terça-feira, 12 de julho de 2016

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORDAS "EX TOTO CORDE"


Por Francisco José dos Santos Braga



As mensagens publicitárias começaram bem cedo prometendo que o "Ex Toto Corde" traria ao Brasil representantes de importantes instituições de ensino musical do mundo. Já em 22/08/2008 (data inicialmente prevista para o fim das inscrições) saiu o seguinte anúncio prorrogando as inscrições até 05/09/2008:

EX TOTO CORDE: O 1º Festival de Cordas da Universidade de São Paulo trará ao Brasil alguns dos mais renomados solistas e mestres da atualidade representando importantes instituições de ensino musical do mundo. Esta oportunidade terá como foco a alta performance dos instrumentistas brasileiros de cordas e de piano acompanhador. Verifique os nomes dos convidados, a programação do concerto de abertura, aulas, recitais, masterclasses no site: www.festivalextotocorde.com.br
Inscrições prorrogadas até 05 de setembro.
Vagas limitadas.
Quem tem a música no coração não pode perder esta chance!

Realização: CMU/ECA-USP  
Apoio: OCAM-Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo
Direção Artística: Evgenia-Maria Popova
Direção Geral: Maestro Gil Jardim

Instituições representadas: Festival Keshet Eilon/Israel, Academia Nacional de Música da Bulgária, Universidade de Boston/ USA, Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Conservatório de Colburn, LA/USA, Conservatório Yerevan Komits/Armênia, Universidade de Yonsei/Seul, Academia de Artes de Praga/República Tcheca, Universidade do Estado do Arizona/USA e Saint Andrew's School, Florida/USA.

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO, Ano 129, Nº 41.947, edição de 22/08/2008, Caderno 2, p. 75


I.  PALAVRA DO ORGANIZADOR DO FESTIVAL



O FESTIVAL EX TOTO CORDE destina-se prioritariamente ao desenvolvimento da performance do músico nacional, especialmente no setor dos instrumentos de corda, propiciando aos jovens talentos brasileiros a oportunidade de aprimorar sua técnica e seu conhecimento com mestres nacionais e internacionais, aproximando nossa produção artístico-musical daquela do circuito mundial dos grandes festivais do gênero.

Nos últimos 15 anos, especialmente por meio do sólido apoio das Leis de Incentivo do Ministério da Cultura para o setor da música clássica, o Brasil se posicionou no cenário internacional de forma representativa não somente trazendo grandes orquestras e nomes consagrados internacionalmente, mas também construindo e aprimorando importantes projetos de orquestras em todo o país.

Praticamente todos os nossos músicos desse setor dedicam seus estudos para conseguir bolsas nas mais renomadas escolas internacionais, com a finalidade de aperfeiçoar e ampliar suas perspectivas como instrumentistas.

Partindo da necessidade de desenvolver a idéia de uma Escola de Cordas no Brasil, o Departamento de Música da USP conta com a freqüente presença da Violinista e Professora da Academia Nacional de Música da Bulgária, Evgenia Maria Popova, que apresenta uma trajetória exemplar no setor e é quem dirigirá este festival a convite do Maestro Gil Jardim.

O Festival Ex Toto Corde trará professores renomados internacionalmente, muitos deles vencedores de tradicionais e importantes competições internacionais. Esses ilustres nomes representam também “escolas”, no sentido técnico e estilístico da palavra, com tradição na formação de alunos oriundos de todo o mundo.

Como convidado de honra, o Festival terá um dos maiores violinistas vivos do mundo, o israelense Shlomo Mintz, assim como também professores dos Conservatórios de Moscou (Rússia), de Praga (República Tcheca), de Sofia (Bulgária), da Coréia, de Colburn, da Califórnia e das renomadas Universidades de Boston e do Arizona (USA), entre outras instituições.

O foco será a alta performance. Portanto, e acima de tudo, esta é uma oportunidade de especialização. O projeto propicia a democratização do conhecimento, trazendo ao Brasil uma estrutura de Festival dirigida, permitindo aos jovens e talentosos músicos brasileiros o contato com o padrão internacional que será oferecido de forma gratuita.

Em consonância com os grandes festivais do gênero, este evento terá a presença de renomados professores de piano acompanhador para ministrar cursos para alunos pré-selecionados e master classes abertas ao público. Esses convidados também apoiarão o corpo docente em seus recitais programados.

O Departamento de Música da Universidade de São Paulo acredita que esta iniciativa irá contribuir de forma determinante para a promoção e o desenvolvimento da qualidade dos nossos alunos de instrumentos de corda. Assim, julga estar cumprindo sua vocação ao assumir internacionalmente tal responsabilidade. 


II.  EVENTOS  DO  FESTIVAL

O EX TOTO CORDE pretende ser um período em que a produção de alta performance das cordas preencha todos os espaços do ambiente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo e de grandes pontos culturais da cidade.

ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL

O Concerto de Abertura será dirigido pelo consagrado violinista e maestro Shlomo Mintz. A orquestra será formada pelo conjunto de alunos de cordas selecionados, somado a professores e alunos talentosos da Universidade de São Paulo.

Muito embora o Festival tenha como foco o estudo e o avanço técnico no âmbito da atuação de solista, entende que para seus participantes a oportunidade e a experiência de tocar com este grande mestre será única e constituirá um maravilhoso resultado para o grande público.

AULAS E MASTER CLASSES - CORDAS E PIANO ACOMPANHADOR

Ao longo de duas semanas os alunos e professores terão um processo intenso de trabalho, no qual todos permanecerão envolvidos em atendimentos individuais, porém abertos também a ouvintes previamente inscritos.

O Festival contará com 12 mestres internacionais, com uma média de 06 alunos ativos selecionados por professor, além do trabalho de apoio dos alunos de piano acompanhador, que também estarão sendo orientados para trabalhos camerísticos, garantindo assim um processo contínuo de relacionamento e troca de conhecimentos. Essas aulas serão dadas nas diversas áreas do Departamento de Música CMU/USP.

As master classes serão ministradas por todos os professores individualmente, obedecendo à programação detalhada no Cronograma e, naturalmente, serão abertas ao público. Esses eventos se realizarão no Teatro Camargo Guarnieri/USP.

RECITAIS DE PROFESSORES E CONCERTOS ESPECIAIS DE MÚSICOS BRASILEIROS

A oportunidade de ouvir execuções de altíssima qualidade destes mestres internacionais, dos mestres da Universidade de S.Paulo, bem como de outros grandes músicos brasileiros também será oferecida diariamente, com eventos e encontros inéditos ao longo das duas semanas.

Os concertos abertos acontecerão no Teatro Camargo Guarnieri, da Universidade de S.Paulo, conforme programação anunciada no Cronograma abaixo.

MARATONA EX TOTO CORDE DE ESTUDANTES

No dia 14 de novembro, penúltimo dia do Festival, será realizada a “MARATONA EX TOTO CORDE”, com a apresentação de todos os alunos que participaram do curso.

De forma ininterrupta, das 9hs às 18h30, todos poderão mostrar para o grande público o fruto do trabalho desenvolvido no Festival, além de gerarmos registros musicais deste grande encontro. O evento se realizará no Teatro Camargo Guarnieri/USP.

EVENTO DE ENCERRAMENTO OFICIAL COM OS ALUNOS

Às 19h30 do dia 14 de novembro, será realizado um concerto com alunos e professores e a entrega formal dos Certificados de Conclusão e Participação do Festival Ex Toto Corde. O evento ocorrerá no Teatro Camargo Guarnieri/USP.

MESA REDONDA DE PROFESSORES

Após todo o intenso trabalho pedagógico que os professores internacionais terão conduzido ao longo do Festival, todos serão convidados para uma reflexão de balanço e de perspectivas, como forma de trocar experiências e consolidar os trabalhos, projetando a realização do 2º  EX TOTO CORDE, em 2009.


LOCAIS DOS EVENTOS


DEPARTAMENTO DE MÚSICA CMU/ECA
Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária - SP
CEP: 05508-020
Fones: 55 11 3091-4042 - R.4 Secretaria

TEATRO CAMARGO GUARNIERI
Rua do Anfiteatro, 109. Antiga Reitoria.
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374
Cidade Universitária - SP

EVENTO DE ABERTURA OFICIAL
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes s/nº
São Paulo SP
Fones: 55 11 3367 9500


III. CORPO  DOCENTE



CONVIDADO DE HONRA
SHLOMO MINTZ 
PATRONO DO FESTIVAL DE ISRAEL KESHET EILON

Violinista, regente e patrono do festival de Keshet Eilon (Israel), Shlomo Mintz é considerado um dos maiores violinistas da atualidade. Foi aluno de Illona Feher em Israel e, mais tarde, de Dorothy Delay na Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde foi também tutelado por Isacc Stern.

Iniciou a carreira solo com a idade de 11 anos como solista da Filarmônica de Israel. Regularmente toca com as Orquestras mais importantes do mundo e sob a batuta de regentes como Barenboim, Abbado, Muti, Giulini, Steinberg, Mehta, entre outros.

Shlomo grava com freqüência pelas BMG, Sony e Erato e foi vencedor, por três vezes, do Gran Prix du Disque. Como conselheiro artístico e regente da Orquestra de Câmara de Israel, entre 1989 e 1993, Mintz viajou continuamente com a orquestra gravando todos os concertos para violino de Vivaldi.

Foi também regente principal da Orquestra Sinfônica de Maastricht, além de ter recebido o prestigioso "Premio Internazionale Accademia Chigiana 1984", em Siena ¹. Shlomo Mintz atuou como presidente do júri da Competição Internacional de Violino Wieniawsky, em Poznan (Polônia), e da Competição Internacional de Sion,Valais (Suíça). 

O maestro Mintz inicia a temporada 2008-2009 como Regente Convidado Principal da Orquestra Filarmônica de Zagreb, com contrato de 4 anos.


VIOLINO
VLADISLAV IGOLINSKY
CONSERVATÓRIO TCHAIKOVSKY DE MOSCOU
 
Professor do Conservatório Tchaikovsky de Moscou e da Academia Gnessin de Música, Igolinsky é Artista Honorário da Rússia.


Aluno de Leonid Kogan durante seus estudos no Conservatório Tchaikovsky, Igolinsky tem viajado o mundo em turnês incluindo Alemanha, Itália, Finlândia, Japão, Taiwan entre outros países.

Cooperou com maestros como V. Fedoseyev, V. Gergiev, V. Sinaisky, M. Ermler, G. Provatorov, G. Gostiny, Y. Takahashi, F. Shtrobel e muitos outros.

Como músico de câmara, tocou também com N. Shtarkman, N. Tonkha, F. Lips, A. Ljubimov, I. Frolov, S. Igolinsky e T. Sergeyeva. Igolinsky promoveu muitas primeiras audições mundiais em diversos festivais, gravando, ao longo dos anos, discos, CDs e também programas de Rádio e TV.

VIOLINO
EDUARD TADEVOSYAN ² 
CONSERVATÓRIO NACIONAL YEREVAN KOMITA, ARMÊNIA

Eduard Tadevosyan graduou-se com honras na Escola Especial de Música Tchaikovsky, em Yerevan, sob orientação da professora Tatyana Hayrapetyan, estudando posteriormente no Conservatório Tchaikovsky de Moscou (1965 a 1970), com Leonid Kogan.


Foi premiado na Transcaucasian Competition, laureado pela Wieniawski International Competition (1967), Polônia, e também pela Margaret Long-Jacques Thibaud International Competition (1969), França.


Em 1970, a convite pessoal de Avet Gabrielvan, integrou-se ao Quarteto Komitas, no qual ocupa o posto de primeiro violino desde 1976. Viajou por mais de 60 países com o Quarteto, além de ser constantemente convidado como solista por diversas orquestras internacionais.

Muitos compositores armênios e também de outras nacionalidades dedicaram peças a Tadevosyan e também ao Quarteto. Tadevosyan foi nomeado Pessoa das Artes da República da Armênia. É diretor do Concurso de Violino e Cello de Gabrielyan/Asiamazyan, jurado em diversas competições internacionais e reitor do Departamento Orquestral do Conservatório Estadual Yerevan Komitas, no qual também leciona.

VIOLINO
PETER ZAZOFSKY
UNIVERSIDADE DE BOSTON, USA


Primeiro violinista do quarteto Muir, Peter Zazofsky internacionalmente reconhecido como solista, músico de câmara e educador. Apresentou-se no mundo todo com orquestras, como a Sinfônica de Boston, a Filarmônica de Berlin, a Concertgebow de Amsterdã, entre outras.


Seu primeiro professor foi o famoso spalla da Sinfônica de Boston, Joseph Silverstein. Mais tarde, estudou também com  Jaime Laredo, Arnold Steinhardt e Ivan Galamian, no Instituto Curtis da Filadélfia.

Zazofsky cresceu em Newton, onde seu pai era assistente de opala da Sinfônica de Boston. Ganhou uma série de prêmios e competições, culminando com o primeiro lugar na Competição Internacional de Montreal (Canadá) e o segundo lugar na Competição Rainha Elizabeth, em Bruxelas (Bélgica), honras que lhe abriram o caminho para uma carreira internacional.

Em anos recentes, Zazofsky tem explorado um repertório moderno, tocando as primeiras audições mundiais de composições escritas para ele por compositores holandeses, belgas, dinamarqueses e espanhóis.

Atualmente Zazofsky é Professor Associado de Violino e de Música de Câmara da Universidade de Boston.

VIOLINO  
CARMELO DE LOS SANTOS
UNIVERSIDADE DE NOVO MÉXICO EM ALBUQUERQUE, USA


Carmelo de los Santos estudou no Brasil com Fredi Gerling. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o "VII Prêmio Eldorado de Música", em São Paulo, além de ter sido o primeiro instrumentista de cordas a obtêm-lo, por unanimidade de público e crítica, tendo sido considerado pela Revista Veja "a maior revelação como intérprete de música erudita no Brasil dos últimos 25 anos". Em função disso, em 1994, gravou um CD pelo selo Eldorado com obras de compositores brasileiros e outros do século XX.

Bacharel em violino pela UFRS na classe do professor Marcello Guerchfeld. Nos Estados Unidos estudou com Sylvia Rosenberg, com quem obteve o grau de Mestre em Música na Manhattan School of Music, Nova Iorque. Com o violinista russo Levon Abartsumian na University of Georgia, obteve o grau de Doutor em Música. Em 2002 obteve a primeira colocação no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (MTNA), realizado em Cincinnati, Estados Unidos, além de tournée pela Itália, Portugal, Espanha e Brasil. Foi o vencedor, em 2003, do "IV Concurso Internacional de Instrumentos de Cordas Júlio Cardona", em Covilhã, Portugal. Carmelo obteve o primeiro prêmio por unanimidade do júri, além do prêmio de melhor interpretação da obra obrigatória portuguesa. Carmelo assumiu o cargo de professor assistente na Universidade do Novo México em Albuquerque, EUA, onde exerce intensa atividade pedagógica e artística.

VIOLA
PAUL COLETTI
CONSERVATÓRIO DE COLBURN, L.A., USA

Estudou na Escola Real da Escócia, Academia de Música Menuhin, Banff Center e Juilliard School.


Paul tem mais de 30 CD/DVD premiados, entre eles o “English Music for Viola”. Escreve composições próprias, além de arranjos para CDs de música pop, jazz e tango. Já tocou nas mais diversas cidades do mundo.


VIOLA
RAINER MOOG
UNIVERSIDADE DE YONSEI, SEUL, CORÉIA


Nascido em Colônia, recebeu educação na Academia Musical de Colônia, na Academia de Música Detmond e na Juilliard School, e m Nova Iorque.


Em 1971, Rainer Moog obteve o segundo lugar na Competição ARD de Munique e, de 1974 até 1978, foi chefe do naipe de violas da Berliner Philharmoniker, sob a direção de H.V. Karajan.


Desde 1978, atua como professor em Detmond, Haia, Bloomington e Colônia e participa com frequência de concertos com o Quarteto Amadeus. Foi membro do Octeto da Filarmônica de Berlin, dos Solistas de Berlin e dos Quartetos Van Hoeven, Glinka e Vegh.

Rainer Moog participou, como professor e concertista, dos mais importantes festivais do mundo. Entre as várias peças que executou em primeiras audições, estão Lachrimae, para viola solo e orquestra de cordas, de Benjamin Britten, e o concerto para viola Holocausto-Requiem, de Boris Pigowat, estreado com a Orquestra Sinfônica da Sociedade Filarmônica Nacional da Ucrânia, em Kiev, em 2001.

Atualmente Rainer Moog é diretor artístico do Festival Internacional de Música em Porto Carras, Grécia. Desde março de 2007, ensina na Faculdade de Yonsei, em Seul (Coreia do Sul).

VIOLONCELO
CLÁUDIO JAFFÉ
SAINT ANDREW'S SCHOOL, FLORIDA / USA 


Descrito pelo New York Times como “um artista elegante e de um contagiante e jovem entusiasmo”, Cláudio Jaffé fascina o público com sua virtuosidade. Como recitalista e músico de câmara, apresentou-se em alguns dos mais importantes teatros do mundo, incluindo os de Nova Iorque, Washington, Londres e Tóquio, entre outros.

Seu debut orquestral aconteceu aos 11 anos de idade. Vencedor de  várias competições internacionais, como a Competição Internacional Villa-Lobos, Jovens Solistas do Brasil e East and West Young Artist Competition, foi ainda semifinalista das competições internacionais: Tchaikovsky (Rússia), Gaspar Cassadó (Itália), Naumburg Competition (USA), Maria Canals (Espanha), Viña del Mar (Chile), e também selecionado como Musical America's Young Artists (1987). 


Como educador, foi professor de vários festivais internacionais, além de professor da Florida Int´l University e da Florida Atlantic University. Por 4 anos, foi reitor do Conservatory of Music da Lynn University, além de também criador do String Program da Saint Andrew’s School em Boca Raton, FL. Cláudio Jaffé é regente residente da Florida Youth Orchestra há 14 anos.

Paulistano, estudou com seu pai, Alberto Jaffé, com Iberê G. Grosso, Antonio G. Vicente e Juarez Johnson. Aos 15 anos, recebeu convite do renomado Aldo Parisot para estudar em Yale, onde obteve, além da graduação, o título de mestre e doutor.

VIOLONCELO
DANIEL VEIS
ACADEMIA DE ARTES DE PRAGA – REPÚBLICA TCHECA


O violoncelista Daniel Veis obteve o primeiro lugar na Competição de Verão de Praga, além da medalha de prata na Competição Tchaikovsky de Moscou (1978).

Nascido em Praga, Daniel Veis iniciou a educação musical na sua cidade natal, passando mais tarde a estudar no Conservatório de Moscou com N. Shakhovskaya.

Tem se apresentado com as mais importantes orquestras em salas de todo o mundo, como o Avery Fisher e o Carnegie Hall em Nova Iorque, o Royal Albert Hall em Londres e o Orchard Hall em Tóquio.

Seu extenso repertório inclui composições contemporâneas, e suas gravações mostram peças de Dvorak, Brahms, Schumann, Mendelssohn-Bartholdy, Tchaikovsky, Saint-Saens e Shostakovich. Em 1989, tornou-se Solista Convidado da Orquestra Filarmônica Tcheca.

Além da carreira solo, dedica-se também à música de câmara com o Rosamunde Trio. Veis é professor e vice-reitor da Academia de Artes de Praga. Frequentemente é requisitado para orientar master classes e servir como jurado em competições por todo o mundo.


CONTRABAIXO
CATALIN ROTARU
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO ARIZONA, USA


Catalin Rotaru, docente da Universidade Estadual do Arizona desde 2005, é constantemente requisitado em todo o mundo como recitalista, solista e também como professor de cursos específicos.


Licenciado pela Universidade Nacional de Música de Bucareste e Mestre pela Universidade de Illinois em Urbana-Champlain.

Foi chefe de naipe das orquestras: Orquestra Radio-Nacional da Romênia, Orquestra Filarmônica Sibiu, Orquestra de Câmara Virtuosi de Bucareste, Sinfônica de Dannville, Orquestra Sinfônica  de Urbana-Champlain, Sinfonia da Câmara e Orquestra Sinfônica Europeia.


Recebeu, em 1997, o segundo lugar na divisão solo da Sociedade Internacional de Baixistas e o prêmio especial dos jurados pela melhor apresentação da peça de confronto da competição. Ganhou também o prêmio Debut-Recital Prize, promovido pelo Krannert Center for the Performing Arts, em 1997, além de receber o Prêmio Central Illinois Chapter of the National Society of Arts and Letters Award, em 1996.

A estreia de Rotaru em CD foi como solista no CD “Bass*ic Cello Notes”, lançado em 2007 pela Summit Records. O professor Rotaru faz parte da Diretoria da Sociedade International de Contrabaixistas e é um artista atuante como solista, além de orientar master classes pelo mundo.


PIANO
SERGEI DUKACHEV
ACADEMIA NACIONAL DE UFA, RÚSSIA


Sergei Dukachev nasceu em Magnitogorsk, Rússia. Estudou no Instituto de Artes do Estado em Ufa, Bascortostão, com Vadim Monastirsky. No Conservatório Tchaikovsky de Moscou, estudou com Lev Vlasenko. Ganhou vários prêmios em concursos, incluindo primeiro lugar em todos os concursos para piano da Rússia no ano de 1985 e, em 1989, foi o ganhador do Concurso Internacional Beethoven em Viena.

Sergei é professor da Academia Estatal de Artes de Ufa e, desde 2000, é Artista Residente no departamento de música da Royal Holloway, Universidade de Londres. Sergei tem tocado vários concertos para piano com a Ufa Symphony Orchestra e tem se apresentado nas principais salas de concerto da Inglaterra e Alemanha.

Durante os anos de 2005 e 2006, foi professor do Fifth and Sixth  Chethams International Summer School e do Festival for Pianists em Manchester, Inglaterra; de 2002 a 2005, no Festival Internacional de Verão de Brasília. Em 2005, durante um ano, deu aulas no Chang-Shin College, Coréia.


PIANO
PETR JIRIKOVSKY
CONSERVATÓRIO DE PRAGA

Iniciou seus estudos de piano aos quatro anos com Zdena Janzurova.

Estuda no Conservatório de Praga e também na sua Academia de Artes e Performance, com Emil Leichner, Frantisek Maly e Ivan Klánsky.

Durante a sua formação no exterior (Paris e Viena) freqüentou inúmeras master classes e trabalhou como guia de importantes artistas como Eugen Indjic, Itamar Golan, Lazar Berman, Georgy Sandor, Menahem Pressler, Yefim Bronfman.

Ganhador de diversos prêmios em cursos nacionais e internacionais. Seu repertório é muito vasto como solista com importantes orquestras como a Philarmonica Tcheca, a Sinfônica de Praga, a Filarmônica de Praga, a Orquestra de Câmara de Talich e com renomados maestros como Jirí Belohlávek, Libor Pesek, James Sedares, Jean-Claude Casadesus.

Já se apresentou no Festival de Verão de Praga e na resenha pianística da Orquestra Sinfônica de Praga na célebre sala “Rudolfinum”.

Importante também sua carreira camerística: é membro do Trio Martinu e colabora com muitos músicos importantes, sobretudo com os violinistas Shlomo Mintz e Pavel Sporcl. Já tocou nas salas mais prestigiosas do mundo (Teatro Du Chatelet de Paris, Doelen em Rotterdam, Sala Grande do Conservatório de Moscou, Mozarteum de Salzburgo, no Centro J.F. Kennedy de Washington e no Suntory Hall de Tokyo), além de importantes festivais internacionais como Salzburger Festpiele, Shleswig-Holstein, Sion-Valais, Mittle-Europe, Kyoto Autumn.

Jirikovsky tem em seu patrimônio vários registros radiofônicos (Rádio Tcheca e Rádio Clássica de Praga), e mais de 25 CDBs distribuídos por selos tchecos, e pelos selos japonês Universal e americano MMC.


PIANO
ELIZAVETA GINZBURG
CONSERVATÓRIO TCHAIKOVSKY DE MOSCOU, RÚSSIA


Elizaveta Ginzburg é graduada pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, no qual trabalha como acompanhadora das classes de violino.
Trabalhou para diversos violinistas como L. Kogan, B. Belen'kij, S. Kravchenko. Participa de diversos concursos internacionais como pianista acompanhadora.


Fontehttp://www.usp.br/extotocorde/corpo_docente.html

Obs.: Na edição do Estadão de 31/10/2008, p. 164, a publicidade feita para o Festival, em relação às publicidades anteriores, é alterada no que se refere ao Corpo Docente:

Solistas professores das melhores escolas de cordas do mundo ³

1. Vladislav Igolinsky (Rússia)
2. Carmelo de Los Santos (USA)
3. Peter Zazofsky (USA)
4. Paul Coletti (USA)
5. Rainer Moog (Coréia)
6. Cláudio Jaffé (USA)
7. Daniel Veis (República Tcheca)
8. Catalin Rotaru (USA)
9. Sergei Dukachev (Rússia)
10. Elizaveta Ginzburg (Rússia)

FonteO ESTADO DE S. PAULO, Ano 129, edição nº 42017, datada de 31/10/2008, p. 164.

IV. ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL

DIREÇÃO EXECUTIVA DO FESTIVAL

Da organização do Festival foram destacados:
Maestro Gil Jardim
Diretor Geral do Festival
Chefe do Dpto. de Música CMU/ECA-USP

Eliane Tokeshi
Coordenadora de Relacionamentos Acadêmicos
Professora de violino do Dpto. de Música CMU/ECA-USP

Annelise Godoy
Produtora Executiva
Academia Nacional de Sofia, Bulgária

Assistência Geral
Coordenadora de Produção
Dione Pettine
Philarmonia Brasileira Produções  


ASSISTÊNCIA GERAL

Coordenadora de Produção
Dione Pettine
Philarmonia Brasileira Produções
dione@philarmoniabrasileira.com.br

Assistentes de Direção Artística
Daniel Stein
Ex-aluno USP/Graduado na Universidade de Indiana, USA


Felipe Secamilli
Ex-aluno USP /Graduado na Academia Nacional de Música da Bulgária


INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Departamento de Música da USP - CMU/ECA
Universidade de São Paulo
Philarmonia Brasileira
I-Mais 9 Prumo
Cultura Artística
Programa Cultura Viva - Ministério da Cultura


V.  CURSO PIANO ACOMPANHADOR



A arte do acompanhamento será desenvolvida em sua mais apurada técnica e em alto nível artístico, desfrutando da tradição das renomadas instituições de música do Conservatório Tchaikovsky de Moscou e da Academia Nacional de Ufa, que nos oferecem, respectivamente, os professores Elizaveta Ginzburg e Sergei Dukachev, cujas trajetórias profissionais apresentam realizações com alguns dos maiores solistas do cenário internacional.

No mesmo formato de festivais internacionais do gênero, esses professores atenderão alunos pré-selecionados, além de realizar master classes abertas ao público.

Os alunos selecionados (12) terão aulas regulares com os profissionais citados e deverão acompanhar os alunos das classes de instrumentos de cordas, num processo conjunto e contínuo de aprendizagem e desenvolvimento.

O resultado desse trabalho será apresentado no evento de encerramento em espetáculo intitulado “A Maratona Musical”.

Para participar da seleção os candidatos deverão enviar o material necessário que está especificado em INSCRIÇÕES.


VI.  CRONOGRAMA  GERAL


PROGRAMAÇÃO GERAL DO FESTIVAL EX TOTO CORDE

31 de outubro e 1º de novembro

ENSAIOS PARA O CONCERTO DE ABERTURA
09h00 - 12h00/14h00 - 18h00
Local: Sala Olido - Av. São João, 473

02 de novembro, Domingo

CONCERTO DE ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL
20h00 
Orquestra do Festival Ex Toto Corde composta pelos candidatos selecionados e complementada pela Orquestar de Câmara da USP - OCAM.
Regência: Shlomo Mintz
Programa:
Felix Mendelssohn-Bartholdy
Concerto para Violino em mi menor, Op.64
Sinfonia nº 4 em Lá maior, Op.90 - Italiana

Local: Sala São Paulo (www.salasaopaulo.com.br)

03 de novembro

ENCONTRO DE BOAS VINDAS
12h30 
Encontro com os professors, alunos selecionados, professores e direção do CMU e convidados.
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri/USP

MATER CLASS - SHLOMO MINTZ
13h00 – 15h00 
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri/USP

APRESENTAÇÃO DO PROJETO GURI
16h30
Um dos mais importantes  projetos  de ensino de música para o Terceiro Setor desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de S. Paulo trará 135 crianças entre as idades de  6 a 12 anos, para se apresentarem com formações de orquestra de cordas, coro e camerata de violões.
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri/USP

ANTONIO NÓBREGA -  ESPETÁCULO  “O VIOLINO BRASILEIRO” (www.antonionobrega.com.br)
20h30
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri/USP

AULAS NO DEPARTAMENTO DE MÚSICA-CMU/ECA/USP
Dias 4, 5, 6, 7 (1ª semana) e 10, 11 e 12 (2ª semana de novembro)

Programação das Aulas do Festival
10h00 - 13h00
Os professores convidados darão aulas em classes individuais, abertas ao público.
Os professores vão decidir se as aulas também serão ministradas nos dias 08 e 09 (sábado e domingo).
Local: Departamento de Música/USP (www.cmu.eca.usp.br)

MASTER CLASSES NO AUDITÓRIO CAMARGO GUARNIERI - PROGRAMAÇÃO   

03 de novembro, Segunda-feira
13h00 - 15h00
Maestro Shlomo Mintz

04 de novembro, Terça-feira
15h00 - 16h30
Daniel Veis
17h00 - 18h30
Vladislav Igolinsky

05 de novembro, Quarta-feira
15h00 - 16h30
Catalin Rotaru

06 de novembro, Quinta-feira
15h00 - 16h30
Rainer Moog

07 de novembro, Sexta-feira
15h00 - 16h30
Carmelo de Los Santos

10 de novembro, Segunda-feira
15h00 - 16h30
Elizaveta Ginzburg
17h00 - 18h30
Sergei Dukachev

11 de novembro, Terça-feira
03h00 - 16h30
Cláudio Jaffé
17h00 - 18h30
Paul Coletti

12 de novembro, Quarta-feira
15h00 - 16h30
Peter Zazofsky
                 
RECITAIS / PROGRAMAÇÃO

04 de novembro, Terça-feira, 20h30
Música de Câmara Brasileira
Com professores do Departamento de Musica/USP
Programa em definição

05 de novembro,  Quarta-feira, 20h30
Carmelo de Los Santos &  Elizaveta Ginzburg
J. S. Bach - Chaconne
N. Paganini - Nel cor piu
F. Tarrega - Recuerdos de la Alhambra


Rainer Moog & Sergei Dukachev

B.Britten-"Lachrymae"
G.Enescu- Concertpiece
R.Clarke- Sonata

06 de novembro, Quinta-feira, 20h30
Cláudio Jaffé & Sergei Dukachev
F.  Mignone - Modinha
Handel/Cassado - "Harmonious Blacksmith" - Ária e variações para violoncello solo.
H. Villa-Lobos - Fantasia
B. Martinu - Variações sobre um tema de Rossin
i

Vladislav Igolinski & Elizaveta Ginzburg

F. Schubert - Sonatina em lá menor
 
J. Brahms - Contemplação (transcr. de  J. Heifz sobre canção de Brahms)
J. Brahms - Scherzo
H. Wieniawski - Legend
H. Wieniawski - Mazurka
M. Ravel - Rapsodia “Tzigane”

07 de novembro, Sexta-feira, 20h30
Edelton Gloeden
Frederic Mompou - Cançó i dansa nº 13 (1964), El cant dels ocells / El bon caçador (1893 - 1989)
Hans Werner Henze - Drei tentos (Kammermusik – 1958)                             
Julián Orbón - Preludio y Danza (1950)
Ronaldo Miranda - Appassionata (1984)
Edino Krieger - Ritmata  (1974)
Heitor Villa-Lobos - Prelúdio nº 3 (1940) / Estudo nº 10 (1929)


Paul Coletti & Sergei Dukachev
R. Clarke - Morpheus 
E. Bloch - Suíte para viola e piano

10 de novembro, Segunda-feira
Noite Livre

11 de novembro,  Terça-feira, 20h30
Peter Zazofski & Petr Jirikovsky
J. Brahms - Sonata n.1
S. Prokofiev - Sonata n. 2


Daniel Veis & Sergei Dukachev
R. Schumann - Phantasiestücke op. 73
J. Brahms - Sonata em Fá Maior op.99
B. Martinu - Variações sobre um tema Eslovaco

12 de novembro,  Quarta-feira, 20h30
Catalin  Rotaru
P. I. Tchaikovsky - Variações Rococó
V. Monti - Czardas
Convidada especial: Betina Stegman

13 de novembro,  Quinta-feira, 20h30 Música de Câmara com Professores convidados e Professores do CMU/ECA/USP.


EVENTOS  DE  ENCERRAMENTO

14 de novembro, Sexta-Feira
 
08h30 - 19h30
MARATONA DO FESTIVAL EX TOTO CORDE
Todos os estudantes irão apresentar-se com obras de 06 a 12 minutos para os professors e público em geral.

20h30
EVENTO DE ENCERRAMENTO / ENTREGA DE CERTIFICADOS

Os alunos mais destacados de cada professor fará uma apresentação de 6 a 15 minutos para o encerramento.
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri/USP

15 de novembro, Sábado
 
10h00 - 12h00

MESA REDONDA DOS PROFESSORES
Com os professores convidados, professores da USP e convidados.
Local: Departamento de Música/USP

NOTA IMPORTANTE:
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.
As inscrições para ouvintes já estão abertas.
As salas irão receber somente o número de pessoas adequado ao seu espaço.



VII. VÍDEOS POSTADOS NO YOUTUBE SOBRE ATIVIDADES  QUE TIVERAM LUGAR DURANTE O FESTIVAL



https://youtu.be/Z70zhPMg_gM  (masterclass, para o aluno Ronaldo Mariani, do Prof. violino Peter Zazofsky-Boston Univ. USA, no Auditório Camargo Guarnieri-USP) – Concerto em lá maior K. 219  de Mozart 1º movimento Allegro Aperto

https://youtu.be/vhcfS7row3E   ("Cantabile" de Paganini, pelo duo Peter Zazofsky, violino-Edelton Gloeden, violão, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo)

https://youtu.be/NOvK6ahq40k (Vladislav Igolinsky (violino) & Sergei Dukachev (piano) tocam "Tzigane", por Maurice Ravel)

https://youtu.be/tWcucvpDMos  (Shlomo Mintz (violino e regência) ensaiando orquestra no Conc. para violino e orquestra de Mendelssohn em mi menor, Op. 64 1º movimento Allegro molto appassionato)

https://youtu.be/cdqtBUgltek?list=PL42D963E162048B53  (Catalin Rotaru e Rodolfo Lima, duo de contrabaixos)

https://youtu.be/y5OsUVwwfxc  (Catalin Rotaru e Rodolfo Lima, duo de contrabaixos tocando 1º movimento de "Passione Amorosa", de Giovanni Bottesini)

https://youtu.be/6YdLcw1iHJ4  (Catalin Rotaru e Rodolfo Lima, duo de contrabaixos tocando 2º movimento de "Passione Amorosa", de Giovanni Bottesini)

https://youtu.be/054vRGtrVXI  (Catalin Rotaru e Rodolfo Lima, duo de contrabaixos tocando 3º movimento de "Passione Amorosa", de Giovanni Bottesini)

https://youtu.be/bBz-uH2YyUg  (Catalin Rotaru tocando contrabaixo no 1º movimento do Concerto em dó maior para violoncelo de Haydn)

https://youtu.be/qRDjGUEGrf0  (quatro contrabaixos acústicos tocando "Oops... I Did It Again", por Britney Spears)

https://youtu.be/UmbpFEK-1O4  (Jair Maciel tocando "A Carmen Fantasy", por Frank Proto no Concerto de Encerramento)

https://youtu.be/LM-7rNvL298  (Carmelo de los Santos tocando "Recuerdos de La Alhambra", por Tarrega)



VIII.  NOTAS  EXPLICATIVAS 



¹   De acordo com a expressa vontade do Conde Guido Chigi Saracini, fundador da Accademia Chigiana em 1938, o prêmio foi concedido desde 1982. Dr. Rolf Becker, um patrocinador e amigo da Accademia, está dando continuidade à concessão do prêmio. Em 2009, a fabricante de veículos Mercedes Benz juntou-se ao patrocínio do prêmio de forma a aumentar o apoio para jovens músicos, mas já realizados, principalmente pianistas e violinistas. Os laureados são selecionados por um júri de críticos musicais, tais como Henry Girardi (Corriere della Sera, Milão), Andrew Clements (The Guardian, Londres), Peter Hagmann (Neue Zurcher Zeitung, Zurique), Julia Spinola (Frankfurter Allgemeine Zeitung, Frankfurt), e o diretor artístico da Accademia Chigiana, Aldo Bennici. Entre os ganhadores do Prêmio estão: 
1) violinistas Gidon Kremer (1982), Shlomo Mintz (1984), Anne-Sophie Mutter (1986), Viktoria Mullova (1988), Frank Peter Zimmermann (1990), Gil Shaham (1992), Maxim Vengerov (1995), Julian Rachlin (2000), Hilary Hahn (2002), Sara Chang (2005), Lisa Batiashvili (2008); 
2) pianistas Peter Serkin (1983), Krystian Zimmerman (1985), Andras Schiff (1987), Andrey Gavrilov (1989), Evgeny Kissin (1991), Andrea Lucchesini (1994), Lilya Silberstein (1998), Leif Ove Andsnes (2001), Arcadi Volodos (2003), Paul Lewis (2006), Rafał Blechacz (2010); 
3) regente Esa-Pekka Salonen (1993); 
4) violista Tabea Zimmermann (1997); 
5) violoncelista Matt Haimowitz (1999); e 
6) conjuntos Quarteto  Hagen (1996) e Quarteto Artemis (2004).

²  Por alguma razão justificada, mas ignorada por mim, o violinista armênio Eduard Tadevosyan parece ter deixado de comparecer ao Festival.

³  Por algum equívoco, foi omitida aqui a participação do pianista tcheco Petr Jirikovsky, mas em seguida teve sua participação garantida.

7 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de divulgar a iniciativa brilhante da USP, através do seu Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, de ter desenvolvido um Festival de elevado padrão, mesmo em nível internacional, em 2008, em São Paulo, trazendo professores renomados internacionalmente, representando eles próprios determinadas "escolas" nos seus respectivos instrumentos, visando oportunizar o contato dos jovens e talentosos músicos brasileiros com essas grandes referências internacionais.

Como os grandes festivais deste gênero, contou também com a presença de renomados professores de piano acompanhador, principalmente para apoiar o corpo docente em seus recitais programados.

Utilizei neste artigo material disponível no site referente ao evento. Assim sendo, basicamente sistematizei informações ali existentes, subdividindo-as nos seguintes títulos:
1. Palavra do organizador do Festival
2. Eventos do Festival
3. Corpo Docente
4. Organização do Festival
5. Curso Piano Acompanhador
6. Cronograma Geral
7. Vídeos postados no YouTube sobre as atividades que tiveram lugar durante o Festival
8. Notas explicativas

Recomendo atenção especial ao item 7, pois a varredura feita por mim no YouTube possibilitou a localização de inúmeros momentos de inexcedível valor artístico nas apresentações musicais ao vivo, revelando a enorme maestria dos professores do Festival e da correspondente excelência dos alunos.

Espero, com essa minha iniciativa, estar contribuindo para a divulgação dos bons resultados da iniciativa da USP, ao mesmo tempo colaborando para a promoção e o desenvolvimento da alta performance dos alunos brasileiros.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (juiz eleitoral, desembargador, palestrante, conferencista, escritor e membro da Academia de Letras do Ministério Público de MG e da Academia Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Muito bem!

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

No meio do noticiário policial da política brasileira, algo auspicioso. Abraço do Fernando Teixeira

Dr. Mário Pellegrini Cupello (pesquisador, escritor e presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, de Valença, e sócio correspondente da Academia de Letras e IHG de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga
Só agora está sendo possível agradecer pelo belíssimo e-mail que o ilustre amigo nos enviou.
Vamos abrir os sites com bastante calma para saborear as belas execuções musicais.
Abraços, Mario.

Prof. Ulisses Passarelli (folclorista, escritor e dono do blog Tradições Populares das Vertentes) disse...

Tenho recebido regularmente teus textos, fonte de grande conhecimento. Muito agradecido.

Abraço cordial,
UP