quinta-feira, 7 de março de 2024

RESENHA DE “PENSARES” DE JOSÉ CARLOS GENTILI


Por Francisco José dos Santos Braga


Na contracapa, uma homenagem a JK

 
Tenho em mãos um exemplar de "PENSARES", uma coletânea de poemas de JOSÉ CARLOS GENTILI, que me foi gentilmente enviada por este seu autor, que da altura de seus 83 anos de idade, produz filigranas poéticas de fino lavor para enlevo de nossa alma tão esmorecida pelas agruras do tempo presente. 
 
Gentili é pioneiro da Capital da Esperança, autor de quase 50 obras literárias, Presidente de Honra Perpétuo da Academia de Letras de Brasília, fundador e primeiro presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal e um dos 20 brasileiros membros da Academia de Ciências de Lisboa, dos Institutos Históricos e Geográficos do DF e do Rio Grande do Norte, além de componente do Conselho Executivo do Museu da Língua Portuguesa, em Bragança/Portugal. Único brasiliense a receber um prêmio nacional de literatura, outorgado pela Academia Brasileira de Filologia, da qual, atualmente, é Membro Correspondente Nacional, em face do lançamento de "A Infernização do Hífen", considerado referência no mundo lusófono. 
 
Sobre seu mais recente livro de 2023, "PENSARES", cabe dizer que foi muito bem diagramado em sua apresentação para conter 24 poemas, entremeados por fotos ou pinturas de destacados luminares da ciência do cânone universal, desde os filósofos gregos Platão, Aristóteles, Epicuro, Cícero e Sêneca, passando por Leonardo da Vinci, até Stephen Hawking (1942-2018), físico teórico, cosmólogo e autor britânico, considerado um dos mais renomados cientistas do século, familiarizado com a biologia molecular, a astrofísica e a mecânica quântica. Em minha opinião, é dessa forma, com os gênios da humanidade que o escritor Gentili se ombreia pela sua inspiração esfuziante e translúcida, ao lado de sua expressão erudita e rica em vocábulos certeiros para o encantamento do leitor. Neste particular, cito o Pensar nº 13: 
 
As palavras são tijolos na construção 
Dos edifícios das línguas, 
Vivas e mortas, às vezes francas. 
Como nasceram, como morreram? 
Formações sumérias, 
Qem sabe? 
Registros acádicos, 
Velhos, antigos, esquecidos, 
Talvez! 
Sinergia entre a forma e um som? 
Algo gutural, animal, visceral! 
Origem inexplicável, anímica, 
Atávica da origem dos mundos. 
Oriunda dos páramos cósmicos! 
 
Reconhecendo-se como um cidadão do mundo (título de uma de suas obras), contrapõe a paz à guerra no último dístico do Pensar nº 21, quando mostra uma antevisão da Nova Jerusalém, cidade celeste, onde reinará a paz e a concórdia, conforme profetizada por Isaías no capítulo 60 do seu livro, no Antigo Testamento. Não deixa de revelar também sua fina sátira nos três primeiros dísticos, quando escreve com graça e erudição em história universal:
 
Stalin 
Não era russo.
Napoleão
Não era francês.
Hitler
Não era alemão.
E a paz
Não é da terra.
 
Igualmente profunda é sua visão do mistério da vida à moda do filósofo Heráclito de Éfeso, para quem a natureza e o mundo consistem em constante devir. A mudança, para este, acontece o tempo todo para tudo. Há um fluxo perpétuo para tudo, como característica central da natureza. Dizia ele: “Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio porque as águas renovam-se a cada instante.” Vejamos, então, o Pensar nº 1 de Gentili: 
 
Puxa! 
Os tempos mudaram
Arrastamo-nos aos poucos, quase lentamente. 
Começamos a observar melhor 
O transcorrer dos momentos, 
O valor do esplendor silente da senectude. 
A grandeza das mãos estendidas na oferta das 
[orações. 
Universo das ideias adormecidas. 
Magia pura, docemente, quase fantasmagoria. 
Luzes a faiscar a feitio de pirilampos, iluminam as 
[noites. 
As reflexões do ontem vão se esvaindo fugazes, 
[fugidias. 
Os dias de hoje têm mais horas do que os dias de 
[ontem. 
Mera constatação vivencial. 
O que é a vida, senão um relâmpago no céu da 
[memória
Descobrimos que somos muitos dentro de nós 
[mesmos
Afinal, quem somos nós, então? 
 
Resta ainda dizer que é muito prazerosa a leitura de "Pensares" por sua visão filosófico-poética, indagando muito, questionando sempre, numa abordagem muito atual do que fazemos neste mundo e para o quê fomos aqui e agora colocados, obedecendo sempre ao seguinte paratexto, retirado de uma das obras do próprio autor: 
"A vida é um suceder de etapas vencidas e vincendas, que o ser humano, na sua escalada, procura galgar com a inteligência que lhe destinou um ser maior.
 
Dados técnicos do livro "Pensares": 
Autor: José Carlos Gentili 
Prefácio por Arnaldo Niskier intitulado "Alicerce poético camoniano de Gentili
Editora: Kelps de Goiânia, 2023, 66 p. 
Projeto gráfico, diagramação e capa: Welber Costandrade 
Fotos e imagens: Divulgação e arquivo do autor 
Contato: gentilipai@gmail.com

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de enviar-lhe minha RESENHA DE “PENSARES” , obra do colaborador JOSÉ CARLOS GENTILI, possuidor de um invejável "background" filosófico-poético. Aqui o vemos indagando muito, questionando sempre, numa abordagem muito atual do que fazemos neste mundo e para o quê fomos aqui e agora colocados neste Planeta Terra. Aqui o leitor poderá conferir sua inspiração esfuziante e translúcida, ao lado de sua expressão erudita e rica, que lembra a poética de Camões.

Link: https://bragamusician.blogspot.com/2024/03/resenha-de-pensares-de-jose-carlos.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG-MG e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Muito bom!
Abs

António Carlos Rebelo Duarte (autor de Políticas e Estratégias marítimas da Europa e de Portugal) disse...

Muito obrigado.
Para guardar ... já.
Abraço, com os melhores votos (de saúde e continuada dinâmica)
ard

Mario Pellegrini Cupello, Arquiteto, Diplomado em Direito, Escritor, Presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, Membro Correspondente do IHG de Minas Gerais, entre outras importantes instituições culturais de Minas. Membro Efetivo da Academia Valencia de Letras, onde participou da diretoria por mais de 12 anos sucessivos. Disse: disse...

Caro amigo Braga
Agradecemos pelo envio de sua Resenha de “Pensares”, de autoria de José Caros Gentili. Lemos com muita atenção e interesse, pelo que lhe felicitamos.
Grande abraço, de seus amigos e admiradores,
Mario e Beth.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Prazerosos exemplares poéticos dessa interessante coletânea.
Saudações!
Cupertino

Fernando de Oliveira Teixeira (poeta e professor universitário, decano da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

As reflexões do autor merecem leitura. Abraço.

José Carlos Gentili (escritor, jornalista, membro da Academia de Letras de Brasília, da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa) disse...

Meu querido Braga
Ainda em fase hospitalar, ao enfrentar a saga oncológica, rogo desculpas pela aparente desatenção com o ilustre amigo.
Sua generosidade e cultura são extraordinárias.
Sou grato.
Cordialmente
José Carlos Gentili