terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Rute Pardini - QUEM SABE


Por Francisco José dos Santos Braga
 

Antônio CARLOS GOMES (1836-1896)

 
Quanto à mais famosa das modinhas de Carlos Gomes, "Quem sabe?" (1859-60), tão ao gosto do povo brasileiro, cabe informar que teve como inspiradora o primeiro amor do compositor, Ambrosina, irmã de seu grande amigo, pianista, compositor e editor de música, Emiliano Euquitiano Correa do Lago. 
 
Os versos são de Dr. Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, um sergipano acadêmico de Direito de São Paulo, que tocava violão e era figura obrigatória nos saraus literários da época. 
 
Triste, o texto expõe as dúvidas do amor: a distância da pessoa amada, a saudade, a dúvida sobre a permanência do amor. Quando se pensa nos versos de Bittencourt Sampaio nessa modinha, vem à memória o verso "Tão longe de mim distante", aliado à aluna campineira de Gomes aos 23 anos, o que explica a penetração dessa modinha no gosto do povo brasileiro, o que transpareceu na participação de todo o público presente acompanhando a soprano e secundando a sua exuberância vocal. 
 

Link: https://youtu.be/P4amEEByQoU  👈 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

Duo Rute Pardini & Francisco Braga 
Rute Pardini, soprano lírica 
Francisco Braga, piano 
Música: Carlos Gomes (1836-1896) 
Letra: Francisco Leite de Bittencourt Sampaio (1834-1895) 
Gravada ao vivo no Salão Ouro do Hotel Master Plaza em Barbacena, em 20/11/2021, durante a Assembleia Magna da ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste.

14 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de compartilhar com o leitor do Blog do Braga uma performance da soprano lírica RUTE PARDINI, interpretando a modinha de CARLOS GOMES, intitulada QUEM SABE, gravada ao vivo no Salão Ouro do Hotel Master Plaza em Barbacena, em 20/11/2021, durante a Assembleia Magna da ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste.

https://bragamusician.blogspot.com/2021/12/rute-pardini-quem-sabe.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Elizete disse...

Q chique Rute,Parabéns a vcs!!

Marília Ibanez disse...

Parabéns! Muito lindo!!!!

Lourdes Inácio Lima (proprietária do Centro Pedagógico Catavento, instituição privada de educação básica são-joanense) disse...

Parabéns Rute, ficou lindo demais. Abraços Lourdes e Rafael.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Simplesmente extraordinária! Muito nos honra a fenomenal cantora Rute Pardini! O confrade Francisco Braga, igualmente. Parabéns!

Nêudon Bosco Barbosa (escritor, jornalista, redator do Jornal de Minas e da Revista Em Voga, membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

LINDO! LINDO! Parabéns Rute pela performance e ao Braga pela condução consistente da melodia!

Boa noite!Saúde e paz!

Márcia Valéria dos Santos disse...

PARABÉNS AO CASAL, RUTE E FRANCISCO, PELO TALENTO! UM TALENTO COMPLEMENTA O OUTRO! PERFEITO!

Eliza Maria D.Santos disse...

Grata por compartilhar a história real dessa belíssima letra e melodia, na sua voz Rute ganhou forma e como sempre nos encantou!

Prof. Túlio Hallak Panzera (engenheiro mecânico graduado na UFMG, possui dois Pós-Doutorados em Engenharia Aeroespacial pela University of Bristol (Inglaterra) (2019 e 2014) e atualmente é professor do curso de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) e Pós-Graduação em Física e Química dos Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ) disse...

Caros amigos Francisco e Rute,
vocês estão de parabéns, fico muito orgulhoso de conhecer pessoas ilustres sanjoanenses tão envolvidas com projetos culturais como este. Me mantenha informado sobre futuras apresentações e iniciativas.
Grande abraço,
Tulio.

Virgínia Mendonça Senna (enfermeira e podóloga em São João del-Rei) disse...

Que beleza! Meus parabéns!

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

CARÍSSIMOS AMIGOS FRANCISCO BRAGA E SOPRANO RUTE PARDINI,
ESSA MODINHA DE CARLOS GOMES MARCA A MINHA VIDA, DESDE OS ÁUREOS E MUSICAIS DIAS EM QUE ADORMECIA AO SOM DO SILÊNCIO TOCADO PELO CORNETEIRO DO BATALHÃO TIRADENTES E ERA ACORDADO NA SANTA ALVORADA DOS SINOS DA MATRIZ DE SÃO JOÃO DEL-REI, QUE HOJE COMPLETA 308 ANOS!
EIS QUE RECEBO ESSE BELO PRESENTE NA VOZ DA RUTE, MARAVILHOSA, E DE SEU ESPOSO FRANCISCO BRAGA COM O SEU PIANO, NO QUAL SE REVELA MESTRE NO ACOMPANHAR UMA SOLISTA!
MAIS E MAIS, SINTO-ME HONRADO E INEBRIADO COM AS REALIZAÇÕES DOS QUERIDOS AMIGOS, UM TESOURO DE AMIZADE CONCEDIDO A MIM POR DEUS!
J LOURENÇO PARREIRA

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute! Que concerto espetacular! Parabéns!! Quem canta, seus males espanta e os males de muitos outros! Viva la musica!! Continuem fazendo concertos juntos assim, por muito tempo!!! Grande abraço do irmão, fr, Joel. E desde já Feliz Natal e um novo ano repleto de música!!

Padre JR Bechelaine (membro da ADL-Academia Divinopolitana de Letras) disse...

C'est magnifique! Magnífico!
Obrigado, caros Braga e Rute.

Benjamin Batista (fundador de diversas Academias de Letras na Bahia, presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Grato pelas informações.
Feliz Natal!
BB