domingo, 31 de janeiro de 2016

MEU DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS EM 30/01/2016


Por Francisco José dos Santos Braga



Ilmo. jornalista Dr. José Passos de Carvalho, DD. Presidente da Academia Lavrense de Letras; 
Ilmo. Dr. Paulo José de Oliveira, Presidente da Academia Formiguense de Letras;  
Ilmo. Dr. Olavo Celso Romano, DD. Presidente da Academia Mineira de Letras e paraninfo dos neoacadêmicos;
Ilmo. Dr. Luiz Carlos Abritta, DD. Presidente da Academia do Ministério Público de Minas Gerais;
Dra. Rosemary Chalfoun Bertolucci, DDª. Acadêmica responsável pela Comissão de análise de currículos dos neoacadêmicos;
Minha esposa Rute Pardini, eterna companheira dos meus momentos de reflexão, dificuldades e alegrias, e demais autoridades que compõem a Mesa Diretora dos trabalhos desta noite:

O autor no púlpito da Academia Lavrense de Letras

Para alguém, como eu, que adentro, pela primeira vez, esta nobre Academia, vem-me logo à mente e ao espírito uma indagação: qual é o significado desta Instituição para mim? Indago-me então: quantos, antes de mim, já formularam esta mesma pergunta? Vou tentar responder à primeira das duas questões, após uma profunda meditação sobre o tema deste discurso.

A Academia Lavrense de Letras cresceu e frutificou, mercê do esforço e da dedicação de muitos ilustres lavrenses, e é com profundo respeito, humildade e admiração que sou convidado a adentrar o seu pórtico.

Desde os saudosos fundadores da Arcádia lavrense de 1968, especialmente Expedito Almir Paula Lima (presidente em 4 mandatos), passando pelas administrações dos acadêmicos Dr. Hugo José de Oliveira (também fundador) e chegando à atual diretoria dirigida pelo jornalista José Passos de Carvalho, constato uma incessante busca pelo aperfeiçoamento institucional e sua solidificação, culminando com a localização de sua sede numa sala do prédio da Casa da Cultura, uma conquista do saudoso presidente Dr. Fred, como era conhecido o presidente Carlos Frederico Leite Corrêa.

Durante este longo período (Lá se vão 48 anos!), foram alcançados pelos ex-presidentes os objetivos de promover a cultura, divulgar a cidade de Lavras e manter vivo o ideal acadêmico, diga-se de passagem com especial denodo pelo atual presidente Passos de Carvalho, com reuniões e atividades culturais promovidas em diferentes locais da cidade, contando com a adesão de simpatizantes da causa, ilustres lavrenses a quem agradeço sobremodo e peço licença para não nomeá-los, evitando o risco de imperdoável omissão.

Ao início de um novo período administrativo na Academia Lavrense de Letras, acho de extrema relevância fazer-se uma breve memória sobre o significado desta instituição para a cidade de Lavras, especialmente quando se pode orgulhosamente dizer que seus fundadores são personalidades que muito honraram e dignificaram sua terra natal.

Observo com imensa alegria que já desfruta de notável cobertura dos meios de comunicação esta Casa de Cultura que adentro, pela primeira vez, na qualidade de Acadêmico Correspondente, fruto da insistência solidária e magnânima do presidente Passos de Carvalho, o qual se empenhou pessoalmente para esta minha nomeação na data de hoje.

De pronto, sobressai o notável compromisso desta Academia com a ampla divulgação, fazendo carinhosamente circular temas de interesse público, particularmente lavrenses, por incontáveis cidades e instituições, tanto pelas formas tradicionais de imprensa, quanto pelas mídias mais avançadas e interativas. Os temas abordados por esta Academia, sob cuidadosa, leve e fecunda apresentação, embasam inúmeras conversas (chats) e comentários, sendo submetida
 sua mensagem aos mais diferentes crivos e sempre recebendo o mais confortável retorno de pessoas e de instituições congêneres, que se mantêm em permanente interação. 

É o caso de se lembrar aqui o saudável intercâmbio que a Arcádia lavrense tem estabelecido com sua coirmã, a Academia Formiguense de Letras, dirigida pelo nobre presidente Paulo José de Oliveira, também Acadêmico Correspondente desta ALL, que recentemente a parabenizou pelo dinamismo e fortalecimento dos quadros no Facebook.

Superando os relevantes aspectos materiais envolvidos neste duradouro trabalho, curvo-me ao exercício de imaginar as incontáveis horas dedicadas à escolha dos assuntos, à redação dos textos e à sempre presente e angustiosa expectativa do alcance dos resultados! São os ossos do ofício do jornalismo presente, militante e diuturno…

Nesta noite de 30 de janeiro de 2016, devo dizer, em nome dos neoacadêmicos, que esperamos continuar compartilhando do dedicado esforço do presidente Passos de Carvalho, com o apoio do Acadêmico Dr. Antônio César de Pádua, que tem colaborado com a presidência em diversas atividades, para podermos, em nosso retorno a nossas cidades de origem e em visita a outras cidades ou países, ajudar a divulgar e contribuir, mesmo à distância, para o engrandecimento desta Casa de Cultura, colaborando para o alcance de seus objetivos sociais e culturais, enaltecendo nossas presenças na Academia e na cidade de Lavras e levando aos mais diferentes rincões os valores fundamentais de sua cultura.

Particularmente em meu nome, não sei como expressar com vibrantes palavras o que me vai no peito: é com voz embargada que agradeço, tanto ao presidente quanto à comissão que unanimemente referendou o meu nome para integrar o quadro de Acadêmicos Correspondentes desta egrégia Arcádia, a homenagem que acaba de me ser conferida, ao me franquearem o ingresso no pórtico desta Academia Lavrense de Letras, tendo como meu patrono José Severiano de Resende. Estejam certos de que, com esse gesto singelo, ao passarem às minhas mãos o diploma de membro desta Academia, sinto que estão não só avalizando o meu trabalho intelectual como também irmanando minha terra natal (São João del-Rei) a Lavras, que procurarei engrandecer e exaltar a partir de hoje.

Obrigado. 

Paraninfo Dr. Olavo Celso Romano e o autor
Presidente da Academia Lavrense de Letras, 
jornalista José Passos de Carvalho, e o autor

Presidente da ALL, jornalista José Passos de Carvalho
Presidente da Academia Formiguense de Letras, Paulo José de Oliveira, e o autor; na
2ª fileira, Edson Tavares (Belo Horizonte) e José Carlos de Bom Sucesso (Bom Sucesso).



             Diploma de Acadêmico Correspondente da Academia Lavrense de Letras do autor









22 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga disse...

Tenho o prazer de comunicar-lhe minha posse na ALL-Academia Lavrense de Letras como Acadêmico Correspondente.

Lavras, terra do saudoso genealogista Ary Florenzano! Viu-o nascer e crescer, vindo a realizar pesquisas em SJDR no arquivo paroquial da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Além disso, Florenzano foi Sócio Correspondente e atualmente é patrono da cadeira nº 25 do CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia, do Rio de Janeiro, a que também tenho a honra de pertencer, na qualidade de Sócio Correspondente.

Lavras também teve a glória de ser genitora do Prof. Firmino Costa, notável educador que, com sua enorme produção de artigos sobre temas variados na área da Educação, deixou registradas suas concepções pedagógicas de como deveria ser o modelo de uma escola para as demais escolas mineiras. Para tal fim, nascia, a partir de 1915, o Grupo Escolar Firmino Costa.

Por tais ilustres vínculos intelectuais, é que aceitei com muita honra ser membro da ALL como Sócio Correspondente na minha cidade natal, a convite do Presidente José Passos de Carvalho. Espero corresponder à expectativa do Presidente, ilustre jornalista lavrense, que, na década de 70, residiu em São João del-Rei na casa do Tenente Gentil Palhares, a quem deve a sua iniciação na vida jornalística, tendo sido ativo colaborador do JORNAL DO POSTE, dirigido pelo saudoso João Lobosque Neto, apelidado Joanino Lobosque.
Com essa apresentação, remeto o leitor do Blog do Braga ao meu discurso de posse na ALL.

Ray Pinheiro. disse...

Caro amigo Francisco Jose dos Santos Braga ,
Parabenizo por mais uma vitoria e elevando o nome de São João Del Rei-MG.
Com admiração,
Ray Pinheiro.

Unknown disse...

Braga, tem os meus parabéns.
M. Pozzato
Rio de Janeiro/RJ

Anônimo disse...

Ilustre Acadêmico Francisco Braga

Nossa Academia de Letras e toda São João del Rei sentem-se orgulhosos pela sua inicialização, como acadêmico correspondente, na Academia Lavrense de Letras.
Certamente muito nos enaltece e, elevando com legitimidade , a nossa cidade.
Estamos assim, mais uma vez, muito bem representados.
Belo discurso.

Nossas felicitações.

Musse Hallak

Anônimo disse...

Precaríssimo acadêmico Francisco Braga;

Agradeço seu empenho e parabenizo-o pela chegada à "Casa de Firmino Costa" na terra dos Buenos da Fonseca. Sinto-me honrado de ter, agora, esta ligação acadêmica com a cidade que ainda jovem me recebeu de braços abertos e meus primeiros escritos jornalísticos foram iniciados no Jornal do Poste, sob a supervisão do meu saudoso mestre, conterrâneo e amigo Tenente Gentil Palhares, cuja memória e agradecimentos por tudo que me ensinou na vida o tempo não conseguirá apagar.Sou imensamente grato ao povo são-joanense, essa terra de profundas raízes históricas na nacionalidade brasileira, berço da liberdade e símbolo imortal da cultura e tradições nacionalistas.
Muito irei aprender com o nobre amigo acadêmico.
Passos de Carvalho,presidente da ALL.

Prof. José Lourenço Parreira (professor, capitão do Exército, violinista, regente, escritor e palestrante) disse...


Caríssimo amigo BRAGA, paz!

Sinto-me honrado, uma vez mais, com mais esse título a exornar sua rica biografia. Parabenizo-o pela posse e pelo belo discurso!

Sinto-me, moralmente, pertencente à Academia Lavrense de Letras!

Lourenço

Dr. José Antônio de Ávila Sacramento (advogado, escritor, pesquisador, funcionário público municipal, coproprietário do site Pátria Mineira e membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Parabéns pela posse nos quadros da Arcádia Lavrense, caro Francisco.
Doravante aquela Casa de Letras está ainda mais engrandecida.
Apreciei o seu pronunciamento!
Grande abraço,
José Antônio

Nêudon Bosco Barbosa (escritor, redator do JORNAL DE MINAS e da revista EM VOGA, membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezado Braga,bom dia!
Parabéns!
Vá compartilhando sua inteligência e dedicação em outras terras!
Recebi a foto e o texto com frei Justino. Deus o tenha!
Ótima semana, ótimo fevereiro!
Abraços em você e Rute.
Bosco.

José Cláudio Henriques (escritor, jornalista, redator de O Grande Matosinhos e presidente do IHG de São João del-Rei) disse...

Parabéns Francisco José dos Santos Braga, confrade do IHG de São João del Rei, pela posse como sócio correspondente da ALL. Na oportunidade mando também efusivos abraços aos membros daquela Arcádia, em especial ao seu presidente Passos de Carvalho.

Atenciosamente. José Cláudio Henriques – Presidente do IHG de São João del Rei

Luiz Fernando de Oliveira disse...

Meus parabéns.

Geraldo Ananias Pinheiro (escritor e autor de inúmeros romances) disse...

Parabéns. O caro amigo tem, certamente, muito a contribuir. Sucesso.
Meu abraço amigo.

LuDias (proprietária e gerente do blog Vírus da Arte & Cia.) disse...

Braga

Parabéns pela sua posse na ALL. Você merece!
Seu discurso foi brilhante, assim como tem sido seu trabalho.
São pessoas como você que tornam o mundo mais sábio.
Meu grande abraço.
Sua colega blogueira,

LuDias

Jota Dangelo (diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural, cronista e escritor) disse...

Parabéns pela merecida entrada na Axademia Lavrense de Letras. Dangelo

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (desembargador, palestrante, conferencista, escritor e membro correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

PARABÉNS, PRINCIPALMENTE À ACADEMIA DE LAVRAS, QUE RECEBE ALGUÉM DO SEU QUILATE.
ABS.

ROGÉRIO

Pe. Saulo José Alves (pároco, orador, teólogo, professor, escritor, autor de vários livros e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Cumprimento o distinto amigo e confrade por tão merecida eleição àquele Sodalicio de Lavras, na certeza de que, na sua inteligência, estará sendo dada distinção ao renome e tradição nossa cultura e de nossas letras.
Abraços!
Pe. Saulo

Prof. Mário Celso Rios (escritor, conferencista e presidente da ABL-Academia Barbacenense de Letras) disse...

BRAGA, a pessoa certa no lugar certo dando o recado certo faz a diferença ! Passe para o plural, pois RUTE, também oi acompanhou!
Obrigado!
M. CELSO

Prof. Mário Celso Rios (escritor, conferencista e presidente da ABL-Academia Barbacenense de Letras) disse...

Valeu, BRAGA!
Nós de BARBACENA reconhecemos sua importância para nossa cultura e temos orgulho de você pelo que tem feito pelo BRASIL a partir de SJDR!

Abraço, nele incluímos a RUTE!
M. CELSO

Pe. Saulo José Alves (pároco, orador, teólogo, professor, escritor, autor de vários livros e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Cumprimento o distinto amigo e confrade por tão merecida eleição àquele Sodalicio de Lavras, na certeza de que, na sua inteligência, estará sendo dada distinção ao renome e tradição de nossa cultura e de nossas letras.
Abraços!
Pe. Saulo

Fernanda Rodrigues Scarpa (pesquisadora e uma das idealizadoras do Caminho (religioso) Nhá Chica e Padre Victor) disse...

Parabéns, ao novo Acadêmico Correspondente da Academia Lavrense de Letras (ALL), Francisco Braga e à ALL.
Todos est(ar)ão mais enriquecidos no cultivo das Letras ao longo e ao largo da Serra da Mantiqueira, do Rio Grande com os diálogos que ora se entabulam.
Lembro e mennciono os acidentes geográficos, pois acabo de participar de eventos, lá no Sul de Minas, com Academias Infantojuvenis (a região sul-mineira totaliza 109 Academias de Letras - Cultura, Ciência, Artes -) e a temática foi sobre uma das obras - "Histórias que a Cecília Contava" do homenageado da próxima FLIPOÇOS, - José Murilo de Carvalho - natural de Piedade do Rio Grande (cidade desmembrada de Andrelândia, de Aiuruoca, - neste citado recorte geográfico), sexto ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras.
Salve! Salve os valorosos Acadêmicos das muitas e denodadas Academias de Letras deste rincão mineiro.
Cumprimentos extensivos à sua grande companheira, a igualmente talentosa Rute Pardini.
Com o nosso abraço,
Fernanda Scarpa e família
Belo Horizonte (MG)/Rio de Janeiro (RJ).

José Passos de Carvalho (jornalista, genealogista, escritor, presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras e membro da AFL-Academia Formiguense de Letras) disse...

CALENDÁRIO DO SODALÍCIO LAVRENSE

Hoje, 10 de novembro de 2016, comemoramos 32 anos de reativação da Academia Lavrense de Letras e posse da Segunda Turma de Acadêmicos.

Conforme ata registrada na noite de 10 de novembro de 1984, o então prefeito Célio de Oliveira e a Primeira Dama, Jussara Menicucci de Oliveira, entregaram à arcádia lavrense uma sala para as atividades acadêmicas na “Casa da Cultura BI Moreira”, que funciona até hoje.

Depois de dez anos de silencioso período, o acadêmico Hugo de Oliveira reestruturou a Academia Lavrense de Letras, tomando posse como Presidente eleito pelos seus pares em memorável solenidade.

Além do acadêmico Hugo de Oliveira, tomaram posse em 10 de novembro de 1984 os seguintes acadêmicos: Maria Cássia Terra Mendes, Murilo Mendes Lima, Maria da Conceição Alves,Antônio Russi e Nelly Furbetta Pinheiro.

Cordialmente,
José Passos de Carvalho
Presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras

Pe. Sílvio Firmo do Nascimento (professor, escritor e editor da Revista Saberes Interdisciplinares da UNIPTAN e membro da Academia de Letras de SJDR) disse...

Meu caro confrade da Academia de Letras de São João del-Rei, Francisco Braga,
fiquei muito emocionado ao saber de sua biografia rica de conteúdo, especialmente por ter sido Membro Correspondente da Academia Lavrense de Letras - ALL -, deixando nela sua marca histórica de grande literato com destaque na música e na facilidade de comunicar-se, revelando sua grandeza de alma humana, marcada pelo amor no coração e habilidade musical sempre acompanhado de sua companheira fiel.
Gratidão por ser solidário comigo neste momento em que pronunciarei meu panegírico sobre João Guimarães Rosa, Patrono da Cadeira 3 da ALL, a qual deverei ocupar com grande alegria e orgulho por ser um grande personagem da literatura nacional e um dos mais conhecidos nacional e internacionalmente devido à sua atuação na medicina e na política no Brasil e em outros países.
Deus o abençoe e gratidão cordial pelo seu carinho para comigo.
Grande abraço,
Pe. Sílvio Firmo do Nascimento
Membro Aspirante da ALL