segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

TECIDO ANTIGO ENCONTRADO EM ISRAEL, DATADO DA ÉPOCA DO REI DAVI E TINGIDO COM PÚRPURA TÍRIA MENCIONADA NA BÍBLIA

Por Amanda Borschel-Dan
Publicado em  The Times of Israel
Traduzido do inglês por Francisco José dos Santos Braga
 

Pesquisadores israelenses encontraram três restos de tecidos perto do extremo sul de Israel, coloridos com o corante púrpura real “argaman” biblicamente descrito, e os dataram de cerca de 1.000 a.C. a era do Rei Davi. Os mais antigos achados nesta região, os tecidos vibrantes adicionam peso tangível, em particular, ao relato da Bíblia de um reino edomita na área naquela época. 

Fragmento do raro tecido roxo datado de  1000 a.C. desenterrado no Vale de Timna. (Dafna Gazit, Israel Antiquities Authority)

Coloridos com o corante mais precioso do mundo antigo, os restos de tecidos foram escavados no Vale de Timna, perto de Eilat, e oferecem uma visão surpreendente de uma antiga classe da elite. As pequenas peças de tecido da Idade do Ferro de cores vibrantes são a evidência mais antiga deste corante precioso em todo o Sul do Levante e lançam novas luzes sobre o reino edomita e reinos israelitas há 3.000 anos um período em que a Bíblia detalha a conquista dos edomitas pelo Rei David. 

Pintura de Davi sendo ungido pelo Rei Samuel, usando púrpura real, retirada da Sinagoga Dura Europos, Síria, século III a.C.  (domínio público)
 

Também chamada de “verdadeira” ou “púrpura de Tiro”, a vibrante cor milenar é produzida por glândulas corantes colhidas de três espécies de caramujos marinhos murex vivos nas margens do Mar Mediterrâneo. Para chegar às famosas Minas de Cobre do Rei Salomão em Timna, perto da costa do Mar Vermelho, o tecido teria viajado centenas de quilômetros, o que apenas aumentava seu prestígio e valor. 

Espécimes de Murex encontrado nas costas israelenses: (da dir. p/ esq.) brandaris, trunculus e haemastoma (Shachar Cohen, courtesy of Zohar Amar)
 

“É um período muito precoce para encontrar o ‘verdadeiro roxo’ em uso e é um local muito estranho”, disse o professor Erez Ben-Yosef da Universidade de Tel Aviv ao The Times of Israel na quinta-feira. “É no meio do deserto, onde não pensávamos [tradicionalmente] que esses materiais de prestígio estivessem em uso.” 

A descoberta, disse Ben-Yosef, oferece “evidências adicionais para a nossa nova compreensão dos povos nômades naquele período, na época do surgimento desses antigos reinos de Israel, Edom, Moab, Amon, os reinos locais do tempo bíblico.” Ben-Yosef tem escavado em Timna desde 2013. 

O verdadeiro corante roxo "argaman" e sua associada variante azul "techelet" (criada por meio do processamento de variantes do corante dos caracóis) são mencionados dezenas de vezes na Bíblia Hebraica e por volta de 690 a.C. no Cilindro de Senaqueribe, entre outros textos. O verdadeiro roxo está associado à realeza e ao sacerdócio, bem como aos tecidos usados ​​no Tabernáculo e no Templo Judaico.

O pano e os próprios caracóis murex foram submetidos a um estudo aprofundado e prático no novo artigo de pesquisa colaborativa interdisciplinar publicado esta semana pela prestigiosa revista científica PLOS One. A investigação levou os pesquisadores de escavações de campo em Timna a laboratórios de universidades israelenses, a mercados de peixes em Milão e a Palermo, na Sicília. 

Até agora, as primeiras evidências têxteis do corante púrpura real datavam de pelo menos 1.000 anos depois, na era romana, quando era altamente valorizado. 

O artigo  intitulado "Provas iniciais de têxteis tingidos de púrpura real do Vale de Timna (Israel)" teve coautoria do Dr. Naama Sukenik da Autoridade de Antiguidades de Israel e Ben-Yosef, em colaboração com o Prof. Zohar Amar, Dr. David Iluz e o Dr. Alexander Varvak da Bar-Ilan University e o Dr. Orit Shamir do IAA. 

Ben-Yosef explicou que Timna é antes de mais nada conhecida por seu cobre, que foi extraído pelos antigos habitantes da Terra de Israel já no quinto milênio a.C, indo até o início do período islâmico, cerca de 1.400 anos atrás. Mesmo recentemente, disse ele, o estado nascente de Israel tinha uma pequena fábrica que produzia cobre lá. 

As condições climáticas secas em Timna, nas profundezas do deserto de Arava, permitem a preservação excepcionalmente boa de materiais orgânicos, semelhantes aos achados de têxteis e couro da era romana muito posterior descobertos nas cavernas da Judeia e em Massada. 

"O que é digno de nota em Timna", disse Ben-Yosef, "é que a 'grande história' está relacionada ao início da Idade do Ferro. Estamos falando dos séculos XI ao IX a.C., e é um período muito debatido na história do país”, o período atribuído à ascensão dos reinos bíblicos de Judá e Israel. 

"Ao lado dos vestígios de têxteis e outras indicações de condições relativamente luxuosas, o quadro pintado após contínuas escavações está mudando a visão dos edomitas nômades", disse Ben-Yosef. “Nós os vemos como o primeiro reino edomita versus um mero acampamento tribal". 

Com o deserto árido de Timna, “encontramos coisas que normalmente não encontramos em escavações regulares, como tecidos, cordas, couro, coisas que geralmente se deterioram e não são preservadas”, disse Ben-Yosef. “Portanto, temos uma janela única para as pessoas da região naquele período inicial por meio desses materiais orgânicos incríveis e únicos. Temos dezenas e dezenas de fragmentos de tecidos e cordas, cordames, cestaria, coisas que normalmente você não encontra. ”


Cogumelo e meia rocha no Parque Timna, Israel
 

Sukenik, a curadora de descobertas orgânicas do IAA, disse ao The Times of Israel que todos os anos o grupo de pesquisa colaborativa faz uma viagem ao local de Timna para acessar e se maravilhar com descobertas antigas extremamente raras. 

Sítio 34 na escavação do Vale de Timna, antes chamada de “Colina dos Escravos”. As novas descobertas indicam que os metalúrgicos trabalhando no sítio gozavam de uma elevado posição social. (Erez Ben-Yosef, Tel Aviv University)
 

As novas descobertas foram localizadas em Slaves Hill, indiscutivelmente o maior campo de fundição de cobre no vale, que a equipe escavou nos últimos seis anos. Durante a escavação, os arqueólogos discerniram pequenos pedaços de tecidos de muitos tipos emergindo do solo. Algumas eram derivadas de coberturas ásperas de tendas, outras de sacos, e algumas das peças tinham cores brilhantes. 

Sukenik disse que a equipe observou o roxo brilhante aparecendo em três dos muitos fragmentos de tecidos escavados naquele ano. 

“Vimos algumas peças em que a tonalidade era muito especial. Nós realmente queríamos que fosse argaman [verdadeiro roxo], o corante mais caro da antiga indústria têxtil”, disse Sukenik. 

 

DO CAMPO AO LABORATÓRIO

 

As peças têxteis foram levadas de volta ao laboratório da Universidade Bar Ilan, onde foi confirmado que as moléculas 6-monobromoindigotina e 6,6-dibromoindigotina exclusivas dos caramujos do mar murex que produzem o verdadeiro corante roxo foram descobertas nos restos de tecido após Análises de Cromatografia Líquida de Elevada Pressão (HPLC), que é usado para identificar corantes orgânicos.

De acordo com o artigo, “identificar os corantes orgânicos em têxteis arqueológicos é uma tarefa complexa devido à baixa concentração das moléculas nas fibras e à quantidade limitada de material disponível para uma análise destrutiva.” 

“Chegar a esse resultado foi um 'trabalho de Sísifo'", disse Sukenik, "e exigiu um trabalho muito intenso”.

Escavações de antigas minas de cobre como parte do Projeto Central do Vale de Timna. (E. Ben-Yosef and the Central Timna Valley Project)

 

Ao saber que a tinta era de fato o verdadeiro roxo antigo, Sukenik disse: “Pessoalmente, isso me deixou muito feliz.” Ela disse que um tesouro de antigas conchas de caramujos Murex trunculus foi recentemente escavado no sítio de Tel Shikmona, no norte de Israel, datando dos séculos X a VII a.C. Por ser material orgânico, uma das peças de tecido Timna também foi enviada para teste de radiocarbono 14 em um laboratório em Oxford, onde a data de 1.000 a.C. foi calculada. 

Dr. Erez Ben-Yosef e Dr. Naama Sukenik examinando fragmentos de tecidos coloridos descobertos em Timna. (Yolli Schwartz, courtesy of the Israel Antiquities Authority)
 

Durante o início da Idade do Ferro, “já sabíamos que havia uma verdadeira indústria de corantes têxteis roxos”, disse ela, mas até agora, não havia tecidos tingidos. De acordo com o artigo, a primeira evidência arqueológica do uso do corante data do século XIX a.C., na forma de conchas de murex.

“Estou tão feliz que Erez [Ben-Yosef] nos deu a oportunidade de espiar dentro do guarda-roupa da época de Davi e Salomão e ver as roupas da elite que viveu no período nas minas de cobre”, disse ela.

“Suponho que se examinássemos dentro do armário de David e Salomão, veríamos roupas semelhantes e talvez ainda mais de roxo verdadeiro”, disse Sukenik. 

 

SUJANDO AS MÃOS PARA A CIÊNCIA 

 

Descobrir que as sobras de têxteis com idade de 3.000 anos foram tingidas com púrpura real foi apenas uma etapa da jornada empreendida por este ambicioso projeto de pesquisa. Outro capítulo não registrado na revista científica PLOS Um consistiu em observar o professor Zohar Amar da Universidade Bar Ilan em visita aos mercados de peixes da Itália para conduzir experimentos com as três espécies de caramujo. 

Os três espécimes de caramujos estão ameaçados de extinção em Israel e Amar disse ao The Times of Israel que não conseguiu obter amostras suficientes para realmente conduzir seus experimentos. Então ele se mudou para Milão, que detém o maior mercado de peixes da Europa. Lá, os caramujos são consumidos como parte da variada dieta italiana e duas das espécies Spiny Dye-Murex (Murex brandaris) e Banded Dye-Murex (Murex trunculus) são abundantemente comercializadas no mercado.

 

Prof. Zohar Amar da Bar Ilan University reproduzindo o processo de tingimento. (Cortesia de Zohar Amar)

 

Amar alugou um laboratório e contratou funcionários locais para conduzir centenas de experimentos em milhares de caracóis. “Cada glândula corante do caracol”, disse ele, “contém apenas uma quantidade minúscula cerca de um grama.” Por isso, ele encomendou um suprimento maciço, que chegava em refrigeradores especiais que mantinham os caracóis frescos e vivos. 

Mesmo em textos antigos, como os escritos do autor romano Plínio, o Velho e o Talmude Judaico, enfatizava-se que as glândulas de caracol eram obtidas frescas, o que cria a melhor tintura. Amar disse, tendo usado glândulas secas que foram embarcadas para Israel em alguns experimentos, ele agora pode atestar o valor de espécimes frescos. 

As glândulas eram tradicionalmente secas ao sol, mas Amar importou um forno de Israel para acelerar o processo. 

“Foi um trabalho muito difícil, muito fedido, como se estivesse trabalhando em um mercado de peixe fresco”, disse ele. 

Os pescadores italianos que forneciam os caracóis “acharam que eu era meio maluco. O que eles comiam eu jogava fora, e o que eles jogavam fora eu usava ”, ele riu. 

Dois mil anos atrás, os rabinos discutiram como criaturas impuras como os caramujos do mar proibidos de uma dieta judaica kosher podiam ser a fonte de uma tinta usada em espaços sagrados como o Tabernáculo e o Templo. 

Amar respondeu que por meio de sua experimentação com os caramujos, ele percebeu que nada restou da carne do caracol. Por meio do processamento químico das glândulas do caracol em corante, “o material se transforma em outra coisa”. 

Enquanto dois dos espécimes eram abundantes, localizar o terceiro obrigou Amar a sacar as grandes armas - sua sogra italiana. Com sua ajuda, o terceiro espécime, Red-Mouthed Rock-shell (Murex haemastoma), foi obtido em Palermo, Sicília. Ele viajou para a maior ilha do Mediterrâneo, apenas para ficar desapontado quando o clima inclemente obrigou o pescador a voltar sem pescar. Só depois de uma viagem subsequente ele poderia colher com sucesso as glândulas corantes do terceiro caracol. 

Embora Amar tenha estudado a teoria por trás da preparação do verdadeiro roxo e corantes azuis associados, “ao conduzir o trabalho prático, aprendi muito sobre as fontes históricas. Era como um túnel do tempo para o passado ”, disse ele. 

Ele conduziu seus experimentos iniciais com as mãos vazias, apenas para descobrir que o corante que dura milênios em artefatos arqueológicos rapidamente manchou suas mãos de azul por semanas. Ele disse que deu uma ideia de uma passagem da Guemará que sempre o tinha deixado perplexo: A Guemará relata que quando os padres vão à frente da congregação para dar a bênção sacerdotal tradicional, eles não podem ter as mãos descoloridas. E se o fizerem, só é permitido que dêem a bênção se toda a congregação estiver igualmente tingida. Depois de andar por aí com as mãos azuis por algumas semanas, ele entendeu como as pessoas achavam isso perturbador. 

Rindo, Amar concluiu: “Quando voltei para casa no avião, tive que esconder minhas mãos.” 

Fonte: https://www.timesofisrael.com/ancient-cloths-with-royal-purple-dye-found-in-israel-dated-to-king-davids-time/

18 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho acompanhado com crescente curiosidade as últimas descobertas da Arqueologia no mundo inteiro. Na semana passada, fui surpreendido por uma notícia muito alvissareira vinda de Israel.
Pela primeira vez, foram encontradas evidências da técnica utilizada pelos antigos hebreus no tingimento de tecidos com "púrpura real" que datam da época do Rei Davi e do Rei Salomão, aproximadamente 1000 a.C. A proeza é resultado de uma pesquisa liderada pela Universidade de Tel Aviv e pela Autoridade de Antiguidades de Israel e foi postada na quinta-feira (28) na revista científica PLOS One.
Segundo os especialistas, o corante púrpura foi produzido a partir de três espécimes de moluscos encontrados no Mediterrâneo, a mais de 300 km de Timna, um vale próximo a Eilat. Para criar o pigmento, é necessário utilizar uma glândula localizada dentro do corpo dos moluscos e prepará-lo por meio de um complexo processo químico que dura vários dias.
Também os estudiosos relatam que Timna era um centro de produção de cobre durante a Idade do Ferro. A fundição de cobre exigia conhecimento metalúrgico avançado e secreto e, aqueles que possuíam esse conhecimento, eram considerados os especialistas em "alta tecnologia" da época.
Diante dessas descobertas, achei por bem dar a maior divulgação à descoberta que puder.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/02/tecido-antigo-encontrado-em-israel.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Boa noite meu amigo.
Muito obrigado.
Abraço.
Diamantino

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...


Grato, Braga, pelo envio. Saudações para você e a Rute. Pax et bonum. Fernando Teixeira

Jorge Antunes (professor e maestro, atualmente compositor convidado pela Cité Internationale des Arts para compor uma ópera a ser dedicada à memória da Imperatriz Leopoldina) disse...

Oi, Braga:

Que beleza !!!
Obrigado pelo envio dessa notícia.
Eu e Mariuga estivemos em Eilat em 1980, na praia, quando morávamos no Kibbutz Hatzerin, eu compondo a "Elegia Violeta para Monsenhor Romero".
Até hoje temos as sandálias de plástico que compramos para entrar na praia que é cheia de corais. Sem sandálias é certo cortar os pés.
Abraço,
Jorge Antunes

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Muito interessante!

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá Francisco e Rute! Tudo OK com vocês?
Púrpura tem sido símbolo da dignidade cardinalícia, o que é hoje o vermelho! Suponho que nenhuma destas duas cores tem sido a cor da veste de Jesus!
Abraços,
fr. Joel.

Mario Pellegrini Cupello disse...

Caro amigo Braga
Parabéns pela sua feliz iniciativa em traduzir um artigo tão precioso e, em especial, por divulgá-lo em seu Blog, mostrando a importância da Arqueologia, como estudo científico do passado da humanidade, fornecendo testemunhos materiais que complementam a história e a cultura dos nossos antepassados.
Desde a minha juventude, as “atrações” que mais me assombraram, duas sempre foram muito fortes: o Universo e a Arqueologia.
Veja o caso do recente achado de peças de tecido que, não obstante o passar de milênios, resistiram ao tempo e não se deterioraram, revelando, ainda, uma técnica milenar de tingimento, comprovada em laboratório pelo teste de carbono 14!
Quanto ao tingimento de peças, cordas e outros materiais, surpreendeu-me o fato de que os recentes experimentos utilizando aquela técnica milenar, manchou de azul as mãos do cientista: e por semanas! ...
Achei, também, muito interessante o simbolismo quanto ao achado de tecidos e cores: “a oportunidade de espiar dentro do guarda-roupa da época de Davi e Salomão e ver as roupas da elite que viveu no período nas minas de cobre”. Fantástico!
Aceite o meu abraço fraterno e o de Beth.
Mario Cupello

Lúcio Flávio Baioneta (escritor e conferencista, autor do livro "De banqueiro a carvoeiro", proprietário da Análise Comercial Ltda e ex-aluno do Ginásio Santo Antônio de São João del-Rei) disse...

Meu prezado amigo FJSBRAGA,
Acompanho sempre que possível informações sobre a tintura púrpura real. Dificílima de ser produzida e você traduziu isto muito bem. Excelente artigo. Parabéns!

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Obrigado pelo importante texto e pesquisa e ainda, pela gentileza de compartilhá-lo conosco, seus amigos.

Heitor Garcia de Carvalho (graduado em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (1968), mestre em Educação UFMG (1982), Ph.D em Educational Technology - Concordia University (1987 Montreal, Canada); MBA Gestão Tecnologia da Informação, Fundação Getúlio Vargas (2004); pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008); professor associado do CEFET-MG) disse...

Recebo o YTimes of Israel e havia visto esta notícia...

A arqueologia vem confirmando muita coisa dos textos bíblicos - que NÃO SÃO UMA HISTÓRIA no sentido moderno mas uma mensagem contextualizada nos respectivos tempos históricos e sendo uma "colocação no papel" de tradições; muita vez tem grande analogias com outras narrativas dos povos e nações vizinhas...
Heitor

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Parabéns! Uma boa surpresa a cada postagem.
Paulo Sousa Lima

Rute Pardini (cantora lírica e escritora) disse...

Bom dia, meu querido.
Acabo de ler o artigo sobre tão dificultosa prática de extração da cor purpúrea a partir de 3 espécimes de Murex.
Que coisa maravilhosa!
Interessante: ao me despertar, comecei a ler e parecia que eu estava lá no meio dessas escavações com um turbante na cabeça sob um sol escaldante e, ao mesmo tempo, me transportei para aquele cenário onde se usavam essas vestimentas tingidas de roxo pelos primitivos laboratórios provavelmente de edomitas.
Imaginei mesmo que eu estivesse ali naquela parte do tempo de que hoje só nos restam alguns retalhos, trabalhando no fabrico da pintura dos tecidos e preservando aquela história.
Meu Deus! como o homem é inteligente, como ele consegue essas proezas desde que o mundo é mundo!
Gostaria de saber se ainda há alguém que emprega o uso de tão rara cor natural.
Que coisa magnífica!!!
Me impressionei.
Acho que vou passar o dia embuída dessa aura purpúrea do Vale de Timna, lugar este tão inóspito que guardou por milênios tão rica cor.
Parabéns ainda por sua fiel tradução!
Ao terminar a leitura, fiquei olhando para minhas próprias mãos para certificar-me de que continuavam rubras, e não com a cor violeta.
Obrigada, querido.
RUTE

Prof. Dr. José Maurício (professor universitário emérito de Filosofia, coordenador de colóquios de Filosofia, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Obrigado Francisco. Toda essa história de Israel é preciosa porque para os cristãos é a raiz profunda do diálogo com Deus. Abraços, Mauricio

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Muito bem, Francisco.

Abraço

Anderson

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
Instigante tema da Arqueologia; em especial pelas implicações simbólicas, sociais e religiosas que pesquisas como essas revelam ao público em geral.
Grato pela publicação criteriosa da matéria.
Saudações,
Cupertino

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Maravilha! Obrigado!

Eugênio Giovenardi (ecossociólogo e escritor de muitos livros publicados e membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF e da Academia de Letras do Brasil) disse...

Braga,
Somos inventores desde algumas centenas de milhares de anos.
Hoje as máquinas pensam, fazem e nos dirigem.
Um abraço.
Eugênio

Unknown disse...

Maravilhoso pensar que um fragmento de tecido- ou, ainda, um manuscrito amarelado, guardado numa caixinha de fósforo- possa contar tantas histórias, envoltas nas brumas da memória universal, que, de repente, saltam aos nossos olhos.Fantástico! Quanto à púrpura real, entendo o fato como a busca incansável do ser pela beleza e perfeição. Grata, Francisco, pelas coisas bonitas que aprendemos com você. Maria Auxiliadora Muffato