quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

“NÃO EXISTE OUTRA LÍNGUA NO MUNDO COM UM CONTINUUM DE 40 SÉCULOS”

 
Por Francisco José dos Santos Braga

 

O professor medíocre conta, o bom professor explica, o professor superior demonstra, o grande professor inspira.” (escritor norte-americano William Arthur Ward) 

 

Por ocasião do Dia Internacional da Língua Grega, celebrado no dia 9 de fevereiro, juntamente com o dia em memória do poeta nacional, Dionysios Solomós (1798-1857), a ERT entrevistou o catedrático emérito de Linguística, Geórgios Babiniótis. 

Geórgios Babiniótis
 

O Prof. Babiniótis, incansável e renomado linguista grego com atividades multivariadas a seu crédito, distinguido tanto na Grécia quanto no exterior, abre sua homenagem ao Dia Internacional da Língua Grega com a seguinte frase: “todos nós celebramos, porque a língua é a instituição mais democrática, como disse Adamántios Koraís.” Em seguida cita de Dionysios Solomós um trecho do “Diálogo de um poeta e o mais sofólogo”. A certa altura do diálogo, o poeta aparteia seu interlocutor, o letrado pedante: “Entendi: queres que eu fale sobre linguagem; tenho mais alguma coisa em mente para me dar liberdade e língua?”

O catedrático, que se especializou como filólogo e lexicógrafo, enfatizou particularmente que “participamos todos da linguagem com iguais direitos, por isso esta celebração é geral”, disse, explicando que “o idioma é muito importante para todos; não são simplesmente algumas palavras, porque os vocábulos existem para os conceitos; portanto o nosso idioma se liga ao nosso pensar, à nossa mente, ao nosso intelecto e, através do intelecto, percebemos e vivemos o mundo”. 

O Sr. Babiniótis afirmou ainda que “a língua não é apenas uma ferramenta, é também um valor, pelo que subentendemos que ela é a nossa cultura, a nossa história, o nosso pensamento e a nossa identidade”. 

E conclui com uma afirmação peremptória: “A língua grega é um capital e um privilégio do Grego. O mundo inteiro nos conhece por meio de nossos textos. Quando falamos da língua grega, estamos nos referindo a um continuum de 40 séculos, algo que não existe em nenhuma outra língua do mundo”. 
 
 
Inscrição em pedra de grego antigo

Início do Evangelho de São João: "No começo era o Verbo..." (koiné)

Primeira epístola de São João: "Deus é amor..." (I Jo 4,16)

 
BREVE BIOGRAFIA DE GEÓRGIOS BABINIÓTIS 

Sua biografia inclui os seguintes dados mais relevantes: Nasceu em Atenas em 1939. Estudou Filologia na Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas, onde se formou em 1962. Completou seus estudos de pós-gradução em Linguística na Universidade de Colônia (1969-1971), como bolsista do DAAD e da Fundação Alexander von Humboldt, especializando-se em teoria da linguagem e métodos modernos de análise da linguagem.  

Carreira Acadêmica: professor titular de Linguística na Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas (1973-2006), Diretor do Departamento de Linguística, reitor da Faculdade de Filosofia da Universidade de Atenas, reitor da Universidade de Atenas (2000-2006), professor emérito (2006) e honorário (2007) da Universidade de Atenas.  

Outras atividades acadêmicas: professor visitante na Universidade de Varsóvia (1991), doutor honorário da La Trobe University, Melbourne, Austrália; doutor honorário da Universidade de Montreal (Canadá); membro titular do Comitê Internacional Permanente de Lingüistas (CIPL); presidente da Sociedade Linguística de Atenas; membro regular da Sociedade Linguística Europeia; membro titular da Academia Europeia de Ciências e Artes (Salzburg).  

Outras qualificações: Presidente da Fundação Helênica para a Cultura (2006-2011), Ministro da Educação (2012, no governo de Loukás Papadímou) e presidente de diversas instituições de cultura de Atenas e da Comunidade Europeia. Participou como palestrante, conferencista ou presidente de diversas palestras e conferências científicas.  

Obras: Como o lexicógrafo mais conhecido na Grécia, escreveu os seguintes dicionários: 
Grande Dicionário da nova língua grega (1998, 2.031 p.); 
 
Grande Dicionário da língua grega demótica
 
Dicionário escolar e para escritório (2004, 1.600 p.); 
Pequeno Dicionário (2006, 1.380 p.); 
Dicionário ortográfico (2008, 967 p.); 
Dicionário etimológico (2011, 1.720 p.); 
Dicionário de Sinônimos e Antônimos (2011, 1.241 p.); 
Dicionário de Dificuldades e Erros (2014, 1.000 p.).

Babiniótis e seus dicionários


Outros livros publicados

A questão da linguagem: abordagens contemporâneas (2011, 619 p.) 
Enriquecimento do vocabulário: edição I (livro do aluno) (2000, 247 p.) 
Enriquecimento do vocabulário: edição I (livro dos pais/do docente) (2000, 135 p.) 
Texto - comunicação. Como escrevemos e como entendemos os textos: edição I (livro do aluno) (2000, 247 p.) 
Da cosmogonia à linguística: Um debate (2010, 205 p.) 
Meditações sobre a linguagem e nossa língua: Aulas simples de linguagem e linguística (2010, 22 p.) 
As verdades amargas da minha língua (2017, 176 p.) 
Moderna gramática escolar para todos (2017)
O alfabeto grego (2018)
Nossa língua: 180 textos sobre linguagem (2020)
 
 
Vídeo da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=448jo7y9uwo  

14 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O post no Blog do Braga é uma homenagem que presto ao Dia Internacional da Língua Grega, celebrado em todo o mundo em 9 de fevereiro.
A escolha de porta-voz da comunidade em língua grega recaiu em GEÓRGIOS BABINIÓTIS (1939- ), filólogo, lexicógrafo e linguista ateniense, que tem se distinguido por seus inúmeros trabalhos e atividades. Ele foi entrevistado pelo ERT (Radiotelevisão Grega), uma cadeia de rádio e televisão pública da Grécia, para a qual falou sobre a importância da efeméride.
A principal façanha de Babiniótis foi ter organizado a edição do Grande Dicionário da nova língua grega em 1998, com 2.031 páginas, correspondente, em linhas gerais, ao "Dicionário Aurélio", orgulho dos brasileiros.
Aqui o leitor vai seguir alguns trechos mais relevantes de sua vibrante palestra, em minha tradução.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/02/nao-existe-outra-lingua-no-mundo-com-um.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
E sem contar a contribuição direta desse idioma na formação e conceitos das demais línguas ocidentais. O grego que é um peculiar e eterno patrimônio da Humanidade.
Cumprimentos pela tradução e apresentação do assunto.
Cupertino

Vamireh Chacon Albuquerque (professor universitário e autor de Os Partidos Brasileiros no Fim do Século XX) disse...

Parabéns ao Georgios Babiniotis, o seu tradutor F. J. S. Braga e principalmente à língua grega da qual também sou cultor e admirador.
Professor Vamireh Chacon
Emérito da Universidade de Brasília

Heitor Garcia de Carvalho (graduado em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (1968), mestre em Educação UFMG (1982), Ph.D em Educational Technology - Concordia University (1987 Montreal, Canada); MBA Gestão Tecnologia da Informação, Fundação Getúlio Vargas (2004); pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008); professor associado do CEFET-MG) disse...

Estudei grego na FDB com o prof Padre Gruen.
Depois de tanto não usá-la, por estar trabalhando para ganhar o pão de cada dia e criar a família, hoje estou anafalbeto. Mas com a aposentadoria quero novamente estudá-la e talvez, quem sabe, ter oportunidade de conhecer a Grécia..
Heitor

Roberto Oliveira de Carvalho (genealogista) disse...

Bom dia, Primo.
Interessantíssimo assunto postado ontem, relacionado com o dia internacional da língua grega.
Peço autorização sua para repassá-lo, na íntegra, mantendo seus créditos, ao nosso primo, intelectual e patriarca da nossa família (creio), filho de Elevinda Fonseca de Carvalho, Professor Antônio Oliveira, que dia 9 deste mês, completou 83 anos.
Abraços,
Roberto Carvalho

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Muito bem, Francisco, obrigado.


Abs. Anderson

Edu Oliveira (ex-seminarista salesiano, organizador e facilitador de encontros) disse...

Caro amigo

Saudades de todos vocês!

Tomei a liberdade de divulgar no site
exaluno.org.br > revista > revista eletrônica.
o seu artigo sobre a língua grega que achei interessantíssimo.

No mais, um forte abraço a todos.

Com Dom Bosco sempre

edu

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

AMO A CULTURA GREGA!

Mario Pellegrini Cupello disse...

Mario Pellegrini Cupello é Arquiteto; formado em Direito; Escritor; Presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto; Membro Efetivo da Academia Valenciana de Letras – Valença RJ; Membro Correspondente do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei; Membro Correspondente da Fundação Oscar Araripe, de Tiradentes MG; Membro Fundador da Academia de Ciências Jurídicas de Valença; Membro Fundador da Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes; e Membro da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, Paris – França, disse...

Caro amigo Braga
Parabéns pela divulgação deste Grande Dicionário grego.
Dicionários são essenciais: são celeiros de informação! Ricas fontes de pesquisas e de preservação de idiomas.
Especialmente sobre o idioma grego, ele foi fundamental para o desenvolvimento do cristianismo no primeiro século e importante para a formação do mundo ocidental, além da constituição de vários alfabetos, como o latino.
Permita-me dizer-lhe, saindo um pouco do tema, que desde cedo tive uma grande atração pela cultura grega. Mais tarde, quando lecionei “Acústica Arquitetônica” na Faculdade, muito me vali sobre os conhecimentos milenares, não só sobre a Arquitetura Grega – e suas características de: simetria; monumentalidade; suas colunas e capitéis em estilos jônicos, dóricos e coríntios – como, em especial, sobre a Acústica em seus notáveis Anfiteatros, como o Epidauro, construído pelos gregos há mais de dois mil anos.
Isso sem falar em Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras e Tales de Mileto, e tantos outros estudiosos e Filósofos que contribuíram para a consolidação da filosofia, da matemática e da sociologia, fontes de conhecimento até hoje pesquisadas: vide os diálogos de Platão; as obras de Aristóteles e as escrituras gregas cristãs; além das obras literárias redigidas em grego, como a Ilíada e a Odisséia.
Voltando ao tema, este “Grande Dicionário” da língua grega, portanto, embora lançado em 1998, constitui-se como uma ferramenta moderna e essencial para a pesquisa de estudiosos da língua e da cultura grega.
Receba o abraço fraterno, meu e de Beth.
O amigo Mario Pellegrini Cupello

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute,
O estudo do Grego continua muitíssimo importante para o estudo da Sagrada Escritura! Abraços do irmão f. Joel!!!

Lúcio Flávio Baioneta (escritor e conferencista, autor do livro "De banqueiro a carvoeiro", proprietário da Análise Comercial Ltda e ex-aluno do Ginásio Santo Antônio de São João del-Rei) disse...

Prezado amigo FJSBRAGA.
Que artigo surpreendente!
Quem me apresentou a Grécia, no Ginasio Santo Antônio, nesta minha segunda terra São João Del Rey, foi o inesquecível Prof. Domingos Horta. Ele conseguiu despertar tal fascínio em mim pela Hélade que nunca mais esqueci!
Lembro-me com clareza absoluta a aula em que falou sobre os 300 de Esparta e sua epopeia e seus heróis nos Portões de Fogo, as Thermópylas. Lembro-me dele desenhado no quadro negro o mapa da Grécia e nos mostrando a planície da Tessália.
Lembro me dele soprando o pó do giz e dizendo :- Hoje falaremos sobre a mais importante civilização antiga:- A Grécia.
Vestido num elegante terno cinza, com uma camisa branca e uma gravata impecável. Um homem elegante. Um professor que amava sua profissão!
Tivemos a oportunidade de estudar no melhor educandário do Brasil.
Que professor fantástico. Único.
Inesquecível!
Um abraço do
Lucio Flavio

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Grato pelo envio. Saudações para o confrade e esposa. Fernando Teixeira

Antônio de Oliveira (professor, cronista, poeta e autor do livro "Sou cronista e não sabia...", além de vários e-books) disse...

Prezado primo Francisco Braga,
Gosto da coincidência. Dia Internacional da Língua Grega, celebrado em todo o mundo em 9 de fevereiro, coincide com a data de meu aniversário. Aproveito a oportunidade para cumprimentá-lo pelos temas ou assuntos postados no Blog do Braga. Abraços. Antônio

José da Rocha Netto disse...

Parabéns, meu caro Francisco Braga. Saude e paz.