu as alterações que todo ser vivo aceita, mas não apresenta nenhuma lacuna”, tinha Seféris mencionado no seu histórico discurso. 

“A linguagem dos grandes filósofos e cientistas da antiguidade, dos grandes pensadores de estatura mundial, dos grandes poetas, das epopeias homéricas, dos Evangelhos, a linguagem com a excepcionalmente rica literatura”, diz o reitor da Universidade Aristotélica de Salônica e continua sua mensagem mencionando Odysséas Elytis que escreveu que "por língua me deram o grego", para sublinhar que a língua grega é um legado inestimável, visto que é uma língua com dimensão universal. 

O Sr. Papaïoánnou lembra que “na Universidade Aristotélica de Salônica os Estudos Clássicos são internacionalmente reconhecidos, pois estão firmemente entre os vinte melhores do mundo nos últimos anos, dando continuidade, com sucesso, à tradição iniciada em 1926 com a fundação da Escola de Filosofia da Universidade Aristotélica de Salônica ”. 

“Sob a supervisão da Escola de Filosofia, atua a Escola de Língua Grega Moderna, que oferece cursos de grego moderno para estrangeiros e gregos do estrangeiro desde 1970”, e também “o Instituto de Estudos de Nova Língua Grega da Universidade Aristotélica de Salônica (Fundação Manólis Triantafylídis) tem como objetivo a cultura científica e a difusão da língua grega.” 

“Uma valiosa ferramenta de reflexão, de expressão de emoções, de criação e de evolução, a linguagem merece honra e respeito. “Minha língua é a única preocupação” (Odysséas Elytis ²). 

“Preservemo-la para as gerações futuras”, conclui o reitor na sua mensagem. 

Link: https://www.newsbeast.gr/greece/arthro/7087393/pagkosmia-imera-ellinikis-glossas-na-diafylaxoume-tin-elliniki-glossa-gia-tis-genies-tou-mellontos

 

I.  NOTAS EXPLICATIVAS por Francisco José dos Santos Braga 

 

¹   A cerimônia do Prêmio Nobel aconteceu em 10 de dezembro de 1963, e na mesma noite Seféris fez um breve discurso no jantar para os ganhadores do Nobel na Prefeitura de Estocolmo, e no dia seguinte ele deu uma palestra na Academia Sueca. Em seu discurso, ele resumiu suas crenças sobre a continuidade imediata e ininterrupta da língua grega desde a antiguidade até os dias atuais. 
Eis a tradução do segundo parágrafo do discurso, onde Seféris caracteriza sua procedência, sua terra natal: “Pertenço a um lugarejo. Um cabo pedregoso no Mediterrâneo, que não tem outro bem senão a luta de seu povo, o mar e a luz do sol. Nosso torrão é pequeno, mas a sua tradição é enorme e o que a caracteriza é que nos foi entregue sem interrupção. A língua grega nunca parou de ser falada. Acolheu as alterações que todo ser vivo aceita, mas não apresenta nenhuma lacuna. Outra característica dessa tradição é o amor pela humanidade; sua regra é a justiça.” 
 

²  Título e primeiro verso de um poema de Seféris. 

Link: https://www.greek-language.gr/digitalResources/ancient_greek/anthology/mythology/browse.html?text_id=160

7 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Dando continuidade à homenagem que presto ao Dia Internacional da Língua Grega, celebrado em 9 de fevereiro, venho trazer agora a visão do reitor da Universidade Aristotélica de Salônica, NIKÓLAOS PAPAÏOÁNNOU, o qual fundamenta sua exposição sobre frases de dois escritores gregos que foram agraciados com o Prêmio Nobel de Literatura em 1963 e 1979, respectivamente Giórgos Seféris e Odysséas Elytis.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/02/dia-mundial-da-lingua-grega-preservemo.html

Abraço cordial,
Francisco Braga

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga,
Esse conteúdo vem ressaltar que a grandeza de uma nação não está na sua extensão territorial, nem tampouco nos seus ricos recursos naturais ou no seu poderio econômico e militar, mas sim na qualidade de sua elite e na cultura de seu povo.
Grato e parabéns pela publicação.
Saudações.
Cupertino

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradecemos pela gentileza de mais este envio.

Fraternal abraço,

De Mario e Beth.

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Obrigado pelo envio. Hoje li um texto sobre a antiga língua de Esparta, me lembro do termo "Lacônios", que gera lacônico, falada hoje por um pequeno número de gregos. Língua sem ou com pouca escrita, só sobreviveu e hoje se renova, pela tradição oral de pais para filhos. Aliás, este tema da memória oral e escrita é um elemento importante para o papel que o IHG-SJDR se propõe a cumprir desde a sua fundação: zelar pelo patrimônio material e imaterial da nossa terra e nossa gente, na luta contra o esquecimento (a antiga concepção grega do RIO LETHE,...) de onde decorre o papel da escrita de guardar a memória, mas que, ao mesmo tempo, desobriga a pessoa de se lembrar... Poderia me falar desde mítico rio que, em concepção, interfere no processo fundamental para se fazer História, como prática e como ciência ou disciplina acadêmica?
Abraços fraternos.
Paulo Roberto de Sousa Lima
Presidente

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Obrigado, mestre Francisco.

Abs. Anderson

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Parabéns,mestre Braga!

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Obrigado pelo envio do texto. Abraço você e Rute. Laus Deo.