terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Rute Pardini - OH, DULCE BELÉN!


Por Francisco José dos Santos Braga
 


 
I. INTRODUÇÃO: AS FESTAS NATALINAS NA ESPANHA
 

Na Espanha, as festas de Natal duram duas semanas e os feriados mais importantes são a Véspera de Natal, o Natal, a Véspera de Ano Novo e os Reis Magos. Nas casas é colocado o tradicional presépio (belén ¹ em espanhol), um modelo com figuras representando o nascimento de Jesus, e uma grande árvore onde são colocados os presentes. 

No dia 24 de dezembro, é comemorada a véspera de Natal. É tradição cantar canções natalinas e comer um cardápio especial com frutos do mar, peru ou presunto. Os doces típicos são torrone, maçapão e polvorones. 

O 31 de dezembro é a véspera de Ano Novo, a última noite do ano, e é comemorado com a ingestão de doze uvas quando o relógio bate 12, uma para cada badalada. Depois, todo o mundo deseja "Feliz Ano Novo" e brinda com um tradicional espumante espanhol. 

No dia 5 de janeiro, os três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltasar, trazem presentes para todas as crianças da Espanha, que deixam em seus sapatos enquanto todos dormem. 

O 6 de janeiro é Dia dos Reis. As crianças brincam com os seus novos presentes e costuma-se comer o roscão de Reis, um bolo de natas ou creme que tem uma surpresa no seu interior. 

 

II. NOTAS EXPLICATIVAS 

 

¹  Belén pode significar "presépio" ou a cidade de Belém (Bethlehem). O presépio é um signo característico do tempo natalino. Do presépio, a nossa visão se dirige mentalmente à humilde estrebaria de Belém. Nestes dias de festa paramos para contemplar no presépio a representação da Natividade.  

²  Maçapão é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada. Também podem ser adicionadas essências. 

³  O polvorón é um tipo de biscoito espanhol pesado, macio e muito quebradiço feito de farinha, açúcar, leite e nozes. São produzidos principalmente na Andaluzia. 

 

III. LETRA E MÚSICA DO VILLANCICO "OH, DULCE BELÉN!"


OH, DULCE BELÉN! 
 
Letra: Anônimo 
Música: Emiliano Ibarguchi, Presbítero 
 
Dulce Belén! 
Hoy luce el día de tu gloria. 
Dulce Belén! (bis) 
 
En ti ha nacido el Sumo Bien 
y Sus fulgores celestiales traen 
la dicha a los mortales. 
Dulce Belén, Dulce Belén! (bis) 
 
Ofereço a seguinte tradução para o poema: 
 
Ó DOCE PRESÉPIO! 
 
Doce Presépio! 
Hoje brilha o dia de tua glória. 
Doce Presépio! (bis) 
 
Em ti nasceu o Sumo Bem 
e Seus fulgores celestiais trazem 
a felicidade aos mortais. 
Doce Presépio, Doce Presépio! (bis) 
 

Informações técnicas

Compositor: Emiliano Ibarguchi, Presbítero (1920-1996)
Gênero: Villancico popular basco
Identificação técnica: villancico para três vozes brancas

Duo Rute Pardini & Francisco Braga
Rute Pardini, soprano lírica
Francisco José dos Santos Braga, piano e arranjo p/ piano do villancico a 3 vozes

Partitura cedida do acervo particular de Licurgo Leão Silveira
Áudio: gravação de um ensaio em 1978 do acervo fonográfico do Coral Nossa Senhora de Fátima de Divinópolis


IV. QUEM FOI Pe. EMILIANO IBARGUCHI ?
 
 
Emiliano Ibarguchi Barrondo nasceu em Ubidea (Biscaia) em 17/07/1920. 
 
Fez estudos eclesiásticos no seminário diocesano de Vitória e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1947. Estudou Piano com o compositor Luis Aramburu e Harmonia sob a direção do compositor de música litúrgica Julio Valdés. Mudou-se para Madrid e completou a sua formação no Conservatório Real com o Professor Benito García de la Parra. Ele foi designado organista em Markina (Biscaia) e, após a aposentadoria de Jesús José María Vírgala em 1951, foi nomeado organista da Catedral de Santa María de Vitoria em 6 de junho de 1951, tendo sido formado o seguinte júri para sua nomeação: 
・Dimas Sotés, diretor da Escolanía de Tiples de Vitoria, 
・seu ex-professor Julio Valdés e 
・o organista anterior da dita catedral, Jesús José María Vírgala. 

Ao mesmo tempo, foi nomeado também Professor de Música no Conservatório e do Seminário Diocesano de Vitória; capelão dos Carmelitas Descalços (calle Aldabe de Vitoria), e compositor de música religiosa para missas, antífonas, hinos, salve-rainhas e ofícios divinos. 

Ibarguchi era considerado simples,  recatado e eficiente; foi um "sacerdote músico a serviço da liturgia", com profundo misticismo e um sentido especial de harmonia. Ele musicou todo o Ofício Divino e compôs canções marianas, canções de Natal e as "Vésperas de São Prudêncio, padroeiro de Álava." É também autor das cantatas "Caminho de Santiago" e "Marana Tha" para vozes e orquestra; e "Monte de Alegria", para coro misto e percussão. 

Morreu na sua cidade natal, Ubidea, em 08/01/1996, sendo os seus restos mortais posteriormente transferidos para Vitória, para repousar no cemitério de Santa Isabel.

Link: https://dbe.rah.es/biografias/68067/emiliano-ibarguchi-barrondo  👈 

Obs. Consultei também o Diccionario de Músicos Vascos, por Fernando Abaunza Martínez, 2017, p. 184-5, disponível na Internet:  

23 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de enviar-lhe link de uma matéria musical, Rute Pardini - OH, DULCE BELÉN!, escrita por mim para homenagear o Coral Nossa Senhora de Fátima de Divinópolis, que floresceu numa época muito mais favorável ao canto orfeônico e polifônico e que contou com a intensa participação de minha esposa RUTE PARDINI durante cerca de 15 anos.
O Duo Rute Pardini & Francisco Braga, através da filmagem atual e reprodução de fita cassete original de 1978 através de trabalhos técnicos em estúdio da TV Del Rei, preparou essa linda homenagem musical, extensiva a você, leitor do Blog do Braga.
Com carinho, Rute Pardini e Francisco Braga desejamos a todos um Feliz Natal e que a Luz brilhe em cada lar.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/12/rute-pardini-oh-dulce-belen.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Unknown disse...

Parabéns e muitos aplausos. Abraços. João Gomes

Elizete (soprano do Coral Nossa Senhora de Fátima) disse...

Assisti e amei. Parabéns a vc e ao seu marido, grandes amantes da música 👏👏👏👏

José Cimino (teatrólogo, escritor, poeta, professor de Filosofia, presidente da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos e da Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste em Barbacena) disse...

Muito obrigado. Vc sempre produzindo e compondo.👏🏼👏🏼👏🏼

Edu Oliveira (ex-seminarista salesiano, organizador e facilitador de encontros) disse...

Obrigado amigo Francisco.

Blog riquíssimo; além de informar, sempre desperta muitas lembranças saudosas e de grande emoção.
Muito obrigado.

Um feliz Natal a você, Rute e todos os seus irmãos, dos quais me lembro sempre.

Com Dom Bosco sempre

edu

Nicolau Bachá (baterista carioca) disse...

LINDO.
RECONHECI O ESTÚDIO EM QUE FOI GRAVADO O SHOW: TEATRO MUNICIPAL.
FICOU LINDA A DECORAÇÃO.
PARABÉNS PELO TODO.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga.

Encantadora peça! O vídeo está excelente. Produção de alto nível de sua apresentação e esposa, linda ambientação, com o impressionante desempenho daquele coral infantil, felizmente registrado. O texto como introdução é esclarecedor e aguça o interesse pela audição.
Muito grato.
Congratulações.
Cupertino

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Parabéns, amigos.
Paz e saúde, música e poesia para todos.
Anderson

Alan disse...

Boa noite amigos Braga e Rute.

Que maravilha de interpretação e acompanhamento do piano. Demonstrado pelo esmero e profissionalismo.

É sempre um motivo de satisfação assistir a apresentação desse Duo, que nos acalenta a alma.

Parabéns �� pelo belo trabalho.

Abraços.

Alan e Selma.

Alan Elias da Silva (ex-comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar em São João del-Rei) disse...

Boa noite, amigos Braga e Rute. Que maravilha de interpretação e acompanhamento do piano. Demonstrado pelo esmero e profissionalismo. É sempre um motivo de satisfação assistir à apresentação desse Duo, que nos acalenta a alma. Parabéns 👏 pelo belo trabalho.
Abraços, Alan e Selma.

Paulo José de Oliveira (presidente da Academia Formiguense de Letras e do Clube Literário Marconi Montoli) disse...

Que maravilha, meu caro!!! Essa eu amei! Vou republicar na nossa AFL. No ensejo, deixo aqui meus votos de boas festas, Feliz e Abençoado natal e um novo ano de pleno sucesso, saúde e alegrias! A vc e a Rute, meu grande abraço!

Att.,


(Paulo José de Oliveira - Pajo)

Mario Bruno Gonçalves Carezzato disse...

Lindíssimo!!! Bom Natal e um Ano Novo magnífico para vocês. Abrs. Mario Bruno.

José Cimino (teatrólogo, escritor, poeta, professor de Filosofia, presidente da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos e da Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste em Barbacena) disse...

Ouvi e fiquei encantado. Parabéns pela composição e a Rute pela magnífica interpretação
Boa noite!

José Egídio de Carvalho (presidente da Camara de Dirigentes Lojistas de Sao Joao del-Rei e membro da Academia de Letras) disse...

Parabéns 👏👏👏
Feliz Natal! Que Deus abençoe sempre vc e sua família. 🙏

Edson Brandão (artista gráfico, membro da Academia Barbacenense de Letras, da ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Parabéns, Rute!

Grande performance!

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Muito obrigado
Meu amigo.
Abraço.

Unknown disse...

Caros amigos da Arte,

Obrigada pelo surpreendente e admirável presente de Natal enviado pelo casal! Como membro fundador da Academia Formiguense e também musicista, envio-lhes meus votos de um prospero 2022, sob as bênçãos eternas do Jesus nascente...

Elizabeth Silveira Castro Baptista de Souza

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Rute e Francisco.! Viva la música!! É realmente uma pena que a pandemia fez os corais quase todos calarem! Espero que, no próximo ano, a humanidade mundial possa voltar a sustentar a 'Louvação do Senhor', com arte e entusiasmo!
Boas Festas e Feliz 2022!! f. Joel

José Luiz Celeste disse...

Beleza, parabéns. Feliz Natal para vcs estimados amigos!

Marisa (amiga dentista de São Paulo) disse...

Que lindo, amiga !!!!
Parabéns a você e ao Francisco.
Feliz natal!

Dr. José Afrânio Vilela (desembargador, palestrante no Judiciário brasileiro, confrade e colaborador do Programa "IHG-SJDR Virtual" do Instituto Histórico e Geográfico de SJDR) disse...

Caros confrades e amigos, que tenham um restante de dia de Natal com muita luz, paz, alegria e música, sempre!

Pe. Saulo José Alves (escritor, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra de Minas e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezados Francisco Braga e ilustríssima esposa Rute. Vcs são um exemplo e um testemunho de vida para todos. Que Deus continue abençoando a união de vcs! Forte abraço. Feliz Natal. Venturoso ano novo.

Dr. Leonardo W. Almeida (neurologista, membro da Academia Brasileira de Neurologia, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e pós-graduado em Psiquiatria) disse...

Prezados Francisco e Rute!

Retribuo-lhes, em tempo, os votos e cumprimento-os pelo admirável trabalho com dedicação e legitimidade cada vez mais raras nos dias atuais.

Cordiais abraços,

Leonardo.